Raças Portuguesas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder

Qual a nacionalidade da raça do(s) seu(s) cão(cães)?

Portuguesa
15
28%
Estrangeira
39
72%

Total de votos: 54
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

sábado set 14, 2002 9:43 pm

Kroz

Eu sei que não eram palavras suas e que o tinha lido algures...

Eu só respondi para simples esclarecimento e p/ não ficar c/ essa ideia.
yakov
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda set 16, 2002 9:19 am

FBArm, lá está você outra vez a falar do que não sabe:

"Efectivamente, como também já alguém referira, o CPC não tem a melhor das "atitudes" no que toca há promoção das mesmas... se calhar porque os seus dirigentes também não as criam... quem sabe?! "
[quote]

Já se devem ter apercebido quase todos aqui no forum que seguem as minhas mensagens, de que eu não sou um grande apoiante desta Direcção... muito antes pelo contrário, tenho sido um dos seus maiores criticos.

Estou de acordo, quando diz que o CPC não tem feito a melhor divulgação das RP. Mas essa critica terá de ser realizada à Comissão de Raças Portuguesas do CPC, que é o orgão nomeado pela Direcção para se encarregar desta tarefa.

No que diz respeito à Direcção própriamente dita, de quem eu sou um dos opositores, e que você diz não terem nada a ver com as Raças Portuguesas, veja só - a Presidente, Carla Molinari é a criadora com o afixo "do Vale Negro" (já ouviu falar???) criadora de inumeros Campeões na Raça Cão de Água, e de alguns Campeões nas Raças Podengo Pequeno de Pelo Cedoso e também de Pelo Liso. Fez ainda algumas ninhadas de Rafeiro do Alentejo. O Vice-Presidete Dr. Joé Cabral, com o afixo "da Quinta da Boiça" (este você nunca ouviu falar), criou com grande sucesso Campeões nas Raças Rafeiros do Alentejo e Podengos Pequenos de Pelo Liso e criou ainda Perdigueio Português (não é o que você tem???, e não sabia disto???, pelos vistos não está muito "dentro da raça"!!!), e o Vice-Presidente Pedro Albergaria titular do afixo "da Costa do Estoril" possui Serra d'Aires (uma delas Campeã)!

Me caro FBArm. Fale só do que sabe! A Direcção do CPC tem falhado inumeras vezes, com grande destaque por exemplo para o tema "Cães Perigosos", mas também em muitos outros assuntos. Agoa dizer que eles não promovem as RP's porque não as têm, é falar do que não sabe... mais uma vez...[/quote][quote][/quote]
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

terça set 24, 2002 11:14 pm

Yakov

Gostaria de esclarecer o seguinte: Não não afirmei que os dirigentes do CPC, não criavam raças portuguesas. Apenas coloquei essa duvida.
Se as criam, melhor!

Quanto ao papel melhor ou pior da Comissão das Raças Portuguesas, fazendo a mesma parte do CPC, não vejo como separar as águas.

Para finalizar gostaria do seu comentário ao que escreveu e passo a transcrever: “Agoa dizer que eles não promovem as RP's porque não as têm, é falar do que não sabe... mais uma vez...”

Cumprimentos

Tiago
Kurika_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 10:11 am

quarta set 25, 2002 9:54 am

Eu acho que a resposta é simples... existem muito mais raças estrangeiras do que portuguesas e sendo assim, é natural que haja mais hipóteses de uma raça estrangeira corresponder ao que queremos de um cão do que uma portuguesa, onde a variedade é mais limitada.

Por exemplo, no meu caso, que raça portuguesa é que se podería considerar equivalente ao Boxer em têmperamente e aspecto físico ?? Assim como falo de Boxers, podería falar de Rotweillers, de Dogues Alemães ou de Yorkshires.
Ines2002
Membro
Registado: quinta abr 25, 2002 8:05 pm

quarta set 25, 2002 11:29 am

É verdade que cada um tem opção para escolher a raça que quer, é pena é que muitas vezes a escolha é feita baseando-se na estética e não no temperamento da raça...
Veja-se o caso do Serra da Estrela, é das raças mais populares em Portugal, isto é, falando da variante de pêlo comprido.....A variante de pêlo curto, que foi a fundadora da raça e a preferida pelos pastores para trabalhar foi declinando de tal maneira que hoje já só restam uns poucos exemplares....de quem a maior parte das pessoas nunca ouviu falar....!!! O estalão é o mesmo, só muda o tamanho do pêlo.......pois é, não são tão fofinhos e nunca aparece a sua fofografia nos livros de cães.....

Sou 100% raças portuguesas, gosto de todas porque acho que todas elas têm potencial e qualidades para virem a ser mais conhecidas.

Quando decidi ter um cão, já há uns aninhos, optei por escolher um que fosse um bom companheiro para todos lá em casa e ao mesmo tempo que fosse um bom guarda. Eu tinha uns quantos livros, mas não era suficiente (até porque já vi cada disparate sobre o castro), fomos a exposições, falei com os poucos criadores que havia e comprámos um Castro Laboreiro. A escolha não podia ter sido melhor, o meu cão é tudo aquilo que esperávamos e ainda hoje nos surpreende.

Deu-me a conhecer uma raça magnífica, porque entretanto fui participando em exposições e conhecendo mais gente "da raça" e tb de outras raças portuguesas. E é por isso que, conhecendo, começei a adorar as raças portuguesas e faço tudo para as divulgar, especialmente o castro.

Fikem bem....
Responder

Voltar para “Cães”