Miau com Felv

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

sexta jul 02, 2004 4:07 pm

sojo,

só agora estive a ler o tópico, as minhas desculpas, o tempo não tem sido muito, e passo apenas osolhos por alguns.
Quero começar por dizer o seguinte, sobre vacinas, aliás, já se andou a discutir (no bom sentido ;) ) isso por aqui há tempos.
Se ele foi vacinado em 2001, o efeito não passa assim tão rápido. Essa questão de vacinar anualmente é muito discutível. Quanto à vacina contra a raiva, era de não dar. Quer ela quer a de Felv (mas esta, nestas circunstãncias, aconselha-se) podem originar tumores, na zona da inoculação.
Ainda noutro dia, em conversa com o meu vet, ele me disse que tinha operado há pouco um gatinho, exactamente para lhe retirar um carcinoma, originado pela vacina.
Pelo menos, peça ao vet para lhe dar a vacina na coxa, e não no lombo.
Também me parece que essa despesa deveria ser suportada pelo seu patrão - ainda bem que ele decidiu isso. Não o deixe esquecer-se! ;)
Quanto à questão do contágio .... :roll: bem, é uma lotaria. Se tem mesmo de o levar, tente pelo menos separar não só as taças da água e comida - o essencial, uma vez que não contactam fisicamente, como o areão.
Deixei para o fim o problema do Miau, propositadamente: sojo, uma vez que está a ser seguido, tenha muita esperança. ;) Não é inevitável encurtar a vida. Como já lhe deram vários testemunhos, a esperança de vida é bastante razoável. Precisa é de cuidados especiais, mas esses estão garantidos, não é? ;)

Um beijinho grande
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

sexta jul 02, 2004 4:21 pm

Miadores Escreveu: Ainda noutro dia, em conversa com o meu vet, ele me disse que tinha operado há pouco um gatinho, exactamente para lhe retirar um carcinoma, originado pela vacina.
Miadores,

Permita-me discordar mas, sem ser veterinária, trabalhei mais de um ano como auxiliar numa Clínica excelente e nunca ouvi falar na teoria de que as vacinas, sejam elas quais forem, provoquem tumores...

Não será a vacina em si, mas talvez a forma como é dada!

Se o gato for gorducho e a agulha curta, o que pode ocasionar é que a vacina, em vez de ser subcutânea, é dada intradermicamente o que faz com que o líquido fique retido nas camadas de pele, seja mais dificilmente absorvido, causando abcessos e eventualmente tumores com a continuidade de aplicações sistemáticas no mesmo local...

Ora um vet que tenha isto presente, levanta bem a pele e espeta a agulha convenientemente, de modo a evitar isto...

Desculpe, mas um vet dizer que uma vacina pode causar um tumor, sem explicar mais nada, dando a entender que é o produto em si, não me parece muito competente...
Miadores Escreveu: Pelo menos, peça ao vet para lhe dar a vacina na coxa, e não no lombo
Ao dar uma vacina na coxa vai provocar outro efeito que é o dar uma vacina intramuscularmente quando a aplicação deveria ser subcutânea :?

Neste caso, desconheço as implicações... apenas sei que há medicamentos injectáveis que devem ser dados de uma forma e outros de outra...
Miadores
Membro Veterano

sexta jul 02, 2004 5:04 pm

sfigueira, não, não se trata da forma como é dada, mas da vacina em si, dos problemas de absorção que tem - repito que se passa com a vacina da raiva e Felv, não das outras.
Não tenho agora disponibilidade para ir à busca desse tópico, aliás eram 2, em que se debateu com uma certa profundidade esta questão.
E para tirar quaisquer dúvidas que possam surgir, o vet em questão é um excelente vet. Não um principiante ou incompetente.
<p>&nbsp;</p>
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

sexta jul 02, 2004 5:11 pm

Mas Miadores, os problemas de absorção que as vacinas têm são de facto causados pela forma como são dadas!
Pode o tipo de vacina ser mais propício a isso pelo tipo de excipiente que leva... e mais, o Program injectável é muito mais problemático do que qualquer vacina, por ser mais espesso e por ter uma agulha demasiado curta, daí que eu antes de dar, principalmente à Speedy que é mais gorducha, passar o Program para uma outra seringa com uma agulha mais comprida.
Miadores
Membro Veterano

sexta jul 02, 2004 5:18 pm

Pode o tipo de vacina ser mais propício a isso pelo tipo de excipiente que leva...
Tá a ver? Vem ao encontro do que eu dizia. Mas não só. Não posso agora estar a especificar melhor,(obrigava-me a andar à cata de informações) mas há mais do que a questão do excipiente.
Quanto ao Program injectável, eu não dou, mas é muito natural que tenha esses efeitos.
<p>&nbsp;</p>
loba_lua
Membro Veterano
Registado: sábado dez 27, 2003 2:57 am
Localização: 7Gatos:Moghi,Zorki,Lua,Samid,Shaiina... 4 Cães:Diana,Wolfy,Homara,Dusky (cães e gatos pa adopção)

sexta jul 02, 2004 7:52 pm

sojo Escreveu: Bom o Tom vai ao vet á tarde e o patrão paga p até me vai lá por com ele D

Eheh, vês, afinal o patrão sempre deu o seu ar de certa responsabilidade :)

Agora espero que não se esqueça de te pagar :)
tigris
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 7:00 pm

sexta jul 02, 2004 7:56 pm

sfigueira, os tópicos a que o membro Miadores se refere são estes:

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=15424
Vacina FeLV: Sim ou Não?

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=15451
Os Perigos da Vacinação em Excesso
Miadores
Membro Veterano

sexta jul 02, 2004 11:24 pm

Exactamente, obrigada, tigris. ;)
<p>&nbsp;</p>
sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

segunda jul 05, 2004 8:43 am

Pois miadores o tratamento do miau está mais que assegurado, hoje de manhã começou com o interferon e estou confiante que se vai dar bem já há 15 dias que anda bom por isso terá que continuar.
Quanto ao vet o Tom ainda não foi mas vai e quem paga é ele claro ;)
Responder

Voltar para “Gatos”