Arcanus Escreveu:
Sim, eu sei isso tudo, mas no meio das minhas leituras não vi porque o homem se aliou ao gato... qual o interesse do homem em domesticar o gato, e dar-lhe protecção e etc
Olá
Não tenho a menor duvida de que os animais que o Homem domesticou , eram-lhe úteis ou nem sequer tinham hipótese de se aproximarem. Eram úteis na forma mais elementar, ou seja os cavalos foram domesticados pelos Zés da altura, porque perceberam o potencial no âmbito dos transportes. Antigamente e por razões óbvias eram nómadas e neste particular o cavalo foi utilíssimo.
Com o cavalo movimentavam-se velozmente, podendo por isso "tornarem-se" mais sedentários, já que o terreno de caça se podia alargar a muitos mais Km2, por via disso fixou-se, começaram a ter mais haveres, aqui também se pode sacar responsabilidades ao cavalo , pois como animal de tiro pode transportar várias dezenas de Kg por muitíssimos mais kms que o homem. Não sei mesmo se não podemos considerar o cavalo responsável pela maior invenção da Humanidade, que foi a roda. E quando já não podiam trabalhar, por velhice ou acidente, eram papados logo uma ,também, boa fonte de protaínas.
Sobre os cães nem vale a pena estarmos a falar dos porquês desta milenar aliança. Eles caçam, defendem-nos, protejem-nos, agasalham-nos, alimentam-nos e de há uns tempos substituem outros humanos nas nossas relações.
Em relação ao gato , creio, ou pelo menos ainda não li nada que me leve a considerar o contrário. o gato só foi "domesticado"(?) já com o homem sedentário e pelas razões já apontadas, ou seja no combate às pragas de ratos que causavam (causam) grandes estragos no celeiros e foi, talvez, uma das armas mais eficazes no controlo de epidemias.
Mas em relação, a esta agradável troca de opiniões, tenho a dizer que os putos não são atrasados mentais, eles percebem ,e bem, o que os rodeia e sabem separar o bom do mau. Quando e nesta fase do campeonato alguém pergunta algo sobre qualquer coisa, está (à partida) implícito o desejo de a adquirir, sinceramente nem me passava pela cabeça que havia gente que tinha por mascote cães da pradaria, e porquê, por que são sociáveis ? as hienas também são , isso é pretexto? , certamente que não.
Sim, tenho filhos e também são consumistas , afinal somos todos, mas os meus filhos para terem, além do básico como é evidente, o direito ao acessório têm que merecê-lo ou seja têm que ganhar o direito a tê-lo, mas nunca terão acesso a bens, materiais ou não, que violentem a minha formação.
E aquilo que aqui se disse em relação aos cães da pradaria, a meu ver, o sentido seria igual se o pedido fosse para a compra de uma arma, ou seja estamos em desacordo que os putos tenham armas mas não nos coíbimos de lhes explicar como que funcionam e que marcas e que munições.
A educação e a formação dos nossos putos são da responsabilidade da sociedade, nós enquanto adultos temos o dever de não fazer vista grossa às distorções que a malta mais jovem tem em termos de comportamento publico, o vandalismo e a agressão às boas normas de convivência em sociedades não devem ser toleradas. Mas a educação e o apontar de caminhos são da responsábilidade dos pais, e estes cada vez mais querem transportar para os outros , nomeadamente para os professores, as suas responsabilidades. Não é por acaso que as coisa acontecem... depois há o oposto que são os excessos victorianos , mas isso levava-nos a outro tipo de discussão que lógicamente não tem aqui cabimento.
Continuo a não perceber qual o interesse de ter um cão da pradaria como animal de estimação!