Vendas (i)legais??

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo dez 21, 2003 2:28 am

lacerta Escreveu: Um animal que é criado em cativeiro não foi tirado do seu habitat natural.
na natureza se numa postura de vinte ovos um ou dois animais chegarem a dultos e se reproduzirem já é muito bom, em cativeiro podem sobreviver todos.

"...O que o ser humano faz é uma seleçção irracional e protege apenas o que lhe mais interessa e o que é mais bonito..."

Se o homem escolhe o que lhe interessa (isso foi o que aconteceu com o cão por exemplo), então está a utilizar alguma forma de raciocinio.
A selecção "racional" só pode ser exercida pelo Homem pois que eu saiba é o unico animal, até à data, capacitado para tal. :roll:
A selecção natural é sempre irracional. :?

Cumprimentos

Lacerta
A questão é que para criar esses animais em cativeiro foram e são retirados animais da vida selvagem.

Não há vantagem para a natureza de sobreviverem todos os ovos, haveria sim, de sobreviverem os mais aptos. Lamarck e Darwin estariam a dar pulos de corça com essa sua "teoria" :D

Essa história de selecção racional e Irracional é de todo ilógica. A selecção natural não é irracional, e´apenas, a sobrevivência dos mais aptos, coisa que não se passa com as escolhas do homem.

Pelos vistos a do homem é que seria uma selecção irracional,se assim existisse , pois não são os animais genéticamente mais aptos que se reproduzem... :D
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
lacerta
Membro Veterano
Registado: segunda abr 29, 2002 1:07 pm

domingo dez 21, 2003 4:19 pm

Vejo que não compreendeu.
Vou tentar ser ainda mais explícito.

Na minha opinião não cabe ao Homem fazer o trabalho da natureza, o que eu disse é que a selecção que o homem faz e tem feito ao longo de milhares de anos tem sido tão vantajosa para si como para as espécies "escolhidas", sejam elas quais forem.

Isto não quer dizer que se devam substituir as espécies selvagens por variedades domésticas, apenas existentes em cativeiro. Pelo contrário, ao selecionar algumas espécies, neste caso as mais aptas a viver num terrário por exemplo, e ao cria-las em cativeiro está-se a reduzir o impacto sobre os animais que vivem na natureza.
Se eu vou gastar algumas centenas de euros na compra de uma serpente, vou obviamente preferir uma que tenha sido criada em cativeiro, muito mais fácil de manter, porque está adaptada a viver em cativeiro!

Não há vantagem para a natureza de sobreviverem todos os ovos, haveria sim, de sobreviverem os mais aptos. Lamarck e Darwin estariam a dar pulos de corça com essa sua "teoria"

O que entende por "vantagem para a natureza":?:

Darwin já está habituado a ser incompreendido...;)

Cumprimentos

Lacerta
akira
Membro Veterano
Registado: segunda jul 15, 2002 10:55 am

domingo dez 21, 2003 4:30 pm

Se eu vou gastar algumas centenas de euros na compra de uma serpente, vou obviamente preferir uma que tenha sido criada em cativeiro, muito mais fácil de manter, porque está adaptada a viver em cativeiro!

Ainda bem que pensa assim, tenho pena é que para abastecer o este mercado, muita outras vão ser tiradas do seu ambiente natural :evil: .
lacerta
Membro Veterano

domingo dez 21, 2003 4:47 pm

Tem razão, alguns tiveram que ser retirados da natureza mas, a maior parte das espécies com mais procura, são hoje criadas em cativeiro e existe legislação internacional que regula o comércio destas espécies.
Não digo que tudo funcione na perfeição, mas alguma coisa tem sido feita.
;)
CasadeAnaval
Membro Veterano

domingo dez 21, 2003 9:28 pm

lacerta Escreveu: O que entende por "vantagem para a natureza":?:

Darwin já está habituado a ser incompreendido...;)
Estou a ver que sim...procure duas palavras na obra de Darwin, uma é Selecção e outra é Natural :)
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
lacerta
Membro Veterano

segunda dez 22, 2003 2:21 pm

Não respondeu à minha pergunta...:cry:

Mas não faz mal, fique lá com a bicicleta! ;)

Feliz Natal para todos!!!

Lacerta
CasadeAnaval
Membro Veterano

segunda dez 22, 2003 7:31 pm

lacerta Escreveu: Não respondeu à minha pergunta...:cry:

Mas não faz mal, fique lá com a bicicleta! ;)

Feliz Natal para todos!!!

Lacerta
O problema é que não percebeu sequer a minha resposta. Vi agora, como naquele livro do Woody Allen, " Getting Even" que temos andado a jogar dois jogos de Xadrez diferentes. Eu segundo as regras, você segundo a sua concepção única do mundo

Fique bem.
lacerta
Membro Veterano

terça dez 23, 2003 4:35 pm

Lamento desaponta-lo, mas percebi perfeitamente a insinuação contida na sua resposta, só não compreendo a sua noção de selecção natural (uma vez que põe Lamarck e Darwin no mesmo saco), assim como algumas das suas intervenções neste tópico, que me são dirigidas.
Penso que me interpretou mal quando disse:

"... na natureza se numa postura de vinte ovos um ou dois animais chegarem a adultos e se reproduzirem já é muito bom, em cativeiro podem sobreviver todos."

O que eu quis dizer é que se sobrevivem todos (ou pelo menos a maioria), se torna cada vez mais desnecessário recorrer aos animais capturados na natureza.

Por outro lado...

Akira escreveu:
"Selecção natural, pois!!!
O que o ser humano faz é uma selecção irracional e protege apenas o que lhe mais interessa e o que é mais bonito."

Eu escrevi:
Se o homem escolhe o que lhe interessa (isso foi o que aconteceu com o cão por exemplo), então está a utilizar alguma forma de raciocínio.
A selecção "racional" só pode ser exercida pelo Homem pois que eu saiba é o único animal, até à data, capacitado para tal.
A selecção natural é sempre irracional.

CasadeAnaval escreveu:
( ...Essa história de selecção racional e Irracional é de todo ilógica. A selecção natural não é irracional, é apenas, a sobrevivência dos mais aptos... )

Até aqui tudo bem...

( Pelos vistos a do homem é que seria uma selecção irracional, se assim existisse , pois não são os animais geneticamente mais aptos que se reproduzem...)

Quando um criador de cães Serra-da-Estrela escolhe os melhores exemplares para cruzar, não está a seleccionar os animais geneticamente mais aptos?
Isto não se trata, obviamente, de selecção natural, nem eu disse que o era!

Feliz Natal! :D

Lacerta
Última edição por lacerta em segunda jun 21, 2004 2:02 am, editado 1 vez no total.
mikey
Membro Júnior
Registado: segunda nov 04, 2002 10:53 pm

terça dez 23, 2003 9:58 pm

Só queria informar o seguinte:
Segundo a [b]Portaria 359/92 (2ª série), [/b]é proibida a detenção de animais vivos das espécies constantes do anexo II da Convenção Sobre o Comércio Internacional das Espécies de FAuna e Flora Ameaçadas de Extinção (Convenção de Washington), a seguir enumeradas:
[u] Mamíferos:[/u]
[b]Primatas[/b] - todas as espécies
[b]Carnívoros:[/b] [i]canídeos[/i] - todas as espécies
[i]ursídeos[/i] - todas as espécies
[i]felídeos[/i] - todas as espécies
[u]Reptilia:[/u]
[b]Crocodylia:[/b] [i]alligatoridae[/i] - todas as espécies
[i]crocodylidae[/i] - todas as espécies
[i] gavialidae [/i]- todas as espécies
[b]Serpentes:[/b] [i]boidae[/i] (jibóias, pitons, anacondas,etc) - todas as espécies
[i]elapidae[/i] (najas, etc) - todas as espécies
[i]viperidae [/i](víboras, cascavéis,agkistrodons)- todas espéc
O disposto anterior não se aplica à detenção de animais vivos das espécies mencionadas quando:
a) o detentor prossiga fins principalmente científicos ou educativos;
b) os animais se destinem à reprodução e criação em cativeiro e as entidas detentoras estejam devidamente autorizados para o efeito pelas autoridades competentes, após parecer favorável do Serviço Nacional de Parques, Resevas e Conservação da Natureza (SNPRCN);
c) os animais se destinem à exibição pública e os detentores estejam devidamente autorizadas para o efeito pelas entidades competentes, após parecer favorável do SNPRCN.
...
O disposto na presente portaria não se aplica às espécies cinegéticas
...

Esta é a lei em vigor em Portugal. Aliás é a parte mais fulcral.
Qualquer dúvida é só perguntar..
Cumprimentos a todos.
Michael Almeida
[email protected]
akira
Membro Veterano

quarta dez 24, 2003 2:01 pm

Este serviço foi extinto há muito tempo SNPRCN dando lugar ao ICN www.icn.pt
mikey
Membro Júnior

quarta dez 24, 2003 2:10 pm

Dah!!!
Qualquer um sabe disso (suponho). Mas na lei é assim que está escrito, não somos nós que o podemos alterar, isso cabe aos competentes da área. No entanto actualmente esta portaria é assim e temos que nos restringir a este, mais nada...
Abraços, Bom Natal pra todos.
akira
Membro Veterano

quarta dez 24, 2003 3:45 pm

Dah!!!

:evil: :o :evil: :o :evil: :o :evil:
CasadeAnaval
Membro Veterano

sábado dez 27, 2003 12:52 pm

mikey Escreveu: Dah!!!
Qualquer um sabe disso (suponho
eeeee.... Pelos vistos você não sabia :)
akira
Membro Veterano

sábado dez 27, 2003 3:10 pm

POIS!!!!! :lol: :lol: :lol:
mikey
Membro Júnior

domingo dez 28, 2003 8:53 pm

Primeiro: sabia... e sei mais sobre estes assuntos do que vocês podem estar a pensar, incluindo conhecer pessoas que trabalham em organizações de burocracia animal, nomeadamente CITES, ICN, DGV, entre outros.
Segundo: A própria alteração de como as coisas estão escritas na lei é ilegal.
Terceiro: se estão tão preocupados com a ilegalidade de ter animais exóticos não se preocupam com a ilegalidade de mudar a própria lei?
Quarto: A informação que enviei achei imprescendivel para quem "defenda" os vossos valores para no caso de conhecerem quem está ilegal, poderem defender-se com a LEI, e escrevi tal como está escrito no documento protocular.
Quinto: é de extremo mau gosto o criticismo que fazem a alguém a querer-vos AJUDAR.

Em vez de mandarem bocas, se unissem com outras pessoas e agissem em vez de criticar, as coisas evoluiam, agora essas atitudes, nem fica bem, e as coisas andam para trás.

Se o fórum é sobre a ilegalidade, temos de ver primeiro a lei em vigor. Com o conhecimento dessa lei, podemos levar avante as coisas, ou não acham? Já tinham conhecimento desta lei e seu conteúdo? As coisas não se arranjam de mãos dadas, mas há sempre um modo de defendermos sem nos considerarem uns incompetentes ecológicos e amigos dos animais. A união faz a força, o criticismo aos nossos semelhantes só leva à degradação social e à fraqueza dos valores que defendemos.

Fica ao critério de cada um.....

Abraços
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”