Eu talvez tenha feito um retrato muito romântico e idealista da actividade do criador. É provável.
Dos criadores que conheço aqui no fórum, aliás não conheço nenhum pessoalmente, retiro um denominador comum que é um punhado de princípios deontológicos e uma grande paixão pela sua raça eleita. E também estou plenamente de acordo que se trata de uma arte.
Mas em relação ao estatuto, vou continuar a teimar. O reconhecimento virá por consequência.
Mas, pensando melhor, reconhecimento de quem? Do público? Dos juízes?
É claro que tanto nesta actividade como noutras profissões, há competentes e incompetentes, passe o lugar-comum. Mas não vamos retirar o estatuto de pintor ao que faz dois rabiscos nem o de arquitecto ao que projectou mal um edifício...
É que muitas vezes os artistas nem são incompetentes. Muitas vezes a incompetência parte do senso comum que não tem capacidade de os julgar.
E mais um aspecto. Se a pessoa estiver à espera de apreder tudo primeiro para então alcançar o estatuto, está lixada

Agora vou pôr-me a inventar porque não conheço nem um pouco mais ou menos a "obra" do Fang. Presumo que é mesmo um Criador com C bem grande. E o resto são cantigas, como a que estou para aqui a trautear