COMO JUNTAR DOIS GATOS

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
KittensLover
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 1:15 pm

quinta set 24, 2009 9:38 am

Bom dia!

Eu, finalmente juntei as minhas gatinhas no mesmo espaço enquanto não estou em casa. :)

Inicialmente tinha a Zara (pequenina) no escritório, isolada da Kitty enquanto não eu estava em casa, muito também por só a ter a em casa há pouco mais de uma semana... A Kitty fartava-se de lhe bufar e nem queria chegar perto da pequena, no entanto, a Zara ficava muito quietinha e ignorava-a completamente. :lol:

Aos poucos foi ficando muito curiosa e lá se foi dando com a pequena sem bufadelas. Ontem fui trabalhar e deixei-as pela primeira vez sozinhas e juntas! Quando cheguei para o almoço, era uma correria que só visto! :D

Já dormem juntas mas ainda noto certa "tensão" nas suas brincadeiras...se bem que brincam muito às "patadinhas" mas sempre de unhas recuadas! :)

No entanto, aconteceu algo muito estranho com um gatinho de uns amigos. Quando fui ao vet com e pequena, passei na casa de uns amigos para a conhecerem. Eles têm um gatinho com cerca de 1 ano mais ou menos, que se mostrou muito interessado na Zara, mas muito meiguinho... A zara começou a bufar-lhe e a assanhar-se de uma forma que nunca tinha feito, e à Kitty lá em casa nem se mexe quando esta se assanha...Será normal este comportamento da parte da pequena?

(Peço desculpa se não me fiz explicar muito bem :oops: )

Beijinhos!
Ourihana
Membro Júnior
Registado: terça nov 06, 2007 4:36 pm

quinta set 24, 2009 9:59 am

Mas lá está. São fêmeas.
Parece que as fêmeas não lutam tanto pela defesa do seu território.
Gostava muito de saber sobre machos.

Mas obrigada por sua resposta Marcii.
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quinta set 24, 2009 11:10 am

KittensLover Escreveu:
A zara começou a bufar-lhe e a assanhar-se de uma forma que nunca tinha feito, e à Kitty lá em casa nem se mexe quando esta se assanha...Será normal este comportamento da parte da pequena?

(Peço desculpa se não me fiz explicar muito bem :oops: )

Beijinhos!
Olá!

É normal sim... não terá própriamente a ver com o facto de ser macho, mas mais a ver com o facto de não estar no seu ambiente e de se sentir ameaçada... na sua casa, ela sentia que havia outro animal a quem se devia subjugar... por isso é que são eles que definem as hierarquias e nisso nenhum de nós interfere! :wink:

Ao sentir-se num ambiente estranho e perante outro animal, ela sentia a necessidade de se defender com maior dominancia.
KittensLover
Membro Veterano

quinta set 24, 2009 11:27 am

Muito obrigada Pathelen!

Realmente o meu namorado disse o mesmo, mas eu fiquei assim de pé atrás. Eu gostava ainda de adoptar outro e estou com receio que ela faça o mesmo ao mano novo que há-de vir... espero :D

Aquilo é que foi dominância...a pequenota a eriçar-se toda para o menino. LOL
elsasmc
Membro Veterano
Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

quinta set 24, 2009 11:54 am

KittensLover Escreveu:Muito obrigada Pathelen!

Realmente o meu namorado disse o mesmo, mas eu fiquei assim de pé atrás. Eu gostava ainda de adoptar outro e estou com receio que ela faça o mesmo ao mano novo que há-de vir... espero :D

Temos muitos para dar! Nem todos estão aqui divulgados. Quando se decidirem já sabem :wink:
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quinta set 24, 2009 1:17 pm

KittensLover Escreveu: Eu gostava ainda de adoptar outro e estou com receio que ela faça o mesmo ao mano novo que há-de vir... espero :D

:)

Não tem que ter medo... mesmo que ela se faça de mais importante, há sempre um que "baixa a bolinha" :wink: e se proceder como fez agora com as 2 gatinhas, vai dar tempo a que se conheçam e que se possam socializar com calma!
KittensLover
Membro Veterano

quinta set 24, 2009 1:53 pm

Pois é essa a ideia! :)

A Zara ficou durante uma semana fechada no escritório (um dos quartos da minha casa) enquanto não estavamos em casa. Tiveram tempo para se conhecer e socializar enquanto estive em casa. neste momento já brincam e estão juntas! :)

O próximo, ainda tenho que ter uma conversinha muito séria com o homem lá de casa :wink: Fazer-lhe entender que ter 3 gatos não dá esse transtorno todo que ele pensa!!!

Eu até já lhe falei de ser FAT, mas ele insiste que só quando tivermos uma casa maior.....blá blá blá!! Veremos.... :P

Vou com certeza ter em consideração o conselho da elsasmc! Muito obrigada! :D
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta set 24, 2009 5:42 pm

Ourihana Escreveu:Muito obrigada por este tópico. Andavamos a pensar numa adopção p fazer companhia ao Leonardo. MAs como ele agora esta doentinho. Caiu da jenela da sala e partiu a tíbia em 3 lados, foi operado e o processo de cura vai levar o seu tempo, então vamos esperar que o Leonardo esteja bom e pensaremos num novo amiguinho.

Mas temos um dúvida, como o Leonardo é macho disseram-me que nunca se iria adaptar a outro macho. É verdade? Só poderei adoptar uma fêmea?? Nâo tenho nada contra e até gosto da ideia, mas pode dar-se o caso de o nosso coração fazer aquele clique por outro macho e nao sabemos como fazer.
Não importa o sexo desde que ambos sejam castrados ou pelo menos um esteja castrado.

:wink:

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta set 24, 2009 5:54 pm

KittensLover Escreveu:Muito obrigada Pathelen!

Dentro em breve, irei ter uma gatinha para adopção. Tem 3 meses e infelizmente já passou pelo horror de ser atirada dum carro em andamento. :( É um pote de mel. Já foi operada ao maxilar e aguarda a retirada dos ferros :wink:
Apesar dos ferros, em menos duma semana, engordou 250 gr :P :lol: :D Nada a fez parar de comer e comer e comer... :D

É toda preta por cima e toda branca por baixo :wink: :D

Quanto à sua questão... nada mais tenho a acrescentar para além de tudo o que a Pathelen explicou muito bem :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
KittensLover
Membro Veterano

sexta set 25, 2009 8:41 am

Muito obrigada Leonildecarvalho :D

Eu ainda estou a ver se conveço o esposo... :P Mas pode-me mandar fotos dessa belezinha? Talvez deva aproveitar enquanto são todas novinhas! Uma tem 6 meses( vai ser esterilizada dentro em breve), a outra tem aí uns 2/3 meses...

Coitadinha da gatinha...há pessoas que nem merecem o chão que pisam... o chamado "lixo humano"!! Depois existem pessoas como a leonildecarvalho e outros foristas que felizmente fazem o que podem para ajudar!! :)

Beijinho!
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta set 25, 2009 3:57 pm

KittensLover Escreveu:Muito obrigada Leonildecarvalho :D

Eu ainda estou a ver se conveço o esposo... :P Mas pode-me mandar fotos dessa belezinha? Talvez deva aproveitar enquanto são todas novinhas! Uma tem 6 meses( vai ser esterilizada dentro em breve), a outra tem aí uns 2/3 meses...

Coitadinha da gatinha...há pessoas que nem merecem o chão que pisam... o chamado "lixo humano"!! Depois existem pessoas como a leonildecarvalho e outros foristas que felizmente fazem o que podem para ajudar!! :)

Beijinho!
Deixo-lhe o link dela já que também contém fotos :wink: :D

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=72153

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Alexx
Registado: quarta mar 28, 2007 10:07 pm

domingo nov 01, 2009 7:13 pm

Olá!

Venho ver se tenho ajuda para ajudar a integrar a Kitty. Gatinha adulta muito, muito assustiça veio cá para casa há 5 meses. Tenho mais um gato e um cão. A integração foi muito mal feita, e o resultado foi desastroso. Com a melhor das intenções, deixei os gatos à vontade. O pânico da pobre Kitty foi tanto que passou a não sair do seu refúgio (no alto de um armário) nem para ir à areia. Demorou quase um mês a recuperar as asneiras que fiz nos primeiros dias.

Agora está a ganhar confiança com os humanos da casa – vem quando a chamamos (só a chamamos quando “as feras” não estão perto), procura festas (sempre desconfiada), brinca e adora petiscos. Ronrona o tempo todo.

Só que a integração com o gato e o cão está complicada.

O gato – que de vez em quando fazia umas investidas (tinha que o afastar com um spray) – já a respeita mais. Mas, quando estamos a brincar com o gato e ela cai na tentação de descer do refúgio, ele persegue-a logo. E ela fica então mais umas semanas sem tentar.

O cão, que sempre se aproximou com muito cuidado (adora gatos, mas também desconfia deles), agora morre de ciúmes (para alguém brincar com a Kitty tem que fechar a porta – tenta-se fazê-lo quando o cão não está, mas às vezes coincide). Quando a vê cá em baixo, vai a correr ter com ela – a pobre Kitty que não tinha medo dele já deve estar a pensar duas vezes.

Normalmente está sempre alguém em casa, e de noite deixamos os gatos separados – às vezes com dois brinquedos ligados debaixo de uma porta, para ver se vão brincando.

A nossa ideia é deixar andar. Não temos pressa. Mas a verdade é que a Kitty passa grande parte do tempo lá no alto, cheia de vontade de brincar, de ter festas. Haverá alguma maneira, algum truque que nos possa ajudar a integrar a Kitty (que é muito, muito tímida e assustadiça)?
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta nov 06, 2009 3:40 pm

Alexx Escreveu:Olá!

Venho ver se tenho ajuda para ajudar a integrar a Kitty. Gatinha adulta muito, muito assustiça veio cá para casa há 5 meses. Tenho mais um gato e um cão. A integração foi muito mal feita, e o resultado foi desastroso. Com a melhor das intenções, deixei os gatos à vontade. O pânico da pobre Kitty foi tanto que passou a não sair do seu refúgio (no alto de um armário) nem para ir à areia. Demorou quase um mês a recuperar as asneiras que fiz nos primeiros dias.

Agora está a ganhar confiança com os humanos da casa – vem quando a chamamos (só a chamamos quando “as feras” não estão perto), procura festas (sempre desconfiada), brinca e adora petiscos. Ronrona o tempo todo.
Só que a integração com o gato e o cão está complicada.

O gato – que de vez em quando fazia umas investidas (tinha que o afastar com um spray) – já a respeita mais. Mas, quando estamos a brincar com o gato e ela cai na tentação de descer do refúgio, ele persegue-a logo. E ela fica então mais umas semanas sem tentar.

O cão, que sempre se aproximou com muito cuidado (adora gatos, mas também desconfia deles), agora morre de ciúmes (para alguém brincar com a Kitty tem que fechar a porta – tenta-se fazê-lo quando o cão não está, mas às vezes coincide). Quando a vê cá em baixo, vai a correr ter com ela – a pobre Kitty que não tinha medo dele já deve estar a pensar duas vezes.

Normalmente está sempre alguém em casa, e de noite deixamos os gatos separados – às vezes com dois brinquedos ligados debaixo de uma porta, para ver se vão brincando.

A nossa ideia é deixar andar. Não temos pressa. Mas a verdade é que a Kitty passa grande parte do tempo lá no alto, cheia de vontade de brincar, de ter festas. Haverá alguma maneira, algum truque que nos possa ajudar a integrar a Kitty (que é muito, muito tímida e assustadiça)?
Se não têm pressa e já que a Socialização não foi efectuada da melhor forma, é mesmo deixar que o tempo se encarregue... :wink: Ela irá perceber, um dia (não sei é de que Ano :lol: ), que não lhe querem fazer mal e que a casa também é dela :wink:

Boa sorte,

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Alexx

sexta nov 06, 2009 4:49 pm

Obrigada! (mais uma vez... :)
Alexx

terça nov 17, 2009 10:34 pm

Olá outra vez!

A Kitty continua a melhorar, muito lentamente, mas ainda nada de misturas com o gato Lucas...

Surgiu entretanto a possibilidade de adoptarmos outra gata (é uma gata da família, que já quisemos adoptar - percebemos que a dona não ia ter paciência por muito tempo... - mas na altura a dona não quis. Agora quer mesmo dar a gata para adopção...). É uma gata adulta, grande, brincalhona e muito confiante, que se dá bem com gatos em geral.

Confesso que por um lado prefiro deixar as coisas como estão, para a pobre gata Kitty se continuar a adaptar, a pouco e pouco. Mas passou-me pela cabeça que uma gata segura e que se defende se necessário possa criar algum equilíbrio em relação ao Lucas... E, claro, resolvia o problema da segunda gata, que já nos conhece (aos humanos e ao cão; aos gatos não...) - mas prefiro não resolver este problema se for criar um pior...

Sei que nestas coisas não há receitas, mas para quem tem mais experiência com gatos do que eu, será que faz algum sentido trazer outro gato ou os riscos de confusão são tão grandes que mais vale estar quieto?
Responder

Voltar para “Gatos”