COISAS DE LABRADORS

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

alface
Membro Veterano
Registado: quarta jul 10, 2002 4:24 pm

quarta mai 18, 2005 5:51 pm

Mais uma vez obrigada Miguel ;)

Também não me parece que o caso do Afonso se enquadre em nenhuma das doenças, mas pelo sim pelo não, coloquei a duvida para saber a sua opinião.

É mais outra "marca registada" do meu menino :lol: :lol:
anib
Membro Júnior
Registado: quarta mar 02, 2005 10:48 am

domingo mai 22, 2005 5:41 pm

Olá,

Muito interessante este tema... Tenho aprendido muito neste forum. Por isso vou aproveitar pois os meus vets. ñ percebem nada de lab. ou outras raças...
Sou dona de uma lab. chocolate de 8 meses com uma cor de pêlo muito forte. Como dizem os franceses "couleur foie", se não estou enganada... Na cidade onde vivo, já vi outro lab. chocolate mas muito mais claro que a minha Clio. É normal essa diferença na cor.
Outra diferença, ela tinha os olhos verdes cuando era cachorrinha agora são amarelos. Eu pessoalmente acho muito bonito mas nunca vi nenhum lab. com esta particularidade. É normal ou um defeito grave? Das pesquisas que fiz sempre encontrei as cores. castanho/avelhã E negro como únicas cores correctas para os olhos.
Outra pergunta, isto já é abusar!!! Gostava de saber até que idade termina o crescimento de uma lab. pois sei que tb são mais pequenas que os machos mas acho-a um pouco baixote em relação a outros. Foi alimentada com RC baby dog e aos 7 meses passou a Acana Puppy Large e agora come Nutro Choice Puppy Lamb/Rice por causa do pêlo.

.

Um abraço

Bina
mncosta
Membro Júnior
Registado: terça mar 22, 2005 12:57 am

domingo mai 22, 2005 9:33 pm

Olá, Boa noite Bina!

Vou tentar responder às suas questões;

1.ª - Labrador chocolate de tonalidade carregada/tonalidade clara;

Poderíamos ser tentados a responder que o Labrador chocolate com tonalidade carregada, cor fígado, seria um LABRADOR CHOCOLATE PURO e o Labrador com a tonalidade mais clara seria um LABRADOR CHOCOLATE PORTADOR DO GÉNE RESPONSÁVEL PELA COR AMARELA.

ESTA AFIRMAÇÃO SERIA TOTALMENTE ERRADA.

Presumo que a explicação de haver uma cor chocolate com uma tonalidade mais clara se deve à razão do animal ser portador do alelo "ch" do gene "C", responsável pela diluição da cor.

2.ª - Olhos amarelos/castanhos avelã;

Como já tive oportunidade de escrever em mensagens anteriores, o géne "B" é responsável pelas cores preta e chocolate:

O géne "B" apresenta-se em duas variantes;

- O alelo "B" - exprime a cor PRETA - é o alelo dominante. Ele é o responsável pela produção da eumelanina preta;

- O alelo "b" - exprime a cor CHOCOLATE - é o alelo recessívo. Este alelo não permite a fabricação da eumelanina. Assim, a pigmentação é chocolate. Além do pelo, as mucosas são também da cor chocolate e a COR DOS OLHOS É MAIS CLARA em relação aos cães portadores do alelo "B".

É pois, natural, que lhe pareça amarela a cor dos olhos. Na realidade eles são só castanhos mais claros.

3.ª - Idade em que termina o crescimento;

O crescimento do Labrador é considerado terminado por volta dos +/- 14 meses contudo, a constituição intrinseca da sua estrutura óssea só está completa por volta dos 18 meses.

O tamanho definido no estalão é o seguinte:

Altura à cruz, (cernelha);

Machos: 56-57 cm.

Fêmeas: 54-56 cm.

Um abraço do;

Miguel
mncosta
Membro Júnior

segunda mai 23, 2005 3:03 pm

Olá a todos!

O número de mails que tenho recebido desde que criei este tópico incentivou-me redimencionar o raio de alcance do mesmo.

Por isso criei com o mesmo nome, o blog;

http://coisasdelabradors.blogs.sapo.pt

Aguardo a vossa visita e participação;

Um abraço do;

Miguel
mncosta
Membro Júnior

quarta mai 25, 2005 5:01 pm

Olá a todos;

Tenho vindo a desenvolver o tema das Taras Oculares, em particular da PRA - Progressive Retinal Atrophy - doença que TANTO afecta a raça Labrador Retriever e que pode conduzir os nossos queridos cães à cegueira.

A percentagem de ocorrencia numa ninhada, de cachorros com este problema é variável.

O desenvolvimento deste tema está no blog;

http://coisasdelabradors.blogs.sapo.pt

Um abraço do

Miguel
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta mai 26, 2005 10:32 am

mncosta Escreveu: - SE É TÃO DIFÍCIL ERRADICAR ESTA DOENÇA, O QUE FAZER PARA A MINORAR ?

Devemos efectuar testes genéticos de despistagem da "PRA" aos nossos Labradors com a regularidade de +/- 18 meses.
Fazer testes genéticos todos os 18 meses? Imagem As barbaridades que se dizem por aqui !!! Vá lá, confesse, tem acções da Optigen, não tem ? :D
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
mncosta
Membro Júnior

quinta mai 26, 2005 12:16 pm

Olá

Para um bom rastreio, os despistes da PRA não devem ser feitos todos os 18 meses mas sim, todos os 12 meses. Isto não são barbaridades mas sim, REALIDADES.

Não tenho nenhum interesse económico no Optigen, lamento a tentativa de ligar a minha pessoa àquele laboratório. Foi uma atitude típica de quem não tem argumentos ou pretende desestabilizar um forum que pretende ser sério, útil e instrutivo para todos os que nele participam.

Os preços dos testes no Optigen são elevados. É uma realidade indiscutível, (+/- 200 USD por animal). Para sua informação mas, sobretudo, para a informação de todos os próprietários de Labradors, estou estudar hipótese dos testes de despiste da PRA serem feitos na Faculdade Ciencias de Lisboa/Departamento de Biologia Animal a preços que nada se comparem com os do Optigen.

Tudo isto sem nenhum interesse económico.

Tudo isto, por amor à raça Labrador Retriever.

Estou sempre à disposição para debater consigo este ou qualquer outro assunto, aqui em público ou em privado através de mail.

Uma coisa lhe peço. Mantenha sempre elevado o nível do debate. Ganhamos todos, nós e sobretudo, os outros participantes deste forum que lêm os nossos posts.

Atentamente;

Miguel
SeaLords
Membro Veterano

quinta mai 26, 2005 12:32 pm

mncosta Escreveu: Foi uma atitude típica de quem não tem argumentos ou pretende desestabilizar um forum que pretende ser sério, útil e instrutivo para todos os que nele participam.
Então comece por não dar informações erradas. E talvez fosse bom aprender a destrinçar entre exame clínico e testes genéticos.

Cumprimentos
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
mncosta
Membro Júnior

quinta mai 26, 2005 12:42 pm

Boa tarde.

Não tenho a veleidade de ser o dono da razão ou da verdade. Mas, não dei nenhuma informação errada.

Nunca aqui falei de exames clinicos para despiste da PRA. Fale sim, em testes genéticos ou exames genéticos.

Atentamente

Miguel
SeaLords
Membro Veterano

quinta mai 26, 2005 12:47 pm

Precisamente. Vá, pegue lá nos "books" e estude um bocadinho mais :D

Cumprimentos
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta mai 26, 2005 12:50 pm

mncosta Escreveu: Boa tarde.

Não tenho a veleidade de ser o dono da razão ou da verdade. Mas, não dei nenhuma informação errada.

Nunca aqui falei de exames clinicos para despiste da PRA. Fale sim, em testes genéticos ou exames genéticos.

Atentamente

Miguel
Miguel, pense no que está a falar releia as suas sebentas e veja lá se não se está a precipitar ;)
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
mncosta
Membro Júnior

quinta mai 26, 2005 1:09 pm

Olá

Todos os dias pego nos "books" e estudo e, participo neste forum sempre com informações o melhor "checadas" possível.

Em resposta a CasadeAnaval; revejo muitas vezes as minhas sebentas.

Presumo que não me precepitei em nada. Se algo que eu disse está menos correcto ou errado, eu próprio agradeço ser corrigido.

Não estou neste forum para "debitar" conhecimentos mas sim, para compartilhar informações e aprender.

Atentamente

Miguel
CasadeAnaval
Membro Veterano

quinta mai 26, 2005 1:25 pm

Ninguém lhe disse nada de incorrecto, o que é, é que por vezes se deve ter em atenção o que se lê e saber contextualizar o que se lê.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
SeaLords
Membro Veterano

quinta mai 26, 2005 1:25 pm

mncosta Escreveu: Presumo que não me precepitei em nada. Se algo que eu disse está menos correcto ou errado, eu próprio agradeço ser corrigido.
Então, e já foi :D Não se fazem testes genéticos todos os 12 meses. Não consegue perceber a barbaridade que disse?
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
CasadeAnaval
Membro Veterano

quinta mai 26, 2005 1:45 pm

Isabel, se calhar ele quereria dizer outra coisa ? È que a menos que haja um bombardeamento de partículas o genoma não se altera anualmente... a não ser no caso do incrível Hulk.

Não terá feito confusão no que quer dizer mncosta ?
Bloqueado

Voltar para “Retriever do Labrador”