Biotza Escreveu:
Antes de mais quero agradecer ao FANG pela sua contribuição a este tópico. É curioso como um "pequeno detalhe" (inicialmente quando comentei que o Biotza era asilvestrado, "descendente" de gato bravo o lince, foi sem intenção de "entrar por esse campo" porque, além disso e como já disse anteriormente, tenho muito pouco conhecimento nesse sentido e nunca podería falar de algo assim.
De qualquer maneira estou contentíssima por ter recebido tantas respostas e tantas sugestões. Mais uma vez agradeço ter entrado neste fórum, pois aqui encontro nao só solidariendade (o caso do Txiki e das análises do Biotza) como também "lições felinas". Que bom!!! D D
(Se alguma vez cometo erros de ortografia ou gramaticais, peço imensa desculpa... oops oops Vivo em Espanha e cada dia é pior... oops )
FANG, adorei as fotos!!! LINDAS!!
Mandei mais fotos do Biotza para o meu albúm , mas tenho que esperar 48horas.
Emfim, creio que a questão mais importante para mim é o facto de ter "parado para pensar" o que é ter um gato semi-livre não castrado. Como disse noutra ocasião, nunca tivemos gatos no jardim (sempre em apartamentos) e além disso foram sempre castrados. Com o Biotza, como já contei, esperamos mais por causa das "observaçoes" de dois vets, mas deixo aqui já a decisao
VAMOS ESTERILIZAR O GATO!
Decidimos se quisermos adoptar mais gatinhos, faremos como até hoje, recolheremos um que necessite.
Independentemente da garatía que tinhamos que nenhum gatinho ia ficar sem um bom dono, pensamos que nao devemos contribuir para a proliferação de mais gatinhos sem registo ou raça.
De qualquer maneira FANG, gostaria de saber a sua opinião sobre a "semi-liberdade" do Biotza
É impossível "prender" o Biotza em casa. A casa tem jardim e já sabe como são. Ele dorme em casa todos os dias (desde a morte do Txiki que "decidiu" fazê-lo) e é tratado como todos os nossos gatos anteriores (alimentaçao regrada e sã, visitas periódicas ao vet, vacinas, etc... etc...). Se for castrado evitamos que "arranje uma namorada" e além disso evitamos (ou quase) as grandes lutas entre machos....
A caça??? bem.... em casa.... é verdade que temos que ter imenso cuidado com as toupeiras... de vez em quando aparece alguma ( ( e ficamos muito tristes... porque o pior é que "brinca" com elas - aparentemente nao as come... ( cry
Gafanhotos y otros bichos eram um alvo quando era bébé (brincava muito) e as andorinhas que voltavam todos os anos para fazer o seu ninho, este ano estiveram cá, mas quando viram os dois gatos sentados debaixo do futuro ninho com aqueles olhos fijos e a boca "a salivar" (como nos desenhos animados, desistiram e fora para outro lado... ? ).
Confesso que nao fazia a mínima ideia do que conta e fiquei impressionada com a possibilidade de interferirem com os vários ecosistemas??? Sempre achei que um "gato bem alimentado nao caça" oops oops oops oops
O Biotza vive em Cascais / Sintra.
O que lhe parece a sua semi-liberdade??
Beijokas a todos e fiquem bem.
Ana