Exposições Caninas do Estoril

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

quinta ago 18, 2011 4:48 pm

neste caso específico, o local de realização e os limites impostos, já dá pano para outra discussão (como já deu)
JoanaAlmeida
Membro Veterano
Registado: sábado fev 27, 2010 3:42 pm

quinta ago 18, 2011 4:53 pm

DieKalash Escreveu:
PauloC3 Escreveu:Por outras palavras só os bisnetos do seu cão poderão eventualmente ter LOP, e só nas condições refeidas . Caso contrário, nada feito.
Por isso volto a dizer que procriar pode qualquer cão não castrado e que não seja estéril, a pergunta é se valerá a pena. Por isso ou o seu cão é um exemplar realmente excelente cuja linha de sangue importa preservar e não há outros elementos da mesma linha para a perpetuarem atualmente, e à terceira geração esse 'sangue' volta ao LOP, ou então, e isto é a minha opinião pessoal, não há nada que justifique que procrie.
Olá, obrigado pelo esclarecimento.

De facto tenho muita pena que o meu cachorro não tenha LOP (vou tentar reverter a situação em que me encontro), no entanto o objectivo nem era tanto de procriar mas sim poder participar com ele em exposições.

Procriar correcta e responsavelmente, principalmente cachorros de raça gigante como são os Dogues Alemães, exige condições que neste momento não posso proporcionar, dados os elevados custos e disponibilidade necessários.

Não obstante, agradeço mais uma vez o esclarecimento.

ZePicolho Escreveu:
Babaorum Escreveu:O que é que é "nubisse"? :?:

É um termo adaptado muito usado nas comunidades online de video jogos. Vem do termo Noob = Newbie. Novato em algo.
Precisamente :wink:
DieKalash primeiro certifique-se de que possui um exemplar que tenha algumas características que lhe permitam ter um mínimo de sucesso numa exposição canina. Acho que devemos ter consciência do que adquirimos. Se não valer a pena, escusa de se dar ao trabalho de tentar o RI pois não lhe vai servir de nada...lembre-se que a concorrência é sempre grande. Primeiro vá a algumas expos, veja os Dogues que por lá se encontram e tire conclusões.
Estou a dizer isto, apenas porque vi a foto que colocou do seu cão num outro tópico e não me pareceu nada por aí alem...peço desculpa pela frontalidade, pode até ser a perspectiva da foto que não me deixe apreciá-lo devidamente, mas foi a sensação com que fiquei. Estou apenas a fazer uma observação e não uma crítica...mesmo que o meu Igor fosse feioso, aos meus olhos seria sempre bonito...mas é bom termos consciência das coisas como elas são por isso deixe-o crescer, pesquise, veja fotografias, vá a exposições...e se por acaso chegar à conclusão de que não valerá a pena participar com ele, terá de qualquer forma um companheiro para a vida :wink:

Quando decidir que quer ter um animal que, para além de companhia, tenha algum potencial nesta área, procure um criador conceituado, e acima de tudo que lhe venda um exemplar com LOP e que se disponibilize a dar-lhe algumas orientações relativamente ao mundo das exposições caninas. Muita gente não quer gastar dinheiro, esquecendo-se que, em qualquer parte do mundo, a qualidade paga-se!
Mais uma vez peço que não me leve a mal, é apenas um alerta e uma opinião, sem qualquer má intenção! E pode sempre colocar mais fotos do rapaz, até posso constatar que realmente estava errada! :)
<strong><strong><strong><strong>"Chegar&aacute; o dia em que os homens conhecer&atilde;o o &iacute;ntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade." </strong></strong></strong></strong>
DieKalash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 06, 2011 1:39 pm

quinta ago 18, 2011 4:57 pm

JoanaAlmeida Escreveu:DieKalash primeiro certifique-se de que possui um exemplar que tenha algumas características que lhe permitam ter um mínimo de sucesso numa exposição canina. Acho que devemos ter consciência do que adquirimos. Se não valer a pena, escusa de se dar ao trabalho de tentar o RI pois não lhe vai servir de nada...lembre-se que a concorrência é sempre grande. Primeiro vá a algumas expos, veja os Dogues que por lá se encontram e tire conclusões.
Estou a dizer isto, apenas porque vi a foto que colocou do seu cão num outro tópico e não me pareceu nada por aí alem...peço desculpa pela frontalidade, pode até ser a perspectiva da foto que não me deixe apreciá-lo devidamente, mas foi a sensação com que fiquei. Estou apenas a fazer uma observação e não uma crítica...mesmo que o meu Igor fosse feioso, aos meus olhos seria sempre bonito...mas é bom termos consciência das coisas como elas são por isso deixe-o crescer, pesquise, veja fotografias, vá a exposições...e se por acaso chegar à conclusão de que não valerá a pena participar com ele, terá de qualquer forma um companheiro para a vida :wink:

Quando decidir que quer ter um animal que, para além de companhia, tenha algum potencial nesta área, procure um criador conceituado, e acima de tudo que lhe venda um exemplar com LOP e que se disponibilize a dar-lhe algumas orientações relativamente ao mundo das exposições caninas. Muita gente não quer gastar dinheiro, esquecendo-se que, em qualquer parte do mundo, a qualidade paga-se!
Mais uma vez peço que não me leve a mal, é apenas um alerta e uma opinião, sem qualquer má intenção! E pode sempre colocar mais fotos do rapaz, até posso constatar que realmente estava errada! :)
Levar a mal nunca. A frontalidade e a crítica construtiva são sempre de saudar.

Vou fazer como sugere.
Com os meus melhores cumprimentos,

Bruno Morais

<strong>Todos diferentes, todos animais!</strong>

O meu "filho": http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=91564
Fórum - Dogue Alemão: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=110
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta ago 18, 2011 5:00 pm

buzio Escreveu:não vou sequer dar a minha opinião até porque já a dei num outro tópico semelhante a este mas mais antigo, mas: não são os patrocinadores e cpc que permitem os cães dos visitantes.

ARTIGO 106.º
No recinto do Evento não poderão entrar, sob pretexto algum, cães que não tenham sido
inscritos e admitidos.
1) Exceptuam-se os exemplares que participem em qualquer actividade integrada no
programa do Evento, desde que satisfaçam as condições expressas no artigo 30.º,
assim como os canídeos que se apresentem a exame para admissão no Livro do
Registo Inicial.
2) Não é permitida na área dos eventos de morfologia canina o acto de venda de exemplares.
in
http://www.cpc.pt/cpc/regulamentos/exposicoes.pdf
Então não se percebe a informação dada pela patrocinadora Royal Canin, nem que quem leve cães não seja barrado à entrada pelo CPC, excepto nos casos previstos no n.º 1.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Babaorum
Membro Veterano
Registado: domingo out 31, 2010 6:09 pm

quinta ago 18, 2011 5:27 pm

Tassebem Escreveu:
Tumbleweed Escreveu:
Tassebem Escreveu:
Tumbleweed, eu, em situações semelhantes, até faço por ter visão de 360 graus. E não é nenhuma qualidade extraordinária: basta rodar o pescoço para a direita e para a esquerda, alternadamente.
Eu tenho de estar atenta à minha cadela e aos outros cães que vão entrar conosco, ao ringue e ao comissário. Assumo que os cães que me estão a passar por trás vão presos pela trela e que os donos têm o bom senso de não os deixar aproximar de outros cães, senão não fazia mais nada, e perdia o meu julgamento de costas para o ringue a olhar para os cães que passam.
Pois, mas, pelos vistos, assume mal. São espaços limitados, é muito difícil evitar em absoluto o contacto, mesmo que os cães vão a trela curta. Daí que eu volte a recomendar o método de rodar o pescoço; assim, não precisa de estar de costas para o ringue e não é apanhada desprevenida (ou a sua cadela).
Não, o Tumbleweed não assume mal. Expositor sabe como se deve comportar, sabe que cão tem na ponta da trela e quando se desloca para o ringue não deixa que o cão vá a snifar os outros cães todos. Por isso quem está prestes a entrar em ringue não tem nada que estar com atenção aos cães que circulam por trás - isto porque, como vem nos regulamentos, não é suposto andarem cães passeuntes a apanhar ar fresco :roll:
<p>I see dumb people.&nbsp;They don't see each other. They only see what they want to see. They don't know they're dumb. I see them all the time. They're everywhere. &nbsp;</p>
buzio
Membro Veterano

quinta ago 18, 2011 5:52 pm

Disse que não ia dar a minha opinião mas vou. mudei de ideias.
Não me incomoda a presença de parte dos visitante; não me incomoda a presença de alguns cães, como a do bruno que se porta exemplarmente bem. Incomoda-me a maioria dos visitantes que vai ver um zoo e não uma competição, incomodam-me os cães dos visitantes "que se porta bem e não faz mal", mas que nunca se viu no meio de um ajuntamento de cães e incomoda toda a gente. Incomodam-me as pessoas que não têm olhos na cara para deixar quem está a expôr, fazer as coisas em condições. Os que "têm olhos" não me incomodam.
A palavra "passeuntes" foi mesmo inventada no outro tópico para distinguir os visitantes dos que chateiam em termo de brincadeira e ficou.
Incomoda-me que me incomodem porque afinal pago bem para os meus cães serem julgados . Não vou lá receber prémios pecuniários nem me pagam para lá estar.
O problema é que não se pode inventar leis que só contemplem alguns. Ficou também em dúvida na outra vez o que seria o recinto de exposição e o que não seria e o caso do jardim não estar vedado como dita o regulamento.
Definição de passeio para mim é descontrair os cães e não consigo perceber qual o objectivo de levar um cão não inscrito a passear no meio de 900. nenhum cão vai a uma exposição para sociabilizar, isso é o que se faz nos passeios e em casa.
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta ago 18, 2011 6:06 pm

Pois, buzio, poderá até ter toda a razão, mas permanece o facto de o CPC -- e a empresa patrocinadora -- permitir uma coisa que o seu regulamento expressamente proíbe. E de a mudança de mentalidades (que se pode aproveitar para se ir promovendo à entrada das expos, de uma forma pedagógica) ser bastante mais lenta, logo menos eficaz de imediato, que um simples cartaz a dizer «Proibida a entrada de cães alheios à exposição e concursos constantes do programa».

Até lá, não são os visitantes, com cão ou sem cão, que têm a culpa. Podem entrar, entram, se quiserem. O espaço é apertado, há muita gente nos acessos aos ringues, não há áreas demarcadas para expositores e visitantes? A culpa, mais uma vez, não é destes últimos.

Já agora: como é que são as exposições lá fora, destes pontos de vista? Diferentes, iguais, mais ou menos?
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
JoanaAlmeida
Membro Veterano
Registado: sábado fev 27, 2010 3:42 pm

quinta ago 18, 2011 6:43 pm

DieKalash Escreveu:
JoanaAlmeida Escreveu:DieKalash primeiro certifique-se de que possui um exemplar que tenha algumas características que lhe permitam ter um mínimo de sucesso numa exposição canina. Acho que devemos ter consciência do que adquirimos. Se não valer a pena, escusa de se dar ao trabalho de tentar o RI pois não lhe vai servir de nada...lembre-se que a concorrência é sempre grande. Primeiro vá a algumas expos, veja os Dogues que por lá se encontram e tire conclusões.

Levar a mal nunca. A frontalidade e a crítica construtiva são sempre de saudar.

Vou fazer como sugere.
Faça isso sim!!!
E se quiser trocar impressões lá na exposição, é só vir falar! Eu não vou levar o meu matulão, mas vou com duas filhotas dele azuis :wink:
<strong><strong><strong><strong>"Chegar&aacute; o dia em que os homens conhecer&atilde;o o &iacute;ntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade." </strong></strong></strong></strong>
buzio
Membro Veterano

quinta ago 18, 2011 7:53 pm

Lá fora não sei, nunca fui e com os meus cães que agora tenho, penso que não o vou fazer. Penso que sendo a maioria das que vi na tv são em pavilhão fechado, não permitem a entrada.

Não chamaria culpa, o problema é que a falta de civismo faz com as pessoas tenham opiniões extremas, é claro que após não sei quantas horas a pentear um cão, mais o trabalho diário que se tem em casa e chegar um desconhecido qualquer a dizer "bilubilu tenho lá um igual" e despentear o cão todo não há de ser concerteza agradável. Mais a mania de toda a gente querer dar festas aos cães (sabemos lá o que têm em casa e que doenças trazem agarradas à roupa) ou bloquear passagens e entrada de ringue (comparo a alguém sentado no meio de uma pista de atletismo por exemplo). Se me perguntar se deve levar o cão ou não eu diria sem sombra de dúvida não, por todas as razões e mais umas botas.

Quanto ao cão que mordeu ao outro porque cheirou por trás, ora bolas, santa paciência, num ambiente desses os donos têm que zelar pelos seus e não deixar que se cheguem assim de repente aos que não conhecem. Os cães de exposição são cães como os outros que concorrem em competições morfológicas. Não concordo nada que tenha de ter olhos na parte de trás da cabeça ou que tenha, em vez de estar concentrado na entrada, estar a olhar para todos os lados para ver se algum passeunte queira que o seu bobi socialize com os cães de pré ringue. A minha alfa (campeã) e a minha lara (rafeira) teria a mesma reacção certamente.

Imagem

Imagem
xPauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 19, 2008 9:21 pm

quinta ago 18, 2011 8:02 pm

buzio Escreveu: Quanto ao cão que mordeu ao outro porque cheirou por trás, ora bolas, santa paciência, num ambiente desses os donos têm que zelar pelos seus e não deixar que se cheguem assim de repente aos que não conhecem.
Num ambiente desses e em TODOS os ambientes... se cada um cuidar dos seus, a grande maioria dos problemas com cães estaria resolvida.

Quanto a levar cães a passear para expos...

Sinceramente não estou minimamente preocupado com a opinião de quem expõe, sobretudo, quando as entidades organizadoras até incentivam, em alguns casos, a que os visitantes se façam acompanhar do cãozinho.

Eu é que não consigo perceber como é que, dono responsável, enfia o seu cão no meio de tal ambiente, sujeitando-o a extremo stress e desconforto.

Mas isto sou eu, que sou um gajo complicado e tenho o hábito de não sujeitar os meus animais a situações que nada de benéfico trazem para eles.... Manias 8)
<p>"Cortas as unhas e aguentas"&nbsp; by PauloC
</p>
<p>Eu vou j&aacute; ali flagelar-me - com um molho de agri&otilde;es - by Babaorum </p>
<p> </p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta ago 18, 2011 8:15 pm

Saturnya Escreveu:
dinodane Escreveu:Este ano não vou.

A quem vai, deixem os vossos cães em casa...
Porque?!
Os posts de alguns intervenientes já responderam largamente a essa questão.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

buzio
Membro Veterano

quinta ago 18, 2011 8:41 pm

óbvio que concordo contigo paulo. mea culpa não ter generalizado neste caso. Eu sinceramente sou daquelas que torce o nariz a porem a mão nos meus cães.

Quanto ao user do cão que teve tosse de canil, faço uma vénia. Os meus também estiveram em casa após uma exposição em que trouxeram tosse de canil, foi nessa a primeira exposição em que me queixei de um passeunte, pois estava com um bobi em frente às crates dos galgos a fazer "csss csss" e a por os greyhound e salukis em polvorosa.
Tassebem
Membro Veterano

quinta ago 18, 2011 10:31 pm

buzio Escreveu:Lá fora não sei, nunca fui e com os meus cães que agora tenho, penso que não o vou fazer. Penso que sendo a maioria das que vi na tv são em pavilhão fechado, não permitem a entrada.

Não chamaria culpa, o problema é que a falta de civismo faz com as pessoas tenham opiniões extremas, é claro que após não sei quantas horas a pentear um cão, mais o trabalho diário que se tem em casa e chegar um desconhecido qualquer a dizer "bilubilu tenho lá um igual" e despentear o cão todo não há de ser concerteza agradável. Mais a mania de toda a gente querer dar festas aos cães (sabemos lá o que têm em casa e que doenças trazem agarradas à roupa) ou bloquear passagens e entrada de ringue (comparo a alguém sentado no meio de uma pista de atletismo por exemplo). Se me perguntar se deve levar o cão ou não eu diria sem sombra de dúvida não, por todas as razões e mais umas botas.

Quanto ao cão que mordeu ao outro porque cheirou por trás, ora bolas, santa paciência, num ambiente desses os donos têm que zelar pelos seus e não deixar que se cheguem assim de repente aos que não conhecem. Os cães de exposição são cães como os outros que concorrem em competições morfológicas. Não concordo nada que tenha de ter olhos na parte de trás da cabeça ou que tenha, em vez de estar concentrado na entrada, estar a olhar para todos os lados para ver se algum passeunte queira que o seu bobi socialize com os cães de pré ringue. A minha alfa (campeã) e a minha lara (rafeira) teria a mesma reacção certamente.
Digo novamente: falta de civismo demora a desaparecer e nunca desaparece de todo. Regras, ainda por cima escritas, são para fazer cumprir.
Porque é que isso não acontece? Não percam tempo a queixarem-se aqui dos «passeuntes» nem a mostrarem-lhes má cara nas exposições: vão directamente a quem tem o dever de cumprir os seus próprios regulamentos.
buzio
Membro Veterano

quinta ago 18, 2011 10:48 pm

penso que foi feito. o problema é que existem outras regras que não são cumpridas, como a delimitação do espaço (era a outra discussão que dava pano para mangas que falava anteriormente), assim, neste caso, será porventura considerado como espaço destinado à exposição apenas o ringue, o que não deveria ser, dado que os expositores não voam (alguns 8) ).

Quanto à má cara, eu tenho má cara em todo o lado, por isso nas exposições não vou ser diferente.
Tassebem
Membro Veterano

quinta ago 18, 2011 11:03 pm

Ah, então não venha citar os regulamentos quando eles não são cumpridos pela própria entidade que os emana. Aí é que está o cerne do problema (e por isso é que estáveis todos tão caladinhos :lol: ) -- e da responsabilidade pelos problemas que acontecem.

Não estava a falar de si, buzio, mas, já que pessoaliza, eu sou ao contrário: gosto de mostrar boa cara (leia-se :) ) em todo o lado, nas expos e fora delas. Está-me na natureza, e acho que boa cara puxa boa cara, e vice-versa. :wink: :)
Responder

Voltar para “Cães”