força de mordedura

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sábado jan 19, 2008 10:37 am

Nunca disse que o Lorenz era ignorante ou que eu sabia mais do que ele, disse que esse livro em particular não me interessa por aí além, e muitas das ideias que lá estão estão "outdated"
Se nunca leu o livro, como é que sabe que "muitas" das ideias estão outdated? Leu apenas excertos? Ouviu falar? E, neste último caso, não seria adequado ler o livro para confirmar tão arrasadora opinião?
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sábado jan 19, 2008 11:04 am

jcsousa Escreveu:Pois é... temos perspectivas diferentes. Pela sua, criar exemplares que não consigam cumprir critérios de sobrevivência comuns a todos os seres vivos - "se calhar" até é bom... pelo menos não tem a certeza, o que já não é mau de todo...
Às vezes parece que o que se escreve aqui tem que ter o rigor com que se escreve uma tese de Doutoramento, Mas, OK, vou reescrever - é bom que animais domésticos/domesticados não se consigam reproduzir na natureza. Está bem assim?
jcsousa Escreveu:Já agora, a apresentação do 1º PA ocorreu no último lustro do sec. XIX,pelo que me parece fraco argumento pedir diferenças entre o PA actual e o dessa altura...
Não sei porquê. Estava-se a falar de mudanças face ao estalão original, o que implica qualquer mudança.
jcsousa Escreveu:No caso do bulldog, no entanto, verifica-se que as adaptações introduzidas, a nível estrutural e de temperamento, produzem exemplares com limitações para o cumprimento da função primitiva.
Ainda bem. Para que interessaria ter hoje cães capazes de lutarem com touros? :roll:
jcsousa Escreveu:Finalmente, o tal vídeo de agility: vejam-se as limitações do exemplar em causa no andamento, comparem-se as prestações com outras raças e tirem-se as devidas conclusões.
Dah, essa é super-básica. É óbvio que o Bulldog não tem estrutura para trotador ou galopador, tal como não tem um Mastiff. O que não faz dele(s) inválido(s).
jcsousa Escreveu:Se nunca leu o livro, como é que sabe que "muitas" das ideias estão outdated? Leu apenas excertos?
Li excertos e comentários. Teorias de que cães descendem de chacais estão ultrapassadas. Ou não? E é preciso ler o livro para ver se está lá mesmo escrito que os cães descendem de chacais? :roll:
CasadAnaval
Membro Veterano
Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm

sábado jan 19, 2008 11:08 am

Pointerman, para lhes poder responder agradecia que refizesse a sua última mensagem pois não se consegue perceber nada devido à sua construção frásica e falta de pontuação.Não estou a ser polemico ou a meter-me consigo...é que não se consegue perceber que pensamento quer transmitir.

No que se refere a Franciscos Bicas e afins, o que chateia são as lamúrias dos pseudo puristas. Já não estamos no século XIX...seria interessante darem-se conta disso.
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

sábado jan 19, 2008 11:30 am

Os cães hoje em dia desempenham cada vez menos as funções de trabaho para as quais form criados; o Homem já não precisa de explorar a utilidade prática dos cães, como em tempos precisou; agora a utilidade que se impôe é a companhia, certo?
Então as raças de trabalho que hoje existem, que muitas vezes a única vez que prestam serviço é em provas de trabalho, irão deixar de existir tal como hoje as conhecemos?
No futuro só haverão cães de companhia?
Última edição por TitvsLivivs em sábado jan 19, 2008 12:09 pm, editado 1 vez no total.
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sábado jan 19, 2008 11:42 am

é bom que animais domésticos/domesticados não se consigam reproduzir na natureza.
Está encontrado o ovo de colombo para os cães vadios! Manipule-se a espécie para que não se consiga reproduzir naturalmente! Como é que ninguém se lembrou disto antes???

Não sei porquê. Estava-se a falar de mudanças face ao estalão original, o que implica qualquer mudança.
O que eu quis dizer é que quanto mais recente fôr a raça mais possibilidades há de alterações ao standard nos anos subsequentes. De qualquer modo não me respondeu: em que é que a estrutura do exemplar que apresentou pode ser culpada das doenças do PA actual?
Ainda bem. Para que interessaria ter hoje cães capazes de lutarem com touros?
Claro que não interessaria que lutassem com touros! Mas a melhor forma de o conseguir não será certamente diminuí-los nas suas capacidades funcionais... e, neste caso, não seria melhor mudar o nome à raça?
Dah, essa é super-básica. É óbvio que o Bulldog não tem estrutura para trotador ou galopador,
Eu tambérm acho que um deficiente deve praticar desporto dentro das suas limitações.
Li excertos e comentários. Teorias de que cães descendem de chacais estão ultrapassadas.
Bem, UMA teoria está realmente ultrpassada... o problema é que você disse "MUITAS"... se calhar leu tantos excertos que acabou por ler o livro todo às prestações...
SeaLords
Membro Veterano

sábado jan 19, 2008 12:03 pm

jcsousa Escreveu:Está encontrado o ovo de colombo para os cães vadios! Manipule-se a espécie para que não se consiga reproduzir naturalmente! Como é que ninguém se lembrou disto antes???
O ovo de Colombo para os cães vadios é tão simplesmente donos responsáveis :roll:
jcsousa Escreveu:De qualquer modo não me respondeu: em que é que a estrutura do exemplar que apresentou pode ser culpada das doenças do PA actual?
Então não é? Por alguma coisa os galgos não têm displasia e no PA é mato.
jcsousa Escreveu:Claro que não interessaria que lutassem com touros! Mas a melhor forma de o conseguir não será certamente diminuí-los nas suas capacidades funcionais... e, neste caso, não seria melhor mudar o nome à raça?
Mas aí é que está o busílis desta questão toda. As capacidades funcionais do Bulldog não foram diminuidas, mas sim aumentadas, tendo em conta que a função do Bulldog actual é a de cão de companhia. Quanto a mudar o nome à raça, tanto se me dá como se me deu. Aliás, se formos por aí, teremos que mudar o nome a 90% das raças caninas, a começar pelo PA que, de pastor, tem muito pouco.
jcsousa Escreveu:Eu tambérm acho que um deficiente deve praticar desporto dentro das suas limitações.
Há-de dizer-me porque é que um cão que não tenha sido concebido para trotar o tempo todo há-de ser considerado deficiente :roll:
jcsousa Escreveu:Bem, UMA teoria está realmente ultrpassada... o problema é que você disse "MUITAS"... se calhar leu tantos excertos que acabou por ler o livro todo às prestações...
Xiii, está visto que, antes de clicar no botão "submeter" tenho que mandar o texto para um advogado, para ver se haverá alguma palavrinha que suscite algum reparo :roll:
jvpcspmg
Membro
Registado: quarta nov 14, 2007 11:49 pm

sábado jan 19, 2008 1:59 pm

Só tenho uma coisa a dizer
Os japoneses são o consolo de alguns dos foristas aqui, pois criam cães bastante adequados para companhia, com vantagens enormes, não urinam, não defecam, só precisam de os passear quando querem...que tal!
Cães de loiça dão para admirar...
Pra que serve um buldog? pra estar em casa a dormir? Os donos deles quando os seus canitos morrerem embalsamam-nos que nem dão pela diferença, ai dão desculpem na carteira, poupam uns trocos!
Gostam de animais de certeza, ou gostam de os possuir? Os cães devem ter funcionalidades foram criados e seleccionados para isso...

Já agora quanto à pergunta em si de facto houve respostas muito inteligentes expecialmente as 3,4 primeiras, são génios é preciso ter-se uma cultura tão sublime....
jvpcspmg
Membro
Registado: quarta nov 14, 2007 11:49 pm

sábado jan 19, 2008 2:06 pm

nicosa Escreveu:Estou a gostar de acompanhar este tópico, a sério!!!!!
Ainda para mais numa altura em que começam a aparecer os tais "hibridos", os labradoodles e sei lá que aberrações mais.....
Esses hibridos para mim são rafeiros ou raças à americana, pois podem não ser bonitos mas para mim por exemplo, o buldog é que é uma aberração da natureza, um animal que nem procria decentemente, nao corre ou se se mexem um bocado deitam-se e os donos têm de os levar ao colo, que é isso?!
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sábado jan 19, 2008 4:22 pm

SeaLords Escreveu: Mas passa por elas. Mas então, onde é que estão esses PAs e Akitas à la séc XIX?
Claro que passa, como evento para atestar a morfologia dos exemplares e nada mais.

Agora ate podia perguntar como é que com tao poucas mudanças aos estaloes desde o inicio do seculo, se assiste a uma diferença tão grande dos cães daquela altura para agora?

E mais engraçado é essas mudanças foram todas para o mesmo lado - extremismo.

Se quiser mesmo as fotos apite. Terça feira coloco-as sem problema.
SeaLords Escreveu:Mas aí é que está o busílis desta questão toda. As capacidades funcionais do Bulldog não foram diminuidas, mas sim aumentadas, tendo em conta que a função do Bulldog actual é a de cão de companhia. Quanto a mudar o nome à raça, tanto se me dá como se me deu. Aliás, se formos por aí, teremos que mudar o nome a 90% das raças caninas, a começar pelo PA que, de pastor, tem muito pouco.
Foi? Então para os tornarem como melhores cães de companhia, foi preciso alterar-lhes a morfologia tambem?

E sim, curiosamente ali em baixo há dois PAs que pastoreiam, um melhor que o outro, mas ainda o fazem. E o que eu digo, há um mundo la fora :)
jcsousa Escreveu: Finalmente, o tal vídeo de agility: vejam-se as limitações do exemplar em causa no andamento, comparem-se as prestações com outras raças e tirem-se as devidas conclusões. Qualquer cão pode e deve fazer desporto dentro das suas limitações,e isso é positivo, mas não se extraia do vídeo a conclusão de que o BI se transformou num super atleta... pretender isso é utilizar o vídeo com desonestidade intelectual...
Nem é preciso ir tão longe. Só alguem que nunca tenha visto um Bulldog a correr, é que pode acreditar que esse cão possui a endurance, drive de antigamente. Só a capacidade que ele tem em arrefecer ...

TitvsLivivs Escreveu:Os cães hoje em dia desempenham cada vez menos as funções de trabaho para as quais form criados; o Homem já não precisa de explorar a utilidade prática dos cães, como em tempos precisou; agora a utilidade que se impôe é a companhia, certo?
Então as raças de trabalho que hoje existem, que muitas vezes a única vez que prestam serviço é em provas de trabalho, irão deixar de existir tal como hoje as conhecemos?
No futuro só haverão cães de companhia?
Então vamos esquecer as raças e os estalões. Vamos criar pelo mais exotico, pelo mais bonito, pelo mais vendavel e por aí diante ...

E sim, ainda existe muito caozinho que felizmente ainda corre no campo a fazer o que sempre fez ;)

De resto só há mesmo a acrescentar que as raças tiveram a sua existencia devido a uma necessidade funcional. Esses cães foram criados para essa mesma função. Essa mesma função condicionou a sua morfologia.
Como tal o estalão idealiza a melhor morfologia para aquela função.

Não sei como é que alguem pode considerar um Bom Serra se não for bom guarda; um Bom Pointer se não for um bom cão de caça e por aí diante ..

Correndo o risco de me tornar repetitiva, tenho que citar novamente Damas Mora, num maior excerto:

O resultado destas anomalias , resultado desagradável, a que isto pode levar é salientado por Plummer, quando este se refere a "Um Irish Wolfhound aleijado por uma anomalia da anca, a coxear de um modo lastimável, envelhecido prematuramente. Um cocker Spaniel enlouquecido pelo medo e comportando-se de um modo irracional perante luzes brilhantes. Um cão Pastor Alemão, um dos animais mais nobres, a espumar pela boca e a rebolar durante as convulsões de uma crise epiléptica. Um ChowChow, com olhos a produzir uma quantidade enorme de lagrimas que mancham a pelagem da sua face. Um Bulldog Inglês, símbolo da tenacidade, coragem e pertinácia inglesa do passado, mas agora uma caricatura patética e asmática de um animal a entrar no mundo por cesariana e a deixa-lo prematuramente quando o coração e os pulmões desistem de manter abastecida de ar tal blasfémia. Um Bloodhound, cão aterrador de Sejas, psiteiros de reis no exílio e flagelo dos transgressores temerosos no seguimento de rastos no passado, mas no presente animal com beiços tão pesados e compridos que tornam as cavidades oculares quase que completamente visíveis. Em resumos" abominações de animais", exemplos hediondos de uma criação que tristemente seguiu um caminho bastante mau. (..) Para isso, a canicultura deverá seguir, sempre que possível, o principio de que os cães deverão ser capazes de desempenhar a função para a qual foram criados, mesmo que eles não a tenham que desempenhar.
por J. R Mora em "A era das exposições"
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sábado jan 19, 2008 4:24 pm

jvpcspmg Escreveu:Esses hibridos para mim são rafeiros ou raças à americana, pois podem não ser bonitos mas para mim por exemplo, o buldog é que é uma aberração da natureza, um animal que nem procria decentemente, nao corre ou se se mexem um bocado deitam-se e os donos têm de os levar ao colo, que é isso?!
Eu não sou tao radical, porque muitas raças de natural têm pouco, visto terem sido manipuladas pelo homem.

A minha indignação passa por terem adulterado a raça completamente, levando a esse espectaculo que descreve.

Curioso, que se tivessem tido o cuidado de manter o Bulldog como um cão de trabalho que sempre foi, nada disso teria aparecido. Dá que pensar, não dá?
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

sábado jan 19, 2008 4:46 pm

Obrigado pela resposta CindelP.

Agora tinha mais uma questão, espero não estar a ser impertinente: acham que, atendendo ao que está escrito nesse excerto que a forista CindelP colocou, os cães hoje em dia, no geral, estão a perder qualidades funcionais e a ganhar problemas físcos devido a selecções mal-pensadas. Agradeço respostas de todos.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sábado jan 19, 2008 5:16 pm

TitvsLivivs Escreveu:Obrigado pela resposta CindelP.

Agora tinha mais uma questão, espero não estar a ser impertinente: acham que, atendendo ao que está escrito nesse excerto que a forista CindelP colocou, os cães hoje em dia, no geral, estão a perder qualidades funcionais e a ganhar problemas físcos devido a selecções mal-pensadas. Agradeço respostas de todos.
Que se estão a afastar do ideal da raça, perdendo capacidades funcionais, ficando apenas imagens exoticas do que deviam ser, lá isso não duvide.

Citando Roger Pye, no exemplo do CSE:

Pye insiste especialmente no principal perigo que, em sua opinião, o serra-da-estrela corre: não o da sua proxima desaparição, mas sim a suaen trada no mundo das raças de exposição e de cães de c ompanhia, o que o faria perder todo o contacto com os seus usos tradicionais

O comportamento tipico do serra-da-estrela é o resultado das suas tarefas tradicionais. A partir do momento em que se imponha a sua criação para apresentação em exposições, é de temer que o actual temperamento deste cão se converta numa recordação do passado.
Taito
Membro Veterano
Registado: domingo mai 09, 2004 6:04 pm
Contacto:

sábado jan 19, 2008 5:53 pm

SeaLords Escreveu:
jcsousa Escreveu: Claro que não interessaria que lutassem com touros! Mas a melhor forma de o conseguir não será certamente diminuí-los nas suas capacidades funcionais... e, neste caso, não seria melhor mudar o nome à raça?
Mas aí é que está o busílis desta questão toda. As capacidades funcionais do Bulldog não foram diminuidas, mas sim aumentadas, tendo em conta que a função do Bulldog actual é a de cão de companhia.
][/quote]

Desculpe mas para mim um cão de companhia é aquele que acompanha o dono... percorre uma serra ao seu lado se for preciso, faz uns bons kilometros de jogging, corre pela praia... O sofá e os passeios pelo bairro são só uma infima parte do que um cão de companhia faz, a meu ver...

Portanto, passando ao lado da sua primeira função e abraçando esta última- cão de companhia, não vejo, mesmo assim, em quê que as capacidades funcionais do Buldog foram aumentadas.

Quanto muito foram "especializadas" para cão de companhia de sofá e actividades moderadas. Não sendo um cão funcional como cão de companhia também,pelo menos para muita gente e portanto até ai a sua funcionalidade foi diminuida.
<p>&nbsp;http://meetmydogs.no.sapo.pt</p>
<p>To sit with a dog on a hillside on a glorious afternoon is to be back in Eden, where doing nothing was not boring--&nbsp; <strong>it was peace</strong>." </p>
<p>Milan Kundera </p>
SeaLords
Membro Veterano

sábado jan 19, 2008 6:00 pm

CindelP Escreveu:
SeaLords Escreveu: Mas passa por elas. Mas então, onde é que estão esses PAs e Akitas à la séc XIX?
Se quiser mesmo as fotos apite. Terça feira coloco-as sem problema.
Obviamente que estava a falar em cães iguais aos do séc XIX em termos de morfologia. Por isso, quero sim, essas fotos.
CindelP Escreveu:Foi? Então para os tornarem como melhores cães de companhia, foi preciso alterar-lhes a morfologia tambem?
Teria que colocar essa questão a quem esteve envolvido no assunto. Eu gosto da máxima "quem está no convento é que sabe o que lá vai dentro" :wink:
CindelP Escreveu:E sim, ainda existe muito caozinho que felizmente ainda corre no campo a fazer o que sempre fez
Mas menos do que havia ontem e mais do que haverá amanhã. E, claro, que me refiro a verdadeiros cães de trabalho. Como sabe, para mim o desporto não é trabalho
CasadAnaval
Membro Veterano
Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm

sábado jan 19, 2008 6:01 pm

TitvsLivivs Escreveu:Obrigado pela resposta CindelP.

Vejamos, o grande problema hoje em dia é a humanização excessiva do cão, ou seja, as pessoas não saberem estabelecer uma hierarquia rigida familiar em que o cão saiba o seu lugar e isso está a dar azo a problemas comportamentais graves.

Neste momento, em Portugal estamos a chegar aos problemas que os Estados Unidos tiveram no fim dos anos setenta, com cães a pensar que são pessoas e pessoas a serem comandadas pelos cães.
A sedentarização leva a falta de exercicio a a aumento de doenças das quais só menciono para se situarem, diabetes ea obesidade canina mórbida.

Antigamente havia uma selecção artificial das raças, isto pode chocar mas a verdade é que a maioria dos cães eram criados por quem sabia e os que não servissem para a função eram pura e simpelsmente abatidos, hoje em dia qualquer um cria e vende a prçeo de saldo cães d eraça, sem nenhum conhecimento sobre as raças, basta juntar e pronto. Isso leva a uma maior incidência de patologias diversas. A displasia da anca é somente uma delas.

Os cães estão a ser recondicionados para animais de companhia e não, isso não é mau a não ser na cabeça de alguns trogloditas. Chama-se a isso evolução. O que é mau é que esse recondicionamento é mal feito pois a maioria absoluta das pessoas que tem cães hoje em dia n~ºao sabe nada sobre como os cuidar.

Um bom recondicionamento ? è discutivel, posso referir que o dogue alemão era um animal extremamente agressivo até cerca dos anos 10-20 do sec XX e hoje em dia no geral é um animal afável sendo visto como um animal de companhia. Será mau para a raça ? Boa pergunta...eu sinceramente nunca gostei de caça ao javali nem a ursos e cervos, e comifo estão a maioria das pessoas que criam dogues alemães, excepto um pequeno ramo de puristas...mas esses não me preocupam, estão lá na floresta negra com os seus souvenires do III reich. 8)
Responder

Voltar para “Cães”