esclarecimentos sobre raças de cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
aldaa
Membro Veterano
Registado: terça ago 17, 2004 10:05 am

terça fev 12, 2008 2:35 pm

soniatiago07 Escreveu: Muito obrigada pelo esclarecimento, são sp 1 ajuda :wink:
Que tipo de educação é considerada firme? é necessário terem aulas n1 escola adequada ou basta o treino em casa? :roll:
Educação firme: não fazer tudo o que o cão quer, não passar a vida a dar mimo ao cão. Deve de existir regras na casa, horas para comer, horas para brincar com o dono, horas para tratamento do pêlo, horas para passear, ou seja o dono é que manda na casa e é que decide o que fazer e quando fazer.
Normalmente o temperamento do Yorkie não exige escolas de treino, mas dado que a escola é para o dono e não para o cão, e o que você vai apreender lá só o vai ajudar a saber como lidar da melhor maneira com o cão. Se não tem experiência a lidar com cães, ir a uma boa escola só faz bem.
ailsa
Membro Veterano
Registado: sexta jul 15, 2005 2:01 pm
Localização: Ailsa(CairnTerrier) / Boneca-fal.- Kimba(SB) / Leri(ringneck) / Carioca(amazonas)

terça fev 12, 2008 2:43 pm

IsabelNobre_ Escreveu:Os Terriers não têm tendencia a morder sem aviso. Eles são é muito senhores do seu nariz, um pouco nervosos, há coisas que não gostam e tendem a responder a isso. São cães que precisam de uma educação mais firme, só isso. Nada de extraordinário. :wink:
Bem verdade, os Terriers são muito senhores do seu nariz :lol: :lol: :lol:

Eu tenho uma Cairn Terrier e é dona do seu nariz, dona do terraço e tudo :D :D :D
Nunca me mordeu, nem nunca mordeu ninguém. É super sociavél com pessoas estranhas e com outros cães :wink:

A minha para responder ao que não gosta, ladra-nos mesmo de zangada e cada ladrar é uma situação, por ex: quando a mando para o sitio dela, ela vai mas sem antes resmungar com um ladrar de chateada. Se lhe meter a trela e demorar a leva-la à rua começa a ladrar com um tom mais alto e agitado :wink: Mas é uma característica da propria raça, o ladrar com frequência :wink:

A educação tem sim de ser firme, se permitir-mos que sejam cães que façam tudo o que quiserem podemos ter problemas.

Os Terriers também são teimosinhos o quanto baste :lol: e são cães que perante qualquer desafio ou problema conseguem por si só resolver e ultrapassar :wink:

Tudo o que escrevi tem por base o dia-a-dia e o que conheço dos Cairn Terrier, contudo cada cão é um cão. Numa ninhada os cachorros não são todos iguais, embora se espere que tenham uma determinada personalidade baseada no estalão da raça :wink:
soniatiago07
Membro Júnior
Registado: segunda out 01, 2007 2:53 pm

terça fev 12, 2008 2:50 pm

aldaa Escreveu:Educação firme: não fazer tudo o que o cão quer, não passar a vida a dar mimo ao cão. Deve de existir regras na casa, horas para comer, horas para brincar com o dono, horas para tratamento do pêlo, horas para passear, ou seja o dono é que manda na casa e é que decide o que fazer e quando fazer.
Normalmente o temperamento do Yorkie não exige escolas de treino, mas dado que a escola é para o dono e não para o cão, e o que você vai apreender lá só o vai ajudar a saber como lidar da melhor maneira com o cão. Se não tem experiência a lidar com cães, ir a uma boa escola só faz bem.
Eu estou habituada a lidar com cães, só que há determinadas raças que necessitam de treinos de sociabilização, etc....e eu n sabia se o Yorkshire seria 1 dessas raças ou não.
isatoday
Membro Veterano
Registado: sexta fev 01, 2008 5:44 pm
terça fev 12, 2008 3:03 pm

os dois yorkies que conheci tinham o problema de parecer terem defice de atençao, nunca paravam quietos, so para dormir dez minutos e começar a correr de novo :? mas acredito que nao sejam todos assim. pelo que sei o pelo nao é nada facil de manter, tem que ser escovado todos os dias, e fica com aquele aspecto "seboso" com muita facilidade, se nao for cuidado.
soniatiago07
Membro Júnior

terça fev 12, 2008 3:15 pm

:?

pois, tb depende do corte de pelo q eles têm,n é?
furanita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 05, 2008 9:16 pm

terça fev 12, 2008 3:42 pm

um terrier e sempre um terrier personalidades fortes...lol
aldaa
Membro Veterano

terça fev 12, 2008 3:48 pm

(repetida)
Última edição por aldaa em terça fev 12, 2008 3:49 pm, editado 1 vez no total.
aldaa
Membro Veterano

terça fev 12, 2008 3:48 pm

isatoday Escreveu:os dois yorkies que conheci tinham o problema de parecer terem defice de atençao, nunca paravam quietos, so para dormir dez minutos e começar a correr de novo :? mas acredito que nao sejam todos assim. pelo que sei o pelo nao é nada facil de manter, tem que ser escovado todos os dias, e fica com aquele aspecto "seboso" com muita facilidade, se nao for cuidado.
Pelas suas palavras só me leva a crer que se deparou com maus exemplares.
Não se pode dizer que todos os cães são assim porque se conhece meia dúzia de exemplares (ás vezes nem isso). Para se saber como é o temperamento de uma raça há que conviver com muitos exemplares da mesma (sobretudo bons exemplares).
Se só conhecermos dois americanos que nos roubaram, não vamos dizer que todos os americanos são ladrões pois não?

O pêlo não fica com aspecto seboso com facilidade, muito pelo contrário, a tendência é para ficar seco, aliás até é necessário para o pêlo crescer bem e ficar excepcionalmente bonito aplicar óleo no pêlo. Existem yorkies com várias qualidades de pêlo, sendo que a textura correcta para um Yorkie adulto é a seda (fino e muito suave e frio ao toque). Yorkies com boa qualidade de pêlo existem muito poucos em Portugal.
É verdade que para o pêlo ficar bonito e comprido como se vê nas revistas e nas exposições exige uns quantos cuidados. Mas pode chegar a bom tamanho sem muito trabalho. Só é necessário um banho a cada 8 a 10 dias e idealmente a aplicação do óleo, ou de um acondicionador próprio enquanto escova. Escovar, se o fizer todos os dias bastam 5 minutos.

Há que ter atenção da maneira como se corta o pêlo, nem todos os cortes favorecem o yorkie, e nem todos são ideias para o seu tipo de pêlo. O corte mais usual no yorkie, e na minha opinião o que lhe fica melhor, é o corte á westie.
soniatiago07
Membro Júnior

terça fev 12, 2008 4:01 pm

Tb concordo consigo.. o corte à westie é o corte que os favorece mais :wink:
Em relação ao tempo que se demora a cuidar do pelo deles, 5min por dia n é nd! :o
Eu demoro por dia 10 min com cada 1 dos meus gatos, uma vez q de manha para a noite eles criam nós de pelo :?
aldaa
Membro Veterano

terça fev 12, 2008 4:24 pm

Enquanto muito cachorro (até aos 6-8 meses) pode demorar 10 minutos porque o pêlo de cachorro ainda não é totalmente seda. Mas depois de adulto se lhe der um banho a cada 8 a 10 dias (com um bom champô, próprio para banhos frequentes), e se aplicar um bom acondicionador em spray enquanto escova, ou melhor ainda, óleo de amêndoas doces no pêlo, este dificilmente ganha nós se escovado todos os dias. Por isso é só mesmo passar a escova para tirar pequeninos inícios de nós que mal prendem a escova. Mas estou a falar de cães com boa textura de pêlo, existem muitos tipos de texturas por aí, e algumas são horrorosas de aspecto e para cuida-las.
Última edição por aldaa em terça fev 12, 2008 4:53 pm, editado 1 vez no total.
mgoya
Membro
Registado: quarta jan 30, 2008 9:22 pm

terça fev 12, 2008 4:30 pm

bem a minha yorkie nao me esta a dar problemas nenhuns de teimosia, alias no segundo dia que chegou a casa aprendeu logo a ir para a cama e hoje em dia quando se porta mal, mal eu aponto para o quarto e digo vai para a cama, ela vai logo "sem abrir a boca"! tem muita energia isso sim, mas nao me importo nada, pois quando digo ta quieta, ela pára e comeca a brincar duma maneira mais calminha, nunca me tentou morder, nem nunca me ameaçou e eu nao lhe faço todas as vontades, alias logo de principio quando eu pensei em ter um yorkie disseram me logo tens de ser firme com ela, para ela perceber quem manda e foi assim que fiz, mas tambem nao fui mais nem menos do que tenho sido com os outros caes que tenho tido:) alda ja me sugeriram que devia por oleo de milho na comida para o pelo, acha bem ou mal? tenho um bc de receio pois sei que os yorkies têm um estomago sensivel, entao ainda nao comprei, o que acha?
Obrigada
Maria Sampaio
aldaa
Membro Veterano

terça fev 12, 2008 4:51 pm

mgoya Escreveu: (...) alda ja me sugeriram que devia por oleo de milho na comida para o pelo, acha bem ou mal? tenho um bc de receio pois sei que os yorkies têm um estomago sensivel, entao ainda nao comprei, o que acha?
Obrigada
Os yorkies não têm o estômago sensível. Existem yorkies com estômago sensível tal como existem Labradores, Cockers, Caniches, etc… com estômago sensível. Mais uma vez não se pode generalizar.
Se lhe está a dar uma boa ração, e se lhe aplica bons produtos no pêlo, não tem necessidade de lhe dar qualquer tipo de suplemento alimentar. Mas mal, em principio (em principio porque me diz que ela é sensível) não lhe vai fazer, e pode ser que ajude a tornar o pêlo mais brilhante. Tem é de deitar uma quantidade muito pequena, só um fiozinho de maneira a humedecer muito ligeiramente a ração. Resultados só os verá ao fim de algumas semanas.
Fale com a veterinária dela sobre isso. :wink:
isatoday
Membro Veterano
Registado: sexta fev 01, 2008 5:44 pm
terça fev 12, 2008 4:52 pm

os caes que conheci deviam ser realmente maus exemplares, porque alem de electricos, tinham o pelo sempre oleoso e com um cheiro terrivel, apesar da dona dizer que os escovava e lavava.
aldaa
Membro Veterano

terça fev 12, 2008 5:01 pm

Uma das maiores vantagens do yorkie é que muito dificilmente ganha o cheiro a morrinha, e não fazem mudas de pêlo.
Se eles tinham muito sebo e cheiravam mal, das duas uma (ou até mesmo as duas), ou não eram bons exemplares, ou a dona deles não estava a usar produtos correctos para eles. Um champô inadequado, e banhos frequentes com ele, pode ser o terror de qualquer pele e pelo do cão (ainda pior se estiverem aliados a uma má alimentação).
mgoya
Membro
Registado: quarta jan 30, 2008 9:22 pm

terça fev 12, 2008 7:29 pm

obrigada pelo conselho do oleo, irei falar com a ver:) eu tambem nao concordo que eles cheirem mal e que tenham o pelo oleoso, alias eu ate os acho com um pelo sedoso e brilhante, mas claro tambem depende dos donos! Sim tambem acho que dar muitos banhos é o pior que se pode fazer a qualquer cao :|
Maria Sampaio
Responder

Voltar para “Cães”