Vegetarianismo

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quarta fev 25, 2009 12:44 am

E eu volto aqui a pedir :
Em vez de links e palavras floreadas, por favor expliquem o caminho que percorreram para se tornarem vegetarianos, como fazem para substituir nutrientes que são necessários ao nosso metabolismo e só existem em matéria animal, etc
Sinceramente , volto a dizer, preocupa-me que crianças com a idade da minha filha , ou mais velhas, ou mais novas, cheguem aqui e leiam que é tudo rosas, é tudo muito fácil, é só dizer-se que se é vegetariano, é só deixar de comer carne ou peixe ....e por deixarem de se alimentar convenientemente ( leia-se vegetariano orientado , ou omnivoro )os animais vão deixar de sofrer....

Off topic : Franx esteja à vontade para corrigir o que eu tiver escrito mal.... afinal parece que os seus fundamentos se baseiam nessas perseguições ridiculas....
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
angeleyes20
Membro Veterano
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm

Um beta splendens

Três hamsters campbell

quarta fev 25, 2009 10:53 am

Pessoal, vou abandonar este tópico!A minha falta não será notada lollol

É que olho olho olho e continuo a ver pessoas que acham que, tornando-se vegetarianas diminuem o sofrimento animal mais do que qualquer omnívoro que faça activamente algo para isso. Continuo a ver "avestruzes"...

Enfim... já não vejo nada de útil nesta discussão.

Desejo a todos o melhor.
ChloeS
Membro Veterano
Registado: segunda jul 28, 2008 1:08 pm

quarta fev 25, 2009 12:48 pm

nicasxi: percebo a sua preocupação e que queira ver aqui informação mais detalhada bem explícita e não apenas links. A questão é que como deve ter notado estes links remetem para informação muito extensa. Palha? Quase nenhuma. Ou seja, deixar aqui conselhos acerca da dieta vegetariana completos seria incompatível com a extensão aceitável de uma mensagem para publicar num fórum. E isso poderia ser contraproducente, se estivermos a pensar em crianças e adolescentes que por aqui passem e que leiam informação resumida e incompleta.

Qualquer criança ou adolescente que queira ser vegetariana deve procurar o aconselhamento de um nutricionista (através dos pais, obviamente!). Nenhuma informação aqui deixada pode substituir esse aconselhamento.

Vou deixar aqui um resumo do meu percurso e dos aspectos mais importantes, tambem em resposta à Paraiso:

O primeiro passo é familiarizar-se com os substitutos da carne (quanto à proteína, porque para substituir outros nutrientes não chegam), que apesar de terem um sabor mais suave que o da carne, não deixam de ter um gosto muito característico. Seria boa ideia iniciar essa familiarização em restaurantes vegetarianos, porque a preparação dos pratos é em princípio mais bem feita do que a levada a cabo por alguem ainda inexperiente. Convem procurar receitas vegetarianas e ir experimentando até conseguir algumas que tenham agradado e ir insistindo nessas. Entretanto, continua-se a consumir carne e peixe. Quando se tiver uma boa lista de receitas ao gosto, pode-se então suprimir a carne, ou aos poucos ou de repente (eu fi-lo de um dia para o outro). Temos então:

Substitutos da proteína da carne:

Soja (em granulado fino - moída-; em granulado mais grosso -pedaços-; em "bifes") ; tofu (feito a partir da soja, mas processado de forma muito diferente e com valor nutricional diferente); seitan (glúten de trigo). Trat-se de alimentos muito versáteis e que absorvem muito o gosto dos temperos.

Ferro:

Há inúmeras fontes de origem vegetal, a própria soja, leguminosas, vegetais de folha verde... A absorção do ferro de origem vegetal sofre a interferência dos outros alimentos consumidos ao mesmo tempo (tanto para aumentá-la como para diminuí-la), pelo que é importante consumir, juntamente com os alimentos ricos em ferro, uma fonte de vitamina C e evitar chá, café, chocolate e, no geral, alimentos ricos em oxalatos e taninos.

Cálcio:

Não é fonte de preocupação, os alimentos de origem vegetal (soja, leguminosas e vegetais de folha verde, entre outros) são muito ricos em cálcio.

Vitamina D:

Basta o sol que apanhamos na cara e mãos enquanto caminhamos na rua,se se tiver pele clara. Pesssoas de pele escura devem procurar apanhar sol com conta, peso e medida! Também há margarinas e outros produtos enriquecidos.

Vitamina B12:

O pomo da discórdia :lol: Não vão em cantigas: não há nenhuma fonte de confiança de vitamina B12 de origem vegetal (pelo menos para já ainda não se descobriu!). Esqueçam a levedura de cerveja e as algas (são óptimos para outras coisas). Os vegetarianos puros devem tomar um suplemento ou então ingerir diariamente doses abundantes de alimentos enriquecidos (existem sumos, cereais, bolachas, bebidas de soja, maragarina, etc...)

Ómega 3:

Temperem saladas com óleo de linhaça ou de colza, juntem sementes de linhaça aos pratos, consumam nozes. Também há margarinas ricas nestas gorduras e uma grande variedade de alimentos enriquecidos, é só ver os rótulos.
E não posso enumerar todos os nutrientes, que a mensagem já vai num Km :lol: Se tiverem dúvidas em relação a algum em especial, terei todo o gosto em ajudar no que souber.

Para finalizar, não se sente qualquer diferença a nível físico, nem para pior nem para melhor (pelo menos eu não senti). Qualquer receio, pode-se sempre fazer análises :wink:
Paraiso
Membro Veterano
Registado: quinta nov 08, 2007 12:24 pm

quarta fev 25, 2009 12:55 pm

Obrigada pela resposta!
ChloeS
Membro Veterano

quarta fev 25, 2009 1:19 pm

angeleyes20 Escreveu:Pessoal, vou abandonar este tópico!A minha falta não será notada lollol

É que olho olho olho e continuo a ver pessoas que acham que, tornando-se vegetarianas diminuem o sofrimento animal mais do que qualquer omnívoro que faça activamente algo para isso. Continuo a ver "avestruzes"...

Desejo a todos o melhor.
Por que diz que somos avestruzes? :lol:
Acha que alguém que deixou a sua adorada dieta de tantos anos a pensar nos animais vai passar por um cão de rua faminto ou doente sem fazer nada? Bom, com certeza que há vegetarianos assim, mas não creio que sirva para generalizar. Eu faço o que posso (e a mais não sou obrigada! 8) ) pelos animais, seja por um gato ou por uma vaca, que para mim têm o mesmo valor. Agora não é por não ter o dinheiro e o tempo para fazer tudo o que se pode fazer pelos animais que, para não ser avestruz, não devo fazer nada! Assim como não é correcto só fazer o mais fácil e ficar de braços cruzados perante o mais difícil (quando se pode fazer algo!!), tambem não é correcto o contrário. Deve-se fazer tudo o que está ao alcance, e nada mais ao nosso alcance do que a nossa dieta...

Tenho pena que abandone o tópico, mas se lhe parece tão desinteressante... Pense melhor :wink:
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

quarta fev 25, 2009 1:26 pm

Pois eu acho que realmente o topico estava desinteressante até a ChloeS chegar..obrigado pelas suas participações e pelo modo como as faz ;)
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quarta fev 25, 2009 3:46 pm

ChloeS, obrigado pelas suas respostas.
Ainda bem que compreendeu a minha preocupação e teve paciência para toda esta explicação.
Acho que deu para compreender que esta é uma opção que a ser efetuada tem que passar por uma fase de transição.E acima de tudo depois de muita informação e acompanhamento. E não é por uma parte da população deixar de comer carne que os animais vão deixar de sofrer.
Subscrevo inteiramente o que diz o Native, agora sim, é muito mais interessante debater este assunto... :)
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

quarta fev 25, 2009 4:49 pm

angeleyes20 Escreveu:Pessoal, vou abandonar este tópico!A minha falta não será notada lollol

Desejo a todos o melhor.
Já somos dois.
:wink:

P.S: Franx, não deixe arrastar essa sua amargura e tormenta indefinidamente, trate-se. :wink:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta fev 25, 2009 8:37 pm

Também eu dou a mão à palmatória, embora não me consiga convencer de modo algum dos benefícios de uma dieta totalmente vegetariana em detrimento da omnívora ou ovo-lacto vegetariana, tenho gosto em trocar impressões e aprender mais qualquer coisinha com users como a Chloe. :wink: Principalmente porque tem a faculdade de chamar as coisas pelos nomes e reconhecer o que é certo e o que é falacioso em ambos os lados da "trincheira". Não é com vinagre que se apanham moscas e certamente não é com fundamentalismos e extremismos que se consegue levar outros a aceitar as nossas opções como um exemplo a seguir.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

ChloeS
Membro Veterano

quinta fev 26, 2009 6:07 pm

nicasxi Escreveu:ChloeS, obrigado pelas suas respostas.
Ainda bem que compreendeu a minha preocupação e teve paciência para toda esta explicação.
Acho que deu para compreender que esta é uma opção que a ser efetuada tem que passar por uma fase de transição.E acima de tudo depois de muita informação e acompanhamento. E não é por uma parte da população deixar de comer carne que os animais vão deixar de sofrer.
Subscrevo inteiramente o que diz o Native, agora sim, é muito mais interessante debater este assunto... :)
Não concordo com a parte a bold.

Não é por haver biólogos, que os ecossistemas vão ser todos salvos. No entanto, niguém nega o mérito dos biólogos, irrisória percentagem da população, que fazem algo (ainda que muito pouco) pela preservação da Natureza.
Não é por haver quem trate animais de rua, que o sofrimento animal vai acabar. No entanto ninguem nega o contributo de quem se dedica a tão nobre causa, irrisória percentagem da população, para diminuir (ainda que muito pouco) o sofrimento de alguns animais.

Não é por haver vegetarianos, que o sofrimento animal vai acabar. Mas neste caso todos negam o contributo dos vegetarianos, percentagem irrisória da população, para diminuir (ainda que muito pouco) a exploração de alguns animais.

Não tenho uma vida a pensar na ecologia, admito que é uma falha, mas reconheço o mérito a quem se preocupa e faz o que está ao seu alcance para conservar a Natureza.
Não dedico todo o meu dinheiro e tempo (livres) para ajudar animais de rua. Já ajudei muitos, mas sei que podia fazer muito mais, prejudicando outros campos da minha vida. Mas reconheço o mérito a quem faz tanto por esses pobres animais.

Mas os vegetarianos são quase sempre ridicularizados, chamados de activistas de sofá. O biólogo ou engenheiro do ambiente que realmente se preocupa com a natureza (e não apenas se dedica a ela em troca de um salário) mas usufrui de tudo o que lesa o ambiente não é chamado de activista de sofá. Nem os defensores de animais de rua que ficam indiferentes ao sofrimento de animais de produção são chamados de activistas de sofá. Mas, nós somos, só não o seríamos se pudéssemos salvar todo o mundo!! Acho injusta essa atitude.
Um vegetariano sozinho não é nada, assim como qualquer pessoa sozinha que lute por uma causa, seja ela qual for, não é nada. O conjunto é que tem peso. Por isso quem se torna vegetariano está a contribuir para engrossar a fatia de vegetarianos, fatia essa que quando atingir uma dada dimensão pode de facto começar a fazer a diferença (no objectivo específico a que se propõe, não no bem e felicidade do mundo inteiro!)
dinodane
Membro Veterano

quinta fev 26, 2009 6:44 pm

No entanto, niguém nega o mérito dos biólogos, irrisória percentagem da população, que fazem algo (ainda que muito pouco) pela preservação da Natureza.
Conheço alguns biólogos. Nenhum é vegetariano, curiosamente.

ChloeS
Membro Veterano

quinta fev 26, 2009 6:59 pm

dinodane Escreveu:
No entanto, niguém nega o mérito dos biólogos, irrisória percentagem da população, que fazem algo (ainda que muito pouco) pela preservação da Natureza.
E não é por isso que eu nego o seu valor. Reconheço tudo o que fazem pela conservação da natureza (objectivo a que se propõem) No entanto, ainda estou para conhecer o biólogo que reconheça o meu mérito no objectivo a que me propus. É por isso não acontecer que fico desanimada :roll:

Mas que ideia quer transmitir ao certo com essa observação?
Paraiso
Membro Veterano
Registado: quinta nov 08, 2007 12:24 pm

quinta fev 26, 2009 7:16 pm

ChloeS, se não se importa, vou voltar a colocar-lhe algumas questões: em termos económicos, notou diferença nos seus gastos em comida? É prático quando faz refeições fora de casa ou é um problema em jantares de grupo, cantinas, etc?
Obrigada pela paciência!
ChloeS
Membro Veterano

quinta fev 26, 2009 8:14 pm

Paraiso, esteja à vontade para coloca as questões que quiser!

Em termos de gastos: há uma ideia generalizada e falsa segundo a qual uma dieta vegetariana fica cara. O motivo para tal é que muitos vegetarianos e especialmente vegans, optam sempre que possível por produtos biológicos. Claro, que tal é desejável, mas se a bolsa não o permite então consomem-se produtos "normais". A dieta vegetariana que não se baseie em produtos biológicos é mais barata do que a omnívora, sem qualquer dúvida. Pode até comprar uns óleos e sementes que mais facilmente se vêem à venda apenas na versão biológica, mas a carne e o peixe ficam muito mais caros do que soja e afins. Um pacote de soja em granulado, mesmo biológica fica muito mais barato do que carne e peixe, desde logo porque um pacote dá-lhe para muitas refeições.

Quanto a refeições fora de casa pode ser complicado ou não, dependendo do tempo livre que tem para as planear e da zona onde mora e trabalha/estuda. Nas grandes cidades é fácil encontrar restaurantes vegetarianos baratos, os centros comerciais muitas vezes têm opções vegetarianas nas lojas de produtos chamados "naturais" e nalguns restaurantes conhecidos de fast food. Numa cidade mais pequena pode ser necessário levar comida de casa (no caso do dia-a-dia, trabalho ou aulas) Em jantares, ser vegetariana pura não é simples devo dizer. Se forem jantares organizados por pessoas próximas elas com certeza terão isso em conta e escolherão um local ou ementa que sirva. mas muitas pessoas não querem saber e já deixei de participar em jantares por ser vegetariana (e ainda há quem diga que somos uns comodistas, que só gostamos de teorias e sofá!!! :lol: )

Mas se está a ponderar tornar-se vegetariana, como me parece que está (ou serei eu a querer imaginar isso para ficar feliz? :oops: ) e algum destes obstáculos a está a desanimar pode sempre optar pela dieta ovo-vegetariana. Há exploração, mas é menor, se pelo menos em casa, optar por ovos de produção biológica/caseiros. Fora de casa, cometer pequenos "pecados" (calma, é apenas forma de dizer, não estou a chamar os omnívoros de pecadores!!) não a tornam incoerente: afinal entre contribuir para a exploração a 100% e contribuir a 20 ou 30%, sempre é melhor ficar com a segunda hipótese, né? :roll:
Última edição por ChloeS em quinta fev 26, 2009 11:48 pm, editado 1 vez no total.
dinodane
Membro Veterano

quinta fev 26, 2009 8:27 pm

ChloeS Escreveu:
dinodane Escreveu:
E não é por isso que eu nego o seu valor. Reconheço tudo o que fazem pela conservação da natureza (objectivo a que se propõem) No entanto, ainda estou para conhecer o biólogo que reconheça o meu mérito no objectivo a que me propus. É por isso não acontecer que fico desanimada :roll:

Mas que ideia quer transmitir ao certo com essa observação?
Nenhuma, foi um fait-divers.
No entanto, e pensando nisso, poderia pensar-se que todas as pessoas ligadas à conservação da Natureza seriam predominantemente vegetarianas pelos mesmos motivos da Chloe mas não é o caso.

Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”