O corte das orelhas:
Vantagens:
Todas as que disse o casadiscaes:
- Intimidação de intrusos
- Protecção contra otites por mau arejamento
- Em caso de luta com outros animais, essas áreas não serão expostas.
- Capacidade de trabalho afectada se não for realizado o corte.
- Imagem tradicional da raça que fica, no caso do dobermann, muito afectada, despopularizando drásticamente a raça. No meu ponto de vista parece um braco ou perdigueiro...
- Se fôr feita correctamente é indolor e os riscos anestésios hoje em dia são minimos, sendo o pós operatório fácilmente suportável e esquecido pelo cachorro.
- Estética melhorada (vejam as fotos )
Desvantagens:
- Se forem mal cortadas ficam pior do que inteiras
- Se for cortado após a idade recomendada é doloroso e lento o processo de cicatrização e pode nunca ficar bem.
- Orelhas....É feito sob anestesia geral o que implica riscos
- Cauda ... Indolor antes dos 3 dias mas se não for bem desinfectado pode ocorrer riscos de infecção.
- O método de talas deve ser o melhor possivel, de forma a evitar tapar os condutos auditivos e provocar otites. Deve também ser leve para evitar desconforto ao cachorro.
- Trabalho +/- penoso de tirar e por talas, lavar... durante quase dois meses.
- Socialização do cachorro dificultada devido ao cuidado com as orelhas o que implica poucas brincadeiras com outros cães e vigilância permanente.
- A operação e o pós operatório custam dinheiro.
Cortar o pêlo a um caniche tb é por razões puramente estéticas hoje em dia. Também têm os seus inconvenientes: cortes e feridas, stress e muitos são sujeitos a sedação de 3 em 3 meses pois são extremamente agressivos.A maior parte das vezes os cães doentes, ou velhos são sujeitos a manipulação excessiva, a banhos que podem causar pneumonias, etc.. e isto sem qualquer controlo ou check up à sua saúde! Então e os direitos do caniche?? Ninguém intrevém nisso. Também é desnecesário!
Então e as estrelizações e castrações? Também são feitas por um motivo egoísta por parte dos donos, é contra a natureza e têm exactamente os mesmos inconvenientes do corte das orelhas... anestesia geral, dor no pós operatório, risco de infecção...
Se tudo fôr feito conforme as regras o sofrimento é minimizado ou inexistente. Não vamos é ficar paranoicos, só porque alguém no país X achou por bem que deveria ser proibido essas operações desnecessárias... espalhou um falso medo nas massas que acreditam em tudo sem pensar primeiro ou informar-se. A mim faz-me lembrar a tal lei dos cães perigosos... baseados em medos infundados e preconceitos irracionais, prejudicam imensas pessoas detentoras de tais cães. Legisla-se primeiro e pensa-se depois.
Qualquer dia sai uma lei que nos obriga a todos a sermos Vegetarianos que é para não comermos os animais, acto cruel e contra a natureza... Por favor deixem de nos injectar com moralismos e obrigações, deixem-nos pensar e escolher conforme a nossa consciência. Se querem legislar ou opinar ao menos analizem bem todas as partes do assunto e sejam pragmáticos e com bom senso.
Eu deixo aqui a minha opinião e dei ao Bulthakos uma hipótese de escolha, dei-lhe as vantagens e as desvantagens para que possa fazer uma escolha ponderada. Se ele achar que vale a pena correr o risco então que vá em frente. Agora começar a dizer não porque não ou sim porque sim não é solução.
Exemplos:
Orelhas inteiras:

Orelhas cortadas:

técnica de talas incorrecta:

Técnica correcta:

Maus cortes: