Caturras - alimentaçao

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
white_tiger
Membro
Registado: quarta jul 23, 2003 3:06 pm
Localização: 2 caturras: 1 pérola canela faces brancas(femea), 1 faces brancas(macho)

domingo dez 28, 2003 8:57 am

Boas
Eu adorava fazer criação de caturras, mas mesmo assim nao sei se elas serao muito novas ou alguma coisa do genero. Vou fazer como me aconcelhou e esperar mais um pouco para por o ninho, entretanto vou-me aconcelhando sobre criação, afinal, para que ter pressas??!! ;)
Realmente na loja nao me disseram nada, e desde ja agradeço qualquer informação que me possa facultar :D

Obrigado
white_tiger
Membro
Localização: 2 caturras: 1 pérola canela faces brancas(femea), 1 faces brancas(macho)

domingo dez 28, 2003 9:37 am

Já estive a procurar sites e encontrei um que afirmava que a maturidade sexual nas caturras so era atingida antes de fazerem um ano, por isso comprei as minhas na altura ideal, pois como as comprei no verao, provavelmente na primavera ja estarao boas para tal fim :D
Se estiverem interessados, aqui fica o site:

http://www.terravista.pt/enseada/1664/infoave5.htm
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

domingo dez 28, 2003 8:21 pm

Isto não tem nada a ver com o tópico... mas, quando fui tapar a gaiola das caturras agora à noite, reparei que havia sangue por todo o lado e a pata de uma delas estava com uma ferida, como da outra vez... que será que se passa? Nunca as vi à luta... :(
drlpfae
Membro Veterano
Registado: sábado set 07, 2002 12:28 pm

domingo dez 28, 2003 10:30 pm

o melhor será colocar as caturras em gaiolas separadas para ver se o problema é ou não de possiveis brigas

como esta a caturra ferida? se tem outros sintomas além da ferida ( como por exemplo esta mais parada, não come tanto, está mais apática...) secalhar o melhor será consultar um veterinário
lobosentado
Membro
Registado: quinta out 24, 2002 11:46 am
Localização: 2 papagaios cinzas,caturras,tartarugas,peixes e cães

segunda dez 29, 2003 3:22 am

olá tchinho,a tua gaiola como é?
É que pode não ter haver com agressividade, porque as caturras por norma são muito pacíficas, a gaiola por acaso não será daquelas de fabrico "caseiro",pode ter as arestas mal laminadas, e ela aleija-se quando lá passa, digo eu, mas tenta observá-las mais tempo pode ser que descubras algum comportamento estranho, se vires que tal separa-as e tenta saber se são macho e femea ou do mesmo sexo, elas não costumam ser muito agressivas, mas dao-se super bem com o sexo oposto durante qualquer época do ano
Tchinho
Membro Veterano

segunda dez 29, 2003 11:59 am

Olá a todos

Drlpfae e Lobosentado, quando eu estou em casa nunca as vi à luta, dão-se sempre bem. Elas não estão nada tristes, estão bastante activas e a cantar.
A gaiola é com grades largas e rectangular, com 70cm de comprimento e 40 de largura. Poderás vê-la brevemente no meu album, pois já lhes tirei umas fotos mas ainda não estão disponiveis.
O que tem pintas brancas nas penas do rabo será o macho ou a fêmea? :roll:

Vou olhar bem para elas agora à hora do almoço e ver se noto alguma coisa diferente. ;)

Obrigada pela vossa ajuda :)
sac
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

segunda dez 29, 2003 12:16 pm

Tchinho Escreveu: O que tem pintas brancas nas penas do rabo será o macho ou a fêmea? roll
Elas são que cor? Brancas ou cinzentas?
Se forem brancas não sei bem como se distinguem, se forem cinzentas é fácil: o macho tem um amarelo e umas rosetas na face de uma cor mais acentuada, enquanto que na fêmea é uma cor mais esbatida. Além do mais as fêmeas têm ao longo do rabo umas penas amarelas (em cada ponta) que o macho não tem.
Tchinho
Membro Veterano

segunda dez 29, 2003 12:55 pm

Sac, as minhas são cinzentas e têm as duas as manchas laranjas muito acentuadas. :roll:
Além disso, não têm essas penas amarelas no rabo... uma delas tem é penas com pintas brancas no rabo :roll: :roll: :roll:

Quando mas venderam até disseram que era através das penas da crista que se via se era macho ou fêmea :o :o :o

:evil: não percebo nada...
sac
Membro Veterano

segunda dez 29, 2003 1:21 pm

Também se pode ver pela poupinha, as dos machos são maiores que as das fêmeas.
Vê as penas da cauda: na parte de trás, se for fêmea, apresenta umas marcas horizontais, género listas negras com fundo amarelo, enquanto que as do macho são todas negras.

Como elas são cinzentas não se torna dificil distinguir os sexos, já que as caturras são dos poucos psitacideos com dimorfismo sexual bem marcado e onde, portanto, é fácil distinguir os machos das fêmeas. A não ser que sejam ambas muito novinhas e aí é mais complicado.

Esta é a minha Matilde, vê se é parecida com alguma das tuas. Se reparares o amarelo da face é muito esbatido e se for macho é muito mais acentuado.
Imagem
sac
Membro Veterano

segunda dez 29, 2003 1:23 pm

Agora estava a pensar... será que não tens 2 machos?????

É que isso pode explicar o porque de aparecerem com sangue nas patas... provavelmente brigam quando tu não estás por perto :?
Tchinho
Membro Veterano

segunda dez 29, 2003 3:15 pm

Achas?????????????

Olha, reparei que na foto da tua Matilde ela tem as tais pintinhas nas penas, a minha também tem assim, mas é no fundo das penas do rabo :?

Assim, que as fotos das minhas estiverem online, já vamos poder tirar a prova dos nove ;)

Eu não sei pôr as fotos aqui, como tu fizeste à tua... :(
sac
Membro Veterano

segunda dez 29, 2003 3:36 pm

Susana, as pintinhas brancas não tem nada a ver ;)

Quando tiveres as fotos on-line avisa-me, ok???
Tchinho
Membro Veterano

segunda dez 29, 2003 3:39 pm

Ok, Sónia ;)
white_tiger
Membro

segunda dez 29, 2003 3:41 pm

Desculpem nao ter respondido antes...

Tchinho: Deve ser muito chato, ver a tua caturra ferida e nao poder fazer nada porque nao se sabe como e que ela faz a ferida. A única dica que posso dar, e que tu já deves saber, é continuar a averiguar como é que ela se fere. Talvez se fores a um veterinario ele te possa dizer a causa do ferimento? ou talvez ele saiba tanto como tu? Bem, nao sei, mas vai dando noticias....
Boa Sorte

Sobre outra coisa, e sei que me estou a esticar nesta mensagem mas enfim, é verdade, e pergunto isto visto nao ter a certesa e agradecer se alguem mais experiente me souber responder, que na epoca de criação se deve fornecer as caturras ovo cozido com raspas de cenoura??? Eu li isto num site, mas tenho certas duvidas, porque nesse mesmo site eles diziam que se deve dar alface as caturras.

Obrigado

Cumprimentos ;)
Tchinho
Membro Veterano

segunda dez 29, 2003 3:46 pm

White_Tiger, eu não te posso ajudar... ainda sei menos que tu :roll: :roll: :roll:

Pode ser que alguém te ajude e esclareça ;)
Responder

Voltar para “Aves”