raças de cães portuguesas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

sábado set 12, 2009 11:58 pm

ana_link Escreveu:Agressivos? Isso é de um cão que està nas mãos erradas,
Uns casal meu vizinho comprou um. Tão bom que o criador só exigiu que o deixassem levar a campeão. E levou!

Mas enquanto cachorro, a dona sempre que via outro cão mesmo à trela, tremia de medo e metia-o entre os pés.

E eu pansava... "vai ser bonito, ai vai, vai".

E foi. Em adulto o cão tornou-se uma fera incontrolável sempre que via outro cão. Os donos mal o conseguiam segurar.

Acabou nas mãos de um treinador, por sinal meu amigo. Perguntei-lhe "consegues treinar esse cão?" respondeu-me "o cão eu treino na boa, os donos é que não! ele vai sair daqui impecável, mas não lhe dou 6 meses para voltar a atacar".

Agora passeiam o cão a desoras, pelas ruas mais desertas... mal empregado cão!
ludovina
Membro Veterano
Registado: segunda set 27, 2004 9:42 pm
Localização: Cão da Serra de Aires, Dobermann, Golden e Labrador Retriever
Contacto:

domingo set 13, 2009 9:43 am

Olá

Eu tenho duas Serra de Aires, já adultas, vieram as duas para minha casa, já tinham 4 anos, posso dizer que uma é super calma, gosta de estar sossegada, já a outra, a Areca é mais viva e activa.
Dão-se bem com as outras fêmeas que tenho, labrador e golden retriever.
Todos os dias dou longos passeios com elas, pelo campo. Gostam de agradar aos donos e portanto são fáceis de treinar, têm é uma necessidade de espaço e de estarem ocupadas.

A Areca
Imagem

Unica da Quinta D'Abroeira
Imagem

Aqui nestas fotos foram as duas tosquiadas.
Ludovina Oliveira http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforu ... 6rfha5r9c5 Ajude a ajudar: www.osbonsamigos.com
Base Dados: Retrievers e Microchip: www.retrieversportugal.com
Musky
Membro Veterano

domingo set 13, 2009 12:03 pm

A Areca é cruzada? Gosto muito da cor "champagne" deles, mas já não vejo um dessa cor há anos.

Posso fazer uma sugestão? Tosquie-os à cão d'agua, ficam super giríssimos, resolve o problema do calor e baralha o pessoal :lol: .
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

domingo set 13, 2009 1:01 pm

Musky Escreveu:A Areca é cruzada? Gosto muito da cor "champagne" deles, mas já não vejo um dessa cor há anos.
É a filha do Okey e da Caju, certo?

Parece me uma cadela lobeira com linhas morfológicas correctas, pelo menos a nível de crânio. Mas as tonalidades dos Serras podem ir de claro a torrado, ou seja, apanha um leque de tonalidades dentro da mesma cor muito grande.

De qualquer forma, para ver essa e mais cores, como o castanho, tem esta pagina...

http://www.kutrin.fi/serra/

A minha Cuca também é lobeira... mas mais escura se as comparar tosquiadas...
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
DrCasa
Membro Júnior
Registado: domingo out 19, 2008 2:49 pm

domingo set 13, 2009 1:53 pm

ana_link Escreveu:Pelo menos 3 criadores portugueses oferecem regularmente cachorros aos pastores da zona onde residem. No estrangeiro, existem varios Serras de Aires a trabalhar com rebanho, alguns importados de Portugal, outros ja nascidos por lá.
Acho que isso é simplesmente espectacular. Quer o repovoamento quer a utilização deles nos rebanho parece-me, de facto um óptimo caminho para dar a conhecer esta magnifica raça.
moslie Escreveu:Conheço um criador premiado, júri de provas e ele é o 1º a dizer que os serra d'aires tem o problema de serem demasiado desconfiados e com tendência a morder.
Mas pode ser da funcionalidade original.
Depois olham para eles com ar fofo e pensam que dá para ter em casa.
Garanto lhe que com o trabalho de sol a sol atrás do gado e com um incentivo do tipo "bordão" perderiam esse habito. Até porque para esse tipo de ensinamentos não há como o homem da samarra.

Diga-me Ana, segundo a sua percepção acha que o serra d'aires tem o necessário para se tornar tão conhecido e utilizado não só como animal de companhia mas essencialmente como de trabalho, à semelhança do que actualmente se passa com o Rafeiro Alentejano? Não há monte que se preze que não tenha alguns exemplares destes últimos.
ana_link
Membro Veterano

domingo set 13, 2009 11:47 pm

DrCasa Escreveu:Diga-me Ana, segundo a sua percepção acha que o serra d'aires tem o necessário para se tornar tão conhecido e utilizado não só como animal de companhia mas essencialmente como de trabalho, à semelhança do que actualmente se passa com o Rafeiro Alentejano? Não há monte que se preze que não tenha alguns exemplares destes últimos.
Na minha opinião? Não por um simples motivo: quem adquire Rafeiros Alentejanos é sempre me busca da funcionalidade de cão de guarda, nem que seja apenas pela imponência do seu tamanho. Ora O Serra de Aires, embora um excelente cão de alerta e de guarda pela minha experiência, não tem esse chamamento ou essa aparência. As pessoas olham e acham que são muito fofinhos... Agora para quem tenha gado para pastorear, seja ele qual for... Sim sem duvida que pode vir a estar em cada monte alentejano!

O Serra é um excelente cão de companhia, seja no monte seja na cidade, desde que tenha um dono que o saiba educar e que de preferência lhe dê bastante estimulo físico e mental. Na cidade temos imensos "desportos caninos" que estes cães pode praticar!! Agility, Obedience, pistagem, busca e salvamento... Tantas coisas para as quais estes cães têm 1º a inteligência, 2º o físico, agilidade e peso correctos ou necessários! Esqueci me de referir mais a cima, mas na Alemanha temos cães a fazerem pistagem e busca e salvamento (ou pelo menos a treinar para..) e com bons resultados.
<p>Ana</p>
ludovina
Membro Veterano
Contacto:

segunda set 14, 2009 8:22 am

Olá

A Areca é sim de cor Lobeiro, é filha do Okey e da Caju.
Eu não conhecia esta raça, já tinha visto claro nas exposições, e foi em casa do Pedro Delerue, e com ele, que realmente conheci melhor a raça.
Quando pensei em ter uma raça portuguesa, nem hesitei, e escolhi o Serra D'Aires. Já tinha lido alguma coisa sobre a raça, e tento todos os dias aprender mais com as minhas cadelas.
Como já foi dito, são cães também de companhia, mas adoram "brincar", precisam de actividade com o dono, se os Golden e Labrador precisa, esta raça ainda precisa mais.
Dou grandes passeios pelo campo com elas, adoram andar a farejar nas tocas, a Areca se um passarinho estiver numa árvore, ela dá logo sinal.
Neste momento ainda não é possível, pois mudei á pouco tempo de casa, mas para o ano, vou fazer ou agility ou vou entrar numa equipa de busca e salvamento ( já fui convidada ) com a Areca.
Adoro as minhas cadelas, e a raça, estou brevemente a pensar adquirir um novo cachorro desta raça.
Ludovina Oliveira http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforu ... 6rfha5r9c5 Ajude a ajudar: www.osbonsamigos.com
ludovina
Membro Veterano
Contacto:

segunda set 14, 2009 8:27 am

Só mais uma coisa, já fui com a Areca a uma exposição, nas Caldas , e teve um excelente, o pêlo nessa altura não estava em bom estado, ela tinha sido mordida por um bicho e tinha ainda em alguns sítios o pêlo a crescer.
Estou a pensar levá-la a Beja, ás raças portuguesas.

A Única é já campeã de Portugal em beleza.
Musky
Membro Veterano

segunda set 14, 2009 9:55 am

Ora O Serra de Aires, embora um excelente cão de alerta e de guarda pela minha experiência, não tem esse chamamento ou essa aparência. As pessoas olham e acham que são muito fofinhos
Como as aparencias iludem... :lol: :lol: contaram-me que nos primordios da raça eles, como são mais pequenos e leves do que um lobo, eram na maioria de cor amarela para se dissimularem entre as ovelhas e com o seu ar angelical filavam os lobos pela garganta sem que os lobos se apercebessem de onde eles tunham saido.
desde que tenha um dono que o saiba educar e que de preferência lhe dê bastante estimulo físico e mental
Sim, o estimulo mental é muito importante, nem que seja o simples acto de falar com eles como se fossem uma pessoa. Quantas vezes na rua, se o meu desatinava, eu dizia "mas aonde é que tu pensas que vais?" e ele parava e voltava para trás. Só para se ver a capacidade de percepção destes cães, capazes de compreender não um comando mas uma frase tão extensa.

E aproveito para fazer uma pergunta à Ludovina.

Já que conhece o Pedro Delerue, saberá por acaso dizer-me se existe algum criador que tenha serras em cor amarelo claro (champagne)? Tenho cá uma destas pancas por essa cor...
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

segunda set 14, 2009 11:26 am

Alguém aqui, dos interessados em serra d'aires já visitou a Coudelaria Real em Alter do Chão?
Há uns anos atrás, eles tinham lá criação de serra d'aires com exemplares muito bons.
ana_link
Membro Veterano

segunda set 14, 2009 2:10 pm

Musky Escreveu:E aproveito para fazer uma pergunta à Ludovina.

Já que conhece o Pedro Delerue, saberá por acaso dizer-me se existe algum criador que tenha serras em cor amarelo claro (champagne)? Tenho cá uma destas pancas por essa cor...
É para a Ludovina mas eu posso responder. Criadores a ter cães amarelos existem. Não são é tão comuns como os lobeiros, mas são mais vulgares que os fulvos. No site que deixei mais atrás pode ver alguns cães amarelos. Mas se a cor que quer é uma parecida com a da Areca, então isso será um lobeiro claro, o que é mais fácil de "arranjar". Os cães amarelos/lobeiros não aparecem (ou apareciam? estou algo afastada) muito frequentemente a nível de cães de expo, mas em criadores com vertente mais de trabalho são mais comuns.

Neste momento ainda não tenho os dados das ninhadas do ano passado, por isso não consigo ver quem deixou eventualmente de criar, mas assim de cabeça consigo me lembrar de cães desses vindos de um afixo, mas não se se posso revelar aqui... Alem disso, o ultimo registo que tenho de cães registados como amarelos data de 2002.

Lobeiros/fulvos há vários afixos activos a criar. Mas penso que estaria mais interessada em cães lobeiros visto que a base será o amarelo e no fulvo a base é o castanho/vermelho.

A Coudelaria de Alter, os últimos cães de que tenho conhecimento a nascer com o afixo deles data de 2000.
<p>Ana</p>
Musky
Membro Veterano

segunda set 14, 2009 2:35 pm

Obrigada Ana. Mas eu estava a referir-me ao amarelo claro não lobeiro. Só conheci um criador que os tinha, mas já foi há uns anos e perdi-lhe o contacto... nem sequer me consigo lembrar do nome.
ludovina
Membro Veterano
Contacto:

terça set 15, 2009 10:23 am

Olá

O Pedro Delerue tem pretos. Mesmo a cor Lobeiro, não se encontra muitos, a minha vem do casal da Vinha.
Amarelos, nunca vi nenhum só em fotos, em pesquisas que fiz da raça.
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

quinta nov 12, 2009 6:35 pm

ElMariachi Escreveu:
c_saraiva Escreveu:
CindelP Escreveu:
nicosa Escreveu: Não percebo grande coisa disso , até pode ser uma desilusão porque não serve bem as funções para que o "aperfeiçoaram",por ser demasiado grande , por ser atípico,não sei.
O que vejo é um cão extremamente bonito ( para mim....)e com um ar muito dócil. Secalhar é por isso.....
Não, não tem nada a ver com isso. Antes tivesse! Mas é claro, é apenas uma opinião pessoal.

Continuo curioso :lol:
:lol: Somos 2.. A paciência pode ser uma virtude mas quase um ano.. :lol:

Pedro
Ainda não me cansei de esperar :lol:
Parece que a CindelP tem alguma coisa contra mim...não me responde as perguntas...mas pronto...
dolfa
Membro Veterano
Registado: quinta out 16, 2008 7:21 pm

sexta nov 13, 2009 2:47 am

Valha-me Deus! :o Desde 15 de Setembro que o pobre espera... :roll:
:lol:
<strong>Se voc&ecirc; for capaz</strong> de perdoar quando descarregam em si,por motivos pelos quais n&atilde;o tem culpa nenhuma, de aceitar criticas e censuras sem ressentimentos,<strong>ent&atilde;o meu amigo voc&ecirc; &eacute; quase t&atilde;o bom quanto o seu c&atilde;o. _______________________________________________________________ Nunca s&atilde;o demais os amigos dos animais&nbsp; By Dolfa :) :) :) Tufinho, meu gatinho querido...a tua aus&ecirc;ncia &eacute;&nbsp; t&atilde;o dolorosa, meu amigo, meu companheiro :((( &nbsp;</strong><a target="_blank" href="http://www.youtube.com/watch?v=mzMW3_M3 ... M3NeU&nbsp; </a> Animais de Barcelos <strong>

Os animais n&atilde;o s&atilde;o como n&oacute;s, mas s&atilde;o...suficientemente parecidos connosco para que sejam inclu&iacute;dos na comunidade moral.</strong>
Responder

Voltar para “Cães”