Olá!
Em relação à castração de um gato, pelo que tenho visto e foi assim com o meu, apenas se faz uma pequena incisão em cada um dos lados do escroto por onde se retiram os testículos, levando depois uma pequena sutura interna para fechar os dois canais.
Por fora, nunca nenhum dos meus gatos levou pontos e nem vieram para casa de colar. Acho que até é pior para eles pois ficam mais aflitos por terem aquela coisa a incomodar. Já as gatas é diferente, pois é uma cirurgia mais complicada e levam mais tempo a recuperar e para além do colar ainda trazem um body todo sexy em malha tubular para comprimir e proteger a sutura.
O meu Billy, por exemplo, assim que chegou a casa foi direitinho à comida para se vingar de eu o ter deixado um dia inteiro sem comer
Quanto a substituir a areia por jornais rasgados bem, quanto a mim isso depende da opinião do vet, uma vez que basta mudar a areia e mantê-la o mais limpa possível durante dois ou três dias. Aliás, quem tenha mais de um gato, sabe que é complicado pois para colocar papel em vez de areia, o volume de xixis e cocós que 2 ou 3 miaus fazem diariamente faz com que, sem areia, o cheiro seja um pouco desagradável.
Susana