LuMaria Escreveu:Claro Paulo, e a histeria começa precisamente nos donos de animais que esqueceram com enorme facilidade que rotts entre tais, são apenas cães.
Há uns anos atrás, sensivelmente, 6 ou 7, na alturas das festas aqui na zona, eu tinha o hábito de visitar, além das tradicionais festas de S. Pedro no Montijo, as festas de Palmela, Setubal, Moita, etc etc.
Sempre o fiz acompanhado com um dos meus cães. Entendia que, era uma boa forma dos sociabilizar. Andavam no meio da mutidão, tinham pessoas que se agachavam junto deles, lhes faziam festas, que os mimavam.
Se eu parava para beber um café, quando olhava para o lado, tinha uma série de miudos em redor dos meus cães, regra geral, todos babados das lambidelas distribuidas e desiquilibrados dos encontrões fruto de uma alegria tremenda que os meus animais sentiam ao ser acarinhados.
Hoje, se voltar a repetir um destes passeios, tenho uma clareira à minha volta, um "mar" de gente que abre passagem, qual Moisés do Montijo que caminha em direcção às águas.
Os olhares são completamente diferentes, os comentários, nem se fala.
Hoje, olham para o mesmo cão de há 6 ou 7 anos atrás, de forma desconficada, agravada pelo facto de, ainda por cima, estarem de açaimo, como se de uma devorador de criancinhas se tratasse.