Criador de Câes Vs Produtor de Caes - Exemplo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

terça fev 25, 2003 1:07 pm

Moofy Escreveu: Acho que os cães que estão nas lojas têm tanto direito a um bom dono quanto os outros.

Eu juraria que não existe nenhum elemento daqui do fórum que não concorde com isto. E mais ainda. Que seria de tantos cães abandonados, na sua maioria SRDs, se as pessoas discriminassem os cães da forma como está a sugerir na sua mensagem.

Uma coisa é o cão em si, que merece todo o carinho e importância independentemente de ser isto ou aquilo. Outra coisa completamente distinta tem a ver com a produção intensiva e o negócio daí resultante, que não olha a meios minimamente decentes e sem escrúpulos.

O que se tem discutido aqui no fórum são estes dois aspectos: as "fábricas" de cães e o produto final, que são os cães que vemos à venda nas lojas, os quais, por força das circunstâncias, não merecem credibilidade no que respeita à sua pureza e não só.
Aqui é que se coloca a questão: mas então estes não são cães como os outros?
A esta pergunta responde-se com outra pergunta: quais outros e iguais em que aspecto?
A resposta não pode ser linear.
Em sentido lato, como ser vivos, claro que são iguais aos outros. Como exemplares puros, saudáveis, etc., tal como o vendedor os apregoa, (provavelmente) não são. Não existe qualquer garantia.
Este negócio mantém-se porque a esmagadora maioria do público é ignorante nesta matéria, tal como eu o era antes de chegar aqui ao fórum.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

terça fev 25, 2003 1:47 pm

[quote=Moofy]
Acho que os cães que estão nas lojas têm tanto direito a um bom dono quanto os outros.
[/quote]

Oi,

Sou completamente contra os cães serem vendidos nas lojas, devido ao uso e abuso da ingenuidade das pessoas que os vão adquirir.

O que é certo é que os compradores vêm nas lojas de animais os "supra-sumos" da qualidade.....e com alguma razão: são os mais expostos, os criadores estarão algures nos arquivos do CPC, em algumas revistas da especialidade, em exposições, que nem sempre são acessiveis, ou/e divulgadoras.

Pois é esta falta de informação, divulgação, etc, que me assusta....uma vez que os OPORTUNISTAS (donos das puppys-mills) só produzem para venda nas lojas.

Bye
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça fev 25, 2003 2:10 pm

Eu acho que não, pois teve pena daquele pequenito e gostou mesmo do animal, pelo que decidiu comprar-lo.
É precisamente nesta 'pena' que muitas lojas de animais apostam! Não há melhor Marketing do que aquela carinha sofredora pedindo desesperadamente para que o tirem dali.
Mas o que não deviamos esquecer é que os produtores de cães em massa, esfregam as mãos de contentes por ver que a 'pena' funciona, e por cada um que se retira de uma loja de animais eles têm dezenas para substituí-lo! Comprar um cão numa loja de animais pode salvar o desgraçado que é retirado naquela hora de dentro da jaula, mas está a condenar dezenas de outros numa 'linha de montagem' que não pára! Só se contém se a procura diminuir!
Mas atenção que isto não se limita a Lojas de Animais!! Há muitos pseudo-criadores ( e olhem que alguns até têm campeões) que fazem produção comercial em massa!! Por isso, há que ver como as coisas funcionam, visitar os canis, ver os pais dos cachorros, falar com os criadores e ver simplesmente qual a sua disponibilidade para falar sobre a raça. Se possível, peçam contactos de outras pessoas que lhes tenham adquirido cães (se estes o permitirem) e falem com eles para ver o respectivo grau de satisfação.

Abraços
Paulo C.
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

quarta fev 26, 2003 1:16 pm

Oi

ESTA MENSAGEM É UM MUST DE PRIMEIRISSIMA PAGINA NESTE FORUM.

Por todo o conteúdo extremamente importante, vou REpuxar, como está!!

Bye
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quinta fev 27, 2003 1:01 am

[quote=Musky]
[quote=navegante]
Não é preciso serem mal educados. Parece que cada coisa que digo sou insultada ? Fiz algum crime, não posso gostar de animais

minha nossa que gente grossa idea
[/quote]

Navegante,
Acredite-me, isto é só uma praxe para testar a endurance dos recém-chegados....
Depois, vai ver que ainda se ri um bocado! lol lol lol
[/quote]

:|

Eu tb me farto de rir ás vezes, outras nem tanto...
Os animais são vendidos em lojas por uma unica razão: AS PESSOAS CONTINUAM A COMPRAR!
A maioria das vezes, mais caro até que directamente no criador, mas... o que interessa isso? Está ali o bichinho, tão triste, mesmo com um ar a pedir que o levem! E é dessa chantagem emocional que os lojistas tiram vantagem.
Enquanto houver clientela, vai haver sempre animais á venda nas lojas. A não ser que venha por aí uma lei, talvez lá para o sec.XXII.
:(
Isabel
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sexta fev 28, 2003 7:37 pm

pois é...se compram, raios partam esses gajos
shar_pei
Membro Júnior
Registado: sexta mar 21, 2003 12:56 am

quinta mar 27, 2003 1:19 am

Boa noite!!
Comprar em loja ou em criador?
Conheço criadores que têm lojas, ponto 1,logo os animais vendidos são os mesmos quer seja na loja ou em "quintas", qual a diferença?

Depois perdoem-me (eu sei que não tem muito a ver com este topico), mas quando dizem que os criadores não ganham dinheiro com as vendas, por amor de deus.Vamos fazer um simples exercicio matematico..
Um criador que tenha apenas duas cadelas por ex shar pei de reprodução e k faça com cada uma apenas uma criação por ano tendo cada uma delas apenas 5 crias, que são vendidas a 1500€ cada, ora esse criador vai receber "só" 15000€!!!!!!!!!!
E obvio que, me vão dizer que existem despesas de vet concordo, alimentação concordo mas não me digam que não da dinheiro, e apresentei um caso pequeno apenas com 2 cadelas e cada uma delas com uma ninhada por ano, agora imaginem o dinheiro que um criador "maior" não faz.

Eu tenho uma shar pei, gosto de animais por amor e não negocio por isso quando e se tiver uma ninhada, as crias não serão vendidas mas sim dadas a pessoas que eu conheça, e ou que saiba que lhe vão disponiblizar toda a atenção e cuidados que elas venham a necessitar .
Amitraz
Membro
Registado: sexta mar 14, 2003 9:26 pm

quinta mar 27, 2003 1:57 am

[quote=Musky]
Navegante,
Acredite-me, isto é só uma praxe para testar a endurance dos recém-chegados....
Depois, vai ver que ainda se ri um bocado! lol lol lol
[/quote]

lol... :D
É mesmo...tou a ver que sim ;) 8)

Caro(a) navegante...

Talvez a reacção dos foristas seja um bocado quente, mas temos de tentar compreender porque. Muitos são criadores, e pelo que tenho visto, bons criadores...daqueles que se preocupam com o bem estar dos animais e preservação da raça.
O problema é que isso é anti-económico enfelizmente. Muitos criadores a martelo fazem rios de dinheiro a cruzar cadelas da moda no primeiro cio, despachar os cachorros cedo sem condiçoes e qdo acaba a vida reprodutiva da cadela (aos 5-6 anos) despachá-la sabe-se lá para onde.
O lucro é elevado.

Se pelo contrário se preocupar com os aniamis, fazer tudo correcto e escrupulosamente as despesas são muito mais altas...e o trabalho é muito maior...e a dedicação...isso TEM de se reflectir no preço dos animais. E são eles que ficam mal vistos quando pedem 100 contos por um cão de raça XXX, quando na loja de aniamis da esquina está uma da mesma raça por metade do preço.

Mas tudo tem justificação.

E as pessoas que comprar animais nas lojitas de hipermercado fomentam isso, quer queiram quer não. Podem não esstar conscientemente a pensar nisso, mas acaba por ser as culpadas da situação. Tal como o comércio de casacos de peles...a culpa TAMBEM está em larga parte nos compradores...

Por isso das duas uma...ou compra um animal a alguém que mereça e que os crie bem - terá de pagar - ou adopta um rafeirito que também merece.

Comprar nas lojas de animais é que não é nada aconselhado, pelas razões que acabei de expor...

Muitas vezes esta agressividade não é só para magoar ou afugentar...é parar tentar abrir os olhos e mudar as coisas. Talvez não muito diplomaticamente, mas ao fim de uns anos a ver destas coisas...a diplomacia esmorece ;)
SeaLords
Membro Veterano

quinta mar 27, 2003 7:35 am

Depois perdoem-me (eu sei que não tem muito a ver com este topico), mas quando dizem que os criadores não ganham dinheiro com as vendas, por amor de deus.Vamos fazer um simples exercicio matematico..
Um criador que tenha apenas duas cadelas por ex shar pei de reprodução e k faça com cada uma apenas uma criação por ano tendo cada uma delas apenas 5 crias, que são vendidas a 1500€ cada, ora esse criador vai receber "só" 15000€!!!!!!!!!!
E obvio que, me vão dizer que existem despesas de vet concordo, alimentação concordo mas não me digam que não da dinheiro, e apresentei um caso pequeno apenas com 2 cadelas e cada uma delas com uma ninhada por ano, agora imaginem o dinheiro que um criador "maior" não faz.
Esta descrição aplica-se que nem uma luva a um PRODUTOR de cães. Não chamem criador a essa gentalha, por favor.
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta mar 27, 2003 9:08 am

Então faça lá as contas :

Antes da ninhada :

* compra das cadelas
* manutenção das cadelas (que inclui comer, brinquedos, local para dormir e afins)
* despesas medicas (vacinas, despiste de doenças hereditárias, imprevistos...)
* treino
* exposições (desde taxas de inscrições, ao groming - que pode ser penoso em algumas raças, às deslocações)
* testes de temperamente caso a raça o exija

despesas relacionadas com a ninhada

* tempo perdido à procura do macho correcto (não, não se cruza com o macho da vizinha)
* stud-fee (pagamento por usar o macho)
* deslocação ao macho
* despesas medicas (tanto antes da cruza, como para acompanhar a gravidez se necessario)
* alimentação reforçada (aqui é subjectivo)
* alimentação da ninhada quando nasce
* vacinas e cuidados medicos para os cachorros
* brinquedos e socialização para os cachorros
* se necessário anunciar a ninhada
* por vezes ter que meter férias para acompanhar os primeiros dias da ninhada
* nem todos os cachorros são vendidos aos 2 meses, e após 2 meses já necessitam de mais espaço, de correcta socialização com o meio exterior ...
* fora as dores de cabeça e as noites mal dormidas (sim, é verdade quem corre por gosto não cansa mas às vezes ....)

Agora faça um simples calculo matematico e veja o lucro ... e isto é se correr tudo bem com a gravidez !

A Sealords tinha feito um discurso deste tipo, usando até $$ para exemplificar, muito mais completo que este só que não o encontro ...
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta mar 27, 2003 9:27 am

Olá

Isto é giro aqui no fórum.
Há tópicos que vêm sempre à baila. São as desparasitações, os cortes das caudas e orelhas, as rações, e há mais que agora não me lembro nem interessa. São muitos.

Normalmente repete-se tudo aquilo que já se disse por outras palavras e até dá jeito porque se refresca a memória e depois fica toda a gente mais ou menos toda de acordo. Tudo bem.

Mas parece-me que há aqui batalhas perdidas. Há assuntos que por mais que se bata na tecla, não adianta. Esta oposição produtor/criador ainda não foi entendida por muitos elementos aqui do fórum. SeaLords, Cindel e outros, gabo-vos a paciência!
Criador sofre mesmo...
Arre...
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quinta mar 27, 2003 9:33 am

CindelP Escreveu: Então faça lá as contas :
* tempo perdido à procura do macho correcto (não, não se cruza com o macho da vizinha)
* stud-fee (pagamento por usar o macho)
* deslocação ao macho
* despesas medicas (tanto antes da cruza, como para acompanhar a gravidez se necessario)
* alimentação reforçada (aqui é subjectivo)
* alimentação da ninhada quando nasce
* vacinas e cuidados medicos para os cachorros
* brinquedos e socialização para os cachorros
* se necessário anunciar a ninhada
* por vezes ter que meter férias para acompanhar os primeiros dias da ninhada
* nem todos os cachorros são vendidos aos 2 meses, e após 2 meses já necessitam de mais espaço, de correcta socialização com o meio exterior ...
* fora as dores de cabeça e as noites mal dormidas (sim, é verdade quem corre por gosto não cansa mas às vezes ....)

Agora faça um simples calculo matematico e veja o lucro ... e isto é se correr tudo bem com a gravidez !

A Sealords tinha feito um discurso deste tipo, usando até $$ para exemplificar, muito mais completo que este só que não o encontro ...
Ora nem mais!
É preciso andar sempre de olho tanto na mãe como nos cachorros para que tudo corra bem! O meu irmão, na altura do parto, tirou um mês de férias para estudar os procedimentos e assistir a tudo, mesmo assim esteve sempre em contacto telefónico com o veterinário durante o parto...que demorou a tarde toda..7 cachorros, um a cada meia hora (mais uma despesa..telefone a toda a hora para o veterinário :o ). Isto porque durante a gravidez da Riskas foram feitas Ecografias para ter a certeza que podiam nascer em casa!! :o E como nenhum dos cachorros foi para lojas, nem nunca se pensou nisso, ali ficaram até aparecerem donos "à altura", isto porque aparecia cada expemplar a querer um boxer....havia um que queria um Cocker e achou o boxer parecido...!!! Enfim..tudo isto consome, tudo isto dá gastos, isto se a coisa for bem feita..e no fim de tudo, o dinheiro que sobrou da venda dos cães deu para um Saco de ração Eukanuba de cachorro e um de adulto!!!
Posto isto..acho que não me vou despedir do emprego para me dedicar à criação de cães!!!

Catarina
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quinta mar 27, 2003 9:33 am

Ups..repetida :oops:
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta mar 27, 2003 10:19 am

E eu volto ao mesmo !

Donde vêm esta confusão entre criadores e reprodutores ?
Meus queridos, na minha opinião, vêm de ser criador (no CPC) qualquer mangas que tenha cães premiados e pague o exigido.

Para o comum dos mortais, são criadores.
Continuo na minha que o afixo só deveria ser dado mediante o preenchimento de uma conjunto de condições (sei lá, o aval dos clubes da raça ou qualquer coisa assim).

Se não como é que vou dizer à senhora que quer um cão da raça tal que têm de correr o país para falar com n criadores e avaliá-los um a um ?
Digam o que disserem, não dá.
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

quinta mar 27, 2003 10:49 am

Olá....

Desculpem lá discordar, mas vender cachorros tem de dar algum dinheiro, nem que não seja para manter todos os custos que voçês referiram anteriormente.

Por mais amor que se tenha aos animais, tem de existir uma motivação comercial (maior ou menor), nem que não seja para manter os custos do canil.....

digo eu, que não percebo nada disto! :lol: :lol: :lol:

Sandra
Responder

Voltar para “Cães”