ETR - AJUDA

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

quinta fev 23, 2012 7:48 pm

Teve uma coelha "difícil" mas gostava dela. Tem um chinchila "difícil" e não gosta dele... não me cabe na cabeça, desculpe.

Poderia explicar-me o que não gosta no chinchila? Se não tem nada a ver com isto:
inesccosta Escreveu:Todas as despesas dele são pagas por mim, e prefiro ter um animal de estimação que EU goste do que ter um que não se veja o esforço a ser retribuído de maneira nenhuma.
Então o que é? O focinho? As patinhas? Os saltos?

O que disse nesse post, logo na primeira página, diz-me que você não consegue gostar de um animal que não tenha o comportamento que você deseja. São as suas palavras, não as minhas. Eu só posso acreditar naquilo que escreve, visto não conhecê-la pessoalmente.

E os coelhos são independentes, mas se bem domesticados (e com muita, muita paciência) conseguem ser os seres mais queridos do planeta. Tenho aqui um excelente exemplo disso. O meu Tobias mordia muito (e por isso levou muitos piparotes) mas com o tempo tornou-se um animal doce, que até deixa que o meu irmão mais novo lhe mexa na gaiola, lhe troque a tigela de lugar, mexa na bola do feno... e não foi castrado. Apenas aprendeu. E quando está fora da gaiola... deixa de se chamar Tobias e passa a ser "O Sombra", porque anda atrás de mim por onde quer que eu vá. A sua coelha infelizmente não viveu o suficiente para mostrar o seu lado doce. E por isso lamento muito.

Quanto ao seu cão... são muitos os cães que passam de uma casa com quintal, ou mesmo de uma quinta, para um apartamento e vivem bem, desde que tenham passeios diários e não passem dias inteiros sozinhos. Mas os seus pais optaram por dá-lo a familiares e talvez tenha mesmo sido o melhor. Só é pena, para si e talvez para o cão, que não tenham pelo menos tentado mantê-lo convosco.
inesccosta
Membro
Registado: sábado fev 18, 2012 6:42 pm

quinta fev 23, 2012 7:59 pm

GSfanatic Escreveu:Teve uma coelha "difícil" mas gostava dela. Tem um chinchila "difícil" e não gosta dele... não me cabe na cabeça, desculpe.

Poderia explicar-me o que não gosta no chinchila? Se não tem nada a ver com isto:
inesccosta Escreveu:Todas as despesas dele são pagas por mim, e prefiro ter um animal de estimação que EU goste do que ter um que não se veja o esforço a ser retribuído de maneira nenhuma.
Então o que é? O focinho? As patinhas? Os saltos?

O que disse nesse post, logo na primeira página, diz-me que você não consegue gostar de um animal que não tenha o comportamento que você deseja. São as suas palavras, não as minhas. Eu só posso acreditar naquilo que escreve, visto não conhecê-la pessoalmente.

E os coelhos são independentes, mas se bem domesticados (e com muita, muita paciência) conseguem ser os seres mais queridos do planeta. Tenho aqui um excelente exemplo disso. O meu Tobias mordia muito (e por isso levou muitos piparotes) mas com o tempo tornou-se um animal doce, que até deixa que o meu irmão mais novo lhe mexa na gaiola, lhe troque a tigela de lugar, mexa na bola do feno... e não foi castrado. Apenas aprendeu. E quando está fora da gaiola... deixa de se chamar Tobias e passa a ser "O Sombra", porque anda atrás de mim por onde quer que eu vá. A sua coelha infelizmente não viveu o suficiente para mostrar o seu lado doce. E por isso lamento muito.

Quanto ao seu cão... são muitos os cães que passam de uma casa com quintal, ou mesmo de uma quinta, para um apartamento e vivem bem, desde que tenham passeios diários e não passem dias inteiros sozinhos. Mas os seus pais optaram por dá-lo a familiares e talvez tenha mesmo sido o melhor. Só é pena, para si e talvez para o cão, que não tenham pelo menos tentado mantê-lo convosco.
O que eu chorei por me separar dele, e o que eu pedi por essa "tentativa" de mantê-lo connosco, mas os meus pais não autorizaram, sabendo que o apartamento não é grande o suficiente para o Kooky.. EMBORA eu saiba que ele caberia aqui muito bem, pois é yorkshire terrier, ou seja, porte pequenino! Mas os pais têm sempre a última palavra e se foi assim a decisão, nada há a fazer.

Quanto ao resto da sua mensagem, não gosto de chinchilas pois não gosto da aparência delas em primeiro lugar, quer dizer, não odeio (por exemplo, como odeio a aparência das cobras.. e era IMPOSSÍVEL ter uma em casa ou coisa parecida!!) e em segundo lugar, na loja de animais foi dito ao meu pai que o Luca precisaria de 4 anos, e são as palavras deles, para se "habituar" a nós, e enquanto isso morderá muito. A mordida dele dói muito, como deve saber, e nós temos uma criança na familia que tem uma doença bastante grave e digamos apenas que, devido a isso, é impossível mantê-la a brincar num quarto ou "arrancá-la" de um sitio que gosta, então, não foi surpreendente, quando, na festa do meu irmão, antes de eu chegar a casa, já o Luca lhe tinha mordido 3 vezes e já ela deitava sangue dos dedinhos.. Eu como que "vedei" a zona, mas em pouco tempo, a "vedação" já era..

Mas para sintetizar.. não gosto do animal, ou seja, de chinchilas, tal como não gosto de aranhas, de cobras e de répteis no geral..
GSfanatic
Membro Veterano

quinta fev 23, 2012 8:23 pm

Ok... há que respeitar os gostos de cada um.

Mas uma coisa lhe digo: quem lhe disse isso dos quatro anos... não bate bem da bola. Cada animal demora o seu tempo a habituar-se ao dono, ao ambiente no qual está inserido... não é uma ciência exacta. Tanto pode demorar um dia, como um mês, um ano... ou até nunca ficar domesticado. Tudo depende do temperamento do animal, da atenção dada pelos donos e principalmente (e isto é muito importante, se quer comprar outro animal) as condições em que o animal vivia antes de ir parar às mãos do dono. Um chinchila que morde ao ponto de sangrar, uma coisa rara nesta espécie... com toda a certeza não tinha contacto com humanos, ou se tinha não era dos bons. Tem medo e por isso ataca. Mas aposto que antes de qualquer ataque ele avisou fazendo o som característico (tipo "crack crack"). Quanto mais alto o som, maior a probabilidade de mordidela. O meu gato que o diga (a curiosidade matou o gato e tal...).

Se quer comprar um esquilo, não vá a lojas de animais, não compre o primeiro que vir à frente (porque sim, são animais lindos e é fácil cairmos de 4 por eles). Procure criadores, procure um animal sociabilizado, um animal que não tenha sofrido nas mãos de "humanos" e não reaja de forma agressiva devido a estar assustado. É que pode crer, inesccosta... o seu chinchila age assim porque fica assustado.

De qualquer das formas, nunca se deve deixar uma criança sozinha com um animal. Mesmo que seja um animal de gaiola. Acidentes acontecem e tal como o seu primo ficou ferido também o Lucas podia ter ficado.
ShiroeAmigos
Membro Veterano
Registado: domingo fev 12, 2012 8:25 pm

quinta fev 23, 2012 8:40 pm

Para quem fala tant da ignorância em relação aos outros:

Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão. (Lao Tsé)

Continuo a achar que não respeitas devidamente quem, provavavelmente, é mais velho que tu.
Visitem o nosso blog, uma visão diferente sobre os hamsters: <a href="shiroeamigos.blogspot.com">Shiro e Amigos</a>
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

quinta fev 23, 2012 9:14 pm

Um yorkshire terrier não serve para apartamento, aiopá ...

Eu sou ignorante? Tomara a menina ter 1/10 da minha ignorância, basta dizer-se que já me passou pela mão quase tudo o que é exóticos, dei muitos, mas fruto das cruzas.

Eu gosto especialmente é da sua conversa em relação aos coelhos, só pérolas.

Mas como lhe disse lá atrás não é a menina quem tem culpa não, é quem lhe satisfaz os caprichos.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
GSfanatic
Membro Veterano

quinta fev 23, 2012 10:13 pm

kittten Escreveu:Um yorkshire terrier não serve para apartamento, aiopá ...

Eu sou ignorante? Tomara a menina ter 1/10 da minha ignorância, basta dizer-se que já me passou pela mão quase tudo o que é exóticos, dei muitos, mas fruto das cruzas.

Eu gosto especialmente é da sua conversa em relação aos coelhos, só pérolas.

Mas como lhe disse lá atrás não é a menina quem tem culpa não, é quem lhe satisfaz os caprichos.
Pois... e esta do York... eu até achei melhor ignorar.

Não vale a pena dar bronca, não vale a pena ficarmos chateados... é só desejar que ela encontre o animal que quer, com o temperamento ideal, para que não o troque por mais nenhum. E que o ame como ele merece. Há que tentar acreditar que é possível. Mesmo com os exemplos que tem. Porque sim, eu culpo os pais, que "despacharam" o cão porque "não havia espaço para um yorkie" e deram logo a primeira lição sobre amor pelos animais.
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

quinta fev 23, 2012 10:22 pm

Pois eu desejo é que não encontre mesmo, para bem do animal.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
GSfanatic
Membro Veterano

quinta fev 23, 2012 10:31 pm

kittten Escreveu:Pois eu desejo é que não encontre mesmo, para bem do animal.
Se não encontrar o "ideal" encontra outro e pode acabar por dá-lo a alguém mais tarde.

Para bem do animal que decerto ela terá, espero que ela goste dele. Pois tê-lo... tê-lo-á, disso não tenho dúvida.
Responder

Voltar para “Exóticos”