hmmm, não percebi o sentido da questão... se comemos peixe, é? bom, um vegetariano ou vegan não come peixe pois os peixes também são animais, oras! há aqueles que se apregoam vegetarianos e comem peixe e carne branca... essas pessoas simplesmente não são vegetarianas, e obviamente não comem carne por razões estéticas, de saúde ou simplesmente porque não gostam. não tem nada a ver com os animais. também há aqueles que já se consideram vegetarianos mas ainda comem peixe porque estão na fase de transição, mas pretendem tornar-se totalmente vegetarianos em breve. escolhem deixar a carne primeiro porque têm que começar por algum lado e, comparando a vida e morte dos peixes com a das vacas, porcos e galinhas, apesar de serem ambas horríveis, a segunda situação é a mais grave por isso "dos dois males, o menor". espero ter esclarecido a dúvida (nós referimo-nos sempre à carne porque o conceito "carne" engloba também o peixe)anavaz Escreveu: E o peixe?????
Esta duvida persegue-me por aqui...
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta dez 03, 2003 9:42 pm
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
- Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)
Sabia que os peixes são sacrificados por asfixia? É uma morte muito mais horrenda, dolorosa e violenta do que a infligida aos animais terrestres. Porque não começar por eleminar o peixe? Acredite: se neste momento eu me tornasse vegetariana era por aí que começaria...
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Gostei, sinceramente, desta argumentação. E se querem saber, acho que denota um grau de consciência ( já para não dizer de educação) que distingue bem a pessoas que proferiu estes argumentos de alguns radicais mal educados que por aqui andam. Com este tipo de abordagem, acredito que se consigam senibilizar pessoas e, a longo prazo, mudar verdadeiramente alguma coisa.O que difere é a nossa maneira de estar e de tentar provocar o menos dano possivel, ora a alimentação é uma dessas vias. Se temos a possibilidade de nao matar, porque havemos de continuar a comer animais??? Não tentem encontrar seres perfeitos, nem os vegans sao, tambem nao sei qual é o ideal de perfeição; mas sei que se toda a gente comesse menos carne (ou a abolisse da alimentação), o mundo seria mais equilibrado, haveria menos matança, a propria carne teria mais qualidade e as pessoas seriam mais saudaveis
Com toda a nossa racionalidade e sapiência, nunca poderemos ignorar o facto de que nós também somos animais. Como tal, muitas das nossas necessidade e comportamentos encontram semelhanças no mundo animal. Não quero dizer com isto que devamos fazer tudo o que os animais fazem! Quanto mais não seja porque ao mesmo tempo que temos coisas em comum, também possuimos algumas características bem diferentes de várias especies.hummmmmmm... deixe-me pensar... será porque somos racionais? porque é que usamos todo o tipo de argumentos para justificar que um humano é mais importante do que um animal e depois tentamos encontrar justificações para o nosso comportamento nos próprios animais? mas pronto, se realmente lhes quer seguir o exemplo, porque é que não imita a vaca, em vez de imitar o leão?
Com as especies referidas, VACA e LEÃO, também temos as nossas semelhanças e diferenças ( cada um escolherá aquele com que mais se identifioca

Cumprimentos
Paulo C.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda out 20, 2003 12:27 pm
Isto é tudo muito bonito mas já pensaram na quantidade de habitats naturais seriam destruidos para poder plantar soja e afins para todos os seres humanos da terra????
Não se come carne porque se sacrifica os animais, e depois anda-se de carro que se farta, não se separa o lixo, não se planta uma árvore de vez em quando, não se faz voluntariado para limpeza das matas, não se ajuda em canis/gatis, não se poupa àgua, etc.. e etc..
Atenção que não estou a dizer que voçês não fazem isto mas a maior parte não o faz, não será melhor começar por aí??
Não se come carne porque se sacrifica os animais, e depois anda-se de carro que se farta, não se separa o lixo, não se planta uma árvore de vez em quando, não se faz voluntariado para limpeza das matas, não se ajuda em canis/gatis, não se poupa àgua, etc.. e etc..
Atenção que não estou a dizer que voçês não fazem isto mas a maior parte não o faz, não será melhor começar por aí??
Ah pois é, nem mais!!!Megaran Escreveu: Isto é tudo muito bonito mas já pensaram na quantidade de habitats naturais seriam destruidos para poder plantar soja e afins para todos os seres humanos da terra????
As verdades são para se dizer. Nem mais Megaran.

-
- Membro
- Registado: quinta set 25, 2003 8:54 pm
Eu sei que o seu post não fala directamente em carne, mas:Megaran Escreveu: Isto é tudo muito bonito mas já pensaram na quantidade de habitats naturais seriam destruidos para poder plantar soja e afins para todos os seres humanos da terra????
Se quiser alimentar 100 humanos com carne, precisa duma quantidade de recursos muito maior do que para alimentar 100 pessoas com soja.
A quantidade de terreno necessário para produzir uma vaca que alimente x pessoas, pode produzir soja para alimentar x+y pessoas..e o y pode ser um número muito elevado.
Se a planteio de soja para alimentação global destrói muitos habitats, imagine a criação de animais...
Cumprimentos
Mas vocês só comem soja será? E o resto dos vegetais...não simplifique caro forista!!!theraphosi Escreveu:
Eu sei que o seu post não fala directamente em carne, mas:
Se quiser alimentar 100 humanos com carne, precisa duma quantidade de recursos muito maior do que para alimentar 100 pessoas com soja.
A quantidade de terreno necessário para produzir uma vaca que alimente x pessoas, pode produzir soja para alimentar x+y pessoas..e o y pode ser um número muito elevado.
Se a planteio de soja para alimentação global destrói muitos habitats, imagine a criação de animais...
Cumprimentos
-
- Membro
- Registado: segunda abr 22, 2002 2:01 pm
Só acho piada a pessoas que pouco ou nada fazem e ainda vêm cobrar dos outros....
Quanto aos recursos gastos se não fosse necessário criar animais, de certeza que seriam muito menos, do que os recursos gastos actualmente com a criação de animais. É uma conta básica de se fazer, acho que não é algo muito difícil de compreender.É um raciocínio simples ou não?
Já agora que falaram em carros, já existem disponíveis alguns eléctricos, quantos de vocês optaram por um?
Também quantos de vocês, que falam em trabalho de voluntariado, já o fizeram?
Noutro dia numa reportagem na TV, mencionaram que a este ritmo, dentro de 50 anos, estarão extintos cerca de metade das espécies animais e vegetais do nosso planeta. Será altura de começar a tomar consciência e mudar os nossos actos com o intuito de preservação do presente e preparação do futuro, ou, de esperar até "estarmos entalados até ao pescoço"?
Um dos erros da Humanidade até ao presente, acredito que tenha sido o de não preparar o futuro.
Só saberemos realmente como será o nosso futuro, se agirmos no presente.

Quanto aos recursos gastos se não fosse necessário criar animais, de certeza que seriam muito menos, do que os recursos gastos actualmente com a criação de animais. É uma conta básica de se fazer, acho que não é algo muito difícil de compreender.É um raciocínio simples ou não?
Já agora que falaram em carros, já existem disponíveis alguns eléctricos, quantos de vocês optaram por um?
Noutro dia numa reportagem na TV, mencionaram que a este ritmo, dentro de 50 anos, estarão extintos cerca de metade das espécies animais e vegetais do nosso planeta. Será altura de começar a tomar consciência e mudar os nossos actos com o intuito de preservação do presente e preparação do futuro, ou, de esperar até "estarmos entalados até ao pescoço"?
Um dos erros da Humanidade até ao presente, acredito que tenha sido o de não preparar o futuro.
Só saberemos realmente como será o nosso futuro, se agirmos no presente.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am
Acrescento o seguinte: a criação de gado para abate é possivelmente o principal motivo de desflorestação, nomeadamente da selva amazonica, que como sabem é o pulmao do mundo. Hectares e hectares têm vindo a ser desflorestadas para criar campos de gado para os animais. Por sua vez, esses animais (grande parte nasceu por inseminação artificial para multiplicar o numero de animais de forma mais rapida do que se fossem nascimentos naturais - e daí facturar mais) tambem consomem incriveis quantidades de agua e comem toneladas de vegetais que poderiam ir directamente para o homem. As fezes desses animais (estrume) sao um problema de poluição ao qual ainda nao encontraram solução viavel.balao Escreveu: Quanto aos recursos gastos se não fosse necessário criar animais, de certeza que seriam muito menos, do que os recursos gastos actualmente com a criação de animais. É uma conta básica de se fazer, acho que não é algo muito difícil de compreender.É um raciocínio simples ou não?
O que acontece literalmente é que estamos a passar os recursos todos por um intermediario - o animal - para depois ser comido, o que acarreta custos terriveis para o planeta e para os animais e que é perfeitamente dispensavel.
Volto a frisar que a criação de carne é um problema que ultrapassa o pormenor de se sacrificarem animais, daí o argumento de que estamos no topo da cadeia alimentar em nada deve apaziguar as mentes das pessoas que comem carne: a criação de carne é SÓ o principal motivo de FOME no planeta e grande culpado de desgaste ambiental. Acho que isto interessa a todos, nao? A mim, a voces, aos vegans, aos carnivoros, e sobretudo ao futuro da humanidade.
O que acabo de dizer nao é a cançao do ceguinho, nao ando a vender biblias ás portas das pessoas: isto que acabei de dizer é apenas uma chamada de atenção de uma coisa MUITO GRAVE que está a suceder ao planeta e que ninguem quer ver, mas diz respeito a todos nós!
Por amor de Deus, nao misturem os assuntos!... se se faz voluntariado ou nao nada tem a ver com o problema do consumo de carne. É tao disparatada essa analogia como dizer que "se gostas de animais só podes ser boa pessoa" o que nao corresponde de todo á verdade.balao Escreveu:
Sao assuntos absolutamente distintos e quando se debate o assunto consumo de carne , nao devemos apontar faltas que as pessoas têm noutros aspectos da vida.
Penso que não é argumento valido (alias, penso que é completamente despropositado!) alguem criticar um vegan de que nao faz voluntariado e apoiarem-se nisso para continuar a comer carne sem pensar nas consequencias...
espero ter-me feito entender...

Última edição por deinhac em sábado jan 31, 2004 4:52 pm, editado 3 vezes no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am
Malkovich Escreveu:Ah pois é, nem mais!!!Megaran Escreveu: Não se come carne porque se sacrifica os animais, e depois anda-se de carro que se farta, não se separa o lixo, não se planta uma árvore de vez em quando, não se faz voluntariado para limpeza das matas, não se ajuda em canis/gatis, não se poupa àgua, etc.. e etc..
As verdades são para se dizer. Nem mais Megaran.![]()
![]()
![]()
Voces vao-me desculpar...mas esse é o tipico pensamento de pessoas que nao têm argumentos para usar e que preferem encontrar culpas em terceiros do que analizar a sua propria conduta.
Sinceramente acho que revela uma certa imaturidade, faz-me lembrar aquelas birrinhas de infancia:
- "o teu pai é careca! toma, toma"
- " ...e depois??a tua mae é gordalhufa!"

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
- Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)
Pois bem: infelizmente o principal motivo de desflorestação no Brasil (que é onde está a maior parte da selva amozónica, pegando no seu exemplo) é arranjar terrar para a agricultura, isto é, para a produção de vegetais. a produção de carne neste país está mais concentrada no sul. Para além disso, devo corrigir que o pulmão do mundo não é a amazónia: é o fitoplâncton dos oceanos, qie tem uma capacidade fotossintética maior e que existe em maior quantidade.deinhac Escreveu:balao escreveu:
Acrescento o seguinte: a criação de gado para abate é possivelmente o principal motivo de desflorestação, nomeadamente da selva amazonica, que como sabem é o pulmao do mundo. Hectares e hectares têm vindo a ser desflorestadas para criar campos de gado para os animais. Por sua vez, esses animais (grande parte nasceu por inseminação artificial para multiplicar o numero de animais de forma mais rapida do que se fossem nascimentos naturais - e daí facturar mais) tambem consomem incriveis quantidades de agua e comem toneladas de vegetais que poderiam ir directamente para o homem. As fezes desses animais (estrume) sao um problema de poluição ao qual ainda nao encontraram solução viavel.
O que acontece literalmente é que estamos a passar os recursos todos por um intermediario - o animal - para depois ser comido, o que acarreta custos terriveis para o planeta e para os animais e que é perfeitamente dispensavel.
Volto a frisar que a criação de carne é um problema que ultrapassa o pormenor de se sacrificarem animais, daí o argumento de que estamos no topo da cadeia alimentar em nada deve apaziguar as mentes das pessoas que comem carne: a criação de carne é SÓ o principal motivo de FOME no planeta e grande culpado de desgaste ambiental. Acho que isto interessa a todos, nao? A mim, a voces, aos vegans, aos carnivoros, e sobretudo ao futuro da humanidade.
Os vegetais comidos pelo gado não são, normalmente, comida para seres humanos. Isto, é claro, nos animais que são criados com base numa alimentação natural, visto que desconheço o que poem nas rações dos animais. As fezes dos ditos animais (continuando com os que são criados em liberdade) é usada para estrumar as terras por onde passaram, fazendo com que os vegetais comidos cresçam de novo. Logo, o ideal seria que todo o gado fosse criado em liberdade. Quanto aos que são criados "industrialmente", o problema das fezes agrava-se, tal como diz no seu post. de qualquer forma, os poluentes maiores são os "artificiais", visto que não são biodegradáveis.
A criação de carne não é só o principal motivo de fome no mundo. A seca, os desastres naturais, a economia mundial da actualidade são tudo factores a ter em conta, não lhe parece? No entanto, devo concordar que um dos grandes problemas dos países em vias de desenvolvimento é provocada pela poluição, sendo que esta também vem da produção de gado. Estou a falar da seca, que assola quase tods os países africanos e o norte do Brasil.
Conclusão: a produção de carne não é a fornecedora primordial de poluição, apesar de contribuir um pouco.
Continue que chega lá um dia !!!deinhac Escreveu:
Voces vao-me desculpar...mas esse é o tipico pensamento de pessoas que nao têm argumentos para usar e que preferem encontrar culpas em terceiros do que analizar a sua propria conduta.
Sinceramente acho que revela uma certa imaturidade, faz-me lembrar aquelas birrinhas de infancia:
- "o teu pai é careca! toma, toma"
- " ...e depois??a tua mae é gordalhufa!"
![]()
-
- Membro
- Registado: quinta set 25, 2003 8:54 pm
Usei a palavra soja porque estava no post que citei...Malkovich Escreveu:Mas vocês só comem soja será? E o resto dos vegetais...não simplifique caro forista!!!theraphosi Escreveu:
Eu sei que o seu post não fala directamente em carne, mas:
Cumprimentos
Se fôr muito complicado para si perceber este exemplo pode trocar a palavra "soja" pela palavra "vegetais".
Cumprimentos