omegaa Escreveu:penso que essas manchas não vão desaparecer, o mais provável é virem a acentuar-se ainda mais!!
Assim que possa, coloco novas fotos onde se pode ver a evolução do Gusmão em 1 semana.
Até agora, o Gusmão têm-se mostrado um cachorro bastante equilibrado, com muita facilidade de aprendizagem e que não tem demonstrado excesso de nervosismo ou medo.
Todos os dias vai à rua ao meu colo. Noto que ele tem reagido bem aos ruídos dos veículos motorizados e a todos sons característicos do exterior.
O meu menino, surpreendentemente, tem sido o cachorro mais fácil que já tive até hoje:
- Faz as suas necessidades sempre nos locais certos que lhe foram determinados para o efeito (2 zonas com jornais e "resguardo de muda fraldas" para bébés;
- Não chora durante as noites quando fica sozinho na sua caminha (apenas não gosta de se sentir fechado, sem acesso à sala);
- Não fica a chorar quando me ausento de casa (tenho vindo a aumentar os períodos da minha ausência, tendo ultrapassado já 1 hora);
- Responde e obedece bem à ordem "Não", quando faz as asneiras típicas da idade; Já vai percebendo o "Senta" (embora ainda tenha de treinar mais) e reage quando digo "Beijinho" presenteando-me logo com as suas lambidelas no rosto e orelhas;
- Consegue entreter-se sozinho com os seus brinquedos quando fica só ou quando está com pessoas, não necessitando de estar sempre dependente da nossa interacção com ele. Essa independência agrada-me bastante. No entanto adora, obviamente, brincar connosco ou com qualquer pessoa aqui em casa. E estímulos para esses momentos não têm faltado...
- As coisas que mais me têm feito rir à gargalhada
- Os sons e movimentos que faz quando sonha, e o ressonar durante os seus soninhos para recarregar as baterias;
- O rosnar e ladrar quando brinca com alguns dos seus objectos/brinquedos e, por vezes, com os seus "cócós";
- O rosnar e o ladrar "seco e para dentro", quando ouve ruídos estranhos lá em baixo no pátio fora de casa (Já a Formiga tem Catarro...).
- As mordiscadelas carinhosas de força controlada nas minhas orelhas, acompanhadas por gloriosas lambidelas...
Em resumo: Para já o Gusmão tem-se mostrado um cachorro feliz, bem educado e muito equilibrado nas reacções, sem medos em demasia e muito activo no contacto com as pessoas. Tem vindo a estabelecer uma relação de alguma "proximidade" com o gato que vive em casa dos meus pais.
Já me reconhece como o chefe da matilha, encontrando protecção em mim e reconhecendo a minha autoridade.
A "Procissão ainda vai no Adro da Igreja", mas para já, não encontro ainda nenhum sinal preocupante no seu comportamento que seja digno de especial atenção.
Não sendo o meu primeiro cão, é o primeiro cachorro menos "trabalhoso" que já tive e que tenho visto. Julgo que talvez isto seja devido às características fabulosas desta maravilhosa raça de cão!
Estou a desfrutar de cada momento com ele e estou a adorar ver a velocidade e a graciosidade com que cresce e se movimenta!!...
Um verdadeiro Príncipe!...
Saudações Caninas a Todos!
Hélder Prazeres