"Chipar" ou não "Chipar" os nossos cães...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

soniababy
Membro
Registado: terça fev 19, 2002 1:02 am
Localização: 2rottweilers,2samoyedos,1sagrado da birmânia,1korat

quarta mai 14, 2003 10:10 pm

o problema e que nem todos os vets tem o leitor e outros não querem perder clientes(ladrões) mas em breve as esquadras portuguesas vão estar equipadas devidamente com leitores.
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quarta mai 14, 2003 10:26 pm

Concordo com a ladybird,

Sei perfeitamente que existem pessoas capazes de tudo, inclusivé também já sabia da questão de que existem pessoas que retiram os chips, tudo isso e mais alguma coisa... Sei também que varios cães de amigos em que a tatuagem foi feita e que acabaram por chipar também... Inclusivé tenho uma amiga que foi de propisito fazer o despiste da displasia de anca, da displasia do cotovelo e da espondilose ao Hospital Veterinario do Porto a uma das suas cadelas e que aproveitou para tatuar a cadela também, só que passado quase um ano de ter feito, a tatuagem resume-se a uma mancha negra que ela tem na orelha sem se distinguir nada, para além de também ser facilmente falsificada...

Mas o que eu queria dizer com esta conversa toda, é que nenhum destes metodos de identificação é 100% seguro, mas é sempre mais alguma coisa que um dia pode fazer com que o nosso animal seja devolvido... Tal como a ladybird disse, quem sabe muitas das historias de perda e roubo de animais poderiam ter um final feliz se toda a gente opta-se por identificar o seu animal devidamente...
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

quinta mai 15, 2003 8:43 am

Acho que vou obtar por chipar" o Verdi, mesmo já sendo ele tatuado. É verdade que se vai notando a deteorização da nitidez da tatuagem.

Parece-me uma daquelas coisas que, pode não vir a ser útil, mas mal também não fará.

Ou faz:?:

A avaliar pelos testemunhos apresentados, não deve ter efeitos secundários. Alguem me poderá explicar concretamente como se processa o processo (passo a redundância).

Nota - Esta questão destina-se apenas a ter alguns elementos de referência e não substitui a conversa com o Veterinário. :)
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quinta mai 15, 2003 8:45 am

mjoaomarques Escreveu:
linda76 Escreveu: ... a única sorte que podes ter é reconhecer o teu cão e provar com o chip que é teu, né?
Não necessáriamente Linda. O ano passado uma veterinária espanhola contou-me que um veterinário ao reconhecer um cão que tinha sido roubado, apercebeu-se de uma pelada no sítio onde deveria estar o microchip. Conseguiu contactar a polícia enquanto fazia a consulta e o cão foi restituído aos donos. Neste caso foi a pelada originada pela retirada do chip (e não o chip) que levou à decisão do vet a contactar as autoridades.
Além de provar que a cadela é minha, incrmino logo os assaltantes...o que se passou foi que, qdo divulguei que tinha sido roubada não informei que estava chipada, para o chip não ser retirado. A GNR, qdo viu a minha cadela levou-a e só ma deram mediante a identificação do chip. Não estou a dizer que não ma iam devolver mesmo sem o chip, mas assim foi tudo muito mais rápido.. Pode não servir para nada, mas pode ser uma pequena ajuda...a aliar a todas as outras ajudas, em 3 dias tinha a Riskas de volta e depois de ter ouvido tantas histórias que acabavam mal e ter ficado desesperada, o facto de a ter de volta tão rápido foi uma alegria inexplicável.... gostava que nunca acontecesse, mas se acontecesse que acabassem todas as histórias de cães perdidos e roubados como acabou a minha...
O meu conselho é, chipem os cães! ;)
rutefcamacho Escreveu: A avaliar pelos testemunhos apresentados, não deve ter efeitos secundários. Alguem me poderá explicar concretamente como se processa o processo (passo a redundância).
Não tem quaisquer efeitos secundários e os cães nem dão por isso...demora 5 minutinhos a colocar o chip no cão e 15 minutos a preencher a papelada! :) Cada microchip é identificado com um código de barras, cuja leitura é feita pela máquina que os veterinários possuem. Com uma rápida injecção, o chip é colocado mais ou menos no pescoço (já não me lembro bem) e não se nota. Depois é colocado um código de barras na papelada a entregar e no LOP e/ou boletim de vacinas do cão. Se acontecer algum azar e o cão tiver que ser identificado, a leitura da máquina tem que corresponder à nossa papelada.... 8)
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

quinta mai 15, 2003 9:01 am

Olá,

Atenção que eu tambérm tenho os meus cães chipados. Do mal ao menos, acho que é a única coisa capaz de ajudar numa situação de roubo. De qualquer forma, continuo um pouco ceptica.

Como alguem disse, seguro, só se fosse GPS.....
cgtorres
Membro Veterano

quinta mai 15, 2003 9:04 am

linda76 Escreveu: Como alguem disse, seguro, só se fosse GPS.....
E que jeito que tinha dado...mas é isso mesmo, mais vale isso que nada.... ;)
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado mai 17, 2003 9:58 am

Caro yakov.

Eu nunca disse o que refere abaixo. Se bem se lembra a questão colocada era que os veterinários deveriam passar o leitor de chips em todos os animais novos que entrassem pela clinica.

Eu referi que isso não seria possivel por duas razões.
1- O SIRA não está preparado informática nem em termos de recuross humanos para fazer diariamente o cruzamento de vários milhares de pedidos de informação, nem as clinicas a controlar dezenas de pedidos e seu encaminhamento. Sem falar no facto de n pessoas não actualizarem morada, srem os filhos a levar os cães registados em nome dos pais e vice evrsa, o que por si só já ajudava à confusão.

2-A questão ética que vos faz tanta espécie vou dizer que seria engraçado, toda a vez que colocam gasolina numa bomba diferente , apareça alguém para vos controlar o número do motor, a vossa morada, etc, não vá terem furtado o carro.

Se o Yakov quiser um dia pode vir comigo ao sindicato onde está situado o SIRA para ver como é utópico o que refere. Tenho todo o prazer em que venha comigo...

Tatuagem ?

É n vezes mais fácil adulterar uma tatuagem do que extrair o chip...Basta um X.acto e nada de conhecimentos médicos.

P.S

Chipava os seus cães você próprio ? Parabéns. Não sabia que era Médico veterinário...
yakov Escreveu: Cada um faça como quer.

Eu próprio chipava os meus, mas desde que o Dr. VascoV alertou aqui para o facto dos Vets não poderem verificar a existência de um chip sem a autorização do "portador" do cão, sendo que nenhum ladrão o vai autorizar, passei a achar que o chip só serve para localizar animais perdidos ou fugidos, se quem os encontrar estiver interessado em devolver o mesmo aos legitimos donos.

É claro que se eu vir alguém com um cão que me foi roubado, posso chamar a policia e pedir para o cão ser levado a um Vet que lhe possa ler o chip (se o policia estiver disposto a isso, e o "detentor" não levantar problemas, e houver um Vet nas redondezas). Mas com a tatoo, a identificação é imediata...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

segunda mai 19, 2003 11:00 am

CasadeAnaval Escreveu:
Tatuagem ?

É n vezes mais fácil adulterar uma tatuagem do que extrair o chip...Basta um X.acto e nada de conhecimentos médicos.
Até tenho medo de perguntar, pois só a palavra X-acto me arrepia....Vasco, está a querer dizer o que eu não estou a querer pensar?!! :o :o
cgtorres Escreveu: Não tem quaisquer efeitos secundários e os cães nem dão por isso...demora 5 minutinhos a colocar o chip no cão e 15 minutos a preencher a papelada! Cada microchip é identificado com um código de barras, cuja leitura é feita pela máquina que os veterinários possuem. Com uma rápida injecção, o chip é colocado mais ou menos no pescoço (já não me lembro bem) e não se nota. Depois é colocado um código de barras na papelada a entregar e no LOP e/ou boletim de vacinas do cão. Se acontecer algum azar e o cão tiver que ser identificado, a leitura da máquina tem que corresponder à nossa papelada
Obrigada. :)
Moofy
Membro
Registado: quarta fev 05, 2003 3:30 pm

segunda mai 19, 2003 1:32 pm

Bem,
Eu ainda não chipei o meu cão, mas tenciono fazer isso em Junho qd ele for tomar as vacinas. Não o fiz ainda porque achava que não havia proveito em fazer tal coisa e tinha medo que tal fosse mau para o cão, no entanto informei-me e decidi fazer isso este ano.

Quero no entanto chamar à atenção que o uso do chip no cão vai passar a ser obrigatório, ou seja vai ser parte integrante do chamado licenciamento do cão e mais ainda quem quiser sair do pais tem mesmo que ter um chip no cão. Este projecto diz que no inicio vão ser aceites também as tatuagens, mas a partir de 2006 ou 2007 só os chips é que vão ser legais.

Moofy
yakov
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda mai 19, 2003 2:18 pm

CasadeAnaval ou Dr. VascoV: Houve aqui um problema de interpretação, ou fui eu que não me exprimi bem (o que é o mais certo) ;)

O que eu queria dizer é que, em todas as ninhadas nascidas em minha casa, todos os cachorros são chipados, isto é, eu mando (ou peço, ou solicito o serviço devidamente pago) o meu Veterinário proceder ao Acto Médico que é a colocação do chip.

Mesmo depois destas questões aqui trocadas, eu continuo a "mandar chipar" os meus cachorros, pois espero que nunca venham a ser roubados, e que no caso de haver um azar e eles fugirem, haja alguém de boa fé que os recupere.

Tenho no entanto conhecimento, ou se quiser, a experiência de um caso, em que uma cadela devidamente chipada, "desapareceu sem deixar rasto". Foi solicitada a ajuda do SIRA, que demorou cerca de 3 semanas a fazer o envio da comunicação. A tal cadela nunca apareceu, e, aqui em conversa, foi referida a questão da "falta de ética".

Quanto ao carro, como o que eu tenho é meu (e está pago ;) ), pelo que se o processo de verificar o numero do motor fosse rápido e não me fizesse perder mais tempo cada vez que vou meter gasóleo (prós canitos convém usar uma máquina a Diesel, que com o número de kms que faço não dá para andar a gasolina :lol: ) não tinha nada a opôr à verificação.

Se todos os Vets veificassem a existência de chips, talvez houvesse menos roubos...

Um abraço

Yakov
CasadeAnaval
Membro Veterano

segunda mai 19, 2003 6:39 pm

Claro yakov, as utopias são bonitas mas a verdade é uma.
1- O sistema do SIRA não foi pensado para roubos de animais, se lho disseram mentiram-lhe.

2- Se todos os vets tentassem identificar todos os animais por sistema ele entrava em, colapso em 3 dias ( õu mais cedo).

3- Antes de dizer modifique-se o mesmo tome nota que isso teria valores incomportáveis ao utente.

Você sabe como funcionam clinicas veterinarias e hospitais de grande movimento e como funciona o SIRA ao menos antes de dar essas ideias e insistir tanto nelas ?
É que duvido.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

segunda mai 19, 2003 10:49 pm

Vasco aqui é que eu fiquei muita baralhada e já deve ser do adiantado da hora.
O chip não foi pensado para animais roubados.
Até aqui entendo pois quem rouba, deve ter mil e uma artimanhas para até, quem sabe retirar o chip.
Mas foi pensado para identificação de animais, certo? Ora identificação em que sentido? Abandonados, perdidos...e por que não roubados?
Se o sira não tem meios para responder a todos os pedidos de animais quiçá roubados, perdidos, abandonados, então quem tem?
Não é enviada uma copia para o Sira?
Sobre a falta de ética, que entendi e penso não estar errada, que havia ao passar o leitor no animal que se apresenta á consulta. Sé é o caso, não concordo. A minha vet, que me conhece há anos, sempre que chipa um cão meu, mesmo cachorro, passa sempre o leitor antes de chipar. Diz ela que são as regras. Eu não acho que seja falta de ética, até acho é que é muita ética. Na minha opinião, que pode ser utópica, claro, numa consulta não metem sempre o termometro no dito cujo do bicho? Agora até parece que já há quem coloque no pavilhão auditivo... Ora passar o leitor do chip leva até menos tempo que isso...
Seria uma questão de procedimentos base, que os há em todas as consultas, mesmo as de rotina. Levaria o quê? 1, 2 minutos... Mais tempo leva o termometro, então se for daqueles cães que gostam á brava de coisas enfiadas lá no dito cujo...
Talvez eu não tenha entendido bem este tópico, mas fiquei muito baralhada.
Isabel
:p
CasadeAnaval
Membro Veterano

segunda mai 19, 2003 11:15 pm

Olá

A razão do surgimento teve a ver com o controlo das doenças transmissíveis a pessoas, vulgo zoonoses, ou seja, questões de saúde pública.

Apensar das vantagens o sistema não foi pensado tendo em conta os roubos e assim não é eficaz.

Como já expliquei ao Yakov, isto é tudo feito à unha. Ou seja, faz-se informação por papel para o SIRA, o sira ( que penso que tem só duas senhoras a trabalhar ) envia uma circular ( mais uma vez papel) para todos os veterinários a dizer do animal que desapareceu. As clinicas fazem a pesquisa dos animais com essas caracteristicas.

Até aqui tudo bem.

No entanto, o chamado controlo Orweliano de que se fala não é possivel porque ( e agora desculpem os números)

1- Algumas clinicas mandariam só elas 10 vezes mais por dia de chips para confirmar ( não suspeitas de furto mas o check up habitual que se fala) se realmente as pessoas eram as donas, do que o total enviado para confirmar no país todo ao SIRA.

2- Desses chips todos alguns não bateriam certo porque as pessoas mudaram de morada ou quem o leva à clinica não é a mesma pessoa do registo...

3- Várias dezenas de respostas chegariam a cada clinica implicando um empregado em full time em cada uma para verificar dos chips com irregularidades e algum era furto ou se trata de pessoa que mudou de morada, foi o pai que levou o cão, etc...

Mais uma vez lembro que isto é á unha.

Para ser eficaz seria preciso:

1-Sistema informático em rede com acesso via net disponivel em todas as clinicas. Pessoal dedicado para o mesmo em cada clinica ( lembro que nas clinicas faz-se mais que fazer a ficha e a consulta, há que tratar de internados, gerir as analises clinicas e exames, tratamentos, mailings, etc...
2- Mais pessoal no SIRA e especializado.

3- Coordenação com as autoridades.

Resultado: Teria de se gastar uma nota preta que seria suportado por quem ? Pois pelos utentes...

Alguém está disposto a gastar mais do dobro do que gasta hoje ? Eu penso que muito poucos...

E não cabe aso veterinários controlar os furtos. Os veterinários têm obrigações em relação à saúde pública e aos animais de estimação. casos de policia é com a mesma.

Já disse Yakov, vá ao SIRA e verá a razão de o que diz não ser possivel
yakov
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça mai 20, 2003 8:28 am

Quanto custaria ao SIRA (e porque não ao Ministério da Agricultura que é o Organismo Estatal responsável por estes assuntos) pôr a base de dados disponivel em on-line na Internet (se bem que com acesso condicionado aos Veterinários através do sistema de password)?
cgtorres
Membro Veterano

terça mai 20, 2003 8:34 am

yakov Escreveu: Quanto custaria ao SIRA (e porque não ao Ministério da Agricultura que é o Organismo Estatal responsável por estes assuntos) pôr a base de dados disponivel em on-line na Internet (se bem que com acesso condicionado aos Veterinários através do sistema de password)?
Ui.... ;) trabalho com bases de dados e aplicações on-line bem mais simples que estas que refere e não são própriamente baratas... :o
Responder

Voltar para “Cães”