Citado de um artigo de revista sobre Educação - A sociabilidade e os contactosNada de Racismo.
Não passa nenhum dia que não se ouça: "Não há problema, é um Labrador, ou um Caniche, etc." Ou ainda "Atenção, é um Dobermann" ou "Ena pá, é enorme!" Nada de mais ridículo nem sobretudo de mais perigoso. Perigoso pela primeira frase: nem todos os cães são inocentes, existindo os malcriados. E ridículo pela segunda: a maioria dos Dobermann são muito simpáticos e a perigosidade de um cão não é porpocional ao seu tamanho.
Eu concordo! Já tive contactos com múltiplas raças e srd e fui mordida por um filhote de dálmata (7/8 meses) e um srd pqn/médio adulto. Vale o susto e a aprendizagem! É estúpido como uma pessoa pode se descuidar por olhar para o animal de um modo errado e desconsiderar os indícios claros que o animal terá aquela atitude, pq pura e simplesmente o "dálmata é novinho, um bebé" (poi pois com uns dentes ainda suficientemente finos que mais parecem agulhas!) e o srd "bolinha de pelo patustca" (pois pois, mas nem sei a mistura que vai ali que ficou pendurado nas minhas pernas, pelos maxilares sorte que me apanhou a costura das calças de ganga! - confesso que deste episódio fui lembrada pela minha mãe pois não me recordava de todo - pior, parece que não aprendi nada!:?

O factor determinante aqui meus senhores é que com todos os outros cães com e sem raça, que mantive contactos mais próximo, é que eram cães de donos que os tinham educado; todos os outros são uns mal educados com donos permissivos que os deixavam fazer o que bem entendiam!
Tb não concordo em determinar a perigosidade de um cão devido ao seu tamanho e peso. Levando em consideração o tamanho de um gato, ninguém imagina os estragos que um bicho daquele tamanho pode fazer qd está enfurecido!
Por isso para mim, como a grande maioria dos participantes aqui, o melhor seria efectivamente haver um controlo sobre a pessoa que irá adquirir o cão, se for irresponsável nem um hamster, qt mais um cão!
Fiquem bem!

PS:.Falaram no Pondengo:
Gostava que as pessoas se debruçassem mais sobre esta "perigosidade" que andarem a medir os maxilares dos cães a ver qual fará maior estrago!... segundo um estudo da (FAO) sobre o estatuto de risco de uma raça em 1992, o Pondengo Português encontra-se em estado vulnerável desde 1986.
...Actualmente a raça como um todo está "vulnerável" mas é constatado que ambas as variedades de Pondengo Português Grande se encontram em estado "crítico" e que quaisquer das outras 4 variedades se encontram "em perigo".
Citado da mesma revista.
Fiquem mesmo bem!