Comportamento agressivo.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quinta nov 19, 2009 12:19 pm

marcoliv Escreveu:
Musky Escreveu: (...)
E que a dominância existe. No mundo animal, no mundo vegetal e até no mundo mineral.
Isto é rigorosamente verdade! Eu ainda à dias vi um quartzo leitoso morder o dono, que era um granito, quando ele lhe mexeu na sílica!
Imagem
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta nov 19, 2009 1:05 pm

doglover80 Escreveu:(...)

Olhe, realmente a minha amiga, e ainda bem que é minha amiga, e eu defendemos técnicas e um método diferente do habitual, mas não pretendia neste tópico (ou noutro qualquer) ofender ninguém, apenas dar a minha opinião, e pedi desculpa à texuga porque sei que ela não é da mesma opinião e não queria que achasse que era algo pessoal... mas parece que você não percebeu isso, paciência.

(...)
DogLover,

Eu consigo ainda consigo articular palavras e ideias, mas com a sua amiga, a arrogância e a má educação levam a dela avante, e é impossível dialogar com ela...

Vamos continuar sempre a discordar, pelo menos em alguns aspectos, mas num outro tópico também chegámos a um consenso: o método de treino positivo é o mais adequado para a maioria dos casos, onde se ensina obediência básica e mudança de ALGUNS tipos de comportamento. Agora há situações onde o método positivo simplesmente não funciona, porque no mundo animal, na Natureza, não existe o conceito de "treino positivo", e há comportamentos, os quais vocês insistem em afirmar a pés juntos que não é verdade, que se resumem apenas e só a questões de dominância e hierarquias. Estamos de acordo com metade do meu parágrafo, a outra metade já sei que estamos em pólos opostos... :wink:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

quinta nov 19, 2009 2:32 pm

texuga Escreveu:
doglover80 Escreveu:(...)

Olhe, realmente a minha amiga, e ainda bem que é minha amiga, e eu defendemos técnicas e um método diferente do habitual, mas não pretendia neste tópico (ou noutro qualquer) ofender ninguém, apenas dar a minha opinião, e pedi desculpa à texuga porque sei que ela não é da mesma opinião e não queria que achasse que era algo pessoal... mas parece que você não percebeu isso, paciência.

(...)
Agora há situações onde o método positivo simplesmente não funciona, porque no mundo animal, na Natureza, não existe o conceito de "treino positivo", e há comportamentos, os quais vocês insistem em afirmar a pés juntos que não é verdade, que se resumem apenas e só a questões de dominância e hierarquias. Estamos de acordo com metade do meu parágrafo, a outra metade já sei que estamos em pólos opostos... :wink:
Muito obrigado por ter percebido que não quero mudar a sua opinião.

No que está a negrito não concordo, e veja bem, se um animal costuma andar pelo seu território de caça e num determinado sitio encontra mais do que uma vez uma presa, começa a aumentar o número de vezes que passa por esse local na esperança de encontrar mais uma vez uma presa... isto resulta da selecção natural e todos os animais terem evoluido no sentido de terem a capacidade de aumentar o numero de vezes que realizam um comportamento se esse comportamento for reforçado... é algo natural e geral pelas espécies mais evoluidas.

Por vezes no treino vemos essa capacidade anulada por o outro comportamento já ser reforçante para o cão... por isso é que por vezes temos de aproveitar pequenas mudanças de atitude subtis para reforçar.... coisas que mal se notam... a experiência conta para notar...por isso é que por vezes dizem "está a reforçar a agressividade"... não, está a reforçar a mudança de atitude de agressividade para calma... nem que seja por segundos...

Mas respeito a sua perspectiva... concerteza que entre todos, as pessoas encontrarão conselhos para resolver os seus problemas com os seus cães... :wink:
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quinta nov 19, 2009 3:42 pm

LuluB Escreveu:
marcoliv Escreveu:
E que a dominância existe. No mundo animal, no mundo vegetal e até no mundo mineral.
Isto é rigorosamente verdade! Eu ainda à dias vi um quartzo leitoso morder o dono, que era um granito, quando ele lhe mexeu na sílica!
Imagem
Olha que par de engraçadinhos! :lol:

Vocês sabem o que diz o fósforo para a lixa? :twisted:
LuluB
Membro Veterano

quinta nov 19, 2009 3:44 pm

Musky Escreveu:
LuluB Escreveu:
marcoliv Escreveu:
Imagem

Deve dizer algo de parecido com o que diz o pires à chávena... :lol: :lol: :lol:
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Musky
Membro Veterano

quinta nov 19, 2009 4:19 pm

doglover80 Escreveu:As duas vezes que fui mordido no canil, a primeira foi um cão que não gostava de ser manipulado e alterei esse comportamento, e todos os voluntários passaram a poder mexer-lhe... foram todos mordidos antes. A segunda foi um cão que nenhum voluntário ainda lhe fez festas e eu queria mudá-lo de box, fui mordido ao tentar colocar-lhe uma trela.

Eu sabia que acabava por me dar razão, mas não pensei que fosse tão depressa. :D
É que as vezes que o Cesar foi mordido foram precisamente nestas circunstancias (e eu vi os episodios todos). :wink:

..............

A nossa vantagem é o nosso cérebro,
Exactamente, concordo a 100%.

Doglover, note bem, eu sou absolutamente contra o treino a murro e a pontapé.

Mas também sou contra o treino com base exclusiva na recompensa alimentar. É que se um dia acaba o biscoito, será que o cão obedece? Ou acaba ficando frustrado nas suas expectativas e começa a reagir mal?

Na minha opinião, a maior arma que possuimos para treinar um cão é o respeito mútuo.

Por exemplo o sharpei, uma raça muito mais dificil de treinar do que um pastor alemão. Tenho ouvido inúmeros treinadores chamarem-nos de estúpidos... mas eles até são muito inteligentes, só que só cedem quando querem. Bater num sharpei, nunca! é perigoso, torna-o agressivo. Dar biscoito? só resulta se lhe apetecer biscoito. Que fazer? usar a inteligencia e conquistar-lhes o respeito e o amor. A partir daí é fácil.

Não uso porrada, logo não pratico treino aversivo. Não uso recompensas alimentares, logo não pratico treino positivo.

Mas já treinei bastantes cães, portanto uso o quê? Treino neutro? :wink:
Musky
Membro Veterano

quinta nov 19, 2009 4:26 pm

doglover80 Escreveu:
texuga Escreveu:Agora há situações onde o método positivo simplesmente não funciona, porque no mundo animal, na Natureza, não existe o conceito de "treino positivo", e há comportamentos, os quais vocês insistem em afirmar a pés juntos que não é verdade, que se resumem apenas e só a questões de dominância e hierarquias. Estamos de acordo com metade do meu parágrafo, a outra metade já sei que estamos em pólos opostos... :wink:

No que está a negrito não concordo, e veja bem, se um animal costuma andar pelo seu território de caça e num determinado sitio encontra mais do que uma vez uma presa, começa a aumentar o número de vezes que passa por esse local na esperança de encontrar mais uma vez uma presa... isto resulta da selecção natural e todos os animais terem evoluido no sentido de terem a capacidade de aumentar o numero de vezes que realizam um comportamento se esse comportamento for reforçado... é algo natural e geral pelas espécies mais evoluidas.
Desculpem estar a meter-me na conversa.

Mas Doglover o exemplo que dá, o que é que tem a ver com treino positivo?

É que se a seguir à situação que descreve, aparecer concorrência no local... o que pensa que vai acontecer?
Musky
Membro Veterano

quinta nov 19, 2009 4:28 pm

LuluB Escreveu:
Musky Escreveu:
LuluB Escreveu:
marcoliv Escreveu:
Imagem

Deve dizer algo de parecido com o que diz o pires à chávena... :lol: :lol: :lol:
Mais ou menos.... :lol: :lol:

Mas há dominância, ou não? Hum? :twisted:
marcoliv
Membro
Registado: domingo mai 10, 2009 1:05 am

quinta nov 19, 2009 4:37 pm

Musky Escreveu:
doglover80 Escreveu:
texuga Escreveu:Agora há situações onde o método positivo simplesmente não funciona, porque no mundo animal, na Natureza, não existe o conceito de "treino positivo", e há comportamentos, os quais vocês insistem em afirmar a pés juntos que não é verdade, que se resumem apenas e só a questões de dominância e hierarquias. Estamos de acordo com metade do meu parágrafo, a outra metade já sei que estamos em pólos opostos... :wink:

Desculpem estar a meter-me na conversa.

Mas Doglover o exemplo que dá, o que é que tem a ver com treino positivo?

É que se a seguir à situação que descreve, aparecer concorrência no local... o que pensa que vai acontecer?
O que o Doglover disse tem a ver com o reforço positivo, que é o principio segundo o qual se rege o "treino positivo".

Nós próprios, se tivermos um retorno positivo de uma determinada situação, temos tendência a repeti-la...

Por exemplo: eu um dia destes fui lavar o carro a uma daquelas estações de lavagem, e encontrei esquecidos em cima da máquina 3 € (casei-me logo!). Agora sempre que lá vou, vejo se lá está €€€ esquecido! :)
Não tem nada a ver com a questão, mas é um exemplo de reforço positivo...
marcoliv
Membro
Registado: domingo mai 10, 2009 1:05 am

quinta nov 19, 2009 4:41 pm

Musky Escreveu:
LuluB Escreveu:
Musky Escreveu:
LuluB Escreveu:
marcoliv Escreveu:
Imagem

Mais ou menos.... :lol: :lol:

Mas há dominância, ou não? Hum? :twisted:
Claramente!
O granito é uma rocha constituída por minerais de quartzo, entre outros. E neste caso, estamos a falar de um mineral, que está hierarquicamente abaixo da rocha, quartzo leitoso (que tem a fama de ser rufia), que quer tomar o lugar do granito para ser ele próprio a rocha, o malandro! :D
Musky
Membro Veterano

quinta nov 19, 2009 5:05 pm

Marcoliv,

Mas como sabe quando quartzo se chateia e endurece, não há mineral que o arranhe! :P

Portanto, se um dia vir outro tentar catar-lhe os €€€, muda de lavagem ou reclama "ó pá, eu cheguei primeiro!". 8)
LuluB
Membro Veterano

quinta nov 19, 2009 8:18 pm

Musky Escreveu:Marcoliv,

Mas como sabe quando quartzo se chateia e endurece, não há mineral que o arranhe! :P

Portanto, se um dia vir outro tentar catar-lhe os €€€, muda de lavagem ou reclama "ó pá, eu cheguei primeiro!". 8)
Mentira: o diamente "arranha" tudo, por mais duro que seja. 8)
<p>&nbsp;</p>
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

quinta nov 19, 2009 10:17 pm

Musky Escreveu:
Não uso porrada, logo não pratico treino aversivo. Não uso recompensas alimentares, logo não pratico treino positivo.

Mas já treinei bastantes cães, portanto uso o quê? Treino neutro? :wink:
Olá,

Usas o treino Muskyado :lol: :lol: :lol:

Um abraço
Musky
Membro Veterano

quinta nov 19, 2009 10:20 pm

LuluB Escreveu:
Musky Escreveu:Marcoliv,

Mentira: o diamente "arranha" tudo, por mais duro que seja. 8)
Oh pá, quartzo, carbono, tanto faz, é tudo uma questão de dinheirancia! :mrgreen:
Musky
Membro Veterano

quinta nov 19, 2009 11:16 pm

jofelix Escreveu:
Olá,

Usas o treino Muskyado :lol: :lol: :lol:

Um abraço

Imagem
Musky:- Lazy Southern talking Muskrat who liked getting the better of Deputy Dawg. Favourite expressions "It's possible....it's possible"

:mrgreen:
Responder

Voltar para “Cães”