A minha situação é a seguinte, eu daqui a poucos anos vou mudar-me sózinho para um apartamento, de preferência cave ou rés do chão devido ao terraçozinho que costumam ter mas não ponho completamente de lado um andar. E mudando-me para o meu apartamento, vou comprar um cão, mas como o título indica, eu quero um cão de médio/grande porte.
Fiz uma grande pesquisa sobre raças que se encaixam bem naquilo que desejo, e de todas as que encontrei, estou indeciso entre as seguintes: Beagle, Boxer, Doberman e Pastor Alemão. A 1ª pergunta que vos faço é: Concordam com estas raças para apartamento? Quero que tenham em conta que não compro um cão destes se não os puder passear no mínimo 2x ao dia, passeios de 20/30min, por isso se o comprar, esta é uma condição que a meu ver é obrigatória.
Outro tópico que quero que tenham em conta, é a minha experiência como dono. Apesar de levar o meu futuro menino (sim, menino, essa parte ja decidi

Por último, gostava de ter um cão que não precisasse de muita manutenção relativamente ao pêlo, ou seja que não largasse muito e que não precisasse de ser escovado muito regularmente, ou se tiver de ser escovado, que possa ser escovado rápidamente, sem afectar a qualidade do pêlo, o que me faz ter dúvidas em relação ao pastor alemão, acham que deva abdicar de ter um pastor alemão?
E pronto, é esta a minha situação, gostava que me respondessem as perguntas e que me dessem uma opinião final, agradeço desde já toda a ajuda e agradeço também terem lido este testamento sem se fartarem a meio loool. Apesar de saber que ainda faltam uns anos, gostava de ter já uma ideia para poder dedicar esses anos a pesquisar bons criadores e a acompanhar estas raças em exposições caninas (dia 1 e 2 de Dezembro vou á de Santarém) bem como a pesquisar e aprender mais sobre elas. Gosto de decidir as coisas em avanço pois assim mal me mude ja sei o que quero e posso ir buscar o meu menino o mais rápido possivel.
Mais uma vez, obrigado em avanço e abraços, aguardo respostas