Alguns perigos...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
PedroM10
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 10:46 pm

sábado mar 15, 2008 8:40 pm

1o vem a licenciatura, depois vem mestrado, e depois doutoramento..
O que eu quis dizer era que se correr bem tiro licenciatura e depois talvez mestrado..

Esse offtopic saiu um bocado ao lado :wink:
0.2 Eublepharis macularius  (Hi Yellow/Super hypo tangerine carrot tail (baldy)) 1.0 Mesocricetus auratus (Light grey long haired)
pacifco
Membro Veterano
Registado: sexta jan 05, 2007 1:47 pm

sábado mar 15, 2008 9:02 pm

Mas então deixa-me corrigir-te, 1º vem a licenciatura 2º mestrado 3º Doutoramento mas isto é do conhecimento geral. Agora quando fazes o Mestrado, não ficas com o titulo licenciado/mestre mas sim com o titulo Dr Mestre. E só a titulo de curiosidade, para se se diferenciar um Mestre de DOUTOR sem lhe perguntar o titulo basta reparar se escreve com letras grandes ou pequenas " Mestre= Dr - DOUTOR=DR ". PedroM10 não me leves a mal foi uma pequena brincadeira! :lol:

DURA LEX, SED LEX
PedroM10
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 10:46 pm

sábado mar 15, 2008 9:41 pm

Eu sei muito bem que não se fica com o titulo licenciado/mestre, o que eu queria dizer, e como ainda não tenho certezas do que vou tirar, é que vou tentar licenciatura e talvez mestrado, licenciatura/mestrado :wink:

mas quanto a este assunto, na boa :P

Abraço
0.2 Eublepharis macularius  (Hi Yellow/Super hypo tangerine carrot tail (baldy)) 1.0 Mesocricetus auratus (Light grey long haired)
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

domingo mar 16, 2008 3:14 am

Too much off topic... bah
SlowBomba
Registado: domingo mai 20, 2007 2:53 pm
Python molurus bivittatus
Eunectes murinus
Boa constrictor amarali
Theraphosa

quinta mai 29, 2008 9:46 pm

Tudo bem pessoal? Concordo em não usar pedra aquecida, prefiro mil vezes lâmpadas medicinais de infra-vermelho de 150 watts como uso há anos, lembrando que estas são protegidas e ficam a uma distância segura dos animais!. Quanto à alimentação, sempre alimentei as minhas com alimentos vivos (ratos, porquinhos-da-índia, coelhos e filhotes de porcos). Nunca aumentaram a agressividade por isso e nem estão cheias de parasitas, tendo em vista que esporadicamente elas passam por consultas veterinárias. Tenho quatro serpentes, 1 P. reticulatus (7,40m), 1 Eunectes murinus (8,20m), 1 P. molurus (6m) e 1 Bca (2,50m), todas saudáveis. Por viverem num terrário ao ar livre, gramado e com muitas plantas e capins os parasitas externos elas mesmas fazem a retirada permanecendo mergulhadas na parte aquática do terrário, quanto aos parasitas internos nunca foram vermifugadas e destes 14 anos desde que a serpente mais antiga dentre elas está comigo, nunca apresentou problema algum, pelo contrário, os animais estão super saudáveis!!
Por favor, não estou aqui para brigar, discordar, convencer ou me vangloriar pra ninguém, pelo contrário, este é um excelente tópico e a idéia do mesmo foi maravilhosa! Mas, esta é minha opinião, tento representar ao máximo o habitat natural dos animais (apesar de nunca conseguirmos, porque não há nada melhor do que a liberdade na natureza), mas como criamos, amamos e nos responsabilizamos em ter esses bichos acho que temos de dar suporte aos mesmos. Afinal, não foram eles que vieram bater em nossas portas!
Abraço e sucesso a todos!
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

quinta mai 29, 2008 9:58 pm

Vivemos em paises diferentes, cá seria impensavel manter as especies de cobras legais por cá num terrario no exterior. E nascidas em cativeiro com um sistema himunitario mais fragil incomparavel ao das selvagens, expo-las a um ambiente exterior seria uma agressao, uma coisa é o meio natural outras o cativeiro, em cativeiro protegemo-las desses agentes, pois elas naõ vieram bater á nossa porta. 8)
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta mai 29, 2008 10:34 pm

SlowBomba Escreveu:Tudo bem pessoal? Concordo em não usar pedra aquecida, prefiro mil vezes lâmpadas medicinais de infra-vermelho de 150 watts como uso há anos, lembrando que estas são protegidas e ficam a uma distância segura dos animais!. Quanto à alimentação, sempre alimentei as minhas com alimentos vivos (ratos, porquinhos-da-índia, coelhos e filhotes de porcos). Nunca aumentaram a agressividade por isso e nem estão cheias de parasitas, tendo em vista que esporadicamente elas passam por consultas veterinárias. Tenho quatro serpentes, 1 P. reticulatus (7,40m), 1 Eunectes murinus (8,20m), 1 P. molurus (6m) e 1 Bca (2,50m), todas saudáveis. Por viverem num terrário ao ar livre, gramado e com muitas plantas e capins os parasitas externos elas mesmas fazem a retirada permanecendo mergulhadas na parte aquática do terrário, quanto aos parasitas internos nunca foram vermifugadas e destes 14 anos desde que a serpente mais antiga dentre elas está comigo, nunca apresentou problema algum, pelo contrário, os animais estão super saudáveis!!
Por favor, não estou aqui para brigar, discordar, convencer ou me vangloriar pra ninguém, pelo contrário, este é um excelente tópico e a idéia do mesmo foi maravilhosa! Mas, esta é minha opinião, tento representar ao máximo o habitat natural dos animais (apesar de nunca conseguirmos, porque não há nada melhor do que a liberdade na natureza), mas como criamos, amamos e nos responsabilizamos em ter esses bichos acho que temos de dar suporte aos mesmos. Afinal, não foram eles que vieram bater em nossas portas!
Abraço e sucesso a todos!
Parabéns pela tua colecção fabulosa de répteis, mas faço minhas as palavras do Native :wink:

Off-Topic: E fotos não tens? :oops:
snake86
Membro Júnior
Registado: terça mai 27, 2008 1:02 am

sexta mai 30, 2008 3:33 pm

esses acidentes acontecem quando o rato tambem fica lá muito tempo,
por exemplo a foto da piton regius, isso aconteceu porque concretamente o dono deixou lá o rato de um dia para o outro nem se preocupou em ver se a piton tinha fome ou nao ou se o comia, claro que o rato após algum tempo teve fome e começou a comer, e a piton como é um animal que raramente ataca e criada em cativeiro "que supostamente deve ser o caso"

por isso quem alimenta com animais vivos deve ter atençao se a cobra o ataca ou não, e não o deixar lá de um dia para o outro para evitar esses casos,
outros que se podem evitar é caso a cobra ataque o rato
nós termos uma "faquinha" para quando a cobra o estiver a matar, metermos a faca na boca do rato assim o rato vai mordendo a faca e não a cobra
caso a cobra faça mal o ataque.
quem diz faca diz a pinça de alimentaçao,
mas não estou aqui a dar ideias para alimentarem com vivo
apenas referi alguns aspectos para evitar o sucedido
snake86
Membro Júnior

sexta mai 30, 2008 3:35 pm

e antes que me entendam mal, digo já o que me esqueci!!!
referi isso porque como devem saber muitas vezes há animais que deixam de comer e recorre-se ao vivo,
como por exemplo as lampropeltis tambêm são adeptas disso, manias das dietas etc, e muita vez por mais que custe o dono terá que recorrer ao alimento vivo, quando não aceitam o pré-morto
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

sexta mai 30, 2008 3:39 pm

snake86 Escreveu:outros que se podem evitar é caso a cobra ataque o rato
nós termos uma "faquinha" para quando a cobra o estiver a matar, metermos a faca na boca do rato assim o rato vai mordendo a faca e não a cobra
caso a cobra faça mal o ataque.
quem diz faca diz a pinça de alimentaçao,
mas não estou aqui a dar ideias para alimentarem com vivo
apenas referi alguns aspectos para evitar o sucedido
Pior a ementa que o soneto...

Faca na boca do rato????
E se o rato fica de cabeça para baixo, vais lá mexer com a mão? Ou também lá vais de faca?
snake86
Membro Júnior

sexta mai 30, 2008 3:46 pm

jpmf se uma cobra deixar de comer morto o que irás fazer? deixar de alimentar? fazer force?

ve aqui

http://www.youtube.com/watch?v=VkDXjpdNAfE

o muffdady é um gajo a maneira, tenta ajudar no que conta em répteis
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

sexta mai 30, 2008 3:53 pm

snake86 Escreveu:jpmf se uma cobra deixar de comer morto o que irás fazer? deixar de alimentar? fazer force?

ve aqui

http://www.youtube.com/watch?v=VkDXjpdNAfE

o muffdady é um gajo a maneira, tenta ajudar no que conta em répteis
O mesmo que fiz com as minhas corns quando passaram mais de 4 meses sem comer.
Espero e vou tentando alimentar.
Eventualmente ela vai comer, porque tem fome. Aquecer um nadinha mais o rato por vezes funciona bem...
Nunca tive de dar vivo e garanto-te que as minhas corns já deixaram de comer algumas vezes...
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

segunda jun 16, 2008 11:41 am

No off-topic sobre os criadores, e aqui devo estar incluido nos tipos novos (embora já não na casa dos 20 e tal) que sem experiência colocam posts hereges e blasfemos.

Será que se pode dizer que SÓ um criador que tem um casal XPTO (de acordo com o estalão da espécie) e que quer potenciar uma determinada fase (que de per si é um termo que me parece muito pouco apropriado já que fase refere-se a um facto transitório...), e que na maioria das vezes resulta na criação de uma cobra muito pouco natural (sim porque não se encontram com essa cor e mesmo outros traços na natureza, leia-se no meio selvagem)? Esse chamado apuramento da raça ou espécie, mais não é do que brincar com a genética, e isso nem sempre é aconselhavel.

Podem-se criar exemplares com cores bonitas não nego, mas para mim são na sua maioria exageradas e parecem-me falsas... lá está pouco naturais.

O meu DB é perfeitamente normal... Já vi de tudo, e presumivelment de grandes criadores que juntando x e y conseguiram a "fase" z! Depois temos DBs que parecem saidos de um filme de terror de serie B, com cores fantasmagóricas.

Se me falarem em criadores que não só tem condições boas para manterem os animais como os seus exemplares têm saúde, temperamento e são animais que se reportam ao padrão NATURAL dos repteis na meio natural então sim concordo (óbviamente diferente noutros tipos de animais como os cães, que foram e são criados para fins especificos com determinados temperamentos e apetências, domesticados e alterados ao longo de séculos e décadas, e não pretendem simular a sua raça original no meio selvagem, embora algumas raças primitivas mantenham aínda muitos traços característicos).

Não é preciso ser o guru X, que já fez Y e tem exemplares de 20 "fases" diferentes. Quem gosta de uma espécie, tem um casal saudável, tem consições, tem prazer em assistir o desenvolvimento do fenómeno e o conseguir levar a bom termo poderá dizer-se que é um mau criador?!?! A não ser que se entenda criador como alguém que faça dessa a sua actividade profissional, e/ou o faça em determinadas quantidades. Mas desses existem muitos (em todas as raças e espécies) e na maioria não deveriam ter esse título.

Em relação a questões de perigo, tendo em conta que o animal está limitado na sua defesa às condições que nós lhe damos, estando confinado num espaço limitado, é óbvio que devemos fazer o nosso melhor para acautelar-mos potênciais riscos. MAS estou a falar de riscos razoáveis. Se uma espécie tiver um historial de canibalismo, ou se pela sua natureza são animais solitários, cuja presença de outros da sua espécie cria ou potencia stress, então não se devem juntar dois exemplares PONTO. Agora se alguém teve um caso em que por uma razão ou outra aconteceu um episódio de violência que resultou em danos ou morte, pois bem, isso acontece com muitas espécies, mesmo aquelas que vivem em grupo.

PS: Experiência e veterania é uma fonte de conhecimento para os mais inexperientes, mas não os deverá impedir de pensar pela sua cabeça e analisar as situações. Por outro lado a experiência pode acabar em dogmatismos. Pesquisar, debater, pensar, analisar e tirar conclusões FUNDAMENTADAS.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda jun 16, 2008 12:21 pm

Thorgarth Escreveu:No off-topic sobre os criadores, e aqui devo estar incluido nos tipos novos (embora já não na casa dos 20 e tal) que sem experiência colocam posts hereges e blasfemos.

Será que se pode dizer que SÓ um criador que tem um casal XPTO (de acordo com o estalão da espécie) e que quer potenciar uma determinada fase (que de per si é um termo que me parece muito pouco apropriado já que fase refere-se a um facto transitório...), e que na maioria das vezes resulta na criação de uma cobra muito pouco natural (sim porque não se encontram com essa cor e mesmo outros traços na natureza, leia-se no meio selvagem)? Esse chamado apuramento da raça ou espécie, mais não é do que brincar com a genética, e isso nem sempre é aconselhavel.

Podem-se criar exemplares com cores bonitas não nego, mas para mim são na sua maioria exageradas e parecem-me falsas... lá está pouco naturais.

O meu DB é perfeitamente normal... Já vi de tudo, e presumivelment de grandes criadores que juntando x e y conseguiram a "fase" z! Depois temos DBs que parecem saidos de um filme de terror de serie B, com cores fantasmagóricas.

Se me falarem em criadores que não só tem condições boas para manterem os animais como os seus exemplares têm saúde, temperamento e são animais que se reportam ao padrão NATURAL dos repteis na meio natural então sim concordo (óbviamente diferente noutros tipos de animais como os cães, que foram e são criados para fins especificos com determinados temperamentos e apetências, domesticados e alterados ao longo de séculos e décadas, e não pretendem simular a sua raça original no meio selvagem, embora algumas raças primitivas mantenham aínda muitos traços característicos).

Não é preciso ser o guru X, que já fez Y e tem exemplares de 20 "fases" diferentes. Quem gosta de uma espécie, tem um casal saudável, tem consições, tem prazer em assistir o desenvolvimento do fenómeno e o conseguir levar a bom termo poderá dizer-se que é um mau criador?!?! A não ser que se entenda criador como alguém que faça dessa a sua actividade profissional, e/ou o faça em determinadas quantidades. Mas desses existem muitos (em todas as raças e espécies) e na maioria não deveriam ter esse título.

Em relação a questões de perigo, tendo em conta que o animal está limitado na sua defesa às condições que nós lhe damos, estando confinado num espaço limitado, é óbvio que devemos fazer o nosso melhor para acautelar-mos potênciais riscos. MAS estou a falar de riscos razoáveis. Se uma espécie tiver um historial de canibalismo, ou se pela sua natureza são animais solitários, cuja presença de outros da sua espécie cria ou potencia stress, então não se devem juntar dois exemplares PONTO. Agora se alguém teve um caso em que por uma razão ou outra aconteceu um episódio de violência que resultou em danos ou morte, pois bem, isso acontece com muitas espécies, mesmo aquelas que vivem em grupo.

PS: Experiência e veterania é uma fonte de conhecimento para os mais inexperientes, mas não os deverá impedir de pensar pela sua cabeça e analisar as situações. Por outro lado a experiência pode acabar em dogmatismos. Pesquisar, debater, pensar, analisar e tirar conclusões FUNDAMENTADAS.
Era escusada tanta conversa e tanto texto para defender a sua ideia...

Um Criador, e agora falo exclusivamente de répteis, para mim não é aquela pessoa que "inventa" N mutações (e não "fases", aí estamos de acordo...) e se auto proclama "Criador". No fundo é isso que você defende.

Um Criador pode simplesmente ter um casal, seja que tipo de réptil for, mas quando falamos de répteis, e esta é apenas a minha opinião, um Criador tem de perceber muito mais da espécie que cria, do que simplesmente se o casal se enquadra do "estalão", até porque não há estalões nos répteis que eu tenha conhecimento....

Um Criador para mim tem de perceber da espécie que cria no que respeita a saúde, alojamentos, temperaturas para viver no dia a dia, temperaturas necessárias à estimulação do sistema reprodutor, que em espécies como as de sangue frio (répteis no seu todo), é fundamental, condições globais necessárias à criação, temperaturas e restantes condições para a encubação dos ovos ou a manutenção da progenitora até à postura sejam as espécies ovíparas ou ovovivíparas, tem de ter as condições físicas necessárias à criação, tem quase de ser um "veterinário" a fim de avaliar o estado de saúde dos seus animais e saber o que fazer na hora certa (claro que não precisa de ser vet, mas deverá saber muito relativamente à espécie que cria).
Portanto um Criador não é aquele que junta um casal e já está...

Agora outro aspecto é a questão das mutações. Até agora não há registo de mutações que tenham constituido algum perigo para os animais, sejam eles com a cor "natural" ou amarelos fluorescentes... O objectivo não é soltá-los na natureza, portanto não vejo inconveniente algum em criar espécies com novas mutações...

Xuga
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

segunda jun 16, 2008 1:41 pm

depois destas imagems...
acho k qualquer pessoa vai ponderar melhor kk uma desta decisoes, mas uma duvida, quando falaram que nao se deve usar pedras de aquecimento ou areia como substrato...
no caso dos DB todos os videos que tenho visto no youtube tem um terrario com areia... :o
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”