Uma situação muito complicada (Novos desenvolvimentos)

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
vanvan
Membro
Registado: sexta jul 09, 2004 1:27 pm

quinta jul 22, 2004 1:23 pm

Sue,

É sempre bom tomarmos precauções, mas não se preocupe demais, pode nem ser coriza.

Quanto ao teste de FIV/FeLV é que lhe aconselho mesmo a fazer, para que se sinta segura quando as juntar...

Muita sorte com elas!

Vanessa
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quinta jul 22, 2004 1:51 pm

Bugita

De facto as fotografias estão pequeninas mas dá para ver que é uma tigradinha clara concerteza linda. Afinal eu, com esta idade nunca conheci nenhum gato feio.

Fale o mais rapido possivel com o veterinário quanto à coriza.

Mas agora pergunto aos entendidos, aquela vacina triplice não os torna imunes à coriza? Eu achava que sim. Sabem-me responder?
vanvan
Membro

quinta jul 22, 2004 2:03 pm

Lagutrop,

A vacina tripla realmente inclui os dois tipos de vírus que podem provocar a Coriza. O que se passa é que há numerosas estirpes de um deles (o calicivírus), que impossibilitam uma imunização a 100%. Isto é, a vacina não impede que fiquem doentes, mas pode ajudar em muito na atenuação dos sintomas.

Vanessa
lagutrop
Membro Veterano

quinta jul 22, 2004 2:12 pm

Obrigado vanvan

Quer dizer que se eu apanhar um gato na rua além do FIV/FELV, tambem tenho de ter a coriza em conta não é?

Sei que esta pergunta já deve ter sido aqui respondida milhentas vezes mas eu não li por isso aproveito a sua disponibilidade.

Não penso trazer, até porque neste momento não posso, trazer nenhum para casa mas às vezes hà encontros inesperados e eu gosto de aprender.
vanvan
Membro

quinta jul 22, 2004 2:19 pm

O FIV e FeLV é que são mesmo importantes, pois são doenças muito perigosas.
Com a Coriza devemos sempre preocuparmo-nos, mas se gatinho estiver num bom estado geral também se trata, só que podem ficar portadores do vírus e de vez em quando têm recidivas. Como já aqui disse os meus viveram 12 anos juntos e um deles nunca teve sintomas nenhuns, o outro foi um gato mais do que feliz! Para eles, muitas saudades...

Vanessa
noggy
Membro Veterano
Registado: segunda ago 26, 2002 3:23 pm

quinta jul 22, 2004 2:36 pm

Para o FeLV existe vacina (que está incluída na tríplice) e o FIV, para o qual não existe vacina, só se transmite pelo sangue (dentada)...

A coriza é mais facilmente transmitida que o FIV e se o gato estiver vacinado para o FeLV as probabilidades de transmissão são minimas tb...
vanvan
Membro

quinta jul 22, 2004 2:45 pm

Desculpe Noggy, só uma correcção, a tríplice inclui Rinotraqueíte, Calicivirose e Panleucopénia. A FeLV pode ser dada como vacina única, ou numa só com as 3 doenças da tríplice (RCP FeLV).
Desculpe a correcção, mas actualmente alguns veterinários só dão a do FeLV se os donos quiserem, ou se forem gatinhos que têm acesso à rua.

Vanessa
lagutrop
Membro Veterano

quinta jul 22, 2004 2:51 pm

O meu veterinário é de opinião que a vacina da/o FELV só faz falta aos gatos que vão à rua. Como não é o caso os meus nunca tomaram. Tambem nas férias ficam em casa da minha mãe num andar.

Já lhe perguntei o que acontecia em relação a isso se eu quizesse adoptar um gato de rua e ele disse-me que podia fazer um teste rápido (acho que é daqueles que vocês costumam falar) e vaciná-los nessa altura.

Mas agora estou a pensar, a vacina fica logo activa? Ou tem de se esperar uns dias. Mais uma vez desculpem as perguntas provavelmente repetidas.
vanvan
Membro

quinta jul 22, 2004 2:59 pm

Lagutrop,

O teste de FIV/FeLV é um teste rápido, que demora cerca de 5 minutos e como disse à Bugita baste uma gota de sangue.

Como a maioria das vacinas, a primovacinação consiste em 2 vacinas contra o FeLV espaçadas por 15 dias, seguida de outros tantos para garantir que o animal ganhou imunidade. Depois faz uma revacinação anual.
noggy
Membro Veterano

quinta jul 22, 2004 3:13 pm

lagutrop Escreveu: O meu veterinário é de opinião que a vacina da/o FELV só faz falta aos gatos que vão à rua.
Pois, esse é um dos argumentos e o outro é a probabilidade de poder fazer tumor na zona da aplicação da vacina (por ser mal aplicada, presumo)...

Para mim, os contra-argumentos são:

Se tiver que levar para casa um gato estranho de repente (emergências acontecem né? ;) ) não fico a pensar se terá FeLV... Ui.. ai...

e tumores tb surgem em consequência do FeLV ...

Mal por mal, então prefiro ter os gatos protegidos e as vacinas são aplicadas nas coxas, se surgir um tumor (o diabo seja cego, surdo e mudo, três vezes) pode sempre optar-se pela amputação da pata...
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

quinta jul 22, 2004 3:21 pm

Mal por mal, então prefiro ter os gatos protegidos e as vacinas são aplicadas nas coxas, se surgir um tumor (o diabo seja cego, surdo e mudo, três vezes) pode sempre optar-se pela amputação da pata...
Fogo, ñ é preciso ir tão longe, se o tumor for detectádo no início basta retirá-lo!!!
vanvan
Membro

quinta jul 22, 2004 3:30 pm

O tumor que parece estar relacionado com a vacina do FeLV é um fibrossarcoma, que surge no local de inoculação da vacina.
As vacinas actuais parecem já não apresentar esse risco, que estava relacionado com o excipiente da vacina e não com uma má aplicação.

Por este motivo, a opção de dar ou não cabe ao dono, e baseia-se no gato ir ou não à rua, onde o risco de contrair a Leucose Felina é muito grande.

Vanessa
noggy
Membro Veterano

quinta jul 22, 2004 3:37 pm

vanvan Escreveu: e baseia-se no gato ir ou não à rua, onde o risco de contrair a Leucose Felina é muito grande.
Desculpe mas não concordo! Deve basear-se sim no contacto que os gatos de casa têm com gatos estranhos...

O gato pode nunca ir à rua mas se o dono trouxer gatos da rua para casa com alguma frequência... se calhar é melhor... ;)
E se me diz que a vacina agora já nem tem riscos acrescidos... melhor ainda... estar protegido nunca fez mal a ninguém...

Penso eu de que...
Gelly
Membro
Registado: terça jun 01, 2004 4:29 pm
Localização: 2 cachorros - o Serra e a Estrela, 1 gato - o Tico, 2 periquitos e 8 canários

quinta jul 22, 2004 3:42 pm

Mais uma pergunta daquelas :roll: ...

Felv é a "leucemia" felina não é? A minha (salvo seja!!!!) Vet disse que não via necessidade de o Tico levar a vacina porque anda em casa e se sai é dentro do n/ quintal e com os cães :oops: não há gato de fora que se aventure !!!! :lol: :lol: :lol:

Mas já agora respondam s.f.f. à minha dúvida!

Beijokas,

Gelly
Gelly
Membro
Registado: terça jun 01, 2004 4:29 pm
Localização: 2 cachorros - o Serra e a Estrela, 1 gato - o Tico, 2 periquitos e 8 canários

quinta jul 22, 2004 3:44 pm

Repetida ... :oops:
Última edição por Gelly em quinta jul 22, 2004 3:50 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Gatos”