O que pensa que se deve fazer em relação à caça em Portugal?

Fórum para todos os assuntos relacionados com a comunidade, comentários sobre o site, sugestões, ajuda e outros temas relacionados.

Moderador: mcerqueira

O que pensa que se deve fazer em relação à caça em Portugal?

Proibir Totalmente - Caça não deve simplesmente existir
20
38%
Permitir, mas com mais restriçoes, regulamentação e fiscalização
27
51%
Está bem assim, não é preciso fazer nada
0
Sem votos
Está bem assim, não é preciso fazer nada
0
Sem votos
Nada se pode fazer, enquanto a sociedade nao evoluir nada é possível
6
11%

Total de votos: 53
ulisseia
Membro Veterano
Registado: quinta nov 17, 2005 3:37 pm

sexta mar 03, 2006 5:45 pm

Não costumo ser uma pessoa pessimista, pelo contrário. Mas por ser realista escolhi a opção 4.

Não é derrotista mas realista pensar que nada pode se feito enquanto não se alterar as consciências e a partir daí as acções.

A caça, o acto de caçar é um dos nossos arquétipos mais ancestrais. Nos tempos primitivos era a base da nossa subsistência enquanto espécie, os caçadores em conjunto com os curandeiros eram as figuras mais importantes da hierarquia dos clãs, mas nos dias de hoje embora seja dispensável e inútil ainda persiste. Old habits die hard!

Acredito que antes de mais é necessário mudar aspectos tão básicos como a alimentação. Acredito mesmo que se mais pessoas optassem por uma dieta vegetariana, para além de uma população mais saudável, um maior respeito pela vida animal surgiria naturalmente. Acho que a partir do momento em que seja impensável pensar num animal como comida, também será muito dificil direccionar algum acto de crueldade para com esse animal. Se se iniciasse isto hoje só daqui a umas gerações é que seria frutífero proibir a caça, porque hoje em dia esta proibição resultaria em infrações e muitos subornos às autoridades fiscalizadoras.

Quanto ao facto de ser necessário controlar o crescimento de algumas espécies é o resultado de nós humanos metermos o bedelho onde não somos chamados! A natureza perdeu o equilibrio perfeito com que nasceu devido à nossa influência.
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm

sexta mar 03, 2006 6:19 pm

Votei na 1ª opção.

Talvez até já pela idade, não sou pessoa de radicalismos, mas, com a caça não encontro forma de tornear, isto é um não total.

Não consigo aceitar a caça como um desporto. para mim desporto não envolve o tipo de emoções provocadas pela caça. A desculpa que já me têm dado que descontrai é uma forma de conviver, apanhar ar puro, andar e outras balelas, ainda me revoltam mais. Há forma de fazer tudo isto sem o sacrifício dos animais. Para mim um caçador é uma pessoa que gosta de matar e o resto é conversa.

Isabel
Zahira
Membro Veterano
Registado: quarta mai 25, 2005 6:43 pm

sexta mar 03, 2006 6:27 pm

Antes de mais.

Ñ gosto de caça...apesar de viver com um caçador.
Mas tenho umas coisinhas a dizer:
Dirijo estas palavras a todos os caçadores:

Não tenho o menor respeito por vós, criaturas repugnantes, que só mereciam era padecer, pelo mal que exercem.
Mentecaptos e ordinários. Gentinha baixa, que se ocupa de prazeres sádicos, que não passam de manifestações viris, de pseudo machos, de abdómen inchado e ligação directa, do canal genital, ao cerebral.
Empunham a arma, como prolongamento do seu órgão fálico.
Argumentam na sua forma mais vil e como Seres brutos que são.
Olhem à volta e vejam o que andam a fazer, seus inúteis, de cabeça leve.
Gostam da vossa bela "arma", metam-na na boca, se conseguirem fazer contorcionismo.
Penso que nem vale a pena comentar...é uma tristeza só :roll: :roll:
Ola...
Ja que a caça vai sempre existir e que nao se pode proibir acho que devia haver mais fiscalização e normas mais fortes de maneira a que nao se cometa ilegalidades!
Ai é k está toda a diferença ;)
MAis uma morte causada por Rott... e mais não digo...

Tiago
Nem é necessário dizer mais nada k para bom entendedor meia palavra basta..só é pena ter mencionado uma raça especifica ;)
Já repararam que ultimamente não se fala de nada interessante na arca? Os animais até ficaram esquecidos? Cães às moscas, gatos no lodo. É só anedotas e pasteis
Oh Lu, atão para falar em cães, gatos e etc. ñ existe os forum proprios para tal? :o Ñ existe o do cão, o do gato, etc..? :o Este ñ é para dizermos o k nos apeteçe?ou melhor..comentar? :o
Sou contra a caça, sinceramente acho que todos os seres vivos têm direito a viver em paz, e em liberdade sem haver malucos por aí aos tiros a tudo quanto mexe...
Tb acho, deixem lá as vakinhas, os porkinhos, as aves,(k agora até andam adoentados, pobres animai :roll: )o peixe, os vegetais, k tb são seres vivos, e etc...e vamos todos.... ñ comer nada :roll:

Mas k bem k akele arroz de pato sabe. E akela lebre...hummm(ñ gostam da caça, mas gostam de caça-la no prato)

O k tem de haver é mais controle,,,e isso ñ depende do caçador, mas sim do nosso governos, k devia ter mais guardas florestais a acompanhar os caçadores.
Como vocês devem saber, na caça, teoricamente, ñ se caça a quantidade de que ker, existe o numero de peças permiitido por cada caçada. O problema é k, ñ tendo control(lá está o velho ditado, fraco é o cão k lhe mandas o osso e ele ñ come) o caçador faz o k ker.

Todos sabem para que serve o milho, certo? e sabem k um do alimento preferido do javali é o milho? se ñ houver uma montaria de vez enkuanto, sabem kuando vão ter mais milho?..Pois..:roll:

Eu vivo com um caçador, mas ñ gosto de caça, nem no prato, e todas as x k ele sai, fico numa ansiedade doida, pois receio k algo lhe aconteçe. Já vi mta coisa na caça, e até já perdi amigos por isso.

Mas enkanto ñ houver uma atitude por parte do nosso governos, infelizmente vai continuar a existir "acidentes de caça".
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

sexta mar 03, 2006 8:20 pm

Um problema grave e antigo e um tópico antigo e polémico; já imaginava que voltaria a polémica.

Eu não mantenho uma posição fixa deste assunto, porém mantenho a minha posição de desagrado perante a caça.
A caça é primitiva os motivos nem tanto e a forma deste “desporto” muito menos. Há uma evolução do homem porém mantém-se princípios primitivos que são improcedentes no contexto da nossa evolução.

Eu estou a pensar no bem geral e o meu respeito pelo Homem e pelos animais que sofrem neste desporto; não é inabalável por estes desporto pelo qual eu sou contra. Porém tenho que pesar o meu sentimento antagónico sobre o responsável, o Caçador.

- Existe a preocupação:
- Pelos números chocantes de caçadores que se “suicidam” ; uma matança.
- Pelos desequilíbrios no ecossistema devido à forma irresponsável que é praticada.
- Pela sensibilidade e a falta da mesma pelo mesmo Ser, o Ser Humano.
- Pela falta de fiscalidade de formação e irresponsabilidade.

Que medidas que deviam ser tomadas para atenuar os problemas causados por este desporto?
Esta é uma pratica que não irá desaparecer mas pode tomar outros contornos que podem ser menos maléficos que os actuais.

Esta prática é chocante, deve ser tido em conta nos desabafos de quem não suporta ver morrer às maus dos Homens animais. E esta em particular por ser um desporto. Uma actividade desportiva.

Comp,
Susana
<p>susana</p>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta mar 03, 2006 8:49 pm

Bem... eu para este peditório já dei QB... Dei em vários tópicos dispersos por aí e dei tambem neste topico há 4 anos atrás ( :o ) tendo votado na 2ª hipotese como é lógico.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
jpedroso
Membro Veterano
Registado: quinta jun 30, 2005 8:57 pm

sexta mar 03, 2006 9:55 pm

Mas é assim. Fundamentalismos não ajudam em nada a causa.

Por isso ponderação e bom senso. podem ajudar muito mais.
Zahira
Membro Veterano
Registado: quarta mai 25, 2005 6:43 pm

sexta mar 03, 2006 11:02 pm

Ora nem mais pedroso ;)
Responder

Voltar para “Arca de Noé Vivapets.com”