A diferença entre Cuidar bem Vs Exageros Vs Maus Tratos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Peixinhu
Membro
Registado: sábado nov 13, 2010 3:39 pm

sábado out 20, 2012 9:20 pm

Boa Noite pessoal do forum.

Apóes verificar um topico que esta a ser comentado aqui no forum, decidi criar este topico para não se fazer off-topic no outro topico e para esclarecermos bem as coisas.

Existem diferentes tipos de donos e existem diferentes modos de tratarmos os nossos cães.
É evidente que as perguntas que se seguem dependem tambem do tipo de raça do cão, contudo podem identificar a raça do vosso cão inicialmente depois responder. Coloquem as vossas proprias perguntas ;)

Será maus tratos deixar o cão no exterior da casa?
Será maus tratos apenas ir passear o cão um vez por dia?
Será maus tratos não escovar o cão diariamente?
Será...?

Será exagerado comprar colonias para os cães?
Será exagerado sentir a necessidade de ir passear o cão 3 vezes por dia?
Será exagerado comprar roupas para os cães?
Será...?

Penso que deu para entender a ideia do topico.
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

sábado out 20, 2012 9:45 pm

Peixinhu Escreveu:Boa Noite pessoal do forum.

Apóes verificar um topico que esta a ser comentado aqui no forum, decidi criar este topico para não se fazer off-topic no outro topico e para esclarecermos bem as coisas.

Existem diferentes tipos de donos e existem diferentes modos de tratarmos os nossos cães.
É evidente que as perguntas que se seguem dependem tambem do tipo de raça do cão, contudo podem identificar a raça do vosso cão inicialmente depois responder. Coloquem as vossas proprias perguntas ;)

Será maus tratos deixar o cão no exterior da casa? Não
Será maus tratos apenas ir passear o cão um vez por dia? Depende
Será maus tratos não escovar o cão diariamente? Não
Será...?

Será exagerado comprar colonias para os cães? Não
Será exagerado sentir a necessidade de ir passear o cão 3 vezes por dia? Depende
Será exagerado comprar roupas para os cães? Não
Será...?

Penso que deu para entender a ideia do topico. Não
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Pirata02
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 6:31 pm

sábado out 20, 2012 9:49 pm

kittten Escreveu:

Será maus tratos deixar o cão no exterior da casa? Não
Será maus tratos apenas ir passear o cão um vez por dia? Depende
Será maus tratos não escovar o cão diariamente? Não
Será...?

Será exagerado comprar colonias para os cães? Não
Será exagerado sentir a necessidade de ir passear o cão 3 vezes por dia? Depende
Será exagerado comprar roupas para os cães? Não
Será...?

Penso que deu para entender a ideia do topico. Não
:lol: :lol:
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

sábado out 20, 2012 9:49 pm

Na minha opinião existe o tratar bem, o tratar mal e o "ter um cão" - não consigo defenir melhor, mas o que quero dizer é no sentido de apenas possuir o animal e dar-lhe condições de subsistência, sem no entanto lhe dar o que o dono que trata bem dá.

Exempleficando.Tratar bem é dar uma ração boa, tratar mal é deixar o cão passar forme, ter um cão é dar-lhe alguma coisa para comer. Depois depende dos casos. Pessear 3 vezes por dia é tratar bem o cão, não passear de todo, é tratar mal o cão, passear uma vez tanto pode ser o que eu defino "ter um cão" como tratar mal, vai depender do cão e das necessidades de exercício que tem, também pode ser tratar bem, no caso de ser por exemplo um velhote que já não consegue descer e subir as escadas do prédio onde vive e que não tem elevador.

Ter um cão no exterior pode ser tratar bem, se tiver as condições devidas e se for uma raça que se adequa a esse estilo de vida, tratar mal se não lhe dermos abrigo da chuva e do frio ou simpelsmente "ter um cão" se, mesmo lhe dando as ocndiçõe materiais, não lhe ligarmos nenhuma.

Não escoavar o cão pode ser tratar mal, em certos casos de pêlo. Escovar o cão é tratar bem. Não escovar um Labrador, por exemplo, é simplesmente ter um cão.

Exagero é fazer o que não é necessário. Por exemplo ir com o cão ao vet todas as semanas quando ele é plenamente saudável.

Ter um cão só por ter, dar-lhe qualquer coisa para comer, um sítio qualquer para dormir, não lhe ligar nenhuma, não o escovar, passear, brincar e passar tempo de qualidade com ele não é tratar bem, mas também não é maltratar, como fazem aqueles que batem no animal, fazem-no passar fome e sede, frio...Mas se queremos ter um cão só para o fazer sobreviver então para quê ter um cão de todo?
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sábado out 20, 2012 10:30 pm

Desculpe o off-topic.

Mas no meu entender a questão não é essa. Esse tipo de questionário é para terceiras ou quartas núpcias.
Peixinhu
Membro

sábado out 20, 2012 10:39 pm

kittten Obrigado pelas respostas. Efetivamente não entendeu o que queria do topico. De certeza que foi por eu me ter expressado mal.

joana_boris Era mesmo esse o tipo de respostas que estava a contar e que penso que podem gerar uma boa conversa. Parece que afinal não me expressei assim tão mal :roll:

botas96 as perguntas que coloquei no inicio do topico não eram para ser respondidas de forma directa mas sim apenas para tentar dar a entender o que pretendia que se falasse no topico.
kittten
Membro Veterano

sábado out 20, 2012 10:45 pm

É claro que entendi peixinhu, mas porque tenho que escrever um testamento se o seu "inquérito" se responde com o nº. de palavras que eu utilizei?

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
Peixinhu
Membro

sábado out 20, 2012 10:54 pm

kittten estamos num forum, cada um responde ao que quer e como quer...Internetz
Move On ;)
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

sábado out 20, 2012 10:55 pm

Para mim, é simples: exageros = maus tratos.

editei para exemplificar: se tenho um animal para adopçao, cão ou gato, e me dizem que vao tratar dele como um filho, ou um bebé, não dou. Quero que seja tratado de acordo com a sua espécie e as suas necessidades, para lhe proporcionar bem estar, qualidade de vida e felicidade. Exageros são sempre maus tratos, não necessariamente físicos. Passear um cão num carrinho de bebé, uando ele anda perfeitamente nas suas 4 ou 3 patas, é humanizaçao, é maltratar, é não aceitar que um cão é um cão. Mmá-lo com guloseimas que o transformam num cilindro microcéfalo e com patinhas de caniço é maltratar, e para mim bem mais grave do que um "jejum" ocasional.
Um cão acorrentado, por muito que eu não goste de correntes, pode ser bem tratado, e muito mais bem tratado do que um que durma numa caminha réplica da cama dos donos e circule sem trela "porque lhe marca o pêlo". Conheço cães que vivem acorrentados perfeitamente felizes, equilibrados e saudáveis, que são levados a passear, são desaparasitados, bem alimentados e na verdade estão presos para sua própria segurança... brincam com ele, dão-lhe atenção, bom abrigo contra o calor, o frio, a humidade. Se o gato prefere uma caixinha de cartão para dormir, insistir que ele durma na caríssima almofada forrada com seda ou "escalpe" de um qualquer desgraçado, quando o gato acha o acessório mais giro para fazer xixi, é um exagero.

Eles precisam de tão pouco para serem felizes... atenção, carinho, cuidados.... sobretudo, muito respeito, quer pela espécie, quer pelo indivíduo.
Última edição por sxmota em sábado out 20, 2012 11:16 pm, editado 1 vez no total.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sábado out 20, 2012 11:06 pm

Exagero passear o cão 3 x??? :o
Porquê?

Tenho animais habituados a isso e vão à rua com essa frequência. Tem quem os leve. E não são nada alvo de excessos. Não são escovados todos os dias por acaso, fará mal de 3 em 3 dias?
kittten
Membro Veterano

sábado out 20, 2012 11:06 pm

sxmota Escreveu:Para mim, é simples: exageros = maus tratos.
Depende ..., o que são para ti exageros?

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

sábado out 20, 2012 11:21 pm

Já editei para exemplificar. :) Basicamente, é não permitir ou não aceitar que o animal seja o animal que é, e não respeitar as suas necessidades ou limitações.
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

domingo out 21, 2012 7:10 am

Peço desculpa mas um cão acorrentado para mim significa maus tratos, e para mim só se convence a si do contrário. Um cão acorrentado é para própria segurança? Para mim uma vedação grande é para segurança agora uma corrente só serve para beneficiar o dono, nada mais.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

domingo out 21, 2012 9:58 am

Como eu disse Peixinhu, esse tipo de questões (as do tópico) são para terceiras ou quartas núpcias.
O user queria, um cão. Mas era o animal que se tinha que adaptar a ele, e todos sabemos que não é bem assim.
Era o esclarecimento que nós devíamos dar. O que contemplar para a decisão de se ter um cão ou não. Sobretudo os deveres.
Terceiras núpcias, informar o que procurar e onde, mediante o que ele queria e o mais indicado. Assim como rações, etc.
Quartas núpcias, então viriam as sugestões de que fala, para completar o quadro.
A meu ver, assim seria uma ajuda útil, pois aquele tópico, espremido, não se aproveita nada.
kitttiti
Registado: sábado out 20, 2012 12:32 pm

domingo out 21, 2012 10:13 am

Será maus tratos deixar o cão no exterior da casa?
Será maus tratos apenas ir passear o cão um vez por dia?
Será maus tratos não escovar o cão diariamente?
Será...?

Será exagerado comprar colonias para os cães?
Será exagerado sentir a necessidade de ir passear o cão 3 vezes por dia?
Será exagerado comprar roupas para os cães?
Será...?

Penso que deu para entender a ideia do topico.
lol Cães com roupas acho ridículo, cães perfumados dá vontade de rir... Se os cães estão no exterior, teoricamente não precisam de ir à rua. Só acho mal cães fechados ou acorrentados. Também não percebo para que é que se têm cães se depois não se lhes liga nenhuma. O que é preciso é bom senso. Perceber que um cão ou é bem tratado, ou tem de se lhe dar liberdade para que ele cuide dele próprio.
Responder

Voltar para “Cães”