Vale a pena pensar nisto...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta fev 07, 2003 5:30 pm

Citando:
O motivo é simples , não gosto de rottweilres, boxers, dorbers e etc de caudas compridas .
É fácil concluir , que os motivos que me levam amputar as caudas dos bichos, são por questões estéticas e zootécnicas.

Ainda bem que é só com as caudas e com as orelhas. Imagine se não gostasse das 4 patas, cabeça, etc....
Olá AnaS,
Vai-me desculpar mas agora eu fiquei curioso e gostava que me respondesse muito sinceramente a uma questão: Se o estalão actual do Rottweiler ainda dissesse que a cauda deveria ser amputada, a Anas adquiriria um cão de cauda cortada ou inteira?

Abraços
Paulo C.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado fev 08, 2003 2:06 am

Bem, para todos, inclusivé os que acharam estranho a minha ausência e falta de resposta neste tópico relembro que estive de férias, coisa que ocasionalmente mereço.

Quanto ao posicionamento relativamente ao que diz o Gary julgo que ele ainda se lembra da minha posição bem como os restantes foristas para eu não ter de andar aqui permanentemente no copy paste de 15 em 15 dias...

A questão em causa é moral e legal:O corte de caudas não é ilegal, pois como diz bem a Sealords o estalão não é lei e só pode prejudicar animais mutilados que se apresentem em exposições. Infelizmente a letra da lei permite a amputação das orelhas desde que o veterinário responsável pela mesma dê uma justificação como seja uma mutilação de uma orelha em luta...

Antes de mandarem bocas façam o favor de ler os diplomas e reconhecer a precipitação

Estou de momento mais preocupado com certos criadores de cães que cortam orelhas á tesourada e a sangue frio que são bem mais dificeis de caçar que veterinarios sem dinheiro metidos em ilegalidades por isso permitam-me definir as minhas prioridades...

[
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sábado fev 08, 2003 12:27 pm

Embora regra geral concorde com as afirmações da Pedra, neste caso discordo.

A esterilização consiste em retirar um orgão perfeitamente natural e funcional a um cão ! Para além do mais, como ja aqui foi referido altera o comportamento do cão !! (E repare-se que é uma operação mais complicada que o corte da cauda ou das orelhas!)

Tem justificação tal barbaridade ?

Para mim tem, tanto seja para controlar a população de cães abandonados ou pelo aparecimento de alguma doença ou em situações de excepção (quem tem imensos cães e é impossivel separar de maneira adequada! Mas isto são situações de excepção e de maneira nenhuma a regra! A esterilização , nestes casos, sempre é um mal menor e perfeitamente justificavél !

No entanto, apregoar que se esterilize a torto e a direito só para comodismo do dono ( sim, para poupar a maçada de separar o macho da femea ou de limpar uma ou duas gotinhas de sangue, vamos lá retirar um orgão à cadela), não concordo de maneira nenhuma.

Como sabem, tenho aqui em casa 7 cães ( 4machos , 3 femeas) com idade compreendidas 1ano a 14anos e todos eles "inteiros"! Dá maçada separar e andar com o olho ? É claro que dá, mas como se diz quem corre por gosto não cansa !!

Igualmente ridiculo no meu ver, é andarmos a afirmar que devemos esterilizar os cães para evitar o aparecimento de doenças ... bom, se formos por esse meio, nós, também devemos ser esterilizadas, afinal sofremos das mesmas doenças (analogamente falando)! Melhor dizendo, nem à rua devemos sair, afinal podemos ser atropelados e morrer ...

As cadelas/cães ao longo dos anos (quem diz cães diz o lobo já que neste ponto são extremamente parecidos) sempre viveram com o seu aparelho reprodutor intacto e as doenças desse foro nunca os puseram à beira da extinção .... Vamos ter alguma calma e não entrar em radicalismos ...
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

segunda fev 10, 2003 2:15 am

Olá Cindelip,
Gostaria que me dissesse em que questão não está de acordo, pois não entendi muito bem na sua mensagem. Esterelizações, seria?
Cumps,
Isabel
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

segunda fev 10, 2003 9:18 am

Olá Cindelip,
Gostaria que me dissesse em que questão não está de acordo, pois não entendi muito bem na sua mensagem. Esterelizações, seria?
Cumps,
Isabel
Olá Isabel,

Eu concordo com as esterelizações, mas só em casos pontuais. Nunca como regra geral.

Concordo em caso de doença (em caso de doença, não como prevenção) ou quando uma pessoa tem vários cães em casa e é-lhe (é-lhe , isto realmente existe?) impossivel manter separados macho das femeas na epoca do cio ou mesmo no caso do controle do animais vadios. Aqui, a esterelização é um mal menor

Não concordo com a esterelização como regra geral, ou seja, andarmos a obrigar toda a gente a esterelizar seja por razões de comodismo (não ter a maçada de separar macho da femea) ou por razões de prevenção de doença !

Ou seja, esterelizar sim, mas só em casas pontuais. Nunca como regra !
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

segunda fev 10, 2003 10:47 am

Olá CindelIP,
Então estamos a duas de acordo nesta questão. Apenas uma ressalva, eu continuo a defender que Há casos em que a esterelização é necessaria como prevenção de uma infecção uterina grave, em que na maioria das vezes é dificil salvar a cadela. Foi disso que quiz dar o exemplo quando respondi ao PauloC que nem sempre as esterelizações são feitas SÓ por interesse do dono.
Um bom dia para si,
Isabel
AnaS
Membro Veterano
Registado: quinta fev 07, 2002 4:53 pm
Contacto:

segunda fev 10, 2003 10:57 am

O mesmo não se passa com a Ana S que decididamente não tem vocação para o confronto de ideias.
Não sei porque diz isto. Eu confronto as minhas ideias com as ideias dos outros membros, e argumento a minha opinião ao contrário de certos membros que falam falam, mas não conseguem arranjar argumentos para as ideias que defendem.
O Gary, pelo que eu conheço dele (e só o conheço das suas intervenções aqui) faz-se pior do que realmente é.Ele não precisa que o defendam que se defende muito bem mas, correndo o risco de estar errada, ia jurar que não é pessoa para magoar um cão sem necessidade.
Portanto algum motivo deve ter para pensar em cortar a cauda à sua cadela e não deve ser só por motivos estéticos.
Acho que ele já respondeu a esta questão, e a razão dele é só por motivos estéticos, mas parece que há certos membros deste Fórum que não querem ver isso...
O motivo é simples , não gosto de rottweilres, boxers, dorbers e etc de caudas compridas .
É fácil concluir , que os motivos que me levam amputar as caudas dos bichos, são por questões estéticas e zootécnicas.

Paulo:
Olá AnaS,
Vai-me desculpar mas agora eu fiquei curioso e gostava que me respondesse muito sinceramente a uma questão: Se o estalão actual do Rottweiler ainda dissesse que a cauda deveria ser amputada, a Anas adquiriria um cão de cauda cortada ou inteira?
O meu cão tem a cauda amputada (nasceu em 1998, ou seja, antes da alteração do estalão), por isso acho que isto responde à sua questão. Se o estalão ainda dissesse que a cauda é amputada, dificilmente eu conseguia comprar um cachorro com a causa inteira, mas a questão não é o corte da cauda num cachorro, mas sim o corte da cauda num cão com 2 anos, sem nenhuma razão para além da estética, e é com isso que eu não concordo. Se fosse hoje e com o actual estalão, compraria um cão com cauda inteira.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda fev 10, 2003 12:14 pm

Ana S,

eu disse isto não por causa dos seus argumentos mas porque é muito brusca (o que não foi o caso desta sua última intervenção)no modo de os apresentar.
Coisa que eu percebo.
Nem todos os dias temos disposição para aturar o que achamos serem tolices e, às vezes, é apenas ignorância.
Acontece comigo e, por isso, também não me considero muito boa no que respeita a debates, especialmente de viva voz e em público.
Não foi um comentário acintoso.

Quanto ao Gary e depois de reler o texto original penso que ele estava a ser sarcástico.
Continuo a achar que alguém (terei deduzido mal ?) que dedica a sua vida aos cães não iria maltratar um por razões de frívolidade.

Enfim, nestas intervenções escritas procuramos conhecer as pessoas pelo que dizem e pela maneira como dizem.
Mas realmente qualquer dedução está sujeita a erros e longe do conhecimento pessoal.
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

segunda fev 10, 2003 1:28 pm

Olá

É óbvio e normal, pelos menos para mim, que há pessoas que não concordam com as amputações em animais , uns porque estão numa de ; " coitadinhos eles sofrem muito , e quem "mutila" os animais são uns horrorosos" e outros que não concordam nem deixam de concordar, apenas não tomam iniciativa nesse sentido por consideram que as amputações não são necessárias ao bom desempenho do ,seu, cão . Outros há , como eu , que vêm nas amputações um meio de optimizar os cães de que são proprietarios. É evidente que as amputações ,de hoje , têm pouco a ver com a necessidade de outors tempos e impostas pela lógica do trabalho ,excepto na caça e numa ou noutra situação .
Mas quando vejo um Doberman com cauda e sem orelhas amputadas, estou a ver não um Doberman, mas um perdigueiro alto magro e sem lógica , o mesmo acontece quando vejo um Boxer com rabo e sem amputação de orelhas , embora nesta raça as orelhas não sejam , para mim , uma questão prioritária, o mesmo em relação ao Fila de S.Miguel ou ao amstaf não estou a ver estas raças sem amputação de orelhas . e nos ao Rottweilrs o mesmo em relação à cauda, um rotty com cauda não passa de um labrador , apenas mais giro.
É claro que os Boxer não amputados não deixam de ser uns lamechas em relação aos donos, com ou sem rabo ou orelhas são melgas de qualquer maneira . O mesmo em relação às outras raças , não perdem nenhumadas das caracteristica por terem ou não terem estes ou aqueles "acessórios" .
A minha posição em relação aos primeiros é 0 , népia, não dá para trocar sequer opiniões ou pontos de vista . Em relação aos segundos é o respeito por opinião diferente que dita e que em regra dá para,e vale a pena, discutir ou trocar pontos de vista . Falar com outros , sobre algo em que não se concorda , só dá mesmo quando reconheçemos que o interlocutor merece o nosso respeito , tenha ele 10 anos ou 100.

É evidente, que se nas amputações os animais sofressem , possívelmente não teria esta posição . Mas o que constacto neste anos todos, e já não são poucos , e após ter assistido a dezenas e dezenas de amputações de caudas e orelhas , nunca , mas mesmo nunca vi, sofrimento em qualquer dos animais, mesmo quando são feitas tardiamente como no caso de alguns Dobermans ou nos Pastores Alemães , estes por razões médicas . Os Pastores nunca deixaram de trabalhar por causa dos rabos amputados e como nunca tive infecções derivadas as estas cirurgias (quem os quer bons , arranja-os), não tenho motivos, válidos na lógica do bem estar animal, para deixar de amputar os meus animais.

E nesta Rottweilr o que a faz mesmo sofrer, foi o abandono...

Mas amputações não são só feitas em cães . as descornas, o corte de bicos , as castrações de porcos, cavalos , carneiros , tarecos ( e as unhas!! ) ...etc.
Um abraço
Nrc
Membro Veterano
Registado: quarta jul 24, 2002 12:13 am
Contacto:

segunda fev 10, 2003 2:23 pm

Ui Ui.. agora cai o Carmo, a Trindade... e arredores :!:

NunoRC
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

segunda fev 10, 2003 8:22 pm

uma coisa que gosto no Gary em bora não concorde muitas vezes com ele é a franqueza.
Estou semprea ler aqui pessoas a escreverem que cortaram as orelahs ao cão e que juram a pés juntos que não dói, que é essencial para o equilibrio do cão e outras idiotices...

Ele ao menos diz que é porque quis, não se esconde atrás de hipocrisias...

Não concordo mas tem coluna vertebral. Ao contrário de alguns ocasionais que falam das mutilações como indolores, essenciais ao equilibrio do animal.

Livra, que vergonha de dizer que é por vaidade...
Nrc Escreveu: Ui Ui.. agora cai o Carmo, a Trindade... e arredores :!:

NunoRC
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

terça fev 11, 2003 5:06 pm

[quote=gary]
como eu , que vêm nas amputações um meio de optimizar os cães de que são proprietarios
Mas quando vejo um Doberman com cauda e sem orelhas amputadas, estou a ver não um Doberman, mas um perdigueiro alto magro e sem lógica
É evidente, que se nas amputações os animais sofressem , possívelmente não teria esta posição . Mas o que constacto neste anos , nunca , mas mesmo nunca vi, sofrimento em qualquer dos animais, Mas amputações não são só feitas em cães . as descornas, o corte de bicos , as castrações de porcos, cavalos , carneiros , tarecos ( e as unhas!! ) ...etc.
[/quote]

Gary
Se pediu qe o respeitassemos com a sua opinião, peço-lhe qe me respeite com a minha, pois gostava de saber:

Como optimiza os seus cães? Só por terem sido amputados?E se não fossem não eram cães, não gostava deles?

Não sofrem os seus cães ???.....É evidente qe serão anestesiados mas nunca me diga qe a recuperação nunca doeu e qe nem teve cuidado para não coçarem pontos, ferida,etc?

Deu o ex. de gado, não acredito qe iguale cães a gado.....exemplificava a dor???......Pois esses sofrem e não é pouco.

Mas temos de evoluir e portanto podemos começar por aqueles que estão mais próximos.

Eu respeitei o seu ponto de vista......não concordo. Para mim nem tem lógica possivel, mas respeito.....e que todos os males fossem esses!?!

No entanto tb se quiser responder tudo bem

Bye
Jokas
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

terça fev 11, 2003 5:47 pm

Eu estou em vias de adquirir uma cadelinha e gostava de saber afinal o que é isso da esterilização... é uma amputação, é definitiva?
Quando li a esse respeito por aqui (acho eu) pareceu-me que não era um método contraceptivo definitivo. :?
Mas se o é, nunca o faria à minha (futura) cadelinha, visto que assim nunca ela poderia ter filhotes.
Prefiro estar de olho nela, como já alguém aqui disse, e limpar umas gotinhas de sangue... ;)
:oops:

Agora quanto às amputações de rabo e orelhas :( não concordo que os façam, como não concordo que enfiem a farpa no touro e digam que ele não sente; pois se sente quando uma mosca lhe pousa no lombo (ou nas costas) e dá logo à cauda para a enxotar! :|
:oops:

:?:
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

terça fev 11, 2003 6:39 pm

Agora quanto às amputações de rabo e orelhas não concordo que os façam,
E diga lá então porque razão nao concorda ...
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

terça fev 11, 2003 6:45 pm

Eu disse a razão! ;)

Como o facto de dizerem que não dói ao touro, dizem que não dói aos cães... mas a verdade é que dói e pode infectar!

E não é nada mais que tradição ou/e pura estéctica, desnecessária!

O Homem evoluiu bastante, já não somos nenhuns ignorantes para termos que manter as tradições ou os valores de juízo!
Mudar de opinião não é sinal de fraqueza, mas sim de carácter.

Desculpem-me qualquer coisinha :oops: !!!
Responder

Voltar para “Cães”