PRECISO DE IDEIAs fresquinhas. E muitas!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
FranciscaM
Registado: quinta set 06, 2012 5:09 pm

quinta set 06, 2012 5:31 pm

Boa Tarde ;)

Preciso de ideias para a(s) mascote(s) da nossa sala de aula. já dei voltas ao meu cérebro e não me sai nada!

Procuro um animal POUCO COMUM (cão, gato, hamster já eles têm em casa) e fascinante de estudar (o ideal é algo cujo crescimento ou reprodução possa ser observado). Obviamente que lhes garantirei todas as condições e qualidade de vida.
Já pensei em… Achatinas (mas podem transmitir meningite, corta)… Xenopus (nunca os consegui reproduzir e seria difícil ter larvas congeladas no congelador da escola…) um formicarium (adoraria… mas as rainhas q se vendem são demasiado caras e teriam de vir de fora, nem sei por onde começaria)….
SUGESTÕES????

Já tenho conta por aqui (M_i_s_t) mas acabei de criar esta para a usar com os meus alunos de 3º ano. Estamos à procura de ideias para ter na sala. O ano passado tive guppys e eles adoraram, acabaram por dividir adultos e alevins entre eles e fiquei com o aquário vazio. O ideal era usá-lo, mas também podemos alojar os novos habitantes noutro local, se o fascínio compensar. Também já tivemos bicho da seda, claro ;)
OBRIGADA A TODOS
p.s: assim que escolhermos um animal e o tivermos, faremos um petsite :D os meninos estão sedentos de sugestões!
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quinta set 06, 2012 6:11 pm

Hmmm... um Tritão Ventre de Fogo?
Dava para aproveitar o aquário e é um animal muito interessante. Como gostam de vegetação, ia dar para conhecer também algumas plantas aquáticas.
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quinta set 06, 2012 6:30 pm

E tarântulas ?
Nunca é tarde para educar os mais novos a apreciarem todos os animais, mesmo aqueles que para a maior parte das pessoas causa repulsa.
As tarântulas não são muito difíceis de manter e não requerem muito espaço. Alguns experts aqui da Arca poderão dar mais dicas do que eu relativamente à manutenção de tarântulas.

Tem também répteis indicados para principiantes, assim como geckos leopardo ou dragões barbudos.
Como a sua dieta é à base de alimento vivo ( blapticas dubias, tenébrios, grilos, zophobas, etc. ), têm a oportunidade de ver também o ciclo de vida e tudo o que envolve estes bichinhos.

Tem as Hymenochirus Boettgeri. São rãs de fácil manutenção e pequenas.

Pode também ter um aquário apenas com caramujos ( planorbis, physas, neritinas, ampulárias, ... ) ou camarões ( red cherry, bumblebee, takashi amano, ... ).

Veja as várias opções e acima de tudo assegure que a sua escolha fica bem tratada e tenha as devidas condições :wink: .
FranciscaM

quinta set 06, 2012 8:14 pm

marianamar, Já estive a investigar sobre os tritões e parece-me uma ideia possível. (amphibio.org) O único problema está na alimentação, q complica as coisas. Porque no fim de semana não estou lá para os alimentar e a comida deles é viva...

Nitara, As Hymenochirus Boettgeri são parecidas c as xenopus. Adorei a ideia mas o problema volta a ser o fds... porque é larva de m.rojo congelada...
Um aquário com caramujos e camarões é sustentável e mais viável. Até poderia ser plantado. Menos interessante... mas viável. Quanto às tarantulas, algumas crianças n viriam à escola se eu tivesse tal bicho!

de insetos, só mesmo formigas e bicho-pau e folha e tal... mas não sei como arranjaria disso.

Também ouvi dizer q se podem ter alguns pequenos mamíferos em aquário... é verdade?

P.S: se não assegurasse condições ideais estaria a deseducar, por isso n te preocupes ;) estará tudo nos conformes.
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quinta set 06, 2012 8:50 pm

FranciscaM Escreveu:de insetos, só mesmo formigas e bicho-pau e folha e tal... mas não sei como arranjaria disso.

Também ouvi dizer q se podem ter alguns pequenos mamíferos em aquário... é verdade?

P.S: se não assegurasse condições ideais estaria a deseducar, por isso n te preocupes ;) estará tudo nos conformes.
Conheço quem tenha bichos-folha ( Phyllium Giganteum ). Não sei onde os arranjaram, mas sei que são um pouco difíceis de ter e muito sensíveis.

Mamíferos ... gerbos! Pesquise um pouco sobre estes animais, pode ser que lhe agradem.

Boa sorte :wink: .
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

quinta set 06, 2012 9:04 pm

Em relação às formigas... Em breve, com as primeiras chuvas não vão faltar rainhas a esvoaçar por todo o lado. Levará é algum tempo até elas começarem a produzir obreiras.
FranciscaM

quinta set 06, 2012 9:20 pm

Como é, Zahn? Eu consigo apanhar formigas com as primeiras chuvas? Onde? como? quais??? :D gosto da ideia! não sabia disso, vou debruçar-me sobre esse tema. Demoram tempo a produzir obreiras? bem a paciência é uma virtude...
AndreEdge
Membro Veterano
Registado: domingo jan 30, 2011 5:41 pm

quinta set 06, 2012 9:37 pm

FranciscaM Escreveu:marianamar, Já estive a investigar sobre os tritões e parece-me uma ideia possível. (amphibio.org) O único problema está na alimentação, q complica as coisas. Porque no fim de semana não estou lá para os alimentar e a comida deles é viva...

Nitara, As Hymenochirus Boettgeri são parecidas c as xenopus. Adorei a ideia mas o problema volta a ser o fds... porque é larva de m.rojo congelada...
Um aquário com caramujos e camarões é sustentável e mais viável. Até poderia ser plantado. Menos interessante... mas viável. Quanto às tarantulas, algumas crianças n viriam à escola se eu tivesse tal bicho!

de insetos, só mesmo formigas e bicho-pau e folha e tal... mas não sei como arranjaria disso.

Eu acho que se arranja-se uma haplopelma lividum se tornavam todos portistas 8) Mas acho que ter tarântulas numa sala de aula não é boa ideia, pois é um animal que sente muito bem as vibrações. Poderia ficar um pouco em stress...
Zahn
Membro Veterano

quinta set 06, 2012 9:38 pm

Sabe aquelas formigas voadoras que surgem por aí no ar depois daquelas chuvas de Setembro ou Outubro? Aquelas grandes que depois perdem as asas?
São rainhas. ;)

Se as apanhar do chão, depois de perderem as asas, [provavelmente] já estarão fecundadas.
AndreEdge
Membro Veterano

quinta set 06, 2012 9:42 pm

Zahn Escreveu:Sabe aquelas formigas voadoras que surgem por aí no ar depois daquelas chuvas de Setembro ou Outubro? Aquelas grandes que depois perdem as asas?
São rainhas. ;)

Se as apanhar do chão, depois de perderem as asas, [provavelmente] já estarão fecundadas.
Essas se não estou em erro são os machos.
FranciscaM

quinta set 06, 2012 10:05 pm

André, quem ficaria em stress? A tarantula ou os alunos? :lol: :lol:

Estive a investigar e tens razão, Zahn, são rainhas. Mas, se já estiverem fecundadas, levará no mínimo 2 meses para que surjam obreiras, se elas n resolverem esperar pelo verão. E só surgirão obreiras se eu realmente apanhar uma rainha fecundada...? Ou seja, se n estiver fecundada só o saberei 2 meses depois de a apanhar... tarde demais para apanhar outra...hmmm... tricky :?
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quinta set 06, 2012 10:06 pm

Também sou da opinião da Nitara, a escolher um mamífero, escolha um par (do mesmo sexo) de gerbos! ;)
Zahn
Membro Veterano

quinta set 06, 2012 10:10 pm

AndreEdge Escreveu:
Zahn Escreveu:Sabe aquelas formigas voadoras que surgem por aí no ar depois daquelas chuvas de Setembro ou Outubro? Aquelas grandes que depois perdem as asas?
São rainhas. ;)

Essas se não estou em erro são os machos.
Os machos são as voadoras mais pequenas. É bem visível a diferença. ;)
FranciscaM Escreveu:André, quem ficaria em stress? A tarantula ou os alunos? :lol: :lol:

Estive a investigar e tens razão, Zahn, são rainhas. Mas, se já estiverem fecundadas, levará no mínimo 2 meses para que surjam obreiras, se elas n resolverem esperar pelo verão. E só surgirão obreiras se eu realmente apanhar uma rainha fecundada...? Ou seja, se n estiver fecundada só o saberei 2 meses depois de a apanhar... tarde demais para apanhar outra...hmmm... tricky :?
Eu disse que levaria tempo. Hehehe.
Se forem aquecidas (os valores desconheço), começam a criar mais depressa.
Apanham-se várias. Algumas hão de estar fecundadas. ;)
AndreEdge
Membro Veterano

quinta set 06, 2012 10:21 pm

FranciscaM Escreveu:André, quem ficaria em stress? A tarantula ou os alunos? :lol: :lol:
Zahn li mal peço desculpa lol

A Tarântula claro. Os alunos iriam adorar a 8 patas . Perdiam o medo num instante. Depois iam para casa pedir aos pais para ter uma tarântula em casa também :lol:
AndreEdge
Membro Veterano

quinta set 06, 2012 10:23 pm

Não se pode apanhar formigas soldado e obreiras já crescidas e junta-las a uma nova rainha?
Responder

Voltar para “Exóticos”