...

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sexta mar 27, 2009 7:54 pm

Ele oferecer-me-à um casal novinho, agora na Primavera. Quando eu os receber, como é que distingo macho de fêmea? Dá para fazer distinção .mesmo sendo eles bastante novos?
Para pessoas sem muita experiência com a especie, é dificil. E mesmo pessoas experientes erram, sobretudo em algumas mutaçoes ;)
Peixazul
Membro Veterano
Registado: sábado jan 24, 2009 12:49 pm

sexta mar 27, 2009 9:38 pm

...
Última edição por Peixazul em sábado out 27, 2012 12:16 am, editado 1 vez no total.
ChloeS
Membro Veterano
Registado: segunda jul 28, 2008 1:08 pm

sexta mar 27, 2009 9:58 pm

Como já disse o Paulo, é muito difícil distinguir macho de fêmea, quando são muito novinhos. Há por aí uns sites que ensinam métodos, mas penso que métodos muito falíveis. Quando deixei um casal criar, à segunda vez já consegui distinguir, talvez sorte lol. Não sei se o método que usei para distinguir se aplica em todos os casos, mas creio que não. No caso dos meus, as fêmeas tinham cera azul clara e os machos a cera de côr violeta (era um azul celeste asas claras, outro verde escuro asas claras, e um malhado dominante azul celeste, penso que são mais as mutações com olhos vermelhos que têm diferenças grandes na côr da cera, mesmo em adultos, mas disto não percebo muito). Mas sublinho, que eu saiba não há métodos infalíveis, se é que se pode dizer que haja métodos lol

Quanto à forma de os ires habituando a ti, o melhor é inicialmente deixá-los habituar-se bem ao novo ambiente e à gaiola nova. Depois aos poucos, podes ir tentando dar-lhes fruta ou algo assim, mas em vez de deixares na gaiola, segura tu (do lado de fora da gaiola) até eles perderem o medo da proximidade da tua mão e virem comer (isso pode demorar, não desistas).
Depois podes ir tentando introduzir a mão na gaiola, só junto à porta (mas ainda dentro dela, os passeios é para mais tarde, na minha opinião). Mais uma vez tens de ser paciente: a mão não deve ir ter com os periquitos, eles é que devem vir ter com a tua mão, que deves tentar que permaneça imóvel. Se fizeres uma tentativa e te cansares de esperar que eles venham ter contigo, desiste, e tenta mais tarde ou no dia seguinte. Não caias na tentação de chegar a mão demasiado aos periquitos. Podes tentar aproximar um pouco, muito devagar, mas mal notes desconforto neles torna a afastá-la, também devagar.
Quando conseguires que venham comer à tua mão, podes então tentar pôr a mão com algo que eles gostem junto da porta, mas do lado de fora, incentivando-os a sair.
As fêmeas são muito curiosas, e é provável que se vestires uma camisola de manga comprida de uma cor que lhes chame a atenção (cada periquita tem o seu gosto, é ir experimentando :lol: ), a tua periquita, depois de ter comido o que tens na mão, vá subindo pelo braço, enquanto investiga a roupa com o bico. Pode parecer estranho, mas acho que as minhas camisolas de malha tiveram o seu peso na domesticação dos meus periquitos :lol: :lol: No caso dos meus, as fêmeas não resistiram a umas boas camisolas de malha, e nem foram esquisitas quanto à cor 8)
Importante é que durante este processo tenhas o cuidado de evitar qualquer gesto que os assuste, porque um susto pode fazê-los perder a confiança que foste conseguir ganhando. Isto na fase inicial, porque mais tarde não há problema se de vez em quando os assustares sem querer. Afinal, domesticar periquitos não é assim tão difícil. 8)
Peixazul
Membro Veterano

sábado mar 28, 2009 9:08 am

ChloeS Escreveu:Como já disse o Paulo, é muito difícil distinguir macho de fêmea, quando são muito novinhos. Há por aí uns sites que ensinam métodos, mas penso que métodos muito falíveis. Quando deixei um casal criar, à segunda vez já consegui distinguir, talvez sorte lol. Não sei se o método que usei para distinguir se aplica em todos os casos, mas creio que não. No caso dos meus, as fêmeas tinham cera azul clara e os machos a cera de côr violeta (era um azul celeste asas claras, outro verde escuro asas claras, e um malhado dominante azul celeste, penso que são mais as mutações com olhos vermelhos que têm diferenças grandes na côr da cera, mesmo em adultos, mas disto não percebo muito). Mas sublinho, que eu saiba não há métodos infalíveis, se é que se pode dizer que haja métodos lol

Quanto à forma de os ires habituando a ti, o melhor é inicialmente deixá-los habituar-se bem ao novo ambiente e à gaiola nova. Depois aos poucos, podes ir tentando dar-lhes fruta ou algo assim, mas em vez de deixares na gaiola, segura tu (do lado de fora da gaiola) até eles perderem o medo da proximidade da tua mão e virem comer (isso pode demorar, não desistas).
Depois podes ir tentando introduzir a mão na gaiola, só junto à porta (mas ainda dentro dela, os passeios é para mais tarde, na minha opinião). Mais uma vez tens de ser paciente: a mão não deve ir ter com os periquitos, eles é que devem vir ter com a tua mão, que deves tentar que permaneça imóvel. Se fizeres uma tentativa e te cansares de esperar que eles venham ter contigo, desiste, e tenta mais tarde ou no dia seguinte. Não caias na tentação de chegar a mão demasiado aos periquitos. Podes tentar aproximar um pouco, muito devagar, mas mal notes desconforto neles torna a afastá-la, também devagar.
Quando conseguires que venham comer à tua mão, podes então tentar pôr a mão com algo que eles gostem junto da porta, mas do lado de fora, incentivando-os a sair.
As fêmeas são muito curiosas, e é provável que se vestires uma camisola de manga comprida de uma cor que lhes chame a atenção (cada periquita tem o seu gosto, é ir experimentando :lol: ), a tua periquita, depois de ter comido o que tens na mão, vá subindo pelo braço, enquanto investiga a roupa com o bico. Pode parecer estranho, mas acho que as minhas camisolas de malha tiveram o seu peso na domesticação dos meus periquitos :lol: :lol: No caso dos meus, as fêmeas não resistiram a umas boas camisolas de malha, e nem foram esquisitas quanto à cor 8)
Importante é que durante este processo tenhas o cuidado de evitar qualquer gesto que os assuste, porque um susto pode fazê-los perder a confiança que foste conseguir ganhando. Isto na fase inicial, porque mais tarde não há problema se de vez em quando os assustares sem querer. Afinal, domesticar periquitos não é assim tão difícil. 8)
Bem, ChloeS, isso é que é uma resposta de «cólidade», muito completa, sim Senhora! :lol: :lol: Muito obrigado.
Talvez o método de cortar as aguias não seja muito bom. Até a minha mãe disse: «Prendemo-los numa gaiola e ainda cortamos as penas das asas? Acho isso uma mutilação!» :lol: :lol:

Prefiro o método que demonstrou, ChloeS!

Mais uma vez, muito obrigado.

Cumprimentos,

Peixazul
Peixazul
Membro Veterano

sábado mar 28, 2009 12:47 pm

Boas!

Tenho uma nova questão a colocar:

A partir de mais ou menos que idade se torna impossível educar um periquito?

Agradeço respostas.

Atenciosamente,

Peixazul.
Peixazul
Membro Veterano

segunda mar 30, 2009 2:10 pm

Peixazul Escreveu:Boas!

Tenho uma nova questão a colocar:

Agradeço respostas.

Atenciosamente,

Peixazul.
Peixazul
Membro Veterano

segunda mar 30, 2009 2:12 pm

Peixazul Escreveu:
PauloC1 Escreveu:
Ele oferecer-me-à um casal novinho, agora na Primavera. Quando eu os receber, como é que distingo macho de fêmea? Dá para fazer distinção .mesmo sendo eles bastante novos?
Para pessoas sem muita experiência com a especie, é dificil. E mesmo pessoas experientes erram, sobretudo em algumas mutaçoes ;)
Obrigado pela resposta, Paulo. Vai ser uma complicação.
Um dos passos (pelo menos disse-me o senhor da Petshop) a seguir para educar o periquito é cortar aguias quando eles são novos e habituarem-se a mim. Depois, eles vão gostando cada vez mais da minha companhia à medida que as penas vão crescendo novamente. Concordam com este método?

Agradeço repostas.

Boa noite.
ChloeS
Membro Veterano
Registado: segunda jul 28, 2008 1:08 pm

segunda mar 30, 2009 9:16 pm

Peixazul Escreveu:
Nunca se torna impossível domesticar um periquito, ainda que seja mais velho. Com dedicação e persistência consegue-se sempre. Só é precisa mais dedicação quando se trata de um periquito mais velho. Mas olha que às vezes periquitos da mesma idade exigem graus de paciência diferentes. Logo, a facilidade em domesticar um periquito não é só função da idade :wink:

Mas também se te arranjam periquitos bem novinhos, não tens de te preocupar com a idade. Periquitos de poucos meses estão em óptimas condições de ser educados.
Peixazul
Membro Veterano

terça mar 31, 2009 10:29 am

ChloeS Escreveu:
Peixazul Escreveu:
Nunca se torna impossível domesticar um periquito, ainda que seja mais velho. Com dedicação e persistência consegue-se sempre. Só é precisa mais dedicação quando se trata de um periquito mais velho. Mas olha que às vezes periquitos da mesma idade exigem graus de paciência diferentes. Logo, a facilidade em domesticar um periquito não é só função da idade :wink:

Mas também se te arranjam periquitos bem novinhos, não tens de te preocupar com a idade. Periquitos de poucos meses estão em óptimas condições de ser educados.

Mais uma vez obrigado ChloeS! :wink: :D :)

Bem, já comprei tudo: :wink:
- bebedouro :D
- comedouro :D
- a minha empregada coseu-me um daqueles panos para não cair a porcaria para o chão :D
- ninho :D
- poleiros :D

Também deseferrugei a gaiola. Afinal ficámos com a mesma. Não sei se é preciso aquela areia e aquelas banheiras. :|

Mas hoje é o grande dia. Vou a uma loja no Saldanha e acho que é de confiança. Estou em pulgas! :D
Peixazul
Membro Veterano

terça mar 31, 2009 3:27 pm

Boas! :D

Tenho excelentes notícias!

Já cá está um pestinha! Amarelo, lindo. Não haviam fêmeas... O Sr. da loja de animais disse que ele é um ele. Mas eu estou um bocado desconfiado... Ele não tem a carúncula nasal (acho que se escreve assim) azul. Eu depois crio um petsite com fotos para confirmar!

Em breve vem uma fêmea\macho (fiquei um bocado baralhado :| :? :o )(?).
Peixazul
Membro Veterano

terça mar 31, 2009 5:16 pm

Afinal não dá para ver o sexo porque é jovem!
Mas deve ser mesmo macho! :D

Ele ainda está a habituar-se. Vou tentar criar um petsite.
zorbita
Membro Veterano
Registado: sábado nov 08, 2003 5:01 pm
Localização: 2 periquitos, 4 canários, 1 tartaruga, 1 chinchila e 1 beta

terça mar 31, 2009 7:23 pm

Boas!
Os machos quando são novinhos tem as narinas de cor meia lilás a fugir para o roxo...e quando crescem azul como sabem...por isso se for assim é macho :wink:
Espero ter ajudado
sara
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
Peixazul
Membro Veterano

quarta abr 01, 2009 11:20 am

Obrigado, Sara!
Mas existem outras maneiras de me certificar de que ele é macho. Como por exemplo o facto dele ainda não ter entrado no ninho nem de noita para dormir!

O nome dele é Sino! O que acham? :lol: Quando a fêmea vier vou dar-lhe o nome «Sydney», cidade do país da Austrália de onde é proveniente esta espécie! :wink: :P :) :D

Aqui vai mais uma pergunta e esta é muito mportante:

É preciso cortar as unhas ao periquito? Se sim, como devo fazê-lo?!
zorbita
Membro Veterano
Registado: sábado nov 08, 2003 5:01 pm
Localização: 2 periquitos, 4 canários, 1 tartaruga, 1 chinchila e 1 beta

quarta abr 01, 2009 12:46 pm

Mas não precisas de colocar o ninho para ele dormir...o ninho nos periquitos serve simplemente para criarem...eu pelo menos nunca coloquei nenhum ninho pa eles dormirem 8) ...
Olha as unhas dos periquitos normalmente não crescem tanto como as dos canários. Eu ao meu canário , que agora so tenho um, de vez em quando tenho de as cortar porque crescem bastante ate, mas aos periquitos nunca cortei estão sempre nos limites normais...
Sara
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
Peixazul
Membro Veterano

quarta abr 01, 2009 1:47 pm

zorbita Escreveu:Mas não precisas de colocar o ninho para ele dormir...o ninho nos periquitos serve simplemente para criarem...eu pelo menos nunca coloquei nenhum ninho pa eles dormirem 8) ...
Olha as unhas dos periquitos normalmente não crescem tanto como as dos canários. Eu ao meu canário , que agora so tenho um, de vez em quando tenho de as cortar porque crescem bastante ate, mas aos periquitos nunca cortei estão sempre nos limites normais...
Sara
Mais uma vez obrigado!

Cumprimentos,

Peixazul
Responder

Voltar para “Aves”