Vida Selvagem

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta jul 16, 2010 7:43 pm

LuMaria Escreveu:Hoje é 6a Feira, o pessoal tem tempo pelo menos para 500.
Posso por mais umas quantas... se o autor do tópico não se importar, a maioria não é de vida selvagem.

Então já faço aqui um mini foto-blog por lugares.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

dinodane
Membro Veterano

sexta jul 16, 2010 8:07 pm

Agra é uma cidade no Rajastão onde fica o famoso Taj Mahal.
Em tempos houve uma dinastia de reis muçulmanos, os Mughal, que construiram uma série de palácios e fortes.
O mais famoso foi Shah Jahan, que mandou construir o Taj para servir de túmulo à sua esposa favorita Mumtaz Mahal que morreu dando à luz o seu 18º filho... também foi o construtor do Forte de Agra.

Imagem

Imagem

Imagem

Reza a história que o Shah queria fazer um Taj negro para si na margem oposta do Yamuna de frente para o Taj... mas os filhos não só não lho permitiram como o depuseram e prenderam no forte de Agra de onde Shah Jahan olhou o Taj todos dias até morrer.

Imagem

Imagem

Cão cromo, escavou um buraco no jardim do forte para se aliviar do calor:

Imagem

dinodane
Membro Veterano

sexta jul 16, 2010 8:34 pm

Pois como disse, o Taj Mahal é um túmulo feito de mármore branco.

Como o Taj estava a ficar amarelo por causa da poluição criaram um perímetro à volta do complexo onde só circulam veículos de tracção animal e carros ecológicos sem emissão de CO2.

Uma das entradas:
Imagem

Antes da entrada, é tudo revistado. Só se pode levar uma garrafa de água, a máquina fotográfica e o telemóvel. Tudo o resto incluindo isqueiros fica retido.

Imagem

Chega-se a esta passagem...

Imagem

Ao entrar temos o primeiro vislumbre...

Imagem

E ei-lo em todo o seu esplendor!

Imagem

Eram 9 da manhã e o mercúrio já estava nos 47º. O Taj muda de cor conforme a hora do dia e a incidência da luz do Sol. Abre á noite nos dias de lua cheia, dizem que é indescritívelmente belo.

Imagem

Para entrar no mausoléu há que descalçar os sapatos para não riscar o chão de mármore...

Imagem

O Taj é completamente simétrico, tem 4 minaretes e uma mesquita de cada lado. A única assimetria é o túmulo do seu construtor, ei-lo ao lado do da sua amada:

Imagem

O Taj fica na margem do rio Yamuna. Esta é parte virada para o rio:

Imagem

E este é rio Yamuna, nas suas margens existem muitos animais, garças, cegonhas, búfalos indianos...

Imagem

Nos jardins do Taj há muitos macacos rhesus:

Imagem[/quote]

dinodane
Membro Veterano

sexta jul 16, 2010 8:44 pm

Ainda em Agra... é uma cidade tipicamente indiana, um caos barulhento de gente, animais, carros, bicicletas, camiões... suja e ao mesmo tempo colorida:

Imagem

Um detalhe na foto acima: a cabeça que se vê é o ajudante do motorista do autocarro, sem ele é impossível circular. Serve para gritar ás vacas, bicicletas, motas, etc para sairem da frente e para ajudar a manobrar nas ruas estreitas, tanto aqui como nas outras cidades.

Imagem

Imagem

Imagem

Os indianos são simpáticos, sorriem sempre prá foto:
Imagem

Imagem

Os cheiros, o barulho, a confusão... é indescritível! :D

dinodane
Membro Veterano

sexta jul 16, 2010 9:06 pm

Continuando o foto-blog, a minha viagem começou por Nova Deli que é a capital da Índia.

O primeiro vislumbre da cidade até foi a imagem de uma cidade ordenada e mais ou menos moderna. Avenidas largas, o trânsito regular e tal...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Á medida que entrava na cidade, o trânsito intensificava-se..

Imagem

E fomos visitar o Rajghat que é o local onde o Gandhi foi cremado. é um memorial visitado por imensos indianos que vêm prestar homenagem ao Mahatma:

Imagem
Imagem

Mas nada nos tinha preparado para a velha Deli... que foi o autêntico choque cultural, um verdadeiro soco nas fuças de confusão, barulho, eu sei lá, ficam as fotos para mais tarde que isto é muita coisa e dá muito trabalho. :lol:

LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta jul 16, 2010 9:27 pm

Deve ser como chegar a outro planeta. Excelente photo-blog.
Esses 10 dias devem ter passado numa rapidez alucinante. O povo indiano é muito gentil não é?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
dinodane
Membro Veterano

sexta jul 16, 2010 9:53 pm

São sim Lumaria e danados pró negócio. NADA tem preço fixo, tudo tem de ser regateado até à última. Dava por mim a regatear 50 rupias com todo o vigor e depois caia em mim e pensava "porra, mas eu tou a regatear 50 cêntimos de euro...????" :lol:

Então continuando o foto-blog...

Depois do Rajghat fomos para a parte velha da cidade visitar o Forte Vermelho e uma das maiores mesquitas do mundo.

O Red Fort é muito parecido com o Forte de Agra, aliás, nesta zona do país (uttar pradesh) e no vizinho Rajastão as construções antigas são quase todas feitas com esta pedra vermelha. Em 1947, quando a Índia ganhou a independência, foi aqui no forte que o Nehru, o primeiro primeiro da índia se dirigiu à nação. Uma história interessantissima essa, a da independência e sua partição em India e Paquistão. Adiante:

Imagem
Imagem
Imagem

No exterior mega confusão de trãnsito, uma cacofonia que não dá para explicar. Na índia ninguém respeita semáforos e regras de prioridade e TODA A GENTE está permanentemente a buzinar...

Imagem

Em frente ao forte há um templo hindu:
Imagem

E fomos apanhar um riquixó para navegar as ruas estreitas de velha Deli até á mesquita...

dinodane
Membro Veterano

sexta jul 16, 2010 10:06 pm

Imagem

Imagem

Note-se a brutal instalação eléctrica, de meter medo ao susto:

Imagem

Imagem

As fotos não fazem obviamente jus ao calor abrasador (pico do verão indiano, pré monção), aos cheiros, visões e barulho deste local.

Imagem

Já se vê a cúpula da mesquita:

Imagem

E ei-la:

Imagem

Toda a gente teve de se descalçar...

Imagem

e vestir estes lindos lençóis às florinhas que nos cobriam todinhas:

Imagem

Menos as muçulmanas indianas que já vão tapadas como Alá quer. As muçulmanas não usam sari, usam conjunto de calça, túnica e lenço a que chamam salwaar. As hindus nas cidades também já começam a usar isto porque dizem que o sari não dá jeito para correr para apanhar o autocarro :

Imagem

No interior da mesquita, um pátio e amplos espaços abertos para arejar. homens em oração virados para Meca:

Imagem

Esta mesquita chama-se Jama Masjid e foi mandada construir por uma filha do Shah Jahan.

dinodane
Membro Veterano

sexta jul 16, 2010 10:17 pm

A seguir a isto visitamos uma coisa antiquíssima chamada Qutub Minar, é uma enorme torre de pedra (vermelha para variar). Comecei a ficar com uma dor de cabeça monstra do calor, do sol, do barulho... enfim, coisas de ocidental fracota.

Imagem

Imagem

Imagem

Contacto com os locais, como diz a Lumaria, muito gentis e interessados em nós. Como tenho olhos azuis, muita gente queria tirar fotos dos filhos comigo. :oops: Elas têm telemóveis...

Imagem

Imagem

Imagem

Depois disto fui para o hotel morrer. Estive das 14:00 ás 2:00 a vomitar as tripas com um trapo amarrado ás fontes. Felizmente foi o único dia em que adoeci...

Só para às 4:00 já estar a pular da cama para apanhar o comboio para Agra.

dinodane
Membro Veterano

sexta jul 16, 2010 10:33 pm

5 da manhã, estação de comboios de Nova Deli:

Imagem

Imagem

Não se percebia nada:
Imagem

Aí vem o nosso comboio, a carruagem tinha ar condicionado.
Imagem

Imagem

e minha gente, o que eu me ri com isto... por toda a parte, assim que o comboio arranca, só se vêem gajos acocorados a CAGAR á beira da linha!

Imagem
Imagem

E animais e muito lixo...
Imagem

E bairros pobres...

Imagem

E outrso comboios lotadíssimos:
Imagem
Imagem

E um pouco da India rural:
Imagem
Imagem

A viagem durou 2 horas e mesmo não tendo dormido nada, não consegui pregar olho, para não perder nada! :lol:

Entretanto chegamos a Agra, de que já postei anteriormente.

cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

sexta jul 16, 2010 10:44 pm

Obrigada pela foto-reportagem, Dinodane!
E os indianos a aliviarem-se junto à linha do combóio nunca vi nos documentários. Lindo :lol: :lol:
dinodane
Membro Veterano

sexta jul 16, 2010 10:57 pm

Bom, e de Agra voei para Jaipur a sonhar com elefantes e rajás...

Imagem

... que é ALTAMENTE!!!

AMEI JAIPUR!! Uma cidade linda, no meio do deserto, toda cor de rosa por isso lhe chamam a pink city:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E que foi ponto de partida para uma série de aventuras inesquecíveis tais como:

O jogo de polo...
OMG!!!!!!!!!!!!!
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

perapado
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 6:54 pm

sexta jul 16, 2010 10:59 pm

Fantásticas fotos, fantástica descrição...

A minha irmã mais velha diz que, desde que conheceu a Índia, nunca mais foi a mesma! Andou por lá, um mês...
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sexta jul 16, 2010 11:05 pm

:lol: :lol: :lol: :lol:
Estou a gostar da fotorreportagem.

Gosto da fotografia dos quatro trombalazanas :twisted:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Vandocasmm
Membro Veterano
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

sexta jul 16, 2010 11:06 pm

no livro Shantaram é descrito isto que a Dino presenciou, lá no bairro de lata todas as manhãs iam defecar, neste caso para a beira do rio e era comum serem observados por tantos outros. pelos vistos é uma prática comum na Indía.

edito porque via a Dino... totalmente diferente da imagem que tinha na minha cabeça :D
Última edição por Vandocasmm em sexta jul 16, 2010 11:08 pm, editado 1 vez no total.
<p class="fr">"In the end,&nbsp;I will not remember the words of my enemies, but the silence of my friends."</p>
<p class="fr">Martin Luther Ling, Jr.</p>
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”