Dúvida Cobra

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

domingo mai 31, 2009 1:16 pm

É um pouco dificil definir uma regral geral sobre o tamanho "correcto" do alimento a dar porque existem muitos factores que tem um impacto directo nessa escolha.

Muitas "regras" falam em x1 o diâmetro da parte mais grossa da cobra, outras x1,5, outras ligam apenas ao peso relativo, e.g. 10%, 12%, 15%, etc do peso da cobra (consoante a espécie ou quem a experiência de quem está a falar), se é macho ou fémea, e neste caso se está em periodo pré-acasalamento, temperaturas, nível de actividade, metabolismo, etc...

Pessoalmente eu faço uma apreciação base apartir do peso e dimsnesão geral da cobra, mas sem ser muito fundamentalista. Por outro lado gosto de variar o tamanho da presa. Numa alimentação sou capaz de oferecer uma presa maior e/ou em número maior (2 exemplares), e na seguinte um pouco menor. Pelo que tenho lido em alguns casos este factor aleatório produz resultandos interessantes no crescimento da cobra.

Em relação ao crescimento permanente, ao longo de toda a vida da cobra é um facto MAS não é menos verdade que o limite máximo que irá atingir não seja influenciado pela sua alimentação, genética, e um variado nº de outros factores.

É preciso ter em conta que muitas cobras aceitam alimento MESMO não sendo necessário ou não terem muita fome... um traço de oportunismo, que aliás demonstra o seu instinto de sobrevivência. Por outro lado, algumas cobras têm tendência para se tornarem mais pesadas dos que deveriam, pelo que é necessário controlar melhor a sua alimentação (mental note para o próprio :idea: ), por outro lado aínda algumas espécies ou exemplares não gostam de alimento grande, correndo mesmo o risco de regurgitação quando se lhes é dado uma presa de tamanho não adequado, preferindo vários de tamanho mais reduzido.
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

domingo mai 31, 2009 1:40 pm

Psynapse Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu:
E penso que, por vezes, não seria mau dar-lhe 2... Se ela aceitar, não há qualquer problema!
Dar-lhe dois, ou um número qualquer, depende da quantidade (ou peso) do alimento que lhe estamos a dar. Há muitas cobras que aceitam demasiado alimento (uma das minhas por exemplo), acabando por engordar com esses devaneios se estes forem mais regulares. Claro que pontualmente, em vez de dar um desmamado, dar um PP, ou até 2, não faz mal nenhum. Como eu disse, a alimentação deverá ser balanceada com o factor tempo e com o factor quantidade.
Oh psy, claro que é pontualmente... Porque naturalmente elas podem caçar 2 roedores no mesmo dia;) hehehe...
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
Thorgarth
Membro Veterano

domingo mai 31, 2009 1:51 pm

AlunoBioGeo Escreveu:
Psynapse Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu:
E penso que, por vezes, não seria mau dar-lhe 2... Se ela aceitar, não há qualquer problema!
Dar-lhe dois, ou um número qualquer, depende da quantidade (ou peso) do alimento que lhe estamos a dar. Há muitas cobras que aceitam demasiado alimento (uma das minhas por exemplo), acabando por engordar com esses devaneios se estes forem mais regulares. Claro que pontualmente, em vez de dar um desmamado, dar um PP, ou até 2, não faz mal nenhum. Como eu disse, a alimentação deverá ser balanceada com o factor tempo e com o factor quantidade.
Oh psy, claro que é pontualmente... Porque naturalmente elas podem caçar 2 roedores no mesmo dia;) hehehe...
Aliás elas podem apanhar várias presas com um só ataque... e.g. ninho de aves ou toca com crias de um roedor. Aliás é bastante interessante ver elas aplicarem esse tipo de ataque em cativeiro, como já consegui por uma vez com a minha Holbrooki, com ela a ingerir uma presa, aplicando ao mesmo tempo uma constrição a um segundo animal.
AlunoBioGeo
Membro Veterano

domingo mai 31, 2009 3:14 pm

Thorgarth Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu:
Psynapse Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu:
Aliás elas podem apanhar várias presas com um só ataque... e.g. ninho de aves ou toca com crias de um roedor. Aliás é bastante interessante ver elas aplicarem esse tipo de ataque em cativeiro, como já consegui por uma vez com a minha Holbrooki, com ela a ingerir uma presa, aplicando ao mesmo tempo uma constrição a um segundo animal.
That's right ;) é isso mesmo... quando atacam ninhos, seja de roedores ou aves, isso acontece frequentemente ;)
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

domingo mai 31, 2009 11:43 pm

E já que aqui se fala em alimentação deixo uma pergunta.
De quanto em quanto tempo alimentam as vossas cobras adultas ?
É que estive a ler um outro tópico que está algures aqui nesta página , sobre uma cobra que já não come há mês e meio. Como o user que abriu o tal tópico diz que é o segundo rato que recusa , pus-me a fazer contas e pareceu-me que lhe oferece comer para aí de 3 em 3 semanas.
Ora eu ofereço um mus normal à minha corn, por semana. E ela come sempre. Em ano e meio só recusou uma vez comer. Desconfio que porque não foi a pessoa do costume a alimentá-la.
Outra pergunta : Ao dar um rato por semana à minha corn adulta estou a sobrealimentar ?
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda jun 01, 2009 12:02 am

Não nicas, essa é a periodicidade correcta. Quando passares aos pinkies de porco, então é melhor esperares aí umas 3 semanas por causa da congestão 8)
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
AlunoBioGeo
Membro Veterano

segunda jun 01, 2009 12:09 am

oh nicas, claro que estás a dar a dosagem certa! Desde quando é que as pessoas dos tópicos a que te referes são referência?? :lol: 8)

Para mim a periodicidade é, independentemente da idade da cobra e do tamanho do rato, de 7 em 7 dias... E, se possível, serem Rattus norvegicus como alimentação-base... Senão dá-se Mus musculus ;)

nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

segunda jun 01, 2009 12:20 am

E pessoas que me mandam dar pinkies de porco são referência ????
Pinkie de porco a uma cobra que já come porco juvenil :evil: ...( Ah e pinkies de porco são leitões ... bem bom.... :D )

De repente comecei a pensar que poderia realmente estar a dar-lhe comer com um intervalo pequeno de mais...por acaso nunca tinha pensado nisso e como lá no outro tópico ninguem fez referencia a isso, pensei... " não deve ser anormal este espaço de tempo "...

Ah, e faz sempre constrição... com ratos já mortos...mas se não fizesse, tambem não fazia diferença... ainda nunca percebi qual a importancia disso. :oops: ( digo eu a falar de alto, eu sei.... :lol: )
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Thorgarth
Membro Veterano

segunda jun 01, 2009 7:25 am

AlunoBioGeo Escreveu:oh nicas, claro que estás a dar a dosagem certa! Desde quando é que as pessoas dos tópicos a que te referes são referência?? :lol: 8)

Para mim a periodicidade é, independentemente da idade da cobra e do tamanho do rato, de 7 em 7 dias... E, se possível, serem Rattus norvegicus como alimentação-base... Senão dá-se Mus musculus ;)
Olha que não... Depende muito da espécie mas uma cobra adulta está preparada para consumir uma quantidade de alimento um pouco superior e acima de tudo haver um periodo maior entre refeições, até porque as presas maiores demoram mais tempo a digerir. A periodicidade em adultos pode ir de 7 a 10 dias de média numas espécies, até 15 a 20 dias, também tendo em conta o metabolismo e nível de actividade. Aliás também por esse não é de estranhar que uma adulta possa saltar uma refeição quando se lhes dá de 7 em 7 dias ou mesmo de 10 em 10, sem que isso seja fruto de algo anormal. O que já não é muito normal numa corn de facto é estar sem aceitar alimento 1 mês e meio nesta altura do ano.
AlunoBioGeo
Membro Veterano

segunda jun 01, 2009 11:47 am

Thorgarth Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu:oh nicas, claro que estás a dar a dosagem certa! Desde quando é que as pessoas dos tópicos a que te referes são referência?? :lol: 8)

Olha que não... Depende muito da espécie mas uma cobra adulta está preparada para consumir uma quantidade de alimento um pouco superior e acima de tudo haver um periodo maior entre refeições, até porque as presas maiores demoram mais tempo a digerir. A periodicidade em adultos pode ir de 7 a 10 dias de média numas espécies, até 15 a 20 dias, também tendo em conta o metabolismo e nível de actividade. Aliás também por esse não é de estranhar que uma adulta possa saltar uma refeição quando se lhes dá de 7 em 7 dias ou mesmo de 10 em 10, sem que isso seja fruto de algo anormal. O que já não é muito normal numa corn de facto é estar sem aceitar alimento 1 mês e meio nesta altura do ano.
Oh Thor, estamos mesmo a falar em corns, por isso o espaçamento entre refeições que eu referi... Ainda há bem pouco tempo tivemos uma bela discussão sobre isso (num grupo de discussão no MSN) em que defendia um período mínimo de 7 dias entre refeições independentemente da idade da cobra e do alimento ;) Nada normal, thor, nada normal tanto tempo... Se ainda fosse durante o inverno, ainda vá... Agora em plenos dias de calor, acho muito estranho.

Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”