Re-esteriliza¢ao de uma canita

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
BrownEye
Membro Veterano
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm

segunda out 15, 2012 1:18 pm

mjoaomarques Escreveu:Cada vez mais frequentemente, fico atónita com os casos que aparecem na Arca. Ou tenho tido muita sorte com as equipas veterinárias que tenho consultado (Caldas, Lisboa e Porto) ou então algo de errado se passa com vários donos. Não percebo como o dono decide submeter o seu animal a processos invasivos sem saber exatamente do que se trata, quais as vantagens e desvantagens e quais as alternativas. Neste exemplo específico fala-se de uma esterilização. Seja qual for o método escolhido, em Portugal, é necessário assinar um termo de responsabilidade, ficando uma cópia para o detentor do animal, em que além de se identificar o animal e respetivo detentor, também (como é óbvio) é declarado a cirurgia que o animal irá fazer. Como é que um dono afirma então não saber qual o processo cirúrgico a que o seu animal foi submetido?
Uma crítica que espero, seja aceite como construtiva.

Agora a castração/esterilização. Quando é um procedimento cirúrgico efetuado num animal saudável para mim, não deixa de ser uma mutilação. Contudo, concordo com o método se constituir o recurso para evitar ninhadas indesejáveis ou para garantir a harmonia entre o dono e o animal. Mas pessoalmente, tomo essa decisão somente se não encontrar alternativa.
(...)
Eu talvez não me tenha explicado bem, tenho a mania dos resumos para não colocar mensagens enormes e depois não me faço entender :)

Eu fui devidamente informada de todo o processo cirúrgico, desde a sedação profunda ao recobro
Foi-me explicado que para a cadela não fazer os cios teriam que remover o útero e ovários (ovariohisterectomia)
Fui inclusivamente informada do tempo aproximado de duração da operação, de alguns riscos. tal como o da sedação,etc

Mas não fui informada que poderia eventualmente ficar algum resto de ovários e a cadela continuar a fazer o cio, isso só fui informada depois.quando apareceu o 1º cio à cadela

Aqui de facto não se assina nenhum documento aquando da cirúrgia, penso que não fará parte do protocolo, mas foi-me tudo explicado verbalmente.
BrownEye
Membro Veterano

segunda out 15, 2012 1:44 pm

Floripes3 Escreveu:BrownEye, acompanhei o caso de uma cadela, há anos, que foi castrada mas continuou a ter cios. A cadela era uma rafeira de porte muito grande que já tinha tido várias ninhadas e fazia guarda a um estaleiro. As ninhadas eram um problema para as condições em que ela vivia, e o dono daquilo acabou por pedir ajuda a uma voluntária de uma associação que o ajudava.

Na altura em que fez o primeiro cio depois da cirurgia, o veterinário que a fez foi contactado e justificou-se com a possível remanescência de algum resto de tecido ovárico, mas também indicou que com o tempo esse tecido secaria e acabaria por ser absorvido, deixando a cadela de ter cios. Portanto, não via razão para se voltar a abrir o animal e procurar esses restos, o que realmente não se fez.

De facto, com o tempo os cios foram-se tornando mais raros e mais curtos, acabando por desaparecer por completo. Não sei se isto ocorrerá com todas, mas com esta foi assim. No entanto, soube de mais uma ou duas que tiveram de ser intervencionadas outra vez. Por isso, nada melhor do que falar com o seu novo vet e avaliarem o que fazer no caso da sua.
Obrigado pelo seu testemunho Floripes, tenho sempre as suas palavras em grande conta.

Eu já falei e tirei todas as dúvidas com a nova veterinária, ela recomenda uma nova cirúrgia.
Eu é que estou com medo de fazer passar a canita por tudo outra vez e vai que não dá certo por qualquer razão, que alguma coisa corra mal...
Mas claro só eu posso decidir, mas agradeço muito esta troca de experiências.
BrownEye
Membro Veterano

sexta nov 02, 2012 6:30 pm

Ontem a minha Rafita (RafaNina) fez uma consulta pre-operatoria, esta tudo bem com ela, excepto uns gramas a mais, :D

A Re-esterilizacao foi marcada para dia 22-11-2012.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sexta nov 02, 2012 6:32 pm

Boa! :D Que corra tudo bem, é o que desejo!
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
BrownEye
Membro Veterano

sexta nov 02, 2012 6:34 pm

Floripes3 Escreveu:Boa! :D Que corra tudo bem, é o que desejo!
Obrigada Floripes3

Ha mais de 30 anos que tenho caes, e fico sempre em pulgas quando tenho que os submeter a alguma cirurgia...por mais que me tranquilizem!
Responder

Voltar para “Cães”