Arranhar Cortinados

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda mai 05, 2008 8:10 pm

dinodane Escreveu:Esta utilizadora já não existe na base de membros da Arca.

I wonder why... 8)
Porque muita gentinha diz mal do patrão, pelas costas, mas andam na net durante todo o tempo que lhe deviam dar rendimento, pelo ordenado que usufruem, seja ele pouco ou muito! Depois, dá nestas situações...! :roll:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
bmia4
Membro
Registado: quarta jan 09, 2008 5:53 pm

terça mai 06, 2008 2:29 am

ok obrigado catnip já percebi o que É agora pergunto se há algum pulverizador ou se a erva é fácil de arranjar ou plantar será legal :D vou tentar ver sites de lojas ou escrever o catnip thanks
blue2
Membro Veterano
Registado: segunda mar 26, 2007 5:17 pm

terça mai 06, 2008 4:53 pm

bmia4 Escreveu:ok obrigado catnip já percebi o que É agora pergunto se há algum pulverizador ou se a erva é fácil de arranjar ou plantar será legal :D vou tentar ver sites de lojas ou escrever o catnip thanks
Vê este tópico: está muito completo e explica tudinho. Eu cá em casa só tenho Catnip nos brinquedos e em erva seca (que já vinha com um arranhador).

Sei que podes ir a um horto e comprar erva gateira (no El Corte Inglês parece que tem à venda) :wink:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... img][/img]
Carlotas
Registado: segunda dez 17, 2007 6:29 pm

terça mai 06, 2008 5:09 pm

Não estou a perceber nada...lol
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça mai 06, 2008 10:33 pm

Erva para os gatos, comprem sementes de cevada a peso/a vulso, tal como alguém já referiu e bem, já que são baratinhas quando compradas nos locais certos :wink: que dão o mesmo efeito que a erva comprada nuns tabuleiros pré-peparados.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mlusa
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 11:49 pm

terça mai 06, 2008 11:22 pm

Viva a todos!

Pois quando se tem um animal, temo-lo para o bem e para o mal, tal como qualquer membro da família que connosco vive! São as gracinhas , as doenças, as vacinas, as tropelias, as brincadeiras, os ronrons e as arranhadelas, que também vêm no pacote.
Já disse aqui no fórum que o meu gato é um senhor de 13 anos e há 13 anos e, depois de muitos cortinados estragados, tapetes desfiados, uma ou outra porta arranhada e, nos dois últimos anos os meus lindos sofás, que até então tinham sido mais ou menos poupados, muitos arranhadores depois de vários feitios e tamanhos, descobri que sua excelência gosta de um simples cartão que arranha com todo o vigor e sensualidade felina. O cartão, tem de ter alguma resistência, dura uma semana, muda-se, e ele anda feliz e contente!
Mihoshi
Membro
Registado: terça out 19, 2004 12:59 pm

quarta mai 07, 2008 2:07 pm

Boas.

Eu tenho 1 torre de gatos onde os meus afiam as unhas.
Tenho 1 sofá em pele e uma cama que tem imitação de pele... comprei antes de me sairem 2 prendinhas que me captivaram de tal modo que tive que ficar com eles :lol:

4 meses é uma óptima idade... até esta idade geralmente absorvem tudo o que se ensina. A viver comigo tenho 2 gatos... já vão a caminho de 1 ano e nunca arranharam fora dos arranhadores (ufa... e diabo seja surdo!).

Mal chegaram a casa, comprei logo um arranhador de cartão. A ínicio não percebem que aquilo é para arranhar... o que fiz foi "incorpora-lo" num caixote de cartão que adaptamos para eles brincarem. Como subiam e desciam pelo arranhador... a meio do caminho lá afiavam as unhas.

Depois começaram a ficar maiores e comprei um poste... amarrei algo para estar ao dependuro para eles brincarem. Ao brincarem as unhas ficavam engatadas na corda e despertava a necessidade de arranhar as unhas. Sempre que arranhavam lá, esperava que acabassem e mal acabassem dava-lhes festinhas e palavras de encorajamento.

Sempre que apanhava algum a tentar afiar as unhas no tapete, um "AH" alto e sonoro, com um empurrãozinho e com cara de má bastava para acabar com a afiadela... só tentaram umas 2 ou 3 vezes e nunca mais.

Como são 2, brincam sempre um com o outro e noto que têm menos tendência de estragar seja o que for.
Temos que saber ensiná-los e tornar o arranhador algo apetecível de ser arranhado para que não tenham necessidade de arranhar noutro lado.

Temos que também tentar perceber quais são as tentações deles... dos meus são os cortinados. Gostam de brincar junto a eles (um dum lado e o outro do outro)... eles não querem fazer nada aos cortinados, mas no meio da brincadeira engatam uma unha e pronto... Por isso, nos sítios onde eles têm acesso eu levanto os cortinados de modo a que eles brinquem à vontade sem estragar nada. ;)

São animais... eles não percebem muitas das nossas regras, temos que ser nós a conhece-los e a tentar adaptar a casa a eles.
Há imensa informação na internet e em livros... se uma pessoa estiver bem informada sobre o seu comportamento é fácil de evitar (ou pelo menos, minimizar) chatices.
SukiKitten
Membro
Registado: terça abr 08, 2008 11:05 am

quarta mai 07, 2008 3:06 pm

Mihoshi, concordo com a sua perspectiva. Acho que com paciência e com os objectos adequados, é possível, no que diz respeito aos eventuais estragos causados pelos nossos amigos felinos, que tudo possa correr pela melhor forma.

Os gatos são animais extremamente inteligentes, logo têm capacidade de aprendizagem. Mas também nos compete a nós sabermos apreender os verdadeiros gostos dos nossos gatos. Existem muitas superficies nas quais os gatos gostam de afiar as unhas. As texturas mais comuns a serem utilizadas são os arranhadores de cartão e de cordas. Depois há gatos que elegem a sua cesta para esta função. Mas já experimentaram cortiça ou madeira?
Digo isto, mas não é de experiência própria. Mas conheço quem ao fim de alguns anos e de uma boa dose de estragos em casa, finalmente encontrou o material de eleição para o seu gato, troncos de sobreiro. Antes de ter os troncos ao seu dispôr, o Gaspar gostava muito do sofá e do tapete da sala. Havia arranhadores por toda a casa e nada :lol: ! Vai uma arranhadela no sofá e outra no tapete. Até que um dia, a dona trouxe uns tronquitos de sobreiro (ainda com a cortiça) para a lareira. Pois não demorou muito tempo até o Gaspar decidir dar-lhe outra finalidade, afiar as unhitas. A partir daí deixou o sofá e o tapete e só quer o seu tronquito.
<p>Podemos muito bem perguntar-nos: o que seria do homem sem os animais? Mas n&atilde;o o contr&aacute;rio: o que seria dos animais sem o homem?</p>
<p>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; Hebbel, Christian</p>
Mihoshi
Membro
Registado: terça out 19, 2004 12:59 pm

quinta mai 08, 2008 11:35 am

SukiKitten,

:lol: pois é, há gatos que gostam de afiar as unhas na madeira e na cortiça... a minha gata Mihoshi gosta de afiar as unhas na árvore que temos no jardim.
E os meus gatitos desfizeram-me umas placas de cortiça que lhes colocava debaixo das suas "tigelas" de comida.
Responder

Voltar para “Gatos”