O que os cães fazem, e como devemos actuar.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

CarlotaM
Membro
Registado: segunda nov 15, 2010 1:03 pm

quinta jun 16, 2011 1:26 pm

JackLab Escreveu:Paciencia, insistência e consistência são as palavras de ordem, muita repetiçao. Com o tempo o cachorro vai aprendendo. O jack até hj é brincalhao e maluco, mas apenas me roeu um banco de cozinha e mordiscou um sapato, e uns rolos de papel higienico....roubou algumas coisas da bancada da cozinha, pouco mais.....
Ouvi dizer que um colega meu, que tem um cão, não me lembro da raça apenas que é grande, mandou operá-lo já por duas vezes, a primeira porque engoliu uma bola, a segunda uma peça de vestuário da mulher. Fico eu a pensar que se calhar o Leão também está cheio de objectos estranhos na barriga e se calhar também deveria ir verificar isso.. Imagine-se que também ele precisa de ser operado e eu nem sei.
Em antítese, acho um bocado estranho, afinal, os cães não roem e engolem coisas naturalmente? E vamos estar "sempre" a operá-los?
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quinta jun 16, 2011 1:31 pm

Ó CarlotaM!... :lol: :lol: :lol:

Pronto, leve lá o cão ao veterinário para fazer uma radiografia.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
tipets
Membro
Registado: quinta mai 19, 2011 10:37 am

quinta jun 16, 2011 1:38 pm

LuluB Escreveu:
tipets Escreveu:Falo de escolas que trabalhem apenas com reforço positivo, clicker. Por curiosidade Lulub poso saber porque é que não gosta de treinadores? :roll:
Não tenho nada contra treinadores, nem contra treino, pelo contrário, sou toda a favor.

Do que eu não gosto é de soluções comodistas: não sabemos como fazer, não estamos para nos incomodar a aprender nem a alterar os nossos hábitos quotidianos, mete-se o cão no treinador, ele que tenha o trabalho a que não estamos para nos dar o incómodo.

Não é o caso da CarlotaM, e também não acho que o caso do Leão seja tão grave que necessite de um treinador para o meter, a ele e aos donos, nos eixos. É apenas um cachorrão de uma raça em que os cachorrões são assim. Nada que não se controle e não se eduque com alguma paciência.
Mas recorrer a um treinador não me parece uma solução nada comodista, antes pelo contrário. Nas escolas que eu conheço, o cão é treinado pelo dono e não pelo treinador. O segundo apenas ensina como fazer e é o próprio dono que as faz, sempre a ser corrigido pelo treinador em caso de erro.
Na minha opinião, o dono tendo a capacidade financeira, acho que é o melhor sitio para se tirarem todas estas dúvidas e fazer o melhor treino.
A minha Golden já começou o treino de obediência e muita socialização e digo-lhe que é o melhor que fazemos, já senta, deita, obedece ao "larga"...é um trabalho de prevenção de possíveis dores de cabeça que poderiam surgir no futuro.
O Leão com 20 meses já deveria de saber pelo menos o que é um "LARGA" e pelos vistos não sabe, por isso se os donos com perto de 20 meses de convivência com o Leão ainda não conseguiram, porque não pedir ajuda, se têm esssa possibilidade? :)
CarlotaM
Membro

quinta jun 16, 2011 1:51 pm

vfrusso Escreveu: Sinceramente penso que no seu caso não é prioridade coloca-lo numa escola de obdiencia, mas sim perceber como deve treina-lo a obdecer ás suas ordens.
(…) No inicio cai mas depois parava olhava para ela durante dois segundos mandava-lhe um não bastante autoritario e mandava ficar quieta enquanto me aproximava dela devagar. No inicio ainda fugia mas depois percebeu que não vou cair na brincadeira e resulta a maior parte das vezes.
LuMaria Escreveu:Se pode frequentar uma escola, força. Básicamente a aprendizagem é mais para os donos e acaba por passar momentos de qualidade com o seu cão.
Se as minhas me roubassem o saco do lanche, gritava FICA, sacava o saco e dáva-lhes com ele na pinha.
LuluB Escreveu:
tipets Escreveu:Falo de escolas que trabalhem apenas com reforço positivo, clicker. Por curiosidade Lulub poso saber porque é que não gosta de treinadores? :roll:
Do que eu não gosto é de soluções comodistas: não sabemos como fazer, não estamos para nos incomodar a aprender nem a alterar os nossos hábitos quotidianos, mete-se o cão no treinador, ele que tenha o trabalho a que não estamos para nos dar o incómodo.
Não é o caso da CarlotaM, e também não acho que o caso do Leão seja tão grave que necessite de um treinador para o meter, a ele e aos donos, nos eixos. É apenas um cachorrão de uma raça em que os cachorrões são assim. Nada que não se controle e não se eduque com alguma paciência.
As vossas respostas vão todas no mesmo sentido e percebo perfeitamente o que me estão a dizer. Obrigada.
Antes de Tipets ter feito a pergunta e a LuB ter respondido, eu ia dizer isto: Acha uma frivolidade e um capricho, não é LuB ?
E agora digo.. e teria todo o direito de achar que é, especialmente no meu caso. Oiço falar em treinadores maravilhosos e que é algo que se deve fazer, que os cães ficam outros, e então pensei que seria uma boa ideia. Não quero dizer que não seja, mas, se ainda nem “passei” a etapa básica, ainda agora comecei a tentar, com, tal como diz, um cachorrão perfeitamente capaz e apto a que lhe metam nos eixos, vou partir para a tal solução comodista? Tem toda a razão. Lá está, se calhar se houvesse a hipótese de lhe fazer uma lobotomia e me dissessem que era a solução ideal e que resultava, eu ponderava !( Obviamente estou a brincar..ou não… :wink: ).
Ainda não atingi de todo os meus limites, como referiu, mas, quando ou se os atingir, e tiver consciência plena de que fiz até ao meu alcance, vou ponderar de novo colocá-lo numa escola de obediência.
De resto, sou toda a favor do reforço positivo mas acho que realmente de vez em quando levarem com a saca do lanche na pinha não é tão má ideia quanto isso e bem merecem!
Última edição por CarlotaM em quinta jun 16, 2011 2:42 pm, editado 2 vezes no total.
CarlotaM
Membro

quinta jun 16, 2011 1:54 pm

Tipets, o Leão tem 8 meses. Está a ler o tópico salteado.. :| :wink:
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quinta jun 16, 2011 2:04 pm

Nós queremos sempre ver os nossos cães a aprender tudo muito depressa.
Mas se até nós levamos o nosso tempo para aprender...
E há os que aprendem mais depressa que os outros, mas aprendem todos. assim tenhamos paciencia e sejamos persistentes.
A minha Tonia está comigo quase há um ano. Aprendeu agora o " Senta! " :lol: :lol:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta jun 16, 2011 2:13 pm

:lol: Tadinha... é diminuida mental...
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
CarlotaM
Membro

quinta jun 16, 2011 2:30 pm

LuluB Escreveu:Ó CarlotaM!... :lol: :lol: :lol:
Sei lá..LuB, oiço dizer tanta coisa!!! E o Leão comeu as tais duas lâmpadas lembra-se? Os filamentos estavam intactos mas onde está o resto..? E as lentes dos meus óculos, onde estão elas..?!

...Faz-me lembrar uma destas semanas em que o meu marido não estava, e eu estava à noite com o Leão na sala (é o nosso ritual, primeiro "fumamos" um cigarro nas escadas da casa, a ver a lua e depois vamos os dois para a sala, ele deita-se no chão ao lado do sofá e adormece e eu faço qualquer coisa, ou vejo tv e adormeço também..), nessa noite pintei as unhas e depois fui à cozinha. Ao chegar à sala, não via nem o meu verniz nem a acetona em lado nenhum, e olhei para o Leão e parecia que ele tinha a boca cosida, que estava assim espécie de boca de velhota sem dentes, sabem ? E pensei “ò meu Deus o cão comeu o verniz e a acetona e agora está com a boca colada!”
A aflição com que fui verificar a boca dele, e ainda por cima, os labs, não sabia eu, têm o lábio mais pegado à gengiva do que por exemplo os caniches (que conheço melhor fisicamente). Primeiro que eu percebesse que afinal estava tudo normlíssimo, e que o verniz e acetona tinha-os levado comigo para a cozinha, precisamente para ele não lhes chegar!
E a cara de espantado do Leão enquanto eu lhe inspeccionava a boca com os dedos todos e perguntava-lhe "O que fizeste tu Leão ?! O que foste fazer?!"
Coitado, não ganhámos para o susto!
CarlotaM
Membro

quinta jun 16, 2011 2:45 pm

O Leão que quase não sabe mais nada, sabe o senta. Deixou-me muito feliz nicasxi!
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quinta jun 16, 2011 4:07 pm

CarlotaM Escreveu:
LuluB Escreveu:Ó CarlotaM!... :lol: :lol: :lol:
Sei lá..LuB, oiço dizer tanta coisa!!! E o Leão comeu as tais duas lâmpadas lembra-se? Os filamentos estavam intactos mas onde está o resto..? E as lentes dos meus óculos, onde estão elas..?!
Deixe-me responder-lhe com outra pergunta: se o seu filho bebé tivesse feito o mesmo com os seus belos óculos Prada, o que teria feito?
...Faz-me lembrar uma destas semanas em que o meu marido não estava, e eu estava à noite com o Leão na sala (é o nosso ritual, primeiro "fumamos" um cigarro nas escadas da casa, a ver a lua e depois vamos os dois para a sala, ele deita-se no chão ao lado do sofá e adormece e eu faço qualquer coisa, ou vejo tv e adormeço também..), nessa noite pintei as unhas e depois fui à cozinha. Ao chegar à sala, não via nem o meu verniz nem a acetona em lado nenhum, e olhei para o Leão e parecia que ele tinha a boca cosida, que estava assim espécie de boca de velhota sem dentes, sabem ? E pensei “ò meu Deus o cão comeu o verniz e a acetona e agora está com a boca colada!”
A aflição com que fui verificar a boca dele, e ainda por cima, os labs, não sabia eu, têm o lábio mais pegado à gengiva do que por exemplo os caniches (que conheço melhor fisicamente). Primeiro que eu percebesse que afinal estava tudo normlíssimo, e que o verniz e acetona tinha-os levado comigo para a cozinha, precisamente para ele não lhes chegar!
E a cara de espantado do Leão enquanto eu lhe inspeccionava a boca com os dedos todos e perguntava-lhe "O que fizeste tu Leão ?! O que foste fazer?!"
Coitado, não ganhámos para o susto!
Calculo que não. E afinal onde estavam os frascos e respectivos líquidos?

Este relato ilustra na perfeição o que eu disse mais atrás: quando se tem em casa um cachorrão que rouba e mordisca tudo, não se pode nem deve facilitar. As coisas perigosas ou que não se quer que ele leve põem-se fora de alcance e não pode haver distracções. Tal e qual como se faz com as crianças pequenas.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
CarlotaM
Membro

quinta jun 16, 2011 4:56 pm

LuluB Escreveu: Ó CarlotaM!... :lol: :lol: :lol:
Deixe-me responder-lhe com outra pergunta: se o seu filho bebé tivesse feito o mesmo com os seus belos óculos Prada, o que teria feito?.
Uma radiografia
Calculo que não. E afinal onde estavam os frascos e respectivos líquidos?!
...Primeiro que eu percebesse que afinal estava tudo normlíssimo, e que o verniz e acetona tinha-os levado comigo para a cozinha, precisamente para ele não lhes chegar!!
...Este relato ilustra na perfeição o que eu disse mais atrás: quando se tem em casa um cachorrão que rouba e mordisca tudo, não se pode nem deve facilitar. As coisas perigosas ou que não se quer que ele leve põem-se fora de alcance e não pode haver distracções. Tal e qual como se faz com as crianças pequenas.
Sim, o meu filho teve alguns acidentes, nenhum grave, felizmente.

Tal como o Leão.
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quinta jun 16, 2011 6:23 pm

Os acidentes acontecem (uma ou outra vez, não é constantemente), mas nunca se deve descurar a prevenção. O hospital veterinário do Porto tinha exposto (não sei se ainda tem) uma série de objectos que tiveram que retirar aos cães, era uma espécie de aviso aos donos.
Comer lâmpadas, óculos, roubar constantemente objectos... parece-me que antes de pensar em treinar o cão, tem de lhe proporcionar um ambiente minimamente seguro. Conhecendo o cão que tem e sabendo que ele engole tudo, habitue-se a não lhe deixar nada perigoso ao alcance... :?
CarlotaM
Membro

sexta jun 17, 2011 9:54 am

Agradeço as vossas respostas, mas temos a tendência em dizer coisas óbvias uns aos outros, como se fossemos detentores das verdades e da sabedoria. Há coisas que são senso comum, muitas delas se não a maioria, e debitarmos o que é de senso comum uns aos outros não será uma grande mais valia, porque se calhar, o que se pretende é que digamos coisas resultantes das nossas experiências ou sabedoria pessoal e diferenciada, para que os outros possam aproveitar os nossos ensinamentos.

Obviamente que todos praticamos a prevenção.
Todos sabemos que devemos prevenir acidentes. O que pode estar em causa é que, tendo um cão após tantos anos sem um cão, não temos bem a noção até que ponto é que, de facto, ali, logo nos primeiros dias, devemos alterar as nossas rotinas de anos, de onde colocamos os telemóveis, os óculos, as chaves, ao entrar em casa.
Não nos lembramos assim à primeira instância que as lâmpadas dentro da caixinha de ferro do bric-a-brac podem afinal estar à mão do cão.
São coisas que vamos tendo a noção com a convivência com o cão.

Por outro lado, temos as nossas casas, e vivemo-las, e as coisas estão nos seus devidos lugares, que serão, à partida, lugares que fazem sentido considerando uma série de factores: organizacionais; quantas vezes precisamos de aceder a aquele objecto; de prevenção, se forem perigosos se ingeridos(medicamentos, detergentes, etc); e motivos estéticos, por exemplo.
Mesmo tendo tudo isto em consideração, há coisas que nos escapam porque nos apanham desprevenidos, a não ser que se more num “bunker”

Imagino também que na barriga o Leão tenha também algumas pedras do jardim, e alcatrão das obras onde passamos onde eu o vou passear, porque ele gosta de cheirar o alcatrão.

O meu comentário sobre o cão do meu colega que supostamente já foi operado duas vezes porque engoliu uma bola e depois uma peça de vestuário deve-se nomeadamente ao facto de se pensar quantos cães não andarão com coisas nas barrigas, porque ao longo das suas vidas podem roer e engolir imensa coisa vs. se soubermos que engolem (muitas vezes nem sabemos), operá-los tornar-se-á rotineiro e algo que se deva fazer ?

Na vossa/nossa lógica da prevenção, levada ao extremo, acham que devemos, de tempos a tempos, pelo sim pelo não, levar o cão a fazer uma radiografia?
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sexta jun 17, 2011 11:11 am

Carlota,
Se as coisas seguirem o percurso natural " tudo o que entra, sai" :lol: .
Portanto objectos pequenos que o estomago do Leão não consiga digerir e assimilar apanham a via verde e mais tarde ou mais cedo saem.
O problema é quando esses objectos , como roupa, por exemplo, causam obstruções. Aí dá-se logo pela coisa e o cão pode ter de ser operado.
Agora volta e meia operar o cão para recuperar objectos " guardados".... :lol: :lol: :lol:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
CarlotaM
Membro

sexta jun 17, 2011 11:41 am

Nicasxi, obrigada, é isso que eu esperava, uma opinião sobre a matéria, por acaso condiz com a minha, mas podia não condizer.
E foi mais interessante (leia-se proveitosa) para mim nesta questão concreta do que um sermão de senso comum sobre a prevenção. :)
Última edição por CarlotaM em sexta jun 17, 2011 11:55 am, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Cães”