Fonéticamente falando, diz-se fato [´fatu], não faCto [´faktu]. Há realmente quem diga faCto (eu digo), mas nos dicionários de língua portuguesa, olhando para a fonética, vemos[´fatu]. Por isso, a partir de 2015, ambas as grafias estarão correctas (mas pode crer que o que mais vai encontrar será "fato"), pois ambas as pronúncias estão correctas.cockinhas Escreveu:Depois do acordo ortográfico, em Portugal, não vai ser obrigatório suprimir o "c" de facto, ou o de qualquer palavra em que a letra seja pronunciada. Pronunciamos o "c", escrevemos o "c". Assim, o "c" de protecção será suprimido porque não se pronuncia. Ou seja, desaparecem as consoantes mudas.GSfanatic Escreveu:A partir de 2015, para todos os efeitos (literatura, jornalismo, documentos oficiais...), "facto" passará a "fato" e sim, "protecção" passará a "proteção".Rafaelmelo Escreveu:Portanto deixa-me ver se percebi bem, temos ate 2015 para nos habituarmos? Apartir de 2015 o protecção nao existe, certo?(protecção como exemplo)
No entanto em locais como fóruns não será proibido manter a grafia actual. Daí que no emprego eu tenha de seguir o novo acordo mas na vida pessoal mantenha a grafia que sempre usei.
Noutros casos, admite-se grafia dupla. Nos primeiros tempos vai ser preciso verificar uma a uma. Falo por mim.
Também só vou passar a escrever pelas novas normas quando não tiver alternativa. Sou apaixonada pela nossa língua e gosto de escrever como aprendi .
O mesmo acontece com "factura" [fa´turɐ], que também tem duas pronúncias diferentes.
Pelo menos foi o que a minha professora de gramática nos disse numa aula em que falámos sobre o novo acordo. Admito que ainda não tenho interesse suficiente para pesquisar melhor sobre o assunto.