Gostas mesmo de animais?

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda dez 08, 2003 3:08 pm

Achei o 'site' interessante, especialmente como uma ironia de combate ao vegetarianismo e veganismo.
Pessoalmente defendo estrita moderação em tudo (que eu não consigo no que respeita ao tabaco - mas esse é outro assunto - nobody's perfect...).
Não há necessidade de recorrer a soluções finais.

Há necessidade de combater a crueldade e os excessos - todos.
Cortar na carne - especialmente nas gorduras de origem animal - nos açucares, nos excitantes (café, alcool, tabaco), aumentar o consumo de frutas e vegetais e fibras, aumentar o exercício físico, etc.
Acho que nisto estamos todos de acordo.

A dieta mediterrânica era boa - muita sopa, muito pão (do verdadeiro), muito feijão, grão, couves, fruta, etc. e , esporádicamente, carne.
O consumo de carne era tão esporádico que práticamente só se via em festas e dias especiais.

E era carne "nossa" - galinhas, porcos, borregos, cabritos lá de casa.
Tão esporádica, que dizia Henrique IV de França :
"quando um pobre come galinha, um dos dois está doente".

O mal da sociedade urbana em que vivemos é, por um lado associarmos o consumo de carne à riqueza (o que já foi verdade) e, por outro lado, o consumismo frenético dos ex-pobres - que consomem tudo em grandes quantidades, levados pela ilusão de que consumir representa o acesso ao mundo dos ricos.
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

segunda dez 08, 2003 6:06 pm

:o :o :o

Bem, agora estão vocês (defensores da "carne") - e digo isto porque não estou em lado nenhum - a atacar os vegetarianos e vegans??!! :o :o :o
Mas porque carga de água? Não têm eles o direito de fazer as opções que
querem? Têm que seguir a vossa? E vêm para aqui falar em gente normal :o :o :o :o
O que é isso, pode-se saber?! Eu não sei, e se tivessem um bocadinho de conhecimentos nessa área, saberiam também que definir, traçar a fronteira entre o normal e o não-normal tem muito que se lhe diga.
E o mais engraçado é que estão exactamente a fazer aquilo de que acusaram o outro lado.
Uma coisa é indesmentível, e parece que se encontrou uma certa concordância - a nossa sociedade consumista não olha aos meios para atingir os fins, e trata os animais de que nos alimentamos de forma indescritível, e chocante para algumas sensibilidades (que esperemos sejam cada vez mais) - embora outros nem dediquem um segundo das suas vidas a pensar nisso - para quê? bah! São apenas animais.
Pois, a insensibilidade é muito cómoda, permite-nos andar por aqui como num país das maravilhas.
Essas pessoas morrerão sem saber sequer que viveram.
Paz às suas almas!!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
sac
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

segunda dez 08, 2003 6:14 pm

gary Escreveu: Espero, que com este tipo de publicidade, consigam em fazer baixar o preço da carne!
:lol: :lol: :lol:
Miadores
Membro Veterano

segunda dez 08, 2003 6:47 pm

Só é pena os animais não se rirem ...
<p>&nbsp;</p>
sac
Membro Veterano

segunda dez 08, 2003 6:49 pm

Nota-se
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda dez 08, 2003 7:18 pm

Não é insensibilidade Maidores, o que se procurou mostrar e penso que se conseguiu é o absurdo destes fundamentalismos com o exempolo do diametralmente oposto ao veganismo...

Eu não sei se a Miadores é vegan, penso que não. Caso o não seja, pode ter a certeza que parea um grupo de miúdos que gostam de inventar e pensam que ser diferente é dizer qualquer coisa que choque, a Miadores é uma pessoa que não gosta de animais, ponto final...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
sac
Membro Veterano

segunda dez 08, 2003 7:36 pm

CasadeAnaval Escreveu: Eu não sei se a Miadores é vegan, penso que não.
Vou pegar na tua suposição e colocar directamente a questão á Miadores:
Você come carne?
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

segunda dez 08, 2003 7:49 pm

Miadores Escreveu: :o :o :o

Bem, agora estão vocês (defensores da "carne") - e digo isto porque não estou em lado nenhum - a atacar os vegetarianos e vegans??!! :o :o :o
Mas porque carga de água? Não têm eles o direito de fazer as opções que
querem? Têm que seguir a vossa? E vêm para aqui falar em gente normal :o :o :o :o
O que é isso, pode-se saber?! Eu não sei, e se tivessem um bocadinho de conhecimentos nessa área, saberiam também que definir, traçar a fronteira entre o normal e o não-normal tem muito que se lhe diga.
E o mais engraçado é que estão exactamente a fazer aquilo de que acusaram o outro lado.
Uma coisa é indesmentível, e parece que se encontrou uma certa concordância - a nossa sociedade consumista não olha aos meios para atingir os fins, e trata os animais de que nos alimentamos de forma indescritível, e chocante para algumas sensibilidades (que esperemos sejam cada vez mais) - embora outros nem dediquem um segundo das suas vidas a pensar nisso - para quê? bah! São apenas animais.
Pois, a insensibilidade é muito cómoda, permite-nos andar por aqui como num país das maravilhas.
Essas pessoas morrerão sem saber sequer que viveram.
Paz às suas almas!!
Desculpe a pergunta... a sra sabe ler? Em momento algum foi defendido o q a sra escreveu?

O que quer provar afinal?
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
Miadores
Membro Veterano

segunda dez 08, 2003 8:06 pm

Olá!

Eu já respondi lá para trás, mas vou dizer claramente mais uma vez: não sou vegetariana nem vegan, nem macrobiótica, e também desconfio um bocado de alguns esoterismos que andam misturados.
Mas também não sou "carnívora".
Eliminei já algumas carnes de vez da minha alimentação (já agora, para saberem ;) ) vaca/boi, frango e, "quase", porco.
Só muito de longe a longe, peru e borrego, porque me virei decididamente para o peixe.
Mas aprecio bastante a comida vegetariana e macrobiótica.
Aliás a base da minha alimentação são vegetais, frutas e lacticinios.
Esclarecidos?
Mas isto não me impede de reconhecer os problemas existentes, e não vou "tapar o sol com a peneira".
O que eu reconheço, sem margem para dúvidas, é o direito de opção de cada um à alimentação que queiram, desejando que o façam de um modo consciente.
Também me parece um bocado de mau gosto vir afirmar aqui, em tom jocoso, (e provocatório, mesmo) o gosto por nacos de carne.
Enfim. Há alturas em que me sinto já cansada destas cenas ...
<p>&nbsp;</p>
sac
Membro Veterano

segunda dez 08, 2003 8:11 pm

Miadores Escreveu: Eu já respondi lá para trás, mas vou dizer claramente mais uma vez: não sou vegetariana nem vegan, nem macrobiótica,
Ok, já percebi.
Miadores Escreveu:Só muito de longe a longe, peru e borrego, porque me virei decididamente para o peixe.
Só um pequeno reparo, peixes também são animais. Mas sem duvida alguma um alimento bastante saudável ;)
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda dez 08, 2003 8:11 pm

Ok, pode ser mau gosto, mas avisei que o site era mesmo no gozo, para contrabalançar os histerismos vegans.

Eu sempre acreditei que a melhor maneira de expôr os extremismos é mostrar-lhe o seu ridículo face ao diametralmente oposto :)

Miadores, bem vinda à irmandade, como todos nós que comemos a ínfima migalha de carne, ovos ou lacticinios, não gostamos de animais, segundo estas carolas ;)
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Miadores
Membro Veterano

segunda dez 08, 2003 8:18 pm

Só um pequeno reparo, peixes também são animais.
Olha, não sabia ... :roll:

Mas, apesar de tudo, há uma pequena diferença: o tratamento que lhes é dado. Não estou a dizer que não exista sofrimento, evidente, mas penso que não tem comparação com o que se inflige aos animais terrestres.
<p>&nbsp;</p>
sac
Membro Veterano

segunda dez 08, 2003 8:27 pm

Miadores Escreveu:
Só um pequeno reparo, peixes também são animais.
Olha, não sabia ... :roll:
Pois :) :)
Mas, apesar de tudo, há uma pequena diferença: o tratamento que lhes é dado
Há?? Sabe como são pescados? A agonia até morrerem?
Assim em que ficamos? Apenas os animais terrestres, como você diz, têm direito à vida? Os aquáticos pelos vistos não...
Tadinhos dos peixes :(
Miadores
Membro Veterano

segunda dez 08, 2003 9:49 pm

Percebeu a ironia, ou não?

E leu bem o que eu escrevi?
Não estou a dizer que não exista sofrimento, evidente, mas penso que não tem comparação com o que se inflige aos animais terrestres .

Deu para entender?
<p>&nbsp;</p>
cati_araujo
Membro Júnior
Registado: quarta dez 03, 2003 9:42 pm

segunda dez 08, 2003 9:51 pm

Miadores, concordo que durante a sua vida os peixes não sofrem como as vacas e os bois, já que vivem em liberdade. Mas desde o momento em que são pescados começa uma autêntica tortura. Aqueles que são caçados por pescadores desportivos para serem comidos pela família levam uma "marretada" na cabeça e morrem. Os que são para vender morrem por asfixia, que segundo dizem, é uma das piores formas de morrer. Isto porque ninguém compra um peixe "danificado".
Quanto às insistentes afirmações do senhor CasadeAnaval vou aproveitar para esclarecer aqui umas coisinhas

1. Não acho que a melhor forma de mostrar como se deve respeitar as opções dos outros seja chamar repetidamente os vegans de "fanáticos"

2. Os próprios vegans cada vez mais procuram afastar-se do fanatismo em que alguns poderão ter caído. Um bom exemplo disso é a filosofia da VeganOutreach, que acaba com a "caça ao ingrediente animal".

3. Aqueles que não são vegans não gostam de animais? Deve haver um grave mal-entendido, pois essa, definitivamente, não é a minha opinião. Eu não nasci vegan e, no entanto, sempre gostei de animais. E sei que há muitas pessoas que gostam de animais e sofrem com as crueldades que lhes são inflingidas mesmo sem serem vegans. Aliás, ser-se vegan não implica gostar de animais, mas sim respeitá-los. A minha mãe não é vegan e eu sei perfeitamente que ela adora animais. Portanto, ponto assente para se gostar de animais não é necessário ser vegan. Agora, os vegans acham, sim, que os omnívoros que gostam de animais não estão a fazer o melhor para os proteger. Mas isso é a nossa tese, à qual temos direito e iremos defender. Não sei é porque é que se eriçam todos quando argumentamos e depois se acham no direito de nos tratar como se tivéssemos um parafuso a menos.

abraços

PS - Miadores, obrigado por, apesar de não concordar com o que dizemos, ter permanecido imparcial no que toca ao comportamento dos restantes foristas ;) .
Última edição por cati_araujo em segunda dez 08, 2003 9:54 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”