anja-azul Escreveu:(...)
deixar os cães serem cães, não implica que não se veja que tenham frio. a estrela tem o pelo muito curtinho e mesmo em casa, por vezes, treme de frio. e não vivo no pólo norte
Concordo plenamente.
Proteger o cão, especialmente certas raças, com uma capa para o frio e/ou chuva não tem nada a ver com enfeitá-lo com vestimentas.
O meu Guga é muito friorento. O pêlo é curto e pouco... (o whippet não tem sub-pêlo) e ainda por cima tão lingrinhas, praticamente não tem defesas.
Há uns anos tentei arranjar-lhe(s) uma capa mas não encontrei a medida nem o modelo ideal para o whippet ou outra que se adaptasse à morfologia deles. Embora, na zona onde vivo, não se verifiquem temperaturas muito baixas, contudo, à hora a que costumo sair de manhã cedo para o 1º e mais longo passeio (cerca das 6h) no inverno há dias em que a temperatura não anda muito longe dos zero graus.
Entretanto, o que fui verificando com o decorrer do tempo é que eles não dão sinais evidentes de terem frio, mas isto verifica-se se forem sempre a andar e, principalmente, se tiverem a iniciativa de dar uma corridinha logo no início da caminhada. Um factor importante tem a ver com o modo de andar. Eles ou correm ou andam a trote. Não caminham devagar. Só começam a tiritar de frio quando, por qualquer motivo, paramos por algum tempo.
Outra situação diferente é quando chove e está vento. Aí já não há corridinha que lhes valha. O Guga, então, treme que até faz dó. Mas isto só acontece quando a chuva nos apanha desprevenidos a meio do passeio, porque com tempo chuvoso eles preferem que eu vá passear sozinho...