Pois, GatinhoOscar, os nossos pais não nos cortaram os dedos ou as mãos quando fazíamos das nossas em criança, mas claro está que nos alertavam e nos davam um raspanete!
O que este senhor/senhora ou qualquer pessoa que queria ter um animal deverá educa-lo desde pequenino.
O meu gato quando era bebé tinha a mania de arranhar as unhas num tapete de bambu, mesmo com o arranhador à disposição. Sempre que eu o ouvia a arranhar as unhas onde não devia, ralhava com ele, uma palmadinha ao de leve e mostrava o sítio correr para ele arranhar as unhas (pegava na patinha dele e esfregava no arranhador). Estivemos assim uns dias até que ele aprendeu e passou a arranhar onde devia: agora não faz outra coisa, passa a vida a arranhar as unhas

nos três sítios que tem para o efeito.
E mesmo depois de lhe cortar as unhas, passados uns 4 ou 5 dias ele já volta a ficar com elas afiadinhas

de tanto arranhar!
Tenho algumas coisas arranhadas por ele? Por acaso não são assim tantas, é mais a manta do sofá onde ele gosta de fazer umas corridas para ver quem chega primeiro ao interruptor da luz

Mas e se tivesse? Não vai ser por umas mantas, que ficam como novas se cortarmos os fios, ou outra coisa qualquer (que pode ser lixada e envernizada e fica como nova - olha, tens um móvel novo em casa? Que giro! É todo personalizado e tudo! Onde o compraste?) que vou submeter o meu bicho a uma atrocidade!
Também ensinamos as crianças a não morder e a não arranhar (entre outras coisas), porque não ensinar também os animais? Porque podem não perceber tudo o que dizemos ou fazemos, mas percebem alguma coisa