Sinceramente também me faz confusão cortar unhas a cães e gatos mas, para isso tenho amigos vets que mo fazem cada vez que seja necessário e tenho o meu marido que também o faz. Comprei um cortador (trimer)apropriado. Nunca utilizamos o corta unhas normal; nem o dos pés nem o das mãos.
A minha relutância deve-se ao facto duma vez eu ter sido mal sucedida... e pela qual entrei mesmo em pânico já que não conseguia estancar o sangue ao cão de porte grande que nessa altura eu tinha

Nos cães apesar de serem mais tolerantes, acaba por ser um pouco mais complicado já que se a unha for preta, não se vê o sabugo e é aí que pode acontecer o imprevisto...! Ainda, num cão que não desgaste as unhas e se não forem cortadas amiudadas vezes, o sabugo vai crescendo com a unha (mais que nos gatos) e torna-se muito mais perigoso cortá-las porque começam a encaracolar tocando mesmo as almofadas das patas mas como os sabugos atingiram uma dimensão demasiado grande, pouco ou nada se pode cortar da unha e o animal passa a ter problemas já que por um nadinha mais começam a encravar na pele...!
Leo