Eu não sou pelo abate indiscriminado de todos os animais que estão na rua, mas acho que a eutanásia não deve ser simplesmente posta de parte porque 'temos de salvar todos'! É mais do que óbvio que não existem lugares nas casas deste mundo para todos os cães abandonados que circulam nas ruas e para os que estão para nascer nos tempos mais próximos. O que fazer então com todos estes cães que 'sobram'? Amontoam-se em canis, em jaulas ou quintais superlotados para o resto da vida? Deixam-se a circular pelas ruas, reproduzindo-se, espalhando doenças, causando acidentes, etc. ? Digam lá.....o que é que se faz aos cães que não se consegue arranjar lar?
Nem sempre é fácil pensar com a cabeça em vez de pensar com o coração, e às vezes é mesmo impossível para algumas pessoas, mas faz falta.
Talvez mais de 10 anos passados sem quaisquer mudanças positivas e em que o número de animais abandonados só tem aumentado, fosse uma boa altura para meditar sobre este ponto de vista da OMS ! Soluções mais 'humanas' do que a eutanásia eu acredito que existam, mas mais eficazes não! Por mais que se promovam campanhas de adopção, não há lares para todos os cães que já existem, quanto mais para os que continuam a nascer em cada minuto! A educação e a consciencialização são uma coisa boa, mas mesmo que vá a bom caminho ( o que eu não acredito que seja coisa para os anos mais próximos) os efeitos práticos só se verão a muito muito muito muito muitoooooo longo prazo. Até lá, o que é que se faz com todos estes cães que existem e vão nascendo a cada minuto?Deixando as ironias de parte: há mais de 10 anos que Organização Mundial de Saúde desconsidera a captura e o extermínio de animais como solução para o problema de zoonoses e sobrepopulação de animais. E porquê? Porque existe outras soluções. Soluções bem mais eficazes e humanas que passam pela esterilização dos animais abandonados, pela promoção de campanhas de adopção consciente, pela educação e consciencialização das pessoas relativamente à posse responsável, pela fiscalização de maus-tratos, etc.