Como parar um Husky Siberiano de uivar de noite

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

analipa
Membro Veterano
Registado: terça jan 21, 2003 11:01 am

quarta jul 09, 2003 11:16 am

Na noite passada fui saír até bastante tarde e, quando voltei, o Boris estava pegadinho no sono. Claro que acordou mal eu rodei a chave na porta, mas eu fiz de tudo para não o excitar muito. Não valeu a pena. Ele ficou eléctrico de mais (Tenho que trocar as pilhas DURACELL para uma marca qualquer à venda nos chineses, pode ser que durem menos!). O que aconteceu foi que, no auge da excitação e espertina do canito, eu fui deitar-me (Eram 4 e meia da manhã!!!). Ele frustradíssimo, passados uns 10 minutos, começou a uivar (foi a primeira vez que o fez de verdade. Todas as outras vezes eram mais sussurros que outra coisa). Devido à hora tardia não deu para ignorar e lá fui eu ver o que se passava. Passei-lhe a mão pleo pêlo, disse algumas palavrinhas e esperei que ele acalmasse. Fui para o quarto e não o ouvi mais durante toda a noite. Tudo isto para dizer que, se calhar, o problema dos uivos aqui exposto, pode ter origem nalguma solidão que o cão possa sentir e, sendo assim, concordo com as sugestões de aquisição de uma companhia. (Caso seja possível, claro) ou então, durante uns tempos, passar mais tempo com o cão, distraí-lo, cansá-lo bastante para que ele possa dormir que nem uma pedra e nem pense em ganir, uivar ou coisa do género.
Penso que, apesar de incómoda, é uma situação que se resolve.
KAMPUZ
Registado: quinta jul 03, 2003 11:01 pm

quarta jul 09, 2003 7:12 pm

Já houve dias em que deixei o cão completamente de rastos de tanto brincar mas ele lembra-se de noite e começa a uivar. Depois como tem estado quente, passa as manhãs e as tardes a dormir.

Já tentei vir "falar" com ele quando ele está a uivar mas passados 10 minutos recomeça.

Eu também acho que ele acalmava com campanhia mas não sei, também há a hipotese de se juntarem para fazer um dueto !!!

Obrigado a todos pela ajuda
MaryLuna
Membro Veterano
Registado: quinta jun 19, 2003 1:10 pm
Contacto:

quarta jul 09, 2003 8:21 pm

KAMPUZ Escreveu: Já houve dias em que deixei o cão completamente de rastos de tanto brincar mas ele lembra-se de noite e começa a uivar. Depois como tem estado quente, passa as manhãs e as tardes a dormir.

Já tentei vir "falar" com ele quando ele está a uivar mas passados 10 minutos recomeça.

Eu também acho que ele acalmava com campanhia mas não sei, também há a hipotese de se juntarem para fazer um dueto !!!

Obrigado a todos pela ajuda
Parece-me q a solução passa inevitavelmente por repreender o cão!!!
Se todas as vezes que ele uivar de noite, vc se levantar e for "falar" com ele, ele não vai parar nunca, já sabe que sempre q o fizer vai ter o dono ao pé dele!!

Tem que lhe mostrar que a situação não lhe agrada, gostamos mt dos nossos animais, mas de vez em quando é preciso protestar com eles, num tom de voz, suficientemente "agressivo" para que eles entendam que o que estão a fazer é errado!!

Mostre-lhe que quem manda é vc e não ele, senão qd reparar esta vc a dormir no jardim e ele deitado na cama a ver tv :D :D :lol: :lol:
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta jul 09, 2003 8:43 pm

MaryLuna Escreveu: Mostre-lhe que quem manda é vc e não ele, senão qd reparar esta vc a dormir no jardim e ele deitado na cama a ver tv :D :D :lol: :lol:
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Eu diria antes (com todo o respeito ;) ): "...está você a "uivar" no jardim e ele na cama a ver tv"
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
HuskySiberiana
Membro Júnior
Registado: quarta jul 02, 2003 11:09 pm
Contacto:

quarta jul 09, 2003 8:51 pm

Acho que me expressei mal quanto a ignorar... é um tanto óbvio que se o cão está em cima da mesa, roendo as coisas, ignorá-lo não fará diferença... Mas a situação da choradeira é um caso a parte!

Os cães choram por diversos motivos. Por meio do choro eles demonstram que algo não está de acordo com a vontade deles, que estão sentido fome, sede, sofrendo por se sentirem isolados, dor, etc. Embora existam inpumeros movitos par ao cão chorar a noite, o mais provavel é que ele esteja se sentindo solitário. Cães são animais sociais que dependem do grupo para sobreviver, por isso, ficam ansiosos quando se sentem abandonados.
É obvio que não podemos ficar com o cão o tempo todo, por isso, devemos acostumá-lo a não se sentir abandonado desde filhote.
Um boa medida a se tomar, é confortar o animal no ambiente em que ele ficará sozinho. Qualquer coisa que lembre o grupo dele, ou que permita q ele se distraia aulixia a reduzir a ansiedade de seu cão.
Procure brincar com ele no lugar em que ficará confinado, para que o local lembre a sua presença e para que não seja completamente diferente para ele.
Os cães ficam muito ansiosos ao se sentirem abandonados, pois, além de quererem interação, não sabem se foram realmente esquecidos ou, ainda, por quanto tempo ficarão ali. Como vc não tem meios para informar ao seu cão por quanto tempo ele ficará lá, pelo menos lhe mostre que vc não se esquecerá dele e que irá buscá-lo depis de algum tempo. Como fazer isto? Confine o animal no local em que ele passará a noite somente por alguns minutos, volte e fique um tmepo com ele. Faça isso algumas vezes, aumentando o tempo gradativamente, assim ele saberá que vc sempre volta, embora não saiba quando, oq deixará ele muito mais tranquilo.

Algusn cuidados deverão ser tomados ao condicionar seu cão a ficar socialmente privado. Sempre que vc chegar, não o saúde com entusiasmo, procure ignorá-lo por algum tempo, até que ele se acalme, e aí, então, dê-lhe atenão e divertimento. Antes de sair e deixá-lo no local, procure ignorá-lo por alguns minutos para depois sair. Você deve seguir esse procedimento para evitar qe a ansiedade de separação aumente ainda mais.
Exercitar fisicamente seu cão antes de levá-lo para passar a noite sozinho também ajuda a reduzir a ansiedade dele.
Atençao: Não volte quando seu cão estiver chorando ou latindo, pois ele logo perceberá que latir e chorar traz vc de volta. procure ignorar completamente o choro de seu cão nessas ocasio~es e não retorne enquanto ele não parar de chorar ou latir.

Infelizmente, muitas pessoas ignoram seus cães qdo eles estão se comportando exatamente como elas querem, e ao contrario, lhes dão toda a atenção qdo não se comportam. É claro que essas pessoas dificilmente terão um cão educado com possibilidades de um convívio saudavel. Para que isso não ocorra com vc, procure recompensar seu cão qdo ele o aguardar silenciosamente e deixe para puni-lo (não lhe dando nenhum atenção) quando ele estiver chorando ou latindo.
Cuidado: Ir até onde o cão está preso para dar-lhe uma bronca quando ele estiver latindo por se sentir solitário pode piorar o problema, pois, além dele ter conseguido atrais vc com seus latidos ou choro, sua brinca contribuirá ainda mais para aumentar a verdadeira causa do problema, que é a ansiedade do animal.

Em alguns casos, punições despersonalizadas contribuiem para modificar esse tipo de comportamento qdo ele já se tornou vício. Lançar algum objeto barulhento ou provocar alguma outra sensação desagradável ao animal qdo ele estiver chorando durante a noite, sem que ele associe o desconforto com a sua presença, pode acelerar o aprendizado. Por exemplo, vc pode jogar latas cheias de moedas e parafusos nas proximidades do cão, sempre que ele chorar, sem que ele o veja - tome muito cuidado para não atingi-lo, senão ele vai chorar por uma causa muito concreta!!
Seja paciente, Não exiga do seu cão que ele mude de comportamento imediatamente. Aos poucos ele irá se tornando mais confiante e o problema desaparecerá!
MaryLuna
Membro Veterano
Contacto:

quarta jul 09, 2003 9:01 pm

HuskySiberiana Escreveu: Não volte quando seu cão estiver chorando ou latindo, pois ele logo perceberá que latir e chorar traz vc de volta. procure ignorar completamente o choro de seu cão nessas ocasio~es e não retorne enquanto ele não parar de chorar ou latir.
Ou não tem vizinhos, ou estes têm cá uma paciência.... :o

De qq maneira, deve saber que o uivo do husky n é igual ao uivo do cão "normal" que normalmente o faz em sinal de "choro", este é equivalente ao latido de um cão "normal"!!
nel
Membro Veterano
Contacto:

quarta jul 09, 2003 9:18 pm

Olá Husky Siberiana

Os conselhos que teve a amabilidade de dar na mensagem anterior são os clássicos, mas aplicáveis ao cão enquanto cachorro. Se ele não for habituado assim, mas enquanto com alguns meses, dificilmente poderá ser corrigido mais tarde.
Curiosamente, no preciso momento em que estou a escrever esta mensagem, está um caniche com 14 anos de idade a ladrar no andar por baixo do meu. A dona já tentou todos os truques, (os clássicos e os ligeiros :lol:), mas não há volta a dar-lhe.
No entanto, penso que esses processos devem ser sempre tentados nos cães adultos, pois eles não são todos iguais e alguns poderão ser mais permeáveis a alguns desses métodos.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
HuskySiberiana
Membro Júnior
Contacto:

quarta jul 09, 2003 10:43 pm

MaryLuna, O uivo do husky nesta situação equivale-se a um choro ou latido de outros cães. Sobre os vizinhos, acredito que o comportamento do cão não mudará do dia pra noite... portanto a paciencia terá de ser utilizada, de uma forma ou de outra, uma vez que a dona do cão, já deixou claro não querer dar choques em seu cão.

Nel, concordo que existem cães e cães... Este método utilizo sempre que preciso dormir com meus cães em algum local diferente. Como esotu sempre a viajar por hoteis, o silencio é fundamental para não sermos expulsos! :)
Consegui fazer cães já adultos compreenderem facilmente.. outros não tão fácilmente assim, mas no fim, sempre acabam aprendendo.. se não totalmente, pelo menos melhoram bastante!!
MaryLuna
Membro Veterano
Contacto:

quarta jul 09, 2003 10:49 pm

HuskySiberiana Escreveu: MaryLuna, O uivo do husky nesta situação equivale-se a um choro ou latido de outros cães. Sobre os vizinhos, acredito que o comportamento do cão não mudará do dia pra noite... portanto a paciencia terá de ser utilizada, de uma forma ou de outra, uma vez que a dona do cão, já deixou claro não querer dar choques em seu cão.

Nel, concordo que existem cães e cães... Este método utilizo sempre que preciso dormir com meus cães em algum local diferente. Como esotu sempre a viajar por hoteis, o silencio é fundamental para não sermos expulsos! :)
Consegui fazer cães já adultos compreenderem facilmente.. outros não tão fácilmente assim, mas no fim, sempre acabam aprendendo.. se não totalmente, pelo menos melhoram bastante!!
Olá!

Concordo que a paciência tem que ser utilizada, mas da parte do dono, nunca dos vizinhos :o

Você até pode ter paciência para ignorar o uivo e esperar que o cão se cale, mas nem toda a gente tem essa paciência, nem essa obrigação!

Tive que passar muitas noites em claro no inicio para fazer com que a minha cadela n incomodasse os vizinhos a ladrar, se a tivesse ignorado e esperado como diz, acredito q hoje já não estaria a morar no mesmo sitio :?
mmcoelho
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 10:21 pm

quinta jul 10, 2003 12:19 am

Coloca um despertador daqueles antigos porque dá a ilusão de coração a bater e acalma-o

Pelo menos foi o que eu li.

maria
nel
Membro Veterano
Contacto:

quinta jul 10, 2003 9:48 am

MaryLuna Escreveu: Concordo que a paciência tem que ser utilizada, mas da parte do dono, nunca dos vizinhos :o
Você até pode ter paciência para ignorar o uivo e esperar que o cão se cale, mas nem toda a gente tem essa paciência, nem essa obrigação!
Concordo a 100% com este princípio. Isto para mim é sagrado. O grande problema (isto já aqui tem sido debatido muitas vezes) é que as pessoas com cães não estão dispostas a fazer esse investimento. Frequentemente acham que os vizinhos são intolerantes, chatos, insensíveis e embirrentos. É a situação típica de se "voltar o bico ao prego" como se costuma dizer. É puro egoísmo e falta de civismo.

Eu a este respeito posso falar perfeitamente à vontade. No meu prédio sou achacado com o ladrar dos cães. Neste preciso momento lá está o caniche de baixo a ladrar e que me lixa o juizo constantemente. Às vezes já não o posso ouvir e prefiro sair de casa à força. A dona diz que não lhe pode pôr uma rolha na boca e que não vai deixar de fazer a sua vida por causa do cão, era o que faltava. Perante isto, que fazer? Vou actuar da mesma forma?
Não. Em circunstância alguma darei a oportunidade de cá no prédio me apontarem o dedo por os meus cães terem feito barulho ou terem sujado. Mas isto tem muitos custos. Para isso tenho que me privar de muitas coisas, de ir aqui ou acolá.
Mas se eu não tivesse cães era de certeza absoluta rotulado de chato, de embirrento, de insensível e de todos esses adjectivos.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
HuskySiberiana
Membro Júnior
Contacto:

quinta jul 10, 2003 2:54 pm

O interessante da história é que se está a comprar um animal como um Husky Siberiano, tenha em mente tais problemas.
Crio meus cães em um local afastato e rarissimos são os vizinhos. Tenho de me afastar da civilização pelos cães? Sim tenho. E sinceramente, pouquissima ou nenhuma falta me faz, vizinhos a reclamar dia e noite. Pois existem pessoas que reclamam, mesmo sem ter do que reclamar. Por várias foram as vezes que meu vizinho reclamou de minha gata estar passando para a casa dele, sendo que a gata não morava mais em minha casa ha meses. Portanto considero que há vizinhos, e vizinhos. Generalizar não é o caminho certo.

No entanto, só para deixar claro, não disse em nenhum momento que a dona do cão deveria sentar e esperar ele se calar... e sim por em prática algumas daquelas técnicas (ou outras que preferir).
Não vejo nenhuma outra solução ao caso do Husky Siberiano. É uma raça que necessita de paciencia e atenção. No entanto, acho que se ele uiva toda noite, uma noite a mais ou a menos, a diferença será pequena.
Contanto que se faça o trabalho de condicionamento com o cão.
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

quinta jul 10, 2003 11:24 pm

OLá
No entanto, acho que se ele uiva toda noite, uma noite a mais ou a menos, a diferença será pequena
:?: :?: :?: :?: :?:

Pode ser a gota que faz o vizinho pegar no arcabuz e dar um tiro no bobi :!: :!:
Um abra&ccedil;o
HuskySiberiana
Membro Júnior
Contacto:

sexta jul 11, 2003 12:43 am

...Então a solução seria.........???
Bom, acho que os cães, assim como as crianças, são educadas conforme seus responsáveis acham ser a melhor forma!
Deixei minha opinião apenas, não quero ser mal educada, nem rude com ninguém, me desculpem se assim pareceu. Estava apenas querendo ajudar a dona do Husky Siberiano em questão.
Ainda mais levando-se em conta que a proprietária é contra coleiras elétricas (como eu).
Não aprovo medidas violentas para educação de cães, muito menos de nórdicos! Não condeno quem use destes artifícios a maneira de educar seus peludos, de forma alguma! Mas estou apenas a dar minha opinião sobre minha experiencia!
Ainda bem, existem outros com outras experiencias! Seria muito chato se todo mundo fosse da mesma opinião, não é mesmo? :P
Um abraço
MaryLuna
Membro Veterano
Contacto:

sexta jul 11, 2003 7:17 am

HuskySiberiana Escreveu: ...Então a solução seria.........???
Bom, acho que os cães, assim como as crianças, são educadas conforme seus responsáveis acham ser a melhor forma!
Deixei minha opinião apenas, não quero ser mal educada, nem rude com ninguém, me desculpem se assim pareceu. Estava apenas querendo ajudar a dona do Husky Siberiano em questão.
Ainda mais levando-se em conta que a proprietária é contra coleiras elétricas (como eu).
Não aprovo medidas violentas para educação de cães, muito menos de nórdicos! Não condeno quem use destes artifícios a maneira de educar seus peludos, de forma alguma! Mas estou apenas a dar minha opinião sobre minha experiencia!
Ainda bem, existem outros com outras experiencias! Seria muito chato se todo mundo fosse da mesma opinião, não é mesmo? :P
Um abraço
Olá!

Atenção que ninguém disse que estava a ser mal educada, mau era se fossemos todos da mesma opinião, viriamos ao fórum apenas para dizer, claro concordo, sim sim :o

Cada qual tem a sua opinião sobre cada assunto, umas vezes mais polémica, outras vezes mais de acordo com a opinião geral!!

Também não concordo com as coleiras eléctricas, mas este método e do de ignorar não são os unicos felizmente! Agora cabe a cada um tendo sempre em conta o respeito pelos outros, achar o melhor método para o seu cão não o incomodar a si e principalmente os outros!
Responder

Voltar para “Cães”