Novo debate na SIC

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

domingo mai 17, 2009 4:17 pm

Já lhe respondi no Felinus e posso fazê-lo aqui tambem.

Fez uma afirmação e eu vou confrontar a SIC com ela porque, como já disse atrás, ofereci-me para estar em estudio.

Porque é que quiseram a Bianca e outras associações e não a minha?
Qual foi o critério?
Vão ter de me responder.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

domingo mai 17, 2009 4:18 pm

E voce pode falar em nome da Binaca aqui ?
Gosia
Membro Veterano
Registado: sexta abr 25, 2008 7:15 pm

domingo mai 17, 2009 4:25 pm

Nao tenho idea porque sim ou porque nao, so sei que nos fomos convidados um dia antes, entao os criterios nao eram muito claros... A decisao do ultimo minuto?
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

domingo mai 17, 2009 4:27 pm

Mail já seguiu para a SIC pedindo esclarecimento.

Porque declinaram a minha oferta afinal?

Eu posso falar pela APA.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
Gosia
Membro Veterano
Registado: sexta abr 25, 2008 7:15 pm

domingo mai 17, 2009 4:28 pm

A! Se nao podia, nao falava.

Se tiver duvida, contacta a presidente da Associacao.
Gypsfulvus
Membro Veterano

domingo mai 17, 2009 4:32 pm

Tenho mais em que ocupar o meu tempo, se me permite :wink: . Entao se fala em nome da Bianca fica a saber que há quem ache que foi um desperdicio de tempo de antena.

Fique bem e bom fim de semana.
piccolavolpe
Membro Veterano
Registado: sábado abr 04, 2009 5:04 pm

domingo mai 17, 2009 7:03 pm

mafapt Escreveu:
Suzana1 Escreveu:Falou-se falou-se e não se disse nada! Seja como for o sr. Miguel falou bastante bem e foi o unico e que disse as coisas como elas são na realidade.
Também concordo. Se não fosse o MM a rebater o que a sub-directora da Direcção-Geral de Veterinária, Julieta Carvalho dos Santos, e a Presidente da Associação de Médicos Veterinários Municipais, Ana Elisa Vieira Silva dziam, ficava-se com a ideia de que, tanto os canis municipais como a nivel de leis, funcionava tudo maravilhosamente bem.
Então aí é que muitas pessoas que vissem o programa e que não conhecem os canis por dentro iriam pensar que os canis municipais são óptimos locais para os animais. Como aquele senhor que, neste fórum, defendia as condições do canil municipal da cidade A, sem nunca lá ter ido, baseando-se apenas num vídeo que viu na net sobre o canil, vídeo esse realizado pela... câmara municipal da cidade A :lol:
snoppy
Membro Veterano
Registado: quinta mar 04, 2004 9:08 am

domingo mai 17, 2009 9:04 pm

Tal como a Bianca a Associação Pit Bull Oeste também só foi convidada a participar no debate no dia anterior já ao fim do dia.
É complicado conseguir-se encontrar alguem que se disponibilize a aparecer frente às camaras, num programa em directo, em tão pouco tempo.
<a class="postlink" target="_blank" href="http://imageshack.us/"></a><a href="http://www.pitbulloeste.org">www.pitbulloeste.org</a>
Gypsfulvus
Membro Veterano

domingo mai 17, 2009 9:55 pm

snoppy Escreveu:Tal como a Bianca a Associação Pit Bull Oeste também só foi convidada a participar no debate no dia anterior já ao fim do dia.
É complicado conseguir-se encontrar alguem que se disponibilize a aparecer frente às camaras, num programa em directo, em tão pouco tempo.
Mas o Edgar Lorety esteve bem
pendragon
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 5:47 pm
cacau, o terror peludo
lindinha, a senhora gata

domingo mai 17, 2009 10:19 pm

Gypsfulvus Escreveu:
Eu também o achei uma pessoa asisada. Não podemos generalziar pois não há numeros.Eu não sei nem posso afirmar sem numeros que a maioria dos caçadores abandonam animais.

A responsavel da DGV e da ANVETEM estiveram bem, elas não podem dizer outra coisa, somente podem falar da lei, não podendo falar da situação municipio a municipio, pois essa é da responsabilidades destes ultimos.
falando do que conheço (já que tenho caçadores na familia), seja directa ou indirectamente, posso dizer que a realidade não me parece assim tão cor de rosa... dizer que a maioria "isto ou aquilo" é entrar em terreno perigoso!
daí eu dizer que não seria assim tão optimista!

quanto à veterinaria... compreendo que ela só falasse do que funciona, afinal é o trabalho dela, se ela falasse que "não, não... isto funciona mal que se farta" era meio caminho andado para o desemprego!

ah, concordo quando diz que as instituições "gastam 1000 euros a tratar de um animal irrecuperável e deixam morrer 30 ou passarem fome 300...", embora não sejam todas assim... por muito que nos custe, tem de haver uma selecção!
Filipa Costa
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda mai 18, 2009 4:52 am

A mim pareceu-me que o MM foi o que esteve melhor.
Sabe falar, é claro e pertinente.

O advogado - não me lembro do nome - também esteve muito bem.

As funcionárias públicas fizeram o seu papel e garantiram a continuidade do emprego e, talvez, a ascensão no partido.

O caçador esteve bem - faltou destinguir os caçadores verdadeiros da multidão de caçarretas brutos que atiram a tudo o que mexe.

Quem esteve pior foi a representante da Bianca.
Não me lembro de uma única coisa importante que tenha dito.

São precisos mais programas como este.
Uma hora é muito pouco.
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

segunda mai 18, 2009 9:17 am

Esta poderá ser uma ideia descabida, mas … porque não propor à SIC, por exemplo através do envio de inúmeros e-mail’s com esta ideia, para que estes em vez de passarem diariamente no Canal SIC Mulher o programa Hospital Veterinário Inglês, não fazerem um do mesmo formato mas todo ele Made in Portugal?
Daria oportunidade para se “visitarem” bastantes Associações, para as ouvir, para ver in loco o que as autoridades fazem em casos de abandono/maus-tratos aos animais, daria oportunidade também para verificar a realidade da aplicabilidade da Lei Portuguesa sobre os Direitos dos Animais; Daria oportunidade para divulgação de “n” animais que estão para adoptar e etc e etc e etc…

Apenas uma ideia…

Quanto ao que se tem discutido no Tópico… Se nem todos os que lutam por esta causa se entendem… torna-se complicado haver uma Acção Concertada!

http://quinta-da-queimada.blogspot.com
Miboki
Membro Veterano
Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm

segunda mai 18, 2009 10:30 am

aisd Escreveu:A mim pareceu-me que o MM foi o que esteve melhor.
Sabe falar, é claro e pertinente.

O advogado - não me lembro do nome - também esteve muito bem.

As funcionárias públicas fizeram o seu papel e garantiram a continuidade do emprego e, talvez, a ascensão no partido.

O caçador esteve bem - faltou destinguir os caçadores verdadeiros da multidão de caçarretas brutos que atiram a tudo o que mexe.

Quem esteve pior foi a representante da Bianca.
Não me lembro de uma única coisa importante que tenha dito.

São precisos mais programas como este.
Uma hora é muito pouco.
Também tenho esta opinião, acrescento que também gostei de ouvir o representante da pitbull oeste que disse uma coisa importante; que muitas vezes os possíveis adoptantes devem saber alguma coisa da raça de cão que vão adoptar.
WhiteLirium
Membro
Registado: sexta mar 13, 2009 11:54 am

segunda mai 18, 2009 10:58 am

Eu fiquei bastante chocada com aquela ideia (a meu ver muito parva) do tal artista de deixar o cão a morrer à fome na galeria. Enfim, uma coisa deu para ver: parece que ninguém se importou mesmo com o pobre animal... :( O que deixa bem à vista que ainda há muita gente que não liga a estas questões (o sofrimento dos animais), não as encara como problemas. Eu infelizmente não vi o programa todo, mas ainda apanhei esta parte e de facto fiquei com essa ideia: de que ninguém se revoltou contra o que estava a ser feito àquele animal...Até fiquei parva, custa-me um bocado a acreditar que ninguém tenha feito nada :o !!! Quanto ao artista, reconheço-lhe a nobreza do objectivo, mas lamento a forma como o "apelo" foi feito. Mas isto sou eu, que acho que nem todos os fins justificam todos os meios. Assim, reservo-me o direito de não considerar "aquilo" arte.
Quanto ao caçador fico contente que tenha tudo em ordem, e ao que me pareceu o senhor mencionou que iam autoridades compententes verificar que os seus cães estão devidamente chipados!? Óptimo. A ser verdade (e quero acreditar que sim) quer dizer que pelo menos em algum lado as coisas são feitas como deve ser. Por outro lado conheço caçadores que não têm todos os cães legalizados enquanto cães de caça e por isso não estão "chipados", aliás até soube de casos em que os cães não tinham licença, e não tinham a vacinação básica obrigatória, que até tive de ir fazer queixa deles (têm-me um pó... :x ). Mas também quero acreditar que são excepções, e acredito que - tal como o senhor disse - a maioria dos animais abandonados não o sejam por caçadores.
Nascemos de um sonho, vivemos num sonho e morremos quando o sonho acaba.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda mai 18, 2009 12:19 pm

PauloC1 Escreveu:
LuMaria Escreveu:Eu contra o Miguel Moutinho só tenho o facto dele partilhar de algumas, senao todas, as filosofias da PETA. Aliás a ANIMAL é a 'sucursal da PETA em Portugal. Quem quiser pode partilhar ou concordar com essas filosofias, eu não. Consequentemente não me consigo colocar ao lado do Miguel Moutinho, nem quando ele supostamente partilhe algum objectivo concreto que eu partilhe.

Dá para dar exemplos concretos?
Do quê exactamente? Das filosofias da PETA ou das do MM?
Ora, exemplos onde elas se encontram. Foi o Paulo que disse que são farinha do mesmo saco. Não eu.
Gypsfulvus Escreveu: Lumaria, antes de existir a Animal existia um site na net de uma tal SEDA( sociedade ética de direitos dos animais)que se passou a CEDA ( centro ético de direitos dos animais) e mais tarde surge a Animal que no inicio se liga à PETA. Não sei se ainda seguem a PETA mas os métodos são semelhantes.
Dá para ser mais objectivo? Concretamente em que acções são semelhantes ou que ideais partilham? É que ainda ninguém explicou. Só mandam pesquisar. E como não fui eu que fiz essa afirmação, sinceramente não me apetece ir pesquisar.
Gypsfulvus Escreveu:A historia abaixo foi amplamente publicitada em n sites por enfim, jovense até hoje acho fantástico a coincidência de ele levar o cão a coxear para uma entrevista, da maneira que é dito dá a impressão que ele foi apanhar o tal cão antes da mesma...ou não ?

entretanto, n pessoas de idade, jovens, etc, são ameaçados, agredidos, por fazerem quase todos os dias o que este sr fez um vez mas como não fazem publicidade na net...
Moutinho divide o seu quotidiano com as várias organizações a que pertençe com a ajuda que presta diariamente aos animais, seja a animais abandonados ou animais maltrados pela sociedade como foi o caso que se verificou aquando da realização da entrevista a este defensor da vida animal.

Miguel Moutinho surgiu no lugar combinado para a entrevista com um cão a coxear. Logo começou a contar a história infeliz daquele animal que mostrava feridas por várias partes do corpo. Uns dias atrás foi dito a Miguel Moutinho que na sua área de residência havia um cão, mais propriamente um uski siberiano que parecia estar abandonado e ferido, com uma fractura exposta na perna. Moutinho foi à sua procura e encontrou-o num bairro de lata na periferia de Lisboa, relativamente perto de sua casa. Depressa percebeu que aquele cão era usado pelos habitantes daquele bairro para lutas de cães. Mas o facto deste cão ser meigo e dócil levou-o a concluir que “era usado como saco de boxe para outros cães se treinarem”.

Entretanto a aventura de Moutinho ainda não tinha acabado. Encontrava-se ali naquele sinistro bairro, mais a sua irmã que ajudava nas buscas e um cão ferido quando surgiu um grupo de miúdos com cães, como os possantes pittbulls e rotweillers, e começaram a ameaçar “os intrusos”. “Pensei que se não fugisse, nem eu nem o cão saíamos dali”, lembra Moutinho. Gritou à irmã para correrem para o carro e acelararem dali “fosse de que maneira fosse”, acentua. No fim o cão foi resgatado, depois tratado e na altura desta entrevista encontrava-se em casa de Moutinho à espera que alguém o adoptasse.
T.C.
http://www.jornalvirtual.net/virtual/txt.php?id=58
E? Cada animal que o homem recolher é para a foto? Que mentes pérfidas e maldosas.

Enfim… factos zero! Continuemos à espera.
SiameseMaria Escreveu:Quanto ao que se tem discutido no Tópico… Se nem todos os que lutam por esta causa se entendem… torna-se complicado haver uma Acção Concertada!
Et voilá! O problema portuga. Todos têm o rei na barriga. Não fazem nada mas falam mal de quem faz.

Ainda não percebi porque haveria de estar lá a União Zoófila. Vão-me desculpar, mas à boa maneira da velha guarda continua a ser um depósito de animais. Não mudou significativamente. Há neste momento associações a trabalhar de forma muito mais eficaz e meritória.

Seja como for, isso será para outros programas.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”