Creio que se cruzar uma ave asa-cinzenta com outra ave asa-clara (duas mutações do mesmo gene) obterá descendência heterozigótica com asas brancas e corpo de coloração normal. Não tenho a certeza se era essa a sua questão. Caso não esteja a referir-se a essas mutações, por favor identifique quais os genes a que se refere, nesta tabela: http://www.mutavi.info/index.php?art=symbolsMAXeJUCA Escreveu:Olá CH2O2,
Queria colocar 2 questões.
A obtenção de DEC (Dark-Eyed Clear) não se obtém a partir dos Remiges-claras? e claro dos Malhados Recessivos.. e não exactamente dos Malhados dominantes? Não sei se é um preciosismo, mas como são 2 mutações diferentes Remiges-claras e MD) e eu não tenho experiência directa nesse caso, não sei..CH2O2 Escreveu: Seria muito interessante cruzar um malhado dominante com um malhado recessivo. Em algumas gerações de cruzamentos, seleccionando as aves com menos manchas de côr, obtem-se brancos (ou amarelos) de olhos negros.
Fica mais fácil se utilizarmos a mesma linguagem.
Também pode obter brancos (ou amarelos) com olhos negros com spangle, desde que as aves recebam a mutação dos dois progenitores. Em aves com factor de escurecimento, nota-se uma ligeira fluorescência no corpo mas isso pode ser eliminado em aves sem factor de escurecimento e com a mutação diluído (ver tabela) ou mesm a mutação asas-claras (clearwing) pois também reduz a coloração do corpo.
CH2O2 Escreveu: Quanto a mim, embarquei há dois anos numa aventura com os meus periquitos. Estou a tentar criar aves spangle, opalino, asa clara, violeta, face amarela tipo I. Se tudo correr bem, mais um ano e chego ao objectivo. A seguir vem outro objectivo mais ambicioso, periquitos de corpo negro e asas brancas. Não é loucura, lol. É mesmo possível.
Sim, o que eu pretendo é uma ave sem melanina. Ao juntar spangle com opalino obtemos asas em que cada pena individual tem a zona central branca (ou amarela) e o rebordo da côr do corpo. Pessoalmente acho uma combinação muito atraente. Acho que a "qualidade" das penas também é alterada, fica com um aspecto mais "suave". Não sei definir melhor, acho que um criador de canários saberia explicar melhor que eu. O problema com a combinação spangle + opalino é que não elimina totalmente a melanina nas asas. Na maioria das aves ainda aparecem algumas penas com "pintas" negras. A minha ideia ao juntar a mutação asa-clara é tentar reduzir a pigmentação dessas penas negras esporádicas de modo a passar despercebido no aspecto global.MAXeJUCA Escreveu:Nesta combinação de mutações tenho também algumas questões..
.. que gostaria de discutir consigo, o facto de se pretender obter aves Spangle+Opalino+Asas-claras não é contraproducente? Passo a explicar a minha dúvida, a junção das mutações Spangle e Opalino tem como objectivo (presumo) diminuir a melanina (pigmento preto) e levando (arrastando) a côr para as costas da ave, é isso?
Por outro lado a mutação Asas-claras faz a substituição do pigmento preto no dorso por branco "sujo"..
Logo a minha questão tem a ver com o que pretende, será uma ave sem qualquer vestigio de melanina, com a coloração do corpo (e asas) o mais uniforme possível e ainda mantendo uma pigmentação muito acentuada, é isso?
Neste momento tenho aves spangle + asa-clara e gosto muito do resultado. As asas são muito claras apenas com os rebordos das penas cinzento muito clarinho. O contraste das asas com o corpo é muito evidente. Mas tenho um problema, a mutação asas-claras reduz a intensidade da côr do corpo. Na realidade, não tenho a certeza se a mutação é mesmo asas claras ou diluído porque tenho muita dificuldade em distinguir os dois fenotipos mas os efeitos são semelhantes. O meu plano é reforçar a côr do corpo com 1 factor de escurecimento.
Escolhi a côr do corpo violeta simplesmente porque é a que mais me agrada e porque não é muito comum, além disso funciona como factor de escurecimento e pretendo aves com 2x este factor para reforçar o efeito violeta. A face amarela escolhi porque reforça o efeito que quero obter que é uma ave muito colorida sem pigmentação negra.MAXeJUCA Escreveu:Não estou sequer a entrar com o factor Violeta e Face Amarela..
O efeito final que pretendo é uma ave com o corpo violeta, face amarela e as penas das asas com o rebordo da cor do corpo (efeito conjugado spangle + opalino) e a zona interior das penas menores branca. As penas longas das asas ficam amarelas (efeito face amarela tipo I) Não é um fenótipo que se veja todos os dias

O objectivo é obter este fenótipo mas com o corpo violeta e sem as pintas negras nas asas.

Uploaded with ImageShack.us
MAXeJUCA Escreveu:Se quiser partilhar os objectivos e os passos para o conseguir serão bem vindos!!
Abraços