Juntar duas chinchilas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Pitbull1143
Membro Júnior
Registado: quinta mai 17, 2012 7:09 am

quinta nov 29, 2012 11:34 am

Venho aqui deixar a minha experiência em juntar duas chinchilas, pode ser que ajude alguém quando fizer o mesmo.

A passada sexta feira dia 23 deram me outra chinchila com quase dois meses, para juntar com a que já cá tinha com seis meses.

Na sexta de manha fui busca la, quando cheguei a casa resolvi apresenta las, então peguei na recém chegada e deixei a residente cheira la nas minhas mãos ainda dentro da gaiola, depois de uns minutos decidi em solta las no escritório.

Ao principio tudo muito bem, mas depois a residente, começou a andar atrás da recém chegada, primeiro para investigar, mas depois passou a andar em cima dela e depois para umas dentadinhas, ora ai foi tempo de as separar.

Meti as duas na mesma gaiola que podem ver aqui com a residente.

Mas ainda não tendo feito nenhuma pesquisa, fiz ao contrario, a residente a vontade e a recém chegada numa casinha com a entrada pequena para a residente não entrar, então esta montava uma vigia a porta da casinha.

Fui metendo as duas ao longo do dia a solta no escritório, mas passava se sempre a mesma coisa, a residente a correr atrás da recém chegada, e a dar umas dentadinhas.

Como no fim de semana tive de ir trabalhar, fora do pais, mas como tinha gente em casa, e não estando descansado com a situação, resolvi mandar um email, a pedir informação á Chinchilas da Linha, desde já agradeço á Inês pela sua disponibilidade e pronta resposta ás minha duvidas.

Durante esta troca de emails ficou claro que eu tinha feito o contrario do recomendado, ou seja a residente devia ter ficado dentro de uma casinha/gaiola pequena dentro da grande e a recém chegada ficado a vontade com a gaiola grande para si, ou então deixar as duas em gaiolas separadas, mas ao pé uma da outra com espaço para elas não se morderem pelas grades, e depois de uns dias por a residente dentro da gaiola da recém chegada e vice-versa, isto assim durante uns tempos até se habituarem aos cheiros, mas isto já era sexta a noite e na gaiola estava tudo igual.

Depois de pesquisar vi que havia diferentes métodos de fazer a aproximação:
Gaiola dentro de gaiola, com a recém chegada sempre na gaiola maior.
Gaiola lado a lado e depois de uns dias ir trocando as chinchilas de gaiola sem mudar nada, para se habituarem aos cheiros.
Território neutro deixa las cheirar um pouca nas mão e depois solta las num sitio onde nunca tenham estado.

No sábado foram abertas com algumas situações ainda, mas nada de grave, na gaiola ainda se notava que a residente ficava algum tempo a porta da casinha.

Qual o espanto no domingo de manha quando estão as duas juntas cá fora, a dormir aninhadas uma na outra.

Foi então tempo de as abrir, nada se passou no passeio ou mesmo durante o dia na gaiola.

Lavei o bebedouro e comedouro e bola de feno com agua quente para tirar o cheiro da residente, limpei a gaiola trocando as aparas, feno e comida e agua.

Agora passam as duas a dormitar muito tempo na toca, antes estava habituado a ver sempre a residente a qualquer hora do dia, fora da toca agora está sempre lá metida com a outra.

Para o passeio á noite a residente durante os primeiros dias, não queria sair, mas agora já sai, para o seu passeio, a recém chegada ainda tenho de a tirar da toca, os passeios são sempre entre as 21 e as 22 horas.

A recém chegada ainda tem um pouco de dificuldade em pular de prateleira em prateleira e tomar banho ainda não é com ela, será porque me esqueci de trocar a areia e ainda tem só o cheiro da residente?

A recém chegada come bem quando a vejo, adora cubos de alfafa, e a ração, ainda não a apanhei a comer o feno.

De resto está tudo muito bem, tirando o tempo que elas passam na toca e a recém chegada ainda não sair para passear e não tomar banho.

Aqui ficam umas fotos delas durante um passeio no escritório.

Imagem

Imagem

Imagem

A recém chegada é a branca com um tom penso que cinza, a residente é uma cinza standard, a branca ainda não sei o que pode ser.

Espero que sirva de ajuda para alguém.
Responder

Voltar para “Exóticos”