Dermatofitose canina

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sexta mai 27, 2011 7:29 pm

moslie Escreveu: E ter de explicar na escola que os filhosnão vão porque tem tinha também não é nada demais! basta dizer que não é grave, é só peladas e que contagia bastante.
Mas não é grave, o mais que pode acontecer é ficar careca! :twisted:
Exactamente. Mas olhe que estar tinhoso não é motivo para faltar à escola, nem para os alunos, nem para os professores. O que o médico se havia de rir se eu lhe pedisse um atestado por estar com tinha LOL :lol:
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sexta mai 27, 2011 7:45 pm

LuluB Escreveu:
Penso que de facto será mesmo a sarna sarcóptica a mais comum de encontrar no animais abandonados, sim. Mas sem se fazer pesquisa a uma raspagem da pele não se sabe que tipo de ácaro está a provocar aquela sarna em particular. Portanto, os diagnósticos "a olho" são de todo falíveis e por causa deles anda-se muitas vezes a tratar o animal de sarna sarcóptica quando o que ele realmente tem é a demodécica. E vice-versa.
ó LuluB, cães vadios e sarnosos? e quem se chega para os tratar? quantas pessoas ousam aproximar-se de um cão sarnoso, quanto mais levá-lo a um vet para fazer uma raspagem! Muitos destes animais até acumulam as duas sarnas, tinha, alergia... E quantas pessoas conhecemos, das que se chegam aos "sarnosos", que tenham sido contagiadas? Em toda a minha vida, que apesar de não ser muito longa também não é muito curta, conheci apenas uma pessoa que apanhou sarna... com coelhinhos! e nem sequer estavam "sarnentos", eram simplesmente portadores do ácaro...

Mas voltando à tinha, é bem verdade que os animais não se mostram incomodados e parecem não ter comichão alguma, ao contrário das pessoas. A pele reage de modo diferente. E com tantos fungos que nos habitam e raramente declaram a sua presença, francamente, acho a tinha um mal menor.

Ah, lembrei-me... eu já tive candidíase (vulgo "sapinhos"), nas unhas das mãos e na língua! É um fungo, a candida albicans. Muito contagioso. E fui ao médico. Nada de atestados... raios! :evil:
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta mai 27, 2011 7:59 pm

Chamarrita Escreveu:
LuluB Escreveu:
Penso que de facto será mesmo a sarna sarcóptica a mais comum de encontrar no animais abandonados, sim. Mas sem se fazer pesquisa a uma raspagem da pele não se sabe que tipo de ácaro está a provocar aquela sarna em particular. Portanto, os diagnósticos "a olho" são de todo falíveis e por causa deles anda-se muitas vezes a tratar o animal de sarna sarcóptica quando o que ele realmente tem é a demodécica. E vice-versa.
ó LuluB, cães vadios e sarnosos? e quem se chega para os tratar? quantas pessoas ousam aproximar-se de um cão sarnoso, quanto mais levá-lo a um vet para fazer uma raspagem! Muitos destes animais até acumulam as duas sarnas, tinha, alergia... E quantas pessoas conhecemos, das que se chegam aos "sarnosos", que tenham sido contagiadas? Em toda a minha vida, que apesar de não ser muito longa também não é muito curta, conheci apenas uma pessoa que apanhou sarna... com coelhinhos! e nem sequer estavam "sarnentos", eram simplesmente portadores do ácaro...

...
Ebtão deve andar muito distraída, Chamarrita. O que não falta são cães apanhados na rua que trazem sarnas, fungos e sabe-se lá o que mais. Cachorros, então, é mato.

E sim, há quem os apanhe e se chegue a eles. Se não houvesse, eu não tinha a minha Rita nem nunca teria tido o meu Gaspar.

Mas para mim chega desta conversa. Já estou farta de tretas e a cadela da Tweenie é que é o tema do tópico.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta mai 27, 2011 8:40 pm

A tinha não me deu comichão nenhuma.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

sexta mai 27, 2011 8:42 pm

Pá, abracem os cães com tinha com sarna ou com o que quiserem e deixe OS VOSSOS filhos fazê-lo também, mas deixem os pais daqueles miudos DECIDIR se querem deixá-los aproximarem-se da cadela ou não. Mais uma vez, não compete à Twinie decidir isso. E tem, no minimo, a obrigação moral de informá-los para o efeito.
Chamarrita
Membro Veterano

sexta mai 27, 2011 8:45 pm

LuMaria Escreveu:A tinha não me deu comichão nenhuma.
Eu não sei, nunca tive, mas pessoas que tiveram falaram de comichão. Nada de transcendente, no entanto. Dizem que picadas de melgas são piores.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
LuMaria
Membro Veterano

sexta mai 27, 2011 8:46 pm

E alguém discordou disso?
Obvio que os pais é que decidem.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Chamarrita
Membro Veterano

sexta mai 27, 2011 8:48 pm

Terugkeren Escreveu:Pá, abracem os cães com tinha com sarna ou com o que quiserem e deixe OS VOSSOS filhos fazê-lo também, mas deixem os pais daqueles miudos DECIDIR se querem deixá-los aproximarem-se da cadela ou não. Mais uma vez, não compete à Twinie decidir isso. E tem, no minimo, a obrigação moral de informá-los para o efeito.
Tens razão!
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Tweenie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

sexta mai 27, 2011 8:57 pm

Hello!

O que praí vai...
1º - Babaorum: eu nunca escrevi que era giro ficar careca ou querer lugar no autocarro, etc.!!!??? Tá a confundir-me com outra/o forista. Quem abriu o tópico fui eu e não escrevi que era giro crianças ou pessoas apanharem tinha ou sarna...mas pronto.

2º - Terugkeren, apesar de ter 1 nick difícil de decorar para escrever correctamente, ou escrevo Terug ou vou ver para escrever. Agora agradecia que o pessoal escrevesse: TWEENIE! Não é Twinie, nem Tweeny, nem Tweety, ó raios. É TWEENIE! não só é nick, como é nome da minha gata. Não é pedir muito.

3º - Obrigação moral? Só pode estar a gozar. Vou informar a rua inteira que a minha cadela tá com início de tinha, não? E os do fundo da rua que têm sarna ou dermatite ou que tão cheios de pulgas e carraças, alguém informou a rua inteira? Por favor. Se todos vivessemos numa sociedade perfeita e compreensível, as pessoas entendiam e aceitavam. Os miúdos adoram a Kyara, tocam à porta a perguntar se ela pode vir brincar. Daí, se eles quiserem brincar com ela, vou avisá-los que ela está com problemas de pele, é uma alergia a 1 fungo e para ninguém lhe tocar e ponto final. Conheço-os bem, são miúdos educados, obedecem, entram e saem do meu jardim na boa, tocam pa ir buscar a bola deles no meu jardim, é tudo paz e respeito com eles e pais e não quero estragar a amizade dos miúdos por os pais depois ficarem com medo da Kyara mesmo depois de curada. Se eles não chamarem a Kyara para brincar, assunto arrumado.
Tweenie
Membro Veterano

sexta mai 27, 2011 9:02 pm

Terugkeren,
Sempre cumpri a minha obrigação moral e cada um tem a sua. Eu continuo a tentar cumpri-la, daí eu me lixar a maioria das vezes: como quando pedi 1 caixote de dejectos canídeos e alguém do bairro acabou por roubá-lo ou arrancá-lo porque estava cheio e ninguém soube ir à junta pedir para esvaziá-lo...tinha de ser eu,não...tudo eu...tudo tem cão,mas eu é que tento ter 1 bairro limpo. Infestação de carraças nos espaços verdes, ninguém se mexeu. Os seus cães ficam com carraças, boa, ou o pulvex há-de fazer efeito. Ok, mas mm assim fui à junta 3 vezes para limparem os canteiros e termos um bairro limpo não só de carraças, mas com bom aspecto. Mas desisti quando vi os jardineiros sentados às 15h da tarde noutra zona e depois dizeram que nunca acabam 1 local que são enviados para outro. Eu apanho os dejectos da minha cadela e até dos outros cães. Sabe o que 1 vizinho falou? Tá a apanhar para quê? E eu: porque tem de ser. Vizinho respondeu: Oh. não se maçe, é adubo. :o :o :o Daí, o que é a obrigação moral deste país? Acho que foi-se com tudo o que os antepassados conquistaram e nada resta. Todos temos obrigação moral de muitas coisas, mas na prática...ui ui

Jocas caninas
LuMaria
Membro Veterano

sexta mai 27, 2011 9:03 pm

TWEENIE, TWEENIE, TWEENIE.
As melhoras da Kyara :wink:
Tweenie
Membro Veterano

sexta mai 27, 2011 9:06 pm

:wink: :P :wink: :D :wink:
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sexta mai 27, 2011 9:12 pm

Essa da tinha não dar direito a atestado médico, como tenho um familiar médico, hei-de perguntar.
Só se não se comunicar nada. Penso que dá até direito a ter de apresentar um atestado a confirmar a cura para poder voltar á escola mas acho que é uma questão de consciência das pessoas sabendo que as crianças encostam-se, agarram-se.
Se se levar um cão com indicios de sarna ou tinha para vacinar na câmara é logo exigido que se volte no prazo de 30 dias com atestado médico em como está a ser feito tratamento. Isto tenho a certeza porque se passou com um vizinho nosso.
Chamarrita
Membro Veterano

sexta mai 27, 2011 9:16 pm

Mas não há "cura", Tweenie. O pêlo cresce, os sintomas desaparecem, mas a dermatofitose fica latente, pode ou não voltar a manifestar-se. Sinceramente, não faço ideia se há possibilidades de contágio quando o animal está assintomático. No entanto, apesar de outras pessoas não o fazerem, eu avisaria os pais dos miúdos de que a cadela está com um fungo que é transmissível, embora com consequências mínimas. Se um dos garotos for mais susceptível e ficar "tinhoso", e não tiver havido aviso, pode ter mais aborecimentos, mesmo sabendo que é mais provável que o contágio ocorra por causas ambientais do que através da Kyara...
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta mai 27, 2011 9:18 pm

moslie Escreveu:...Se se levar um cão com indicios de sarna ou tinha para vacinar na câmara é logo exigido que se volte no prazo de 30 dias com atestado médico em como está a ser feito tratamento. Isto tenho a certeza porque se passou com um vizinho nosso.
E vacinam-no com tinha ou com sarna? :o
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Responder

Voltar para “Cães”