As nossas Quedas...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
sclourenco
Membro
Registado: terça set 30, 2003 3:37 pm

sexta jan 30, 2009 12:47 am

Xaves Escreveu:Agora cruzar um cavalo que não foi pontuado com uma égua que não foi pontuada isso em vez de cavalos bonitos e bons saiem cavalos arraçados de burros, que também são precisos para dar aulas porque normalmente são mais manços, e também para o Horseball até porque não se vai por um PSL a jogar HB tenho um amigo meu que meteu e posso dizer que o cavalo e magnifico e está a ficar todo estragado.

Permita-me colocar apenas esta questão: se todos os poldros nascidos de pais não pontuados são arraçados de burros, então porque é que existe já a raça "Português de Desporto" (com Studbook criado, inclusive) e está para ser aprovada - se já não foi entretanto - a raça "Cruzado Português"?

E olhe que andam por aí excelentes filhos e netos do Magic Count, Novilheiro, L'Amour d'Utopia, entre outros, dos quais as mães não são pontuadas... :wink:

Quanto ao estragar cavalos nos desportos equestres, só posso dizer que quando mal trabalhados qualquer cavalo se estraga e fica inutilizado para o resto da vida. Então nos saltos de obstáculos, é vê-los a estragarem poldros (de raça, sem raça, pontuados, não pontuados, etc) ao pontapé... :roll:
Cavaleira16
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 10:56 pm
Localização: Luna (Pastor Alemão), Teco (Rafeiro), passaros, peixes, etc...

segunda fev 02, 2009 3:15 pm

Nao podia concordar mais com aquilo que disse sclourenco :wink:

Grandes coudelarias estao ja a apostar nos cavalos cruzados, a maioria deles com grandes classificaçoes em provas de ensino, obstaculos, etc.
La porque nao é um PSL todo XPTO, filho de "fulano e sicrano" e neto de nao-sei-quem que deixa de ter o seu devido valor. Existem por aí cavalos cruzados muito melhores que os descendentes dos "grandes PSL's" :wink:

E isso de estragar cavalos é muito subjectivo...
Os cavalos de obstaculos ao fim de uns anitos (e se forem introduzidos nesta area muito cedo) dao cabo das maos e ficam inutilizados... E tanto podem ser filhos de grandes cavalos como de um "ze-ninguem". Entao os cavalos das grandes corridas nem se fala... A maioria deles, ao fim de algum tempo, dao entrada nas varias clinicas de reabilitação de equinos que existem (na sua maioria no Reino Unido) e saem de lá para irem para o campo :roll:
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro para&iacute;so terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." &nbsp;</strong>
<p>&nbsp;</p>
sclourenco
Membro

segunda fev 02, 2009 7:30 pm

Obrigado, Cavaleira16! :wink:

Infelizmente, só neste país terceiro mundista (a nível equestre pelo menos) é que se põem poldros de 3 anos a fazer provas médias ou grandes e se acha que um cavalo aos 14 ou 16 anos já é velho para fazer provas... :evil:
Depois queixam-se que eles mancam aos 8 ou deixam-nos ficar 3 ou 4 dias parados na boxe depois de uma prova porque as mãos estão uns "trambolhos", entre outras coisas piores... :x :evil:

Eu e o meu marido mantemos a nossa maneira de pensar e não vamos em cantigas... o meu cavalo há-de saltar agora aos 9 anos, porque há 4 anos que está a aprender o que é andar para a frente, cadenciado, equilibrado, leve na mão, etc... são formas de pensar! :roll:
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda fev 02, 2009 10:21 pm

sclourenco Escreveu:Obrigado, Cavaleira16! :wink:

Infelizmente, só neste país terceiro mundista (a nível equestre pelo menos) é que se põem poldros de 3 anos a fazer provas médias ou grandes e se acha que um cavalo aos 14 ou 16 anos já é velho para fazer provas... :evil:
Depois queixam-se que eles mancam aos 8 ou deixam-nos ficar 3 ou 4 dias parados na boxe depois de uma prova porque as mãos estão uns "trambolhos", entre outras coisas piores... :x :evil:

Eu e o meu marido mantemos a nossa maneira de pensar e não vamos em cantigas... o meu cavalo há-de saltar agora aos 9 anos, porque há 4 anos que está a aprender o que é andar para a frente, cadenciado, equilibrado, leve na mão, etc... são formas de pensar! :roll:
Ah tás a falar do teu burro? :twisted:
A tua sobrinha aos 4 anos já andava, corria, saltava e fazia a cabeça da mãe em água 8)
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Cavaleira16
Membro Veterano

segunda fev 02, 2009 11:36 pm

sclourenco Escreveu:Obrigado, Cavaleira16! :wink:

Olhe, ja vi poldros de 4 anos e que nem sabem o que é andar para a frente em "condiçoes", a saltarem obstaculos de 1,20m :roll:
Mas tambem ja vi cavalos com 15 e 16 anos a competirem ao seu mais alto nível...

Vai tudo da maneira de pensar das pessoas.
Existem aquelas que gostam do cavalo e nao se importam que aos 6 anos ainda nem saiba recuar e depois ha aquelas pessoas que so querem o dinheiro que o cavalo possa vir a fazer por saltar 1,50m com 4 anos :wink: Estas pessoas, como é obvio, vem o mesmo cavalo a ficar parado na boxe aos 7 ou 8 anos porque está todo "rebentado"...

Mas ja vi que a sua maneira de pensar se identifica com a minha :wink:
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro para&iacute;so terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." &nbsp;</strong>
<p>&nbsp;</p>
sclourenco
Membro

terça fev 03, 2009 10:55 am

Ainda bem que, ao que parece, pensamos da mesma forma quanto à equitação! Estamos em vias de extinção... :roll: :lol:

Se algumas pessoas se dessem ao trabalho de ver uma qualquer prova de saltos internacional, veria que a média de idades dos cavalos em prova ronda os 12 a 14 anos. Sim, também os há mais novos (mas nunca com 3 ou 5 anos) e mais velhos (com 18 anos, por exemplo)!

Aquilo que estes "pseudo-cavaleiros" (a grande maioria a fazer provas regionais de obtáculos) deviam saber eram 2 coisas fundamentais: aprenderem a montar e distinguirem o que é um cavalo saltar ou passar por cima das varas... 8)
JoaoPedr0
Registado: domingo abr 19, 2009 4:22 pm

domingo abr 19, 2009 10:22 pm

Bem .. .

A minha 1 queda e a mais importante de todas pq foi onde fracturei o cotovelo e quase perfurei o estomago foi a uns anitos quando a minha potra saiu pela 1 vez a rua montada , como era nova ainda tinha muito receio de tudo , nesse dia como habitual fomos ate a praia mas ao chegarmos la tinham tapado a rua com 2 pedras mas os cavalos passavam pelo meio perfeitamente , eu ia no fim pos a minha frente ia o meu pai e o meu tio , eles passaram na boa e la fui eu confiante que passava , ao pssar a potra deve ter tocado com a pata se traz na pedra o que a fez assustar , como nao tava a contar e ia ali relaxado bastou ela dar uns saltitos para eu vir ao chao mas como o rua tava em obras cai em cima duma biga de ferro qu quase fez com que ficasse furado de um lado ao outro , nada de mais (:

Assim mais quedas nao tenho , apenas tenho algumas ferradelas dum potro enquanto tinha meses .
Cavaleira16
Membro Veterano

segunda abr 20, 2009 6:58 pm

Mais uma :D
Já a quarta no meu curriculum :lol:
Mas esta foi sem duvida a pior de todas (se bem que sem graves consequencias)

Aula de saltos.
Salto de uns 70cm (pouquinho).
À 1 mes atras.
Saltei umas 7 vezes os obstaculos, à 8ª a galope o cavalo resolve fazer uma recusa. Resultado: o cavalo travou de repente e eu saí disparada pelo lado mas consegui amarrar-me ao pescoço. Ele deve ter pensado que eu queria acelarar ainda mais, desata à carga pelo picadeiro e eu... sempre amarrada ao pescoço :roll: Falei com ele, tentei tranquiliza-lo... nada... Parou em frente à parede, entao aproveitei e levantei.me, mas nem cheguei a amarrar as redeas... Desatou novamente a galope desenfreado, eu sem pés nos estribos, apenas sentada e amarrada ao arreio... :roll:
Ao fazer uma curva mais apertada e sempre a galope... pronto... Caí a toda a velocidade do cavalo... Bati directamente com as costas e a cabeça no chao e fiquei logo imobilizada, sem respirar e cheia de dores no pescoço e na coluna :|
Depois de verificarem que estava minimamente composta (mais uma vez o toque salvou.me a pele), voltei a montar. Fiz passo e trote e ainda saltei um obstaculo, mas como tinha muitas dores tive de apear.
Passei a noite com muitas dores e febre e na manha seguinte fui ao medico.

Conclusao: Hospital, suspeita de lesão na bacia.
Carradas de soro com medicamentos, morfina e outros que tais. Raio-X à coluna, tórax e bacia. Felizmente nao tinha nada partido, apenas fiquei muito dorida. 1 mes sem montar (dizia o medico, porque uma semana depois la estava eu novamente a montar :twisted: )

Ja estava sem cair à quase 3 anos :twisted:
<p>&nbsp;</p>
JessyLAF
Membro
Registado: sexta ago 31, 2007 12:48 pm

domingo mai 31, 2009 12:07 pm

Bem, a minha queda mais recente deve ter sido á 3 semanas. Estava a saltar um pequeno obstáculo, quando depois de já ter saltado uma ou duas vezes a égua recusou e eu então, fui projectada para a frente. Nada de especial, nem me magoei.
Se todas as quedas fossem assim...
8patas
Membro
Registado: terça jul 14, 2009 4:08 pm

sábado jul 18, 2009 10:48 am

quando montava, tive 2 quedas: a primeira caí de cu, fiquei sentada no chao a rir!! a segunda foi bem pior, caí mesmo mal e dei cabo das costas,( a parte baixa das costas junto a bacia) fiquei uma semana sem me conseguir mexer ate resolver ir ao hospital... Deste de entao nunca mais consegui montar com as dores... Nos tempos de humidade é que eu sofro! Tnh 22 anos e mesmo assim as vezes fico "presa" nas costa sem me conseguir por direita é horrivel, mas a paixao fica...
Eenesh
Membro Veterano
Registado: domingo jan 17, 2010 4:40 pm

domingo jan 17, 2010 4:49 pm

Bem, eu posso dizer q em 1 ano e 5 meses, só caí uma vez, e foi no dia dos meus 17 anos ahaha Grande prenda, realmente.
No volteio, eram só aqueles "escorreganços" normais, não propriamente quedas.
E na tal vez em q caí, o cavalo achava q podia brincar pq foi uma das únicas vezes em q estivemos no picadeiro exterior e ele não sabia q tb tinha de trabalhar.. Então lá começa aos saltinhos, e por volta do 4º n aguentei mais x]
Mas dizem q um cavaleiro só o é depois de 7 quedas por isso... aguardo-as!
cavaleira19
Membro Júnior
Registado: domingo jan 24, 2010 1:18 am

domingo jan 24, 2010 1:21 am

Bem, embora seja completamente apaixonada por cavalos desde sempre, monto há apenas 4 mesitos.
Acontece que em 4 meses ja completei as ditas 7 quedas. LOL
Uns stops do cavalos antes do salto, uns desiquilibrios depois, umas curvitas mais apertadas...
Já li por aqui que muita gente que monta faz anos ainda não caiu isto tudo x)
Será algum sinal de que isto não é para mim? lol até que me dizem que vou bem...não percebo...peço a opinião dos mais experientes :)
Eenesh
Membro Veterano
Registado: domingo jan 17, 2010 4:40 pm

domingo jan 24, 2010 1:51 pm

Fizeste volteio? Pode dever-se a pouco equilíbrio..

Mas não te preocupes.. Não quer dizer q não seja para ti lol
Eu monto há menos tempo com menos quedas pelo meio, mas deve-se ao facto de não fazer saltos :P
"A horse doesn't care how much you know, until he knows how much you care."
biazinhah
Membro Júnior
Registado: quarta fev 10, 2010 2:03 am

quarta fev 10, 2010 11:55 pm

nunca ouviram dizer que um bom cavaleiro tem de dar 6 a 7 quedas para aprender a cair?...as quedas fazem parte da equitaçao...

tambem ja dei algumas lol
minay
Membro
Registado: quarta jun 24, 2009 7:14 pm

domingo abr 04, 2010 8:38 pm

Boa noite a todos .

Bem eu cá monte á cerca de 2 anos , e só deu uma queda . Quando o meu professor estava a dar voltei , o cavalo posse a galope e deu dei um tombo , e vejam lá onde fui parar .. a cima das pessoas qe estavam a ver . :lol: Fiquei tao invergonhasa ! :oops:

Bjxx
Responder

Voltar para “Cavalos”