mariasara2 Escreveu: Estou 100% de acordo, mas ha algo que nao entendo. O dinheiro que vai eventualmente pagar para fazer essa cruza, nao seria mais ""bem empenhado"" em fazer uma cruza de 2 exemplares da mesma raça?

Moderador: mcerqueira
mariasara2 Escreveu: Estou 100% de acordo, mas ha algo que nao entendo. O dinheiro que vai eventualmente pagar para fazer essa cruza, nao seria mais ""bem empenhado"" em fazer uma cruza de 2 exemplares da mesma raça?
para meterem anuncios no olx acredito que quem responder tenha algo a ganhar com aquilo.Fjjord Escreveu:mariasara2 Escreveu: Estou 100% de acordo, mas ha algo que nao entendo. O dinheiro que vai eventualmente pagar para fazer essa cruza, nao seria mais ""bem empenhado"" em fazer uma cruza de 2 exemplares da mesma raça?E acha que esta gente paga cruzas?!?!
o link??? basta ir aos sites que lhe falei. Há por lá exemplos de todas as raças.Bikejorer Escreveu:Assim a quente diria que procuram dinheiro e de certa forma amortizar o investimento, mas como não sei de quem fala nem conheço o caso em concreto, não digo nada.
Pode dar-me o link?
mariasara2 Escreveu:Eu sei que há e até acho muito bem que os publiquem no olx, visto que nem toda a gente sabe que o CPC pode fornecer a lista dos criadores.gandares Escreveu:ui, tanto criador de renome no OLX e derivados e você aqui a falar mal.mariasara2 Escreveu:Desculpem intrometer-me.
É realmente verdade que as raças que existem hoje em dia foram fruto de cruzamento seleccionado e cuidado de outras raças.
Porém, neste caso, não me parece que o fim da cruza seja esse.
Porquê? Porque a meu ver, se o anunciante quisesse fazer esse trabalho de criação de uma nova raça, não me parece que procurasse exemplares com anuncios de OLXTeria que conhecer bem os cães, quer nivel morfologico, quer a nivel de temperamento, para ter a certeza do que estaria a fazer... (e por esses motivos, seria essa pessoa a procurar os exemplares ajustados e não o inverso)
tem que estar mais atenta.
E daqui dou o meu exemplo. 1º procurei no olx (mas procurei anuncios sem preço e com cães com bons pedigrees. Fui tb a anuncios q tivessem sites e vasculhei tudo) e só depois é que tive conhecimento que o CPC fornecia a lista e pedi. O que serviu para encontrar finalmente o criador da minha Kiara.
Mas podia ter encontrado o criador da Kiara no olx. Nao sucedeu mas podia ter sucedido.
O que acho mal é que se realmente querem fazer uma nova raça ( e eu sei que uma raça nova nao se cria com apenas 1 cruzamento -.-") precisam de procurar realmente bons exemplares e de os CONHECER bem.
E penso que apenas uma ida ao OLX com propostas de ofertas nao é suficiente
cães de boas linhagens.gandares Escreveu:mariasara2 Escreveu:Eu sei que há e até acho muito bem que os publiquem no olx, visto que nem toda a gente sabe que o CPC pode fornecer a lista dos criadores.gandares Escreveu:ui, tanto criador de renome no OLX e derivados e você aqui a falar mal.mariasara2 Escreveu:Desculpem intrometer-me.
É realmente verdade que as raças que existem hoje em dia foram fruto de cruzamento seleccionado e cuidado de outras raças.
Porém, neste caso, não me parece que o fim da cruza seja esse.
Porquê? Porque a meu ver, se o anunciante quisesse fazer esse trabalho de criação de uma nova raça, não me parece que procurasse exemplares com anuncios de OLXTeria que conhecer bem os cães, quer nivel morfologico, quer a nivel de temperamento, para ter a certeza do que estaria a fazer... (e por esses motivos, seria essa pessoa a procurar os exemplares ajustados e não o inverso)
tem que estar mais atenta.
E daqui dou o meu exemplo. 1º procurei no olx (mas procurei anuncios sem preço e com cães com bons pedigrees. Fui tb a anuncios q tivessem sites e vasculhei tudo) e só depois é que tive conhecimento que o CPC fornecia a lista e pedi. O que serviu para encontrar finalmente o criador da minha Kiara.
Mas podia ter encontrado o criador da Kiara no olx. Nao sucedeu mas podia ter sucedido.
O que acho mal é que se realmente querem fazer uma nova raça ( e eu sei que uma raça nova nao se cria com apenas 1 cruzamento -.-") precisam de procurar realmente bons exemplares e de os CONHECER bem.
E penso que apenas uma ida ao OLX com propostas de ofertas nao é suficiente
Defina bom pedigree por favor.
Penso que isso não pode ser quantificado em números. Hoje em dia há americanices a que chamam "novas raças" mas que não passam de cães cruzados, não são verdadeiras raças na acepção do termo, por exemplo, o labradoodle.Acaldeira Escreveu:dinodane Escreveu:Pois sim...
Mas desenganem-se aqueles que pensam que bastou cruzar um cão da raça x com outro da raça y para VOILÁ ter uma ninhada inteira de cães da nova raça xpto, ninhada essa todinha uniforme em termos de aspecto, e que mais uma vez bastou cruzar 2 desses xpto para continuar a ter na ninhada seguinte cães com as características xpto... a genética não funciona assim e o fenótipo de uma raça leva gerações de selecção até chegar a uma uniformidade e só aí se pode chamar raça.
São necessários 500 exemplares morfológicamente semelhantes e com temperamento a acompanhar, se não estou em erro.
Tudo depende do lobbying e da divulgação/promoção da "raça" que se faça, junto de autoridades e público amante, quem sabe se daqui a uns anos o Labradoodle, não será considerado raça.dinodane Escreveu:Continuando...
Penso que isso não pode ser quantificado em números. Hoje em dia há americanices a que chamam "novas raças" mas que não passam de cães cruzados, não são verdadeiras raças na acepção do termo, por exemplo, o labradoodle.Acaldeira Escreveu:dinodane Escreveu:Pois sim...
Mas desenganem-se aqueles que pensam que bastou cruzar um cão da raça x com outro da raça y para VOILÁ ter uma ninhada inteira de cães da nova raça xpto, ninhada essa todinha uniforme em termos de aspecto, e que mais uma vez bastou cruzar 2 desses xpto para continuar a ter na ninhada seguinte cães com as características xpto... a genética não funciona assim e o fenótipo de uma raça leva gerações de selecção até chegar a uma uniformidade e só aí se pode chamar raça.
São necessários 500 exemplares morfológicamente semelhantes e com temperamento a acompanhar, se não estou em erro.
jofelix Escreveu:Tudo depende do lobbying e da divulgação/promoção da "raça" que se faça, junto de autoridades e público amante, quem sabe se daqui a uns anos o Labradoodle, não será considerado raça.dinodane Escreveu:Continuando...
Mas, se calhar o problema do Labradoodle e outras "raças" seja a sua origem - América. Às tantas, se a origem fosse inglesa, pex, já seria raça certificada, digo eu.
Há raças muito recentes ( 100 anos), são 3 gerações de criadores.
Um abraço
Não me expliquei bem quanto à origem geográfica, porque o que quero dizer, é que os Europeus são mais exigentes no aperfeiçoamento/produção de uma "raça" e respectiva promoção, ao contrário dos Americanos que são mais atabalhoados, aliás, a maior parte das raças, nasceu na Europa, ou estou enganado ?dinodane Escreveu:jofelix Escreveu:Tudo depende do lobbying e da divulgação/promoção da "raça" que se faça, junto de autoridades e público amante, quem sabe se daqui a uns anos o Labradoodle, não será considerado raça.dinodane Escreveu:Continuando...
Mas, se calhar o problema do Labradoodle e outras "raças" seja a sua origem - América. Às tantas, se a origem fosse inglesa, pex, já seria raça certificada, digo eu.
Há raças muito recentes ( 100 anos), são 3 gerações de criadores.
Um abraço
Como por exemplo o DOGUE ARGENTINO, cuja "produção" está bem documentada e faz uma leitura interessante a quem se interesse por isto.
Mas o labradoodle não pode ser raça em lado nenhum pela simples razão de não se conseguir obter uma ninhada homogénea de dois labradoodles e por haver n tipos de cães na mesma ninhada, logo não concordo com o que escreveu acima sobre a sua origem geográfica. O labradoodle não é uma raça, neste momento é apenas um híbrido de duas raças, um cão cruzado, pode ser que um dia o venha a ser se houver criadores a tentar fixar certas características.
o que é uma "cão de design" - as criações malucas dos americanos?moslie Escreveu:Eu até achava o tema dos "cães de design" - as criações malucas dos americanos - um tema interessante, vi dezenas de fotos na net, mas afinal acho que já não é esse o tema do tópico!....
Do labradodle já ouvi falar, mas a justificação que foi dada não se prendia com a questão do design, mas sim, com o objectivo de juntar o temperamento do labrador com o pêlo do caniche (pelo de caniche eles têm temperamento não sabemos).moslie Escreveu:Design dog's é aquilo que cá chama-se rafeiro! Mas lá não, a pessoa quer ter um cão que mais ninguém tem, com uma combinação única, então vai e arranja um cruzamento maluco (os pug's são muito requisitados), e tem um cão com uma raça com um nome por vezes indecifrável, que muitas vezes tem um aspecto também bastante esquisito coitado!
mas pasmem, há abortos destes a valer milhares de dólares!
E uma procura enorme, o pessoal é louco mesmo....e acham que a exigência de raça pura é uma mania e que é snob!
Há imensos sites sobre isto com fotos e há criadeiros que querem mesmo fazer reconhecer raças, o labradodlle por ex. O pobre bicho parece esmagado debaixo dos caracóis mas pronto...foi feito por design....